terça-feira, 30 de junho de 2015

POLICIAIS CIVIS DE PERNAMBUCO DEVOLVEM PJES AO GOVERNO DO ESTADO E PREPARAM MOBILIZAÇÃO; MOVIMENTO CONTA COM 95% DE ADESÃO


        Decididos a mostrar que estão mais unidos que nunca, Policiais Civis do DHPP (Departamento De Homicídios e Proteção a Pessoa) começaram a realizar a entrega dos PJES (Programa de Jornada Extra de Segurança) na manhã dessa segunda-feira (29). Mais de 95% do efetivo do departamento preencheu o formulário e entregaram aos dirigentes do Sinpol informando o Governo sua decisão de não se submeter às jornadas extenuantes do Pacto pela Vida.

Em reunião com o presidente Áureo Cisneiros, os diretores Diego Frota e Mauro Falcão, os policiais do DHPP demonstraram ânimo e apoio à campanha do sindicato. Um formulário está disponibilizado no site do Sinpol e está sendo preenchido pelos policiais e serão entregues aos representantes do Governo na próxima quinta-feira, 02 de julho, no Dia da Mobilização da Polícia Civil, após passeata que seguirá até o Palácio do Campo das Princesas.

Pela tarde desta segunda-feira (29) o presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros e o diretor Diego Frota estiveram no Depatri (Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais) e lá conferiram adesão de 80% do efetivo à entrega do PJES.

Em reunião com policiais do departamento, os diretores do Sinpol puderam conferir a convicção de que os ganhos salariais dos policiais civis devem ser prioridade da categoria e que segurança pública é um direito constitucional do cidadão pernambucano.


Na próxima quinta-feira, 2 de julho, os policiais civis de Pernambuco farão o Dia de Mobilização da Polícia Civil, em protesto pela falta de proposta do Governo do Estado às reivindicações da categoria. Desta vez, toda a Polícia Civil estará unida, desde os agentes, comissários, escrivães, peritos até os delegados. O protesto unificado começará com um café da manhã em frente à Seplag (Secretaria de Planejamento), às 8h, depois em uma passeata até o Palácio do Campo das Princesas, onde toda a categoria entregará formulários se negando a trabalhar no PJES (Programa de Jornada Extra da Segurança). A decisão foi tomada em assembleia realizada pelo Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco) na noite da última sexta-feira (26).

       “Sempre lembrando que é dever de todo policial mobilizar. Dia 2 de julho será um dia de mobilizações e vamos continuar o ano inteiro se o governo não trouxer para a gente propostas concretas”, disse Áureo Cisneiros, presidente do Sinpol.

PJES – O Programa de Jornada Extra da Segurança supre a necessidade de garantir mais policiamento sem aumentar o efetivo da polícia através de concurso público. Na Polícia Civil, a Central de Plantões, as forças tarefa e delegacias especializadas só funcionam porque os policiais civis utilizam suas horas de descanso para cumprir jornadas extras. Um policial pode trabalhar até oito “cotas de PJES” por mês. Como uma cota significa 12 horas de trabalho seguidas, os policiais chegam a acrescentar 96 horas por mês à sua jornada para garantir pouco mais de R$ 1.400 ao seu salário.

O sindicato acredita que o PJES traz prejuízo ao andamento da atividade policial e à saúde do servidor público. Em alguns casos, depois de cumprir uma jornada regular de oito horas, o policial civil ingressa no PJES por mais 12 horas e, logo em seguida, trabalha por mais oito horas de sua jornada normal.

O Sinpol também acrescenta que a adesão em massa ao PJES é um dos motivos da manutenção dos atuais níveis salariais dos policiais em Pernambuco, contribuindo para que o Estado não realize mais concursos.

“Vamos fazer nosso esforço pessoal. Todo mundo tem que entregar o PJES, vamos lutar para que o efetivo da polícia civil tenha mais condições de trabalho e tenha salário digno. Para fazer isso, teremos que cortar na carne”, disse Áureo, referindo-se ao fato dos policiais se recusarem a fazer a jornada extra, ao mesmo tempo, deixando de receber a gratificação.

GOVERNO DE GARANHUNS REALIZA LEILÃO DE FROTA MUNICIPAL


O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Administração, realizará na próxima quinta-feira (02), um grande leilão de veículos da frota municipal. O leilão será realizado a partir das 10h, no Almoxarifado Central, que fica situado na Rua das Palmas, nº 350, BR 423, Km 94. Os interessados poderão conferir as fotos de todos os veículos que serão leiloados através do site:


Ao total, são mais de 20 veículos, entre carros de pequeno porte, caminhões e sucatas. Poderão participar deste leilão pessoas físicas maiores de 18 anos ou emancipadas, e pessoas jurídicas regularmente constituídas. O credenciamento é obrigatório para oferta durante as etapas de lances.

As propostas serão apresentadas na forma de Lance ou Oferta, até o “bater de martelo” do leiloeiro, cujo maior valor por lote será registrado em nome do arrematante na ata lavrada no dia do Leilão, desde que seus valores sejam superiores aos das avaliações que foram estabelecidas, anteriormente, pela Comissão de Avaliação.

Os bens que serão leiloados estão disponíveis a público desde ontem (29) e seguem até amanhã (01) no Almoxarifado Central, no horário de 08h às 13h.

UNIT ABRE INSCRIÇÕES PARA VESTIBULAR EM GARANHUNS; TOTAL DE 275 VAGAS SÃO OFERECIDAS


      A Universidade Tiradentes – Unit – oferta 6.161 vagas para cursos de graduação a distância. As vagas estão distribuídas em 28 polos, espalhados nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte.  São oito opções de cursos, com duração entre 2 e 4 anos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Ciências Contábeis; Administração; Pedagogia; Gestão Comercial; Gestão de Recursos Humanos; Segurança do Trabalho; e Serviço Social. As inscrições já estão abertas no site ead.unit.br e o processo seletivo acontece todas as quartas e sábados, desde o dia 27 de junho, no polo escolhido pelo candidato.

Em Garanhuns, a Unit EAD oferece 275 vagas. A instituição é a única no Brasil a disponibilizar um serviço gratuito de orientação profissional para seus alunos de cursos a distância, com oficinas para elaboração de currículo, simulação de entrevistas, análise de perfil, elaboração do plano de carreira e palestras de aperfeiçoamento.

Segundo a Gerente do polo em Garanhuns, profa. Anne Bernadelle, a instituição oferece outros diferenciais, a exemplo do corpo docente qualificado, formado por mestres e doutores especializados em produzir conteúdo didático atualizado, priorizando as especificidades da modalidade a distância.

.

“O aluno da Unit EAD também tem acesso a tecnologias e mídias digitais de última geração e a um ambiente virtual de aprendizagem que possibilita total interação com os conteúdos e atividades didáticas, por meio da comunicação com o professor e com os demais colegas”, acrescenta profa. Anne.

Outras vantagens do ensino a distância da Unit EAD são: flexibilidade de horários – autonomia de estudo (quando e onde puder); um sistema de assistência tutorial que permite ao estudante entrar em contato com o professor, equipe técnica e coordenação do curso sempre que precisar; e materiais didáticos de qualidade, o que inclui livros impressos, além das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.

TIPOS DE CURSOS

A Universidade Tiradentes oferece cursos a distância em duas modalidades: 100% on-line – o estudante vai ao polo apenas três vezes por semestre para realização das avaliações – e cursos semipresenciais, com aula presencial uma vez por semana, quando são realizadas atividades de discussão de aprendizagem com auxílio de um professor tutor.

“A Unit EAD é estruturada pensando em prestar atenção personalizada ao estudante. Utiliza-se uma metodologia com foco na aprendizagem ativa, na qual todos os alunos conseguem interagir com o conteúdo, realizando total comunicação com o professor, colegas e equipe do outro lado. Assim, o acadêmico é estimulado a construção do conhecimento e troca de saberes – e não apenas ao recebimento de material e conteúdo de forma passiva”, ressalta a Gerente profa. Anne Bernadelle.

          Para mais informações ligue: 3762-3087

          Ou se dirija até a sede da UNIT em Garanhuns 
          Rua Amaury de Medeiros, nº 32, Bairro Heliópolis, CEP 55295-430

NO FIG COM LUZILÁ: EM SUA COLUNA SEMANAL HOMENAGEADA DO FESTIVAL DE INVERNO 2015 COMPARTILHA MEMÓRIAS DE SUA VIDA NA TERRA DA GAROA

Coluna semanal de Luzilá Gonçalves está compartilhando memórias da escritora homenageada do FIG 2015

      Tudo começou com um convite e um retrato. Uma tarde de domingo, meu amigo Augusto Jorge de Mendonça Neto me fez um convite tentador: ia visitar umas primas que há muito não via, umas primas de Garanhuns. Perguntou: queres passar umas horas vendo velhas fotografias? Augusto sabe de meu gosto por documentos que falam do passado, que atestam a existência de pessoas que a história não registrou – ou quase. Que levaram adiante projetos pessoais de vidas, anônimas, mas que ajudaram a construir cidades.

      Em meio a fotografias de gente desconhecida, rostos sérios de crianças, senhoras posando ao lado de maridos sisudos, moças de olhar bem comportado, de repente surgiu a imagem de um belo homem, uma foto com data de 1930. A testa larga, feições familiares, a dedicatória anunciava seu nome, o amigo Lupicínio. Curiosa, já pressentindo o que viria, perguntei quem era? Me informaram: era nosso vizinho, casado com dona Almerinda. Comovida, confessei: é meu pai. As primas de Augusto quase choram, e perguntas jorraram, ele ainda vive?, e dona Almerinda, ainda está bonita? Esse retrato foi ela que tirou, e perguntaram pela família, por meu irmão, pelas meninas. E de repente todo um passado de Garanhuns se fez presente diante de nós, e a sala se encheu de personagens, lembranças se amontoaram, as festas cívicas ou religiosas, com desfiles ou procissões pelas ruas da cidade, e tantas moças estudando e tocando piano. E os missionários diretores do Colégio Quinze e os padres do Diocesano, organizando quermesses e festas de fim de ano com recitações, pequenos textos teatrais, e os cultos na Igreja Presbiteriana, dirigidos pelo reverendo Antonio Gueiros, assistidos por seus tantos filhos. 

