sexta-feira, 10 de julho de 2015

COMEÇA HOJE (10) EM BELO JARDIM A TRADICIONAL FESTA DAS MAROCAS; Amado Batista, Limão Com Mel, Marreta é Massa e Arreio de Ouro estarão por lá

Cantor Goiano (de Anápolis) Amado Batista é a principal atração deste sábado (11)

Começa hoje (10 de julho) em Belo Jardim, cidade distante de Garanhuns aproximadamente oitenta (80) quilômetros, a tradicional Festa das Marocas. A festa que há muito é prestigiada pelas mais diversas manifestações artísticas culturais do estado (e porque não dizer do Nordeste) acontece este ano durante quatro (4) dias e como de costume, sempre pouco antes da edição anual do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).

O evento ocorre entre os dias 10 e 14 de julho, trazendo atrações em nível nacional; exemplo disso é o cantor e compositor Goiano (de Anápolis) Amado Rodrigues Batista, ou simplesmente Amado Batista, responsável pela segunda noite do evento, dia 11 (sábado). Arreio de Ouro (da cidade de Custódia), Limão com Mel (de Salgueiro), Amigos Sertanejos, Marreta é Massa, Vilões do Forró, Asas da América e Brucelose também estarão por lá contribuindo para um mistura cultural oferecida à cidade e região.

                              Banda Limão Com Mel sobe ao palco no domingo, dia 12 de julho

Para os que não sabem a Festa das Marocas foi criada em 1970, inspirada na novela Redenção exibida de 16 de maio de 1966 a 2 de maio de 1968, sendo até hoje a telenovela que passou mais tempo no ar no Brasil. A novela, narrava a história de algumas fofoqueiras que ficavam nas janelas falando da vida alheia.

Uma fofoqueira da novela, dona Maroca, feita pela saudosa Maria Aparecida Baxter foi a inspiração para a festa de Belo Jardim que ganhou o Brasil e que desde 2009 é considerada, pela Lei 13.842, Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Pernambuco.


Marreta é Massa abre a festa hoje, 10 de julho.

        O evento acontece, tradicionalmente, no mês de julho e transforma a cidade em um centro de cultura popular e música. Para os mais animados, que pretendem ir ao evento, fica a informação: os shows acontecem no Pátio da Feira de Eventos Nivaldo Jatobá, sempre a partir das 21h. 

           A Festa das Marocas é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco. O apoio fica por conta da Prefeitura Municipal de Belo Jardim (Cada dia Melhor). Todos os shows serão em praça pública, e claro tudo de graça.

.

Amado Batista no Pedrão 2011