quarta-feira, 8 de julho de 2015

VEREADORES DENUNCIAM RUA ESBURACADA NA COMUNIDADE MANOEL CHÉU; “Essa obra foi executada a cerca de seis meses na Administração do Prefeito Izaias Régis”, apontam os parlamentares


Os Vereadores Sivaldo Albino (PPS) e Diretora Nelma (PR), estiveram visitando na manhã de ontem, quarta feira (08/07) a Rua Evaldo Braga na Comunidade de Manoel Chéu. Alguns moradores dessa comunidade entraram em contato com os Vereadores para denunciar que esta Rua se encontra esburacada em diversos trechos de sua Pavimentação. Essa obra foi executada a cerca de seis meses na Administração do Prefeito Izaías Régis .

"Diante do que vimos iremos solicitar informações sobre os custos dessa obra e cobrar do Governo Municipal e da Empresa Responsável de forma urgente a recuperação em toda sua extensão da Rua Evaldo Braga, esperamos ser atendido o mais rápido possível e que os reparos dessa rua sejam feito com qualidade.


      "Queremos deixar claro que nosso papel de LEGISLAR E FISCALIZAR é obrigação de todos os Vereadores e o nosso intuito é que os recursos sejam bem aplicados e não causem prejuízo ao erário público, muito menos danos as pessoas de nossa Cidade", declararam os vereadores oposicionistas.

          PREFEITO IZAÍAS RÉGIS - De acordo com com o prefeito Izaías Régis, o problema foi ocasionado por conta do rompimento de uma tubulação da Compesa naquela via. “A água penetrou por debaixo do calçamento e danificou a pavimentação quase que totalmente. A Empresa vai ter que fazer outro calçamento naquela rua. Mesmo tendo sido ocasionado pela Compesa, nós vamos resolver o problema”, registrou o Governante em entrevista a um blog local.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE AÇÕES PARA O FIG 2015; Praça Mestre Dominguinhos será fechada quando atingida sua lotação e menores de idade só poderão entrar acompanhados de pais ou responsáveis legais

Na audiência pública ficou definido horário para término do evento.
Sendo 03;00 para os dias entre segunda e sexta e excepcionalmente as 03;30 para os finais de semana.

Nesta semana, foi realizada, no auditório da sede municipal do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Audiência Pública para definir parte das ações que serão executas durante a 25ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). As autoridades responsáveis por executar e planejar o FIGderam início às discussões acerca do evento. A audiência foi presidida pela promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Garanhuns, Marinalva de Almeida.

Entre as definições ficou acordado que toda a área do Festival será cercada e não será permitida, novamente, este ano, a entrada de vasilhames de vidro – os mesmos só serão comercializados dentro do evento e apenas nos chalés, não sendo permitido sair do local portando o objeto. A Polícia Militar também ressaltou a importância de se manter o que foi firmado em 2014 no que diz respeito ao fechamento da Praça Cultural Mestre Dominguinhos quando ela se encontrar em seu limite para comportar o público.

Em relação ao horário de funcionamento, o polo Mestre Dominguinhos funcionará até às 3h da manhã nos dias de semana e, nos finais de semana, até às 3h30min, ambos acrescentando 30 minutos para a evacuação do local. A audiência firmou também que a entrada de crianças – de 0 a 12 anos de idade incompletos –, só será permitida na companhia dos pais ou responsável legal; a entrada de adolescentes – de 12 a 18 anos incompletos -, só será admitida na companhia dos pais, responsável legal, ascendente, descendente colateral até terceiro grau, ou terceiros devidamente autorizados pelos pais, portando documento de identificação para comprovar a relação de parentesco e responsabilidade.

De acordo com a promotora Marinalva de Almeida, ainda não foi firmado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). “Entre outras questões, um dos motivos para que isso ainda não tenha sido feito, é justamente porque a Polícia Civil ainda vai fazer reuniões junto às autoridades do Estado para resolver essa questão do atual movimento de reivindicação”, disse a promotora.

Representantes das Secretarias de Turismo, Cultura e Assistência Social, Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Procuradoria Municipal, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.


VISTORIA OBRIGATÓRIA EM VEÍCULO ESCOLAR; Segue até 31 de julho segunda vistoria semestral obrigatória para veículos de transporte escolar


Seguem abertas, até o dia 31 de julho de 2015, as oportunidades para segunda vistoria semestral obrigatória de veículos de transporte escolar que circulam em todo o Estado de Pernambuco. Ao total 1.571 veículos devem ser vistoriados nesse segundo momento, sendo que para o caso do Agreste, 110 (cento e dez) são aguardados.

Com o objetivo de garantir a comodidade dos profissionais da categoria, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE - criou um calendário baseado na terminação das placas. Dessa maneira o comparecimento destes veículos aos seus respectivos pátios vistoriadores, ocorrerão em datas específicas, o que facilitará na prática o atendimento prestado aos interessados.

Segundo o Detran-PE para esses casos de vistoria não serão necessários nenhum tipo prévio de agendamento online. Para os interessados bastará somente se dirigirem a um ponto de atendimento, que no caso em questão, trata-se de sua respectiva Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN), munidos claro dos documentos solicitados (abaixo confira lista completa dos documentos).

Em Garanhuns, os proprietários de veículos de transporte escolar devem se dirigir a 5º Ciretran Especial, localizada as margens da BR 177 (Rodovia Deputado José Cardoso), mesma rodovia que dá acesso à cidade de São João. Lá o atendimento ocorre sempre das segundas as sexta-feiras, das 8 às 13h.

