quinta-feira, 18 de junho de 2015

OPERAÇÃO LEI SECA SERÁ REALIZADA NO SÃO JOÃO; ASSOCIAÇÃO ENTRE ÁLCOOL E DIREÇÃO SERÁ INIBIDA POR BLITZES


Motoristas e condutores devem ficar atentos às blitze da Operação Lei Seca durante os festejos juninos e o feriado da maior festa regional do Estado, o São João. Pontos serão reforçados e os bloqueios, das nove equipes que atuam no Estado de Pernambuco, estarão montadas nos principais polos de animação no Interior – Gravatá, Caruaru, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Carpina, Goiana, Limoeiro - além da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Parcerias com a Polícia Rodoviária Federal (PFR) e Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco (DER-PE) permitirão pontos de fiscalização também em rodovias federais e estaduais, que dão acesso às praias do Litoral Norte e Sul. A partir do dia 20 de junho até o final do mês, municípios ganham a ação constante de equipes, durante todos os dias, com pontos simultâneos de fiscalização. As blitze ficarão próximas aos locais onde ocorrem shows, festas e programações juninas, além de estarem localizadas nas entradas dos municípios.

“A intensificação vem ocorrendo desde o início do mês com equipes distribuídas em várias regiões do Estado. Vamos agora alternar mais os horários, deslocando equipes e variando mais o tempo de permanência em cada cidade. Estaremos atentos aos condutores de motocicletas, já que estão envolvidos em grande parte dos acidentes de trânsito. Nossa meta é coibir a imprudência”, comenta o coordenador da Operação Lei Seca, André Cavalcanti. No ano passado, com a presença da Operação Lei Seca nas cidades de Arcoverde e Caruaru, durante o São João, houve redução de 50% nos atendimentos a acidentados, em comparação ao ano de 2013.



As ações têm o objetivo de reforçar a segurança no trânsito e inibir a associação de álcool e direção pelos motoristas e motociclistas. Segundo ele, a expectativa é abordar uma média de 200 veículos por equipe. A Operação Lei Seca tem uma frota de nove vans informatizadas, nove guinchos, quatro motos e nove viaturas de apoio. 

DADOS - Só em 2013 foram realizados 42.306 atendimentos a acidentados de transporte terrestre, sendo 30.411 motociclistas e em 2014, 45.942 pessoas foram atendidas nas unidades de saúde do Estado e desses 34.288 envolveram condutores de motos. Nos anos de 2012 e 2013, 3.953 pessoas morreram vítimas de acidentes de transporte em Pernambuco, sendo 1.633 motociclistas, o que representa mais de 40% das mortes.



GOVERNO DE PE INVESTE R$ 33,4 MILHÕES EM ESCOLAS ESTADUAIS E PROJETO “GANHE O MUNDO ESPORTIVO” PROMOVERÁ INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE ALUNOS


Aliar o desenvolvimento escolar à prática esportiva como forma de fortalecer o aprendizado dos alunos da rede estadual de ensino. Com esse objetivo, o Governo de Pernambuco lançou, nesta quarta-feira (17), na presença de prefeitos, gestores e estudantes, os programas Quadra Viva e Ganhe o Mundo Esportivo. O governador Paulo Câmara comandou o ato, realizado no Palácio do Campo das Princesas.

Em sua primeira fase, o Quadra Viva realizará intervenções em 100 escolas de 54 municípios de todo Pernambuco. As obras, que consistem em construção ou cobertura de quadras, terão início após a publicação dos editais, no final de junho. O investimento só para a primeira etapa é de R$ 33,4 milhões, recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro Estadual. No segundo semestre, o Estado lançará um novo projeto que vai contemplar outras 100 unidades de ensino. A expectativa é que no próximo ano seja lançada uma nova fase do programa com intervenções em mais 100 escolas.

O Ganhe o Mundo Esportivo seguirá os mesmos moldes do já consolidado programa Ganhe o Mundo. Por meio da iniciativa, o Estado vai enviar para intercâmbio no exterior jovens atletas de 14 a 17 anos, que estiverem matriculados na rede pública e que sejam participantes do Bolsa Atleta. O embarque dos 11 primeiros alunos, atletas de judô (2) e atletismo (9), será no início de agosto. Eles vão para Montreal e Québec, no Canadá.

“Os resultados positivos da educação já provaram que estamos no caminho certo. Um caminho iniciado por Eduardo Campos e a sua determinação em elevar a qualidade do ensino público de Pernambuco. Mesmo em um momento de grandes desafios, continuaremos lutando para melhorar a infraestrtura das escolas. Temos que investir para torná-las atrativas para alunos e professores. Por isso, ações em cultura e lazer devem ser mecanismos cada vez mais presentes", argumentou Paulo Câmara.

De acordo com o governador, "o Quadra Viva dialoga diretamente com o Ganhe o Mundo Esportivo". "Vamos promover o aperfeiçoamento do esporte sem descuidar da educação dos nossos jovens talentos. Através da educação é que vamos transformar o futuro. Que esses estudantes tenham os seus sonhos realizados", pontuou Câmara.

Secretário de Educação, Fred Amâncio afirmou que a requalificação ou construção de equipamentos esportivos complementam as atividades pedagógicas da escola e beneficiam a comunidade. "As quadras representam um espaço para o desenvolvimento das atividades sociais. Trata-se de um ambiente de convivência para a escola e para a comunidade. Em muitos municípios é o melhor espaço para convivência", justificou o gestor.


CAPACITAÇÃO -  Antes de embarcar para o Canadá, os selecionados passarão por um curso intensivo de inglês. Para ter o direito de viajar, eles precisaram de uma média mínima de seis pontos no desempenho acadêmico de 2014, além de possuir resultados expressivos em competições disputadas no últimos 12 meses

Para o chefe do Executivo estadual, essa é mais uma modalidade do programa que já referência no Brasil. "É um módulo que nós estamos criando dentro do Ganhe Mundo, que, mais na frente, ganhará outros. Também queremos que os nossos talentos musicais aprimorem as suas vocações e ganhem o mundo. Esse é mais um mecanismo criado pelo Governo do Estado para motivar os alunos a estudarem cada vez mais, pois acreditamos que essa é única forma de garantir um futuro para o nosso Estado", reforçou Paulo Câmara.

O programa foi criado na gestão de Eduardo Campos, em 2012. Além de promover o aperfeiçoamento em um segundo idioma, a iniciativa foi responsável pela elevação da autoestima dos estudantes, que passaram a se esforçar mais para obter bons resultados. Desde o lançamento, o Governo de Pernambuco já enviou 3.400 jovens para estudar um semestre no exterior. Este ano, o Executivo autorizou o embarque de 1.000 jovens.

Os pernambucanos vão passar seis semanas no Canadá, dividindo o tempo entre a sala de aula e o treinamento em um dos melhores centros esportivos do Mundo. Os recifenses Leonardo D’Agostin e Sarah Petra, atletas do judô, vão treinar no Complexo Nacional de Treinamentos do Canadá, o Parc Olympique, na cidade de Montreal. Eles serão treinados por dois dos maiores nomes do judô mundial, Nicolas Gill e Janusz Pawlowski, ambos medalhistas olímpicos. 

Já os jovens do grupo do atletismo: Erycles Lindomar, de Petrolândia; Gabriel Nascimento e Gleyce Kelly, de Abreu e Lima; Yasmim Gomes, do Recife; Thiago Caffé, de Petrolina; Janaína Rodrigues e Ingrid Iohanna, de Ouricuri; Lucas Vinícius, de Bodocó; e Adrija Laila, de Ipubi, vão treinar no Instituto Nacional de Esportes da Universidade de Québec, sob a coordenação de Felix Antoine, eleito o melhor técnico de atletismo do Canadá por várias temporadas.

"Eu não tenho dúvida que a partir do programa os nossos atletas vão ter um estímulo maior para desempenhar a sua modalidade esportiva. Esse é mais um capítulo importante que a gente escreve na formação de atletas pernambucanos. Com o Ganhe o Mundo Esportivo, vamos ter um novo cenário no Estado, com atletas de alto rendimento", acrescentou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras.

Durante o período no Canadá, os atletas receberão uniformes, acomodação e alimentação (em casas de família pré-selecionadas pelo programa); aulas de aperfeiçoamento em inglês, seguro saúde e um apoio financeiro, de acordo com os moldes do Ganhe o Mundo. Essa será a primeira experiência da modalidade esportiva no Ganhe Mundo e a sua ampliação estará ligada ao desempenho dos atletas da rede pública.

EXPRESSO CIDADÃO COMPLETA 17 ANOS


         Com apenas 17 aninhos de idade, o programa estadual Expresso Cidadão já tem muito que comemorar. De sua fundação em 17 de junho de 1998 até abril deste ano foram contabilizados 10.719.366 atendimentos, ou seja, quase 11 milhões de cidadãos procuraram seus serviços. “O Expresso Cidadão, antes chamado de Rapidinho, nasceu da ideia de simplificar a vida das pessoas, disponibilizando num só espaço com rapidez e conforto diversos serviços, entre eles a emissão de carteira de identidade e de habilitação”, explica o secretário de Administração do Estado, Milton Coelho.

O Expresso Cidadão é um programa do Governo de Pernambuco, vinculado à Secretaria de Administração, que disponibiliza aos usuários vários tipos de serviços concentrados em um único lugar, distribuídos de acordo com as unidades. “Atualmente temos parceira com 23 órgãos e pretendemos ampliar o número de entidades para que possamos aumentar a oferta de serviços”, garante a gerente geral de Atendimento ao Cidadão, Cristiane Guedes. Hoje existem oito unidades do Expresso em funcionamento: cinco na região metropolitana, uma em Caruaru, uma em Petrolina e uma em Garanhuns; além do Expresso Cidadão Virtual, criado em 2012, www.expressocidadao.pe.gov.br.

Para a coordenadora do Expresso Cidadão Cordeiro - o pioneiro - Elaine Ferreira, as principais vantagens do espaço, segundo seu público, são os horários estendidos: sem intervalo para almoço e atendimento aos sábados. “As pessoas não precisam faltar ao trabalho quando precisam de algum serviço por aqui oferecido. O Expresso funciona o dia inteiro, até as 19h30. Não fecha para almoço. Sem falar que todo sábado, pela manhã, abre suas portas”, garante.


Expresso Cidadão de Garanhuns, sediado na Avenida Lions, bairro Aluísio Pinto.

LIVRO RESGATA IMPORTÂNCIA DE DONA MAGDALENA ARRAES A "DAMA DA HISTÓRIA"


O protagonismo político e pessoal de Magdalena Arraes, ex-primeira dama de Pernambuco e viúva de Miguel Arraes, está retratado numa biografia que será lançada nesta quinta-feira (18), às 19h, no Museu do Estado. Intitulado ‘Magdalena Arraes – A Dama da História’, o livro do jornalista Laílson de Holanda e da historiadora Valda Colares esmiúça detalhes da vida de dona Magdalena durante os três governos e na vida política de Arraes.

Editado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), a obra é fruto de uma pesquisa realizada entre setembro e novembro de 2014 e também expõe o ativismo como militante estudantil e jovem independente que marca a personalidade de dona Magdalena.

Para Laílson de Holanda, as novas gerações têm o direito de conhecer mais sobre a recente história pernambucana, que teve o casal Arraes num papel de destaque. “Esta é ainda uma boa chance do público conhecer Miguel Arraes fora do personagem político, dentro de uma perspectiva mais humana e íntima”, descreve.

CONCURSO PÚBLICO DE GARANHUNS; SEGUNDA FASE PARA O CARGO DE GUARDA MUNICIPAL É ADIADA


A Comissão do Concurso Público da Prefeitura de Garanhuns informa, oficialmente, que a segunda fase para o cargo de guarda municipal, que iniciaria na próxima segunda-feira (22), foi adiada, até ulterior deliberação.

Veja na integra a publicação que saiu na edição de hoje (18) do Diário Oficial de Pernambuco.


POLÍCIA MILITAR PRENDE UM DOS SUSPEITOS DA MORTE DO SARGENTO ROMILDO; SEGUNDO ELEMENTO MORRE EM TROCA DE TIROS

Reginaldo João Ramiro foi preso em ação de diligência da PM em Chã Grande.

A polícia Militar de Pernambuco, que efetuou diligências desde as primeiras horas da tarde de ontem (17) em busca dos homens que assassinaram o Sargento PM Romildo Paz Lindoso do 4º BPM, obteve êxito em uma de suas investidas. Ainda durante a madrugada (por volta de 01;h) um suspeito de nome Reginaldo João Ramiro Barbosa foi preso e um segundo acabou sendo baleado em ação da PM. Socorrido ao Hospital Regional em Caruaru (HR) o homem alvejado pelos tiros não resistiu, vindo a óbito logo após sua entrada naquela unidade de atendimento.

O elemento morto em confronto com a PM era Márcio Cavalcanti de Santana, 44 anos (autor dos disparos que mataram o Sargento Romildo). Bastante ousado, ao perceber efetivo da PM em seu encalço disparou inúmeras vezes em direção a patrulha. A reação imediata dos PM’s desencadeou uma grande troca de tiros que resultou (além da morte do Márcio), na prisão de um de seus comparsas (o João Ramiro). A ação Policial ocorreu na cidade de Chã Grande, zona da Mata Pernambucana  onde os dois residiam.

Três armas foram apreendidas, sendo uma delas pistola de fabricação Taurus (calibre não informado, pertencente ao PM assassinado) e outras duas de calibre 38, ambas em posse dos suspeitos. Um terceiro elemento está sendo procurado neste momento na região onde aconteceu o crime, divisa entre Gravatá e Sairé. Além da área em questão, as buscas se estendem por toda a microrregião Agreste, bem como em todo o estado de Pernambuco, com o apoio das Polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal e Destra (Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes de Caruaru), isso na intenção de capturar o único elemento que permanece foragido. Ele é conhecido por Bizídio ou Izídio. Qualquer informação pode ser repassada através do 190 (PMPE) ou pelo disque denúncia região Agreste: (81)-3719-4545 ou (81)-3421-9595 região Recife.


Armas apreendidas pela PM. Dois revólveres de calibre 38 eu ma pistola de fabricação Taurus.

Segundo elemento foi alvejado por tiros e veio a óbito no HR em Caruaru.

 Suspeito José Carlos da Silva conhecido por BIZÍDIO ou IZÍDIO é o único que permanece foragido.


Veja o momento da prisão de Reginaldo João Ramiro Barbosa, 
        um dos envolvidos na morte do Sargento Romildo.