quinta-feira, 9 de julho de 2015

VEREADORA DENUNCIA: “Alunos das Escolas Municipais de Garanhuns estão saindo de dez horas por Falta de Merenda”

Segundo a vereadora Nelma alunos da Rede Municipal estariam sendo liberados das 
escolas no intervalo do recreio por falta de merenda.

Essa vem do Jornalista Carlos Eugênio

       A Vereadora Nelma Carvalho (PR), conhecida popularmente por Diretora Nelma, trouxe a tona um fato que segundo Ela vem acontecendo nas Escolas Municipais de Garanhuns. É que segundo a Parlamentar, que é professora, os alunos da Rede Municipal estão sendo liberados das escolas no intervalo do recreio por falta de merenda. 

“É uma pena e é lamentável (...); estamos com várias escolas saindo de dez horas por falta de merenda. Os professores, a população, os pais vem dizendo: tem casos tão absurdos que os professores se cotizam pra levar, pra complementar a merenda (...); Isso é um item essencial para os nossos alunos (...); e agente vai fiscalizar, vai até as escolas e vai cobrar de fato essa justificativa pela falta de merenda”, denunciou a Vereadora Nelma Carvalho, em entrevista ao programa Manhã Total, da Rádio Marano FM. 

Em nota distribuída a Imprensa, a Secretaria de Educação e Esportes de Garanhuns informou que “desde o mês de janeiro a Secretaria Municipal de Educação e Esportes iniciou o processo licitatório para a compra de merenda das escolas municipais. Porém, as duas primeiras publicações da licitação tiveram que ser revogadas pelo não atendimento das exigências do edital pelas empresas participantes”, pontua trecho da nota. 

Ainda segundo a Prefeitura, “a terceira licitação publicada está na fase de adjudicação (quando as empresas são declaradas vencedoras) e segue para homologação e contratação, quando as empresas vão iniciar o fornecimento às escolas, o que deve acontecer no início da próxima semana. Desde ontem as escolas já estão recebendo os itens da agricultura familiar (frutas e verduras) cujo contrato e por chamada pública”, registra a nota da Secretaria, que complementa: “é importante salientar que durante o período, em que o processo licitatório se encaminhava a Secretaria de Educação e Esportes, com a responsabilidade de garantir a merenda escolar dos alunos, realizou compras emergenciais para evitar o desabastecimento das escolas”, chama a atenção o material distribuído pelo Governo Municipal. 




"SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES INFORMA SOBRE O
FORNECIMENTO DE MERENDA ESCOLAR


Desde o mês de janeiro a Secretaria Municipal de Educação e Esportes iniciou o processo licitatório para a compra de merenda das escolas municipais. Porém,  as duas primeiras publicações da licitação tiveram que ser revogadas pelo não atendimento das exigências do edital pelas empresas participantes.

A terceira licitação publicada está na fase de adjudicação (quando as empresas são declaradas vencedoras) e segue para homologação e contratação, quando as empresas vão iniciar o fornecimento às escolas, o que deve acontecer no início da próxima semana. Desde ontem as escolas já estão recebendo os itens da agricultura familiar (frutas e verduras) cujo contrato e por chamada pública.

Porém,  é importante salientar que durante o período,  em que o processo licitatório se encaminhava a Secretaria de Educação e Esportes, com a responsabilidade de garantir a merenda escolar dos alunos, realizou compras emergenciais para evitar o desabastecimento das escolas.
          
      A SEDUCE informa ainda que o cardápio da merenda das escolas e rigorosamente acompanhado por nutricionistas para garantir uma alimentação balanceada para atender a todas as necessidades nutricionais das nossas crianças".

VEREADORES NELMA E SIVALDO CONSTATAM FALTA DE MERENDA NA ESCOLA LETÁCIO BRITO PESSOA


AGRICULTURA: Claudiano Martins consegue liberação de obras para municípios do Agreste


Repercute agora no Blog do Jornalista Ronaldo César:

O secretário de Agricultura, Nilton Mota (PSB), liberou a instalação dos equipamentos do matadouro para o município de Quipapá. As obras iniciam ainda esta semana. A boa notícia foi dada ao deputado estadual Claudiano Martins Filho (PSDB) e ao prefeito Cristiano Martins (PSDB). Eles se reuniram com o secretário na terça-feira (07) à tarde.

O secretário, atendendo Às solicitações do deputado tucano, ainda autorizou a instalação dos equipamentos do matadouro da cidade de Buíque. O prefeito do município, Jonas Camêlo (PSD), não esteve na reunião, mas recebeu com ânimo a notícia, sabendo que conseguirá as instalações em breve, tomando-se como exemplo a agilidade no atendimento ao município de Quipapá.

Outro pedido de Claudiano foi a possibilidade de a Secretaria de Agricultura atender algumas demandas no município de Águas Belas. Quem esteve junto ao deputado apresentando pedidos pelo município foi o ex-prefeito Numeriano Martins (PSDB). Atualmente o ex-prefeito busca contemplar os pequenos produtores locais com obras de aração de terra e barragens. O secretário informou que a Secretaria vai fazer uma análise para saber quais obras podem ser contempladas.

Participaram da reunião, o secretário Nilton Mota, o deputado estadual Claudiano Martins Filho, o prefeito Cristiano Martins (Quipapá) e o ex-prefeito de Águas Belas, Numeriano Martins, todos do grupo político de Claudiano Filho.

AESGA ABRE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO: Seleção visa contratação de professores para o curso de Engenharia Civil


A Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), está realizando, após solicitação da FACEG (Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns), processo seletivo simplificado cujo interesse visa contratação temporária de docentes para aquela unidade acadêmica.

O processo que foi autorizado através da portaria nº 0146/2015 foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco no dia 8 de julho. A publicação trata da contratação temporária de três (3) professores para o curso de Engenharia Civil. A seleção deve-se ao fato do não preenchimento total das vagas oferecidas pelo Concurso Público de Provas e Títulos realizado por ela (AESGA) já em 2013 (Edital 013/2013).

As inscrições que iniciaram desde o dia 6 e seguem até o dia 24 de julho, podem ser realizadas através do site www.cespa.aesga.edu.br, devendo os interessados, após efetuar inscrição, emitir boleto para pagamento no valor de R$ 70.00 reais. Os requisitos solicitados no edital são: graduação em Engenharia Civil e Pós-Graduação Lato ou Strictu Sensu na área.

As provas acontecerão em duas etapas. A primeira será prática, consistindo em uma aula relativa à disciplina escolhida (Estruturas de Fundações e Contenções, Introdução à Computação ou Instalações Elétricas). Já a segunda etapa será composta por uma prova de títulos que oferecerá um aumento de até 10 pontos no resultado final. A data da realização das provas está marcada, será dia 28 de julho nas instalações da Aesga.

Mais informações do processo seletivo poderão ser obtidas na própria Autarquia (AESGA), localizada à Avenida Caruaru, 508 – São José. Por telefone os interessados devem discar (87) 3761-1596. Para os que preferirem as páginas de internet o site www.cespa.aesga.edu.br é o responsável por distribuir informações.

          Acesse o edital AQUI

          Realize sua inscrição clicando AQUI.

          Detalhe importante
          Marque a opção PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 2015.2 
          e em seguida realize a inscrição

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE GARANHUNS RECRUTA NOVOS VOLUNTÁRIOS


A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Garanhuns abriu duas vagas para o serviço voluntário e cadastro de reserva. O objetivo do serviço voluntário, que será realizado a partir do dia 03 de agosto, é oferecer uma oportunidade na formação e obtenção de experiências para estudantes da graduação ou profissionais já formados e contribuir com a gestão ambiental do município. As inscrições serão realizadas entre os dias 13 e 17 de julho, por meio do envio do material solicitado no edital.

Poderão concorrer às vagas, pessoas acima de 18 anos de idade, que estejam cursando – no mínimo, 50% do curso – ou já graduados nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Terra, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Exatas (Engenharias ambiental, florestal, química e civil), e demais áreas afins. O serviço voluntário, que iniciará em agosto deste ano será de 6 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição, disponível no Portal da Prefeitura – (http://www.garanhuns.pe.gov.br/edital-e-formulario-de-inscricao-para-a-selecao-do-servico-voluntario-na secretaria-de-meio-ambiente-e-recursos-hidricos-de-garanhuns/), junto com a carta de intenções e currículo, e enviar ao e-mail informado no edital. A seleção dos candidatos será realizada pela equipe da Secretaria, por meio da análise do material enviado, sendo os cinco primeiros lugares selecionados, submetidos à entrevista. A carga horária do serviço será de, no mínimo 4h semanais e, no máximo, 20h semanais, à critério da necessidade da Secretaria e disponibilidade justificável do candidato. Ao final do tempo de serviço, os voluntários receberão um certificado com o período trabalhado e as atividades desenvolvidas.

Para mais informações e possíveis esclarecimentos sobre o serviço voluntário e processo seletivo do mesmo, entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Garanhuns, por meio do telefone (87) 3762-7085.


VEREADOR AUDÁLIO FILHO RECEBE DO 71ºBI MTZ DIPLOMA AMIGO DO BATALHÃO


Em solenidade militar realizada no 71º BIMtz o vereador Audálio recebeu das mãos do Ten Cel Sandro Gomes de Vasconcelos, comandante do Batalhão Duarte Coelho, o diploma de AMIGO DO BATALHÃO, honraria que tem o objetivo de homenagear personalidades e instituições dos diversos segmentos da sociedade que colaboram com o Batalhão.

“É com grande alegria e orgulho que recebo esta honraria. Quero aqui demonstrar meu apreço e reconhecimento pela história e pelos serviços prestados pelo 71º BIMtz a Garanhuns, ao Agreste e ao Brasil, e na pessoa do seu comandante o Ten Cel Sandro Gomes de Vasconcelos agradeço a todos que fazem aquela OM pela homenagem.” Pontuou o vereador Audálio.

Outras duas personalidades de nossa cidade também receberam o referido diploma, o Pe. Roberto Júnior, pároco da Catedral de Santo Antônio, e o advogado José Vasconcelos Filho (foto abaixo). Audálio esteve acompanhado de sua esposa Vera Pontes, sua filha Maria Clara e de sua assessoria.

A cerimônia com honra militares foi aberta ao público e contou com formatura e desfile da tropa, registrando-se a participação de diversas autoridades civis e militares. O evento foi encerrado com um coquetel aos convidados no cassino dos oficias.