      A vida da então pequena cidade revivia, e o incêndio da Associação Garanhunsense de Atletismo, a AGA, cantado pela voz ingênua do povo: “Tô te oiando viu, cuidado, não vá dançar na Aga que tu sai queimado”. E se falou do frio de Garanhuns, da garoa que no inverno cobria as sete colinas, do cheiro das árvores no Parque de Eucaliptos, das dálias e hortênsias do Pau Pombo, do Sanatório então recém criado, onde doutor Tavares Correia medicava a ricos e a pobres, uma instituição que honrava a cidade. E foram lembrados os jornais, tantos e tão variados, O Gládio, O Monitor, O Norte Evangélico, O Sertão, testemunhos da vida cultural de uma cidade de interior, ainda pequena mas já tão importante. 

     Ainda menina e ao longo da vida, eu conhecia parte dessas histórias de Garanhuns, a “pequena história” a petite histoire, como dizem os franceses, aquela que dá conta da vida diária de pessoas comuns ou não, de fatos que marcaram o cotidiano da cidade, detalhes que muita gente considera erradamente desimportantes. Garanhuns vivia na fotografia de meu pai como vive hoje nessas lembranças de uma época que se faz distante, de um tempo de que tenho saudade, mesmo sem o ter vivido. Que continua tão vivo no meu coração.

OPERAÇÃO CARRO-PIPA: 71º BI MTz REALIZA VISTORIA DE CAMINHÕES QUE SERÃO EMPREGADOS NO PROGRAMA


No período de 01  a 13 de julho, das 7:30h às 17:00h, no quartel do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71ºBI MTz), será realizada a  vistoria dos caminhões que serão empregados no Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro - Operação Carro-Pipa. Cerca de 500 proprietários de caminhões deverão comparecer no quartel do 71º BI Mtz, a fim de participarem do processo de inexigibilidade para a contratação de carros-pipa. 

A vistoria consiste em verificar as condições gerais do veículo, tais como: estrutura, situação dos pneus, mecânica, bem como as condições do tanque que transporta a água. O procedimento visa garantir que a água seja fornecida sem nenhum risco para a saúde da população das 39 cidades do Agreste e parte do Sertão Pernambucano, situadas na área de responsabilidade do 71º BI Mtz, beneficiando mais de 240.000 pessoas.

Após o veículo passar pela vistoria, os motoristas serão encaminhados para um credenciamento, onde é verificada toda a documentação exigida e, sendo aprovados, participarão de um sorteio a fim de distribuir os lotes de entrega da água nas localidades, tudo de acordo com o edital de convocação. O agendamento para vistoria pode ser realizado no 71º BI Mtz ou pelo telefone 3762-2000.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO EM PERNAMBUCO ABRE CONCURSO PARA ESTAGIÁRIOS; HÁ VAGAS PARA RECIFE, CARUARU E PETROLINA


O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco tem inscrições abertas para processo de seleção de estagiários. O concurso visa ao preenchimento de cadastro de reserva de estudantes das áreas de Administração, Direito, Informática, Jornalismo e Secretariado, para a unidade do MPT no Recife. Também há seleção de cadastro para estagiários da área de Direito nas unidades de Petrolina e Caruaru.

As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas até a meia-noite do dia 10 de julho através do site www.prt6.mpt.mp.br. O candidato deverá estar matriculado em universidade ou faculdade conveniada ao MPT e já ter cursado, pelo menos, 40% da carga horária total.

A jornada de estágio é de 20h semanais, que devem ser cumpridas em horário compatível com o do curso de graduação e de acordo com a necessidade de cada gabinete ou setor. Já a bolsa é de R$ 800, além de auxílio-transporte de R$ 7 por dia de atividade.

Confira o edital na íntegra aqui.

DIA 10 DE JULHO TEM COMBATE NO OCTÓGONO COM A 36º EDIÇÃO DO GARANHUNS FIGHT CHAMPIONSHIP


Garanhuns realiza, no dia 10 de julho, a 36ª edição do Garanhuns Fight Championship. O evento da área de Artes Marciais Mistas (MMA) acontecerá no ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc), localizado no bairro Heliópolis, centro da cidade. Os ingressos custam 10,00 reais, mais 1kg de alimento não-perecível. Para área vip, a entrada custa 25,00 reais. A organização do evento firmou parceria com o Banco de Alimentos do Sesc – todos os alimentos arrecadados serão doados à instituições de Garanhuns.

Os interessados em adquirir ingressos devem ir até a loja Iza Calçados, os postos de gasolina Vivo e Ipiranga, à farmácia Permanente ou na Duo Academia. “Nossa expectativa é a melhor possível. As lutas serão muito equilibradas e irão reservar muita emoção para quem estiver assistindo”, comenta o lutador e organizador Evandro Silva.

Ao todo, serão sete lutas – incluindo a primeira disputa de cinturão feminino e a defesa do cinturão masculino. Para outras informações, basta ligar (87) 9612.5848.