IMPORTANTE: Sendo aprovado pela vistoria, o veículo receberá um selo de certificação. De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares é infração grave, gerando multa de R$ 127,69 e a retenção do veículo até a regularização.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À APRESENTAÇÃO

Certificado de Registro do Veículo, o CRV (recibo do veículo)
Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) do ano vigente
Carteira de Identidade e CPF
CNH (categoria D ou E) dentro do prazo de validade
Certidão negativa de Antecedentes criminais estadual ou federal
Certificado de aprovação do condutor no curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar
No caso de veículo de empresa apresentar também cópia do CGC dentro da validade
No caso de veículos registrados em Recife, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Petrolina, apresentar também documentação que comprove regularidade junto à Prefeitura.

TABELA QUE ESTABELECE PERÍDO EM QUE DEVE
SER REALIZADA A VISTORIA

TERMINAÇÃO DA PLACA   1 e 2 / DATA VISTORIA 6 A 10
TERMINAÇÃO DA PLACA 3, 4 E 5 / DATA VISTORIA 13 A 17
TERMINAÇÃO DA PLACA 6, 7 E 8 / DATA VISTORIA 20 A 24
TERMINAÇÃO DA PLACA 9 E 0 / DATA VISTORIA 27 A 31

V GERES PROMOVE EM GARANHUNS OFICINA DE ATUALIZAÇÃO SOBRE AIDS/DST SÍFILES E HEPATITE


Coordenadores de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica e residentes dos municípios integrantes da V Gerência Regional de Saúde (Geres) e do Hospital Dom Moura estiveram reunidos na última segunda-feira (06/07), durante Oficina de Atualização em AIDS/DST, sífilis e hepatite, na sede da Regional, em Garanhuns.

Os trabalhos tiveram início às 9h, com a palestra da apoiadora geral de Vigilância em Saúde, Michelle Paschoal, sobre AIDS/DST. Na sequência, a coordenadora de Doenças Exantemáticas e Imunopreveníveis, Vânia Trigueiro, falou sobre sífilis e hepatites.

Na parte da tarde, das 13h às 16h, a equipe da SES, composta por Camila Dantas (coordenadora de Vigilância Epidemiológica das DST/HIV/AIDS/Hepatites Virais), Jullieny Neves (técnica do Programa Estadual DST/AIDS) e Amanda Melo (residente de Saúde Coletiva IMIP) fez a discussão de casos clínicos (AIDS, DST, Sífilis e Hepatites).

VÕOS INTERNACIONAIS; Governador participa de reunião com Força Aérea Brasileira para debater ampliação do Aeroporto dos Guararapes


O governador Paulo Câmara se reuniu na terça-feira (07.07.15) com o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, para tratar da cessão de áreas da Aeronáutica para a ampliação do Aeroporto dos Guararapes, visando receber a implantação de um novo centro de vôos internacionais e nacionais – conhecido como “hub” – do Grupo Latam (formado pela TAM e pela empresa aérea chilena LAN).

“Estou satisfeito com a reunião. Foi um encontro muito transparente. O brigadeiro Rossato se colocou à disposição para tratar das questões operacionais, de cessão de novas áreas para a aviação comercial no Aeroporto dos Guararapes”, informou o governador. Segundo Paulo, será preciso um entendimento da FAB com a Infraero, com a qual o Governo de Pernambuco já vem conversando há algum tempo. “A gente recebeu da Aeronáutica disposição de negociar e construir alternativas, juntamente com a Infraero.

Paulo esteve na Aeronáutica acompanhado do deputado federal Augusto Coutinho, dos secretários estaduais Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico) e José Neto (Assessoria Especial) e do chefe do escritório de Pernambuco em Brasília, Romeu Baptista. “A reunião foi positiva. Começamos a avaliar diversas alternativas viáveis para a ampliação da área para a expansão do nosso aeroporto”, disse Norões.

Atualmente, a FAB conta com duas áreas integradas ao Aeroporto Internacional dos Guararapes: a Base Aérea e o Parque de Material da Aeronáutica no Recife (PAMA Recife). São esses terrenos que farão parte da negociação entre a FAB e a Infraero.

“É importante encontrar um denominador comum que seja bom para todos os envolvidos: Pernambuco, TAM, Aeronáutica e Infraero”, afirmou o governador Paulo Câmara, que almoçou com o brigadeiro Rossato e demais integrantes do comando da Força Aérea Brasileira.

GOVERNADOR CONVERSA COM SENADORES

O governador Paulo Câmara esteve ainda em conversas separadas, com os três senadores de Pernambuco: Douglas Cintra (PTB), Fernando Bezerra Coelho (PSB) e Humberto Costa (PT). O objetivo de Paulo foi ouvir os parlamentares sobre obras e projetos de interesse de Pernambuco, como, por exemplo, o Plano de Investimentos em Logística e o andamento das obras hídricas, fundamentais para enfrentar a estiagem que já dura quatro anos. 

      O governador também fez um relato para os senadores da audiência que teve pela manhã com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luís Rossato, para tratar da cessão de áreas da Força Aérea do Brasil para a aviação comercial do Aeroporto Internacional dos Guararapes. Essa cessão é importante para a instalação do hub do Grupo Latam.

“Os senadores, bem como os demais integrantes da bancada federal, estão engajados nessa articulação de Pernambuco para conquistar esse importante empreendimento. Nosso aeroporto é, tecnicamente, o mais preparado para receber o hub, mas precisamos também usar a nossa força da unidade política”, argumentou o governador Paulo Câmara.