segunda-feira, 29 de junho de 2015

INSS IRÁ REALIZAR CONCURSO PÚBLICO; 1.100 VAGAS SÃO OFERECIDAS


Após muita expectativa dos concurseiros, finalmente o Ministério do Planejamento publicou autorização para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abra novo concurso público. Serão oferecidas 950 oportunidades, sendo 800 para técnicos (nível médio) e 150 para analistas do seguro social (nível superior em serviço social). O edital de abertura está programado para sair até dezembro deste ano.

         Leia mais sobre concursos no portal Admite-se

Na mesma portaria, foi autorizada a nomeação de 150 analistas do seguro social aprovados no último concurso para o cargo, em 2013. Na ocasião, foram 300 vagas para analistas, disputadas por 148 mil candidatos – uma concorrência média de 547 por vaga. O concurso foi organizado pela Funrio e contou apenas com prova objetiva sobre língua portuguesa, ética no serviço público, noções de informática, de administração, de direito administrativo, constitucional e previdenciário e conhecimentos específicos. O salário, na época, foi de R$ 7.147,12.

Já no caso do cargo de técnico, o último concurso ocorreu em 2011. Desta vez, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC) que organizou o concurso. Foram 1.500 vagas com salário de R$ 4.496,89. Nesta seleção, também foram oferecidas 375 vagas para peritos médicos previdenciários. Ao todo, mais de 916 mil inscritos participaram das provas.


ARCOVERDE SE DESPEDE DO SÃO JOÃO 2015 COM CHITÃOZINHO E XORORÓ; UM ATÉ BREVE; DEZEMBRO TEM A TRADICIONAL FESTA DO COMÉRCIO


No último dia de festas juninas na cidade de Arcoverde não poderia ser diferente, a prefeita Madalena Britto fez questão de uma atração nacional e eis que quem subiu ao palco foi a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó.

A dupla fez este único show no Nordeste, prestigiando assim ainda mais a cidade. Com a praça lotada os cantores subiram ao palco por volta das 23h e desde o começo embalaram a multidão com seus antigos e mais recentes sucessos. Músicas como “Evidências”, “Fio de Cabelo” e “No Rancho Fundo”, fizeram todo mundo dançar e cantar e encerraram com chave de ouro as festas na cidade.

Agora só ano que vem, que a exemplo deste será cada vez maior e melhor. 2016 virá para mais uma consolidação. Por enquanto fica a lembrança de um são joão festivo, limpo calmo e envolvente. É assim que a cidade de Arcoverde promove festa. 2016 que se apresenta, pois já estamos contando os dias. E viva São João... Oxe menino, ontem foi São Pedro.

.

PLENÁRIO DA CÂMARA PODE VOTAR NESTA TERÇA-FEIRA (30) PEC QUE REDUZ A MAIORIDADE PENAL


A proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos, homicídio e roubo qualificado é o destaque da pauta do Plenário da Câmara dos Deputados a partir desta terça-feira (30).

Entre os crimes classificados como hediondos estão estupro, latrocínio e homicídio qualificado (quando há agravantes) e roubo agravado (quando há sequestro ou participação de dois ou mais criminosos, entre outras circunstâncias).

Segundo a proposta (PEC 171/93), o adolescente também poderá ser considerado imputável (pode receber pena) em crimes de lesão corporal grave ou lesão corporal seguida de morte. A pena dos adolescentes será cumprida em estabelecimento separado dos maiores de 18 anos e dos menores inimputáveis.

A proposta foi aprovada no último dia 17 na comissão especial, na forma do relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF). Ele incluiu dispositivo sugerido pelo deputado Weverton Rocha (PDT-MA) para aperfeiçoar a estrutura do sistema socioeducativo e proibir a retenção de recursos (contingenciamento) destinados ao atendimento socioeducativo e à ressocialização.

Debate acirrado:

       O debate em Plenário promete ser grande, com manifestações marcadas para terça-feira, em Brasília. Contra o projeto se manifestaram diversas associações da sociedade civil, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Fundação Abrinq; Human Rights Watch; e Instituto Brasileiro de Ciências Criminais; entre outros.

Entretanto, segundo pesquisa do Datafolha, 87% da população brasileira é a favor da redução da idade penal. Na comissão especial, foram 21 votos a favor da proposta de emenda à Constituição e 6 contra.


SÃO JOÃO 2015 REGISTRA QUEDA NO NÚMERO DE HOMICÍDIOS


Em mais uma ação do Pacto pela Vida, a segurança nos festejos juninos foi garantida pela Secretaria de Defesa Social – SDS. Atuando preventiva e ostensivamente os profissionais de segurança pernambucanos estiveram presentes nos principais polos de folia do Estado. Em 2015 foram registrados 21 homicídios nos dias 23 e 24 de junho, o que representa uma redução de 19,2% nos números absolutos comparados com o ano de 2014 onde ocorreram 26 mortes no mesmo período.

Desde 2007, o ano de 2015 registra a menor quantidade de homicídios nos dias 23 e 24 de junho. Naquele ano foram registradas 49 mortes nos principais dias de festejos juninos (23 e 24/06) e este ano foi contabilizado 21, o que representa uma queda de 57,1% nos números absolutos de homicídios. A redução demonstra o compromisso do Governo do Estado em garantir a segurança dos pernambucanos e turistas que escolheram Pernambuco para passar o São João.

Para garantir a tranquilidade e animação nos festejos juninos, a SDS realizou o lançamento de 26.004 profissionais de segurança pública (policiais militares, civis, científicos e bombeiros militares), além de contar com o apoio das câmeras de videomonitoramento da secretaria e dos parceiros que diuturnamente colaboram com a vigilância e proteção dos cidadãos.