segunda-feira, 13 de julho de 2015

ASFALTO DE MÁ QUALIDADE: Vereadores fiscalizam recapeamento na Massaranduba e constatam revolta dos moradores com andamento das obras

Segundo os moradores a empresa responsável pela obra informou que a mesma já estava concluída, afirmação reiterada pelo Prefeito Izaias Régis.

Os Vereadores de Garanhuns Sivaldo Albino (PPS) e Diretora Nelma (PR) visitaram na manhã da última quinta feira (09/07) a comunidade Massaranduba no Bairro Severiano Moraes Filho. Lá os parlamentares encontraram os moradores revoltados com o andamento das obras (Ruas Dolores Duran, Francisco de Noronha Branco e Ataulfo Alves).

Segundo os moradores a empresa responsável pela obra já há algum tempo informou que a mesma já estava concluída, afirmação reiterada pelo Prefeito Izaias Régis em visita aquela comunidade. Na ocasião da visita Régis ainda afirmou faltar apenas a colocação dos meio fio (como afirma a senhora Adeilda no vídeo em anexo).

     “Mais uma vez constatamos que o Asfalto feito naquela comunidade é de péssima qualidade e que mesmo com pouco tempo de aplicado já está se desmanchando, o que tem deixado os moradores indignados com a situação. É lamentável que as obras feitas com recursos públicos estejam nessa situação em nossa cidade. Iremos levar mais este descaso as autoridades competentes para que possam cobrar que a Prefeitura e a empresa responsável façam as obras com qualidade e durabilidade exigidas”, ressaltam os parlamentares.




GARANHUNS GARDEN SHOPPING; Pedra fundamental será lançada e máquinas começam trabalho a partir de quinta, 16 de julho

Ação marca o início da concretização do primeiro shopping center de Garanhuns.

O terreno localizado na Rodovia BR-423, KM94, começa a receber no próximo dia 16/07, quinta-feira, as máquinas que darão início ao processo de implantação do Garanhuns Garden Shopping. Segundo Renato Castro, Diretor Comercial da Tenco Shopping Centers, já na quinta-feira inicia-se a etapa de adequação do terreno de 60 mil m², etapa já licenciada e autorizada pela Prefeitura Municipal.

"O mercado de shopping cresceu muito e proporciona cada vez mais oportunidades às empresas. Exemplo disso é o número de construtoras que se mostraram interessadas em atuar na implantação do Garanhuns Garden Shopping. Para a seleção vários aspectos foram levados em conta; profissionalismo, tecnologia, mão de obra qualificada, boas práticas de sustentabilidade e outros requisitos. Sem dúvidas, o Garanhuns Garden Shopping será um marco para a região, por isso a seleção é criteriosa, para que a obra seja realizada nos padrões de qualidade da Tenco Shopping Centers", afirma Castro.

Estima-se que cinco mil empregos diretos e indiretos sejam gerados durante e após as obras. Depois de inaugurado, as vendas do primeiro shopping de Garanhuns devem alcançar os R$ 250 milhões/ano, gerando significativa arrecadação nas esferas municipais, estaduais e federais.

                                  O Garanhuns Garden Shopping

Por meio de investimento da ordem de R$ 150 milhões, o Garanhuns Garden Shopping já conta com grandes marcas do varejo nacional já contratadas, entre elas a Riachuelo. Outras grandes marcas já estão em fase final de negociação, como a Cinemark, Lojas Americanas e Renner. O megacentro terá 165 lojas, das quais quatro “âncoras”, duas megalojas, quatro salas de cinema com tecnologia 3D, oito estabelecimentos de serviços e amplo estacionamento. Outro ponto que merece destaque é a praça de alimentação, que contará com dois restaurantes e 18 opções de fast-food.

Tenco Shopping Centers

Um dos principais grupos do mercado de shopping no Brasil, a mineira Tenco Shopping Centers inaugurou em 2014, dois novos shoppings: o Lages Garden Shopping, em Santa Catarina, e o Roraima Garden Shopping, em Boa Vista.

Para este ano, 2015, estão previstas duas inaugurações em novembro: Juá Garden Shopping, na Bahia, e Via Café Garden Shopping, em Varginha (MG). A estratégia de negócio da empresa é a interiorização de shoppings centers, sempre privilegiando a regionalidade, proporcionando centros de experiência e convivência. Completando 27 anos, a Tenco desenvolveu mais de 26 shoppings, chegando ao total de mais de 2.500 lojas, alcançando mais de 1.200.000m² de área construída.


Grupo de Pesquisa Mobile da UFRPE desenvolve aplicativo educativo GARANHUNS TREASURE RACE


O grupo de pesquisa Mobile UFRPE desenvolveu um aplicativo móvel educativo intitulado de "Garanhuns Treasure Race". O aplicativo auxilia na descoberta de pontos turísticos do município, além de conhecimento da história dos locais e de personalidades da cultura garanhuense. A intenção é encorajar as pessoas a visitarem mais pontos turísticos e as informações históricas e curiosas sobre cada lugar. 

O grupo Mobile UFRPE é liderado pelo Prof. Gilberto Cysneiros Filho do DEINFO e conta com a colaboração de vários professores e estudantes da UFRPE, como também de grupos de pesquisa e instituições.

Foi fundado em 2014 e tem como missão promover pesquisa inovadora no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Seu objetivo principal é apoiar projetos que estimulem o empreendedorismo e o desenvolvimento de aplicativos móveis, livros digitais e aplicações web criados em disciplinas de graduação, projetos de inovação tecnológica, entre outros.

Em particular, o "Garanhuns Treasure Race" foi desenvolvido pelos alunos de mestrado Mariana Carnaúba Duque e Elton Bezerra Torres dentro da disciplina de Fundamentos de Programação Aplicada do Programa de Pós Graduação de Informática Aplicada da UFRPE.


"Garanhuns Treasure Race" poderá ser baixando
gratuitamente no seguinte link:

Além do App de Garanhuns, há o do Parque Estadual Dois Irmãos (Recife) no link:
E o do Centro Histórico de Olinda
Todos são disponibilizados gratuitamente no link abaixo: 
http://www.mobileufrpe.com.br" http://www.mobileufrpe.com.br  

         Fonte: Blog Anchieta Gueiros

PONTOS DE CULTURA NO FIG; entre 20 e 24 de julho treze pontos de cultura de Pernambuco realizarão oficinas e apresentações culturais em Garanhuns

Dia 22 de julho o Grupo Mestres do Coco estará se apresentando em Garanhuns (Divulgação).

Do Portal: www.cultura.pe.gov.br

Na 25ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, treze pontos de cultura atuantes em Pernambuco vão realizar oficinas e apresentações culturais. As atividades, que irão acontecer no Casarão dos Pontos de Cultura e no Parque Euclides Dourado, fazem parte das ações do Programa Cultura Viva, desenvolvido no estado pela Secult-PE e Fundarpe.

Entre as novidades deste ano, no período de 20 a 24 de julho estarão em cartaz as exposições ‘Carnaval em Foco: Imaginário Coletivo’, promovida pelo Ponto de Cultura Oscip Diálogos, e ‘Mestres da Memória’, do Ponto de Cultura Tecer. Além de oficinas dos editais abertos da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural – SCDC/MinC, e debate sobre a Lei Cultura Viva, que contará com a participação de Alexandre Santini,diretor da SCDC; e representantes da regional do Ministério da Cultura.

Para Rafael Buda, coordenador do Programa Cultura Viva, o Casarão dos Pontos de Cultura no FIG acontece em um momento simbólico para os fazedores de cultura do Estado. “Acredito que estamos vivendo um momento importante para a cultura de Pernambuco, tanto pela aprovação da Lei Cultura Viva e sua instrução normativa, quanto por celebrar o seu quinto ano de ações do Casarão durante o 25º Festival de Inverno de Garanhuns”, explicou Buda. “A Coordenação do Cultura Viva vem otimizando seu atendimento e monitoramento aos Pontos de Cultura e em breve teremos um representante no novo Conselho Estadual de Políticas Culturais, possibilitando uma maior formulação nas políticas públicas do estado”, adiantou.

      De acordo com dados do Programa Cultura Viva, em Pernambuco são 154 Pontos de Cultura distribuídos entre as 12 regiões de desenvolvimento do Estado, sendo estes, 118 conveniados à Fundarpe e 36 conveniados ao Ministério da Cultura.

Confira a Programação completa AQUI

CASA GALERIA GALPÃO DO FIG: Quinze exposições serão apresentadas

Ações de artes visuais, fotografia, design e moda vão ocupar o espaço entre os dias 19 e 25/7. 
A Casa Galeria Galpão funcionará das 16h às 21h. Foto: Edmar Melo/Secult-PE/Fundarpe

Do Portal: www.cultura.pe.gov.br

Antiga sede do Fórum de Garanhuns, a Casa Galeria Galpão se transforma, durante o Festival de Inverno, em um grande centro das artes neste período do ano. Na programação do espaço deste ano, o público poderá conferir 15 exposições permanentes, que contemplarão artes visuais, fotografia, design e moda, além de uma série de performances e uma roda diálogo sobre arte contemporânea, com os artistas visuais Beth da Mata e Marcelo Silveira. A abertura oficial da Casa acontecerá no dia 19/7,  e as atividades vão seguir até o dia 25/7, das 16h às 21h.


Uma das exposições: Fotografia - Ana Caroline de Lima/Divulgação

Na área de fotografia, a Casa Galeria Galpão receberá três mostras e um projeto interativo: No Sertão dos Gerais, da jornalista e fotógrafa paulista Ana Caroline de Lima; Vivências: Pernambuco – Alagoas, de Luciana Ourique; A Praia, da pernambucana Marina Feldhues; e o @FIGmatik, do recifense Iezu Kaeru.

Premiado como melhor Ensaio Documental e Melhor Imagem Individual, no 2º Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes, de Alagoas, No Sertão das Gerais, de Ana Caroline de Lima fez um mapeamento imagético dos moradores das regiões Norte e Noroeste de Minas Gerais, a fim de descobrir como eles têm feito para se desvencilhar da seca que tem ultimamente assolado essas áreas. “Esses moradores viam, nas veredas que haviam nessas regiões, uma garantia de sobrevivência – caracterizada por solos pantanosos e cercados de vegetação nativa. As veredas costumavam ser conhecidas como as caixas d’água do Sertão e, hoje, com essa seca, essas áreas estão cada vez mais raras. Os moradores dos municípios de Januária, Urucuia, Bonito de Minas, Arinos e Riachinho e do vilarejo de Ribeirão de Areia, outrora berços de grandes veredas, atualmente têm de andar longas distâncias à procura de água. Quis percorrer esses vilarejos do sertão mineiro para retratar e conhecer personagens que transmitam o espírito sertanejo de resiliência e a forma que eles encontraram para se adaptar à falta d’água”, disse Ana Caroline a respeito das 20 imagens que exibirá no FIG.

Confira programação completa clicando AQUI.

11º MOSTRA DE CINEMA DO FIG: Filmes pernambucanos e nacionais serão exibidos entre 13 e 17 de julho


Do Portal: www.cultura.pe.gov.br

A programação audiovisual do Festival de Inverno de Garanhuns deste ano terá três momentos de grande valor cultural. Um deles é a 11ª Mostra de Cinema do FIG, realizada de 17 a 23 de julho, com uma grade composta por premiados filmes pernambucanos e nacionais. O 25º FIG conta também com a mostra Medonho – Mostra de Cinema de Horror de Garanhuns, que acontece pela primeira vez no festival no dia 22, às 22h50. Há ainda a presença do consagrado Cinema na Estrada, que levará curtas de animação e ficção para duas comunidades quilombolas e uma cigana do agreste pernambucano. Todas as sessões são gratuitas.

De acordo com Milena Evangelista, coordenadora do Audiovisual da Secretaria de Cultura de Pernambuco, os filmes escolhidos para a 11ª Mostra de Cinema do FIG foram trabalhos que tiveram uma trajetória interessante nos festivais. “Alguns inclusive foram bastante premiados. É o caso, por exemplo, de Casa Grande, do diretor Fellipe Barbosa, e Permanência, de Leonardo Lacca”, explica ela. Ao todo, serão 10 filmes exibidos nos seis dias de mostra, com sessões que alternam entre as 14h, 18h40 e 21h10.

Após a exibição dos filmes, os realizadores e diretores dos trabalhos vão conversar com o público, num momento de troca de experiências e bate-papo. “Trazer os realizadores para participar das sessões é algo que já fazemos há uns três anos. E este é um espaço bastante rico porque o público pode tirar todas as dúvidas que tiver sobre o processo de realização em si, bem como os aspectos de uma produção cinematográfica”, avalia Milena Evangelista.

Segundo a coordenadora do Audiovisual da Secult-PE, um destaque da programação são os filmes infantis, que sempre conta com um grande público por conta do período das férias escolares. “Neste caso temos dois filmes na programação, que são ‘As Férias do pequeno Nicolau’, de Laurent Tirard, e ‘As Aventuras do Avião Vermelho’, de Frederico Pinto e José Maria”, comenta Milena.

Outro destaque na programação é a sessão com o filme ‘Últimas Conversas’, do diretor Eduardo Coutinho, marcado para o dia 19 de julho, às 21h10. “Eduardo Coutinho faleceu no ano passado e este documentário foi o último trabalho dele, lançado também em 2014. Como o filme teve pouca circulação no estado, esta vai ser uma forma de homenagearmos o trabalho deste grande artista”.


Programação Completa dos filmes clique AQUI.

FORMAÇÃO CULTURAL: Fig oferece minicursos em diversas áreas e inscrições já podem ser realizadas

Foto: Renata Pires

Do Portal: www.cultura.pe.gov.br

Com o total de trinta oficinas e um seminário, a 25ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns abriu desde a última quinta-feira (9), ao público interessado, o período de inscrições para as atividades gratuitas de Formação Cultural. Minicursos nas áreas de artes cênicas, artes visuais, artesanato, audiovisual, cultura digital, gastronomia, literatura, música e patrimônio cultural, são algumas das opções disponíveis para quem estiver na cidade durante o evento.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente, através de preenchimento de formulário, até a próxima sexta-feira (17), na sede da Secretaria de Cultura do município, localizada na Rua Treze de Maio, s/nº, sala 5, no bairro de São José. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h.

Foto: João Baltar Freire

Na zona rural do município, moradores de comunidades quilombolas também serão contemplados com ações gratuitas do FIG, como a oficina Percussão Inclusiva com o músico Jorge Ribas; Teatro, Jogos e Brincadeiras, com os facilitadores Anna Rita e Wesley Italo; e Dança Afro Tribal, com os facilitadores Paulo Queiroz e Gilson Gomes, que serão realizadas no Quilombo Castainho.

Já no Casarão dos Pontos de Cultura, segmentos como fotografia, cultura popular, economia criativa e música estão entre as ações que serão ministradas por representantes de cinco pontos de cultura do Estado. Outras informações sobre o processo de inscrição e as atividades oferecidas, podem ser obtidas com a Gerência de Formação Cultural da Secult-PE, através do telefone: (81) 3184-3113.

          Programação completa das atividades de Formação Cultural clique AQUI.

SETENTA (70) NEGROS MORREM A CADA 100 MIL HABITANTES: “Existe um silêncio hoje na sociedade, no Poder Público e na grande mídia. Um Fundo Nacional de Promoção da Igualdade Racial será criado”, Aponta a Deputada Rosângela Gomes do PRB-RJ


Jovens negros, de baixa renda, representam 80% das vítimas de homicídios registrados no Brasil. Essa estatística, apresentada pelo estudo “Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial 2014”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, motivou Audiência Pública da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa, nesta segunda (13). O encontro foi realizado em parceria com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Câmara Federal, criada para investigar as razões e os custos sociais destes registros, no País.

Presidente da CPI, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) informou que a discussão em Pernambuco foi a última atividade do grupo parlamentar. Segundo o petista, o relatório final do colegiado já será apresentado, hoje. No documento, serão indicadas cinco metas para serem cumpridas nos próximos dez anos, dentre elas, reduzir a um dígito a taxa nacional de 70 negros mortos para cada 100 mil habitantes. “Existe um silêncio hoje na sociedade, no Poder Público e na grande mídia, o que acaba naturalizando a violência contra jovens negros”, opinou.

A relatora da CPI, deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ), anunciou que o relatório vai sugerir, ainda, a criação de uma proposta de emenda constitucional para instituir o fundo nacional de promoção da igualdade racial. “Reconhecemos que é uma situação de genocídio”, argumentou a parlamentar.

Para o presidente da Comissão de Cidadania da Assembleia, deputado Edilson Silva (PSOL), incluir Pernambuco na agenda da CPI foi uma decisão importante, visto que o Estado possui a cidade com o maior grau de vulnerabilidade de jovens negros no País: o município do Cabo de Santo Agostinho. “A região de Suape, que há uma década vem sendo usada como modelo, recebeu políticas de crescimento econômico, mas não de desenvolvimento social”, criticou.

“As vítimas de violência no Brasil têm cor, residência e perfil. São jovens de áreas marginalizadas e marcados pela exclusão”, comentou a deputada Teresa Leitão (PT). Já o deputado Bispo Ossesio Silva (PRB) antecipou que a Assembleia instalará, em agosto, a Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra em Pernambuco. “Precisamos nos unir em prol dessa luta”, completou.

Senador Douglas Cintra quer usar barragem de Serro Azul em Palmares para levar água à parte do Agreste pernambucano

Senador Douglas Cintra (PTB-PE), concluiu ser viável fazer uma ligação de Serro Azul com a barragem 
do Prata para abastecer outras cidades.

O senador Douglas Cintra (PTB-PE) analisou com o presidente da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento), Roberto Tavares, como relator da Subcomissão de Fiscalização de Obras Inacabadas, a possibilidade de usar a futura Barragem de Serro Azul, no município de Palmares, como opção ao atraso do pleno funcionamento da Adutora do Agreste. O assunto foi discutido em reunião no gabinete do senador, em Brasília.

Cintra e Tavares concluíram ser viável fazer uma ligação de Serro Azul, que está com 80% das obras concluídas e custará cerca de R$ 500 milhões, com a Barragem do Prata, em São Joaquim do Monte, que já abastece Caruaru e outras cidades do agreste, como Altinho, Agrestina, Cachoeirinha e Ibirajuba.

Segundo Cintra, dessa forma seria ampliado, provisoriamente, sem a necessidade de se esperar três anos pela Adutora do Agreste, o abastecimento de água de parte do agreste, outra região de Pernambuco afetada pela estiagem.

O relator da Subcomissão de Fiscalização de Obras Inacabadas e o presidente da Compesa acertaram também a atualização de um relatório para a Subcomissão sobre o cronograma da Adutora do Agreste. A obra, de mais de mil quilômetros, um dos projetos atrasados do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em Pernambuco, deverá constar do roteiro de visitas dos integrantes da Subcomissão.

Obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) deverá demorar ainda
mais três anos para seu término.

A última previsão é de que a Adutora do Agreste, orçada em R$ 2 bilhões, embora deva estar concluída em dezembro próximo, só entrará em pleno funcionamento, atendendo 64 municípios pernambucanos, no segundo semestre de 2018. Este é o prazo para se concluir o Ramal do Agreste, que fornecerá à Adutora a água proveniente do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ABRE VAGAS PARA CURSOS NA ESCOLA TÉCNICA DO ESTADO (ETE);3.510 oportunidades são oferecidas


Estão abertas as inscrições para preenchimento de 3.510 vagas para cursos técnicos nas modalidades de estudos subsequentes (alunos que já concluíram o Ensino Médio). As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico: http://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/, até o dia 16 de julho. O certame é realizado pela Secretaria de Educação do Estado, por meio da Secretaria  Executiva  de  Educação  Profissional.

Ao todo, 70% das vagas disponíveis serão oferecidas aos estudantes de escolas públicas. Ao todo, 23 Escolas Técnicas Estaduais, distribuídas em 21 municípios do Litoral ao Sertão, oferecerão as aulas.  Administração; Manutenção e Suporte de Informática; Redes de Computadores; Segurança do Trabalho; Logística; Eletrotécnica, são alguns dos cursos técnicos disponíveis.

As  provas  objetivas  serão  constituídas  de  Língua  Portuguesa  e  Matemática, com questões objetivas de múltipla escolha, realizadas no período de 20 a 27 de julho. O resultado final, após recurso, será divulgado a partir do dia 30 de julho e as matrículas, a partir de 31 de julho. As aulas iniciam no dia 19 de agosto. Todos os resultados serão divulgados no site da Secretaria de Educação.