terça-feira, 16 de junho de 2015

COMISSÃO DA ALEPE DEBATE DESTINO DE VERBAS PÚBLICAS PARA MÍDIAS ALTERNATIVAS; PROPOSTA PREVÊ DESTINAÇÃO PERCENTUAL DE 5%

     Deputado Ricardo Costa (PMDB) é o autor do projeto de lei.

       Proposta que institui a política estadual de incentivo às mídias locais, regionais e produtores de conteúdo de mídias digitais foi debatido em Audiência Pública da Comissão de Justiça, nesta terça (16). De autoria do deputado Ricardo Costa (PMDB), o Projeto de Lei nº 2.164/2014 prevê a destinação do percentual de 5% da receita anual de publicidade dos Poderes do Estado às mídias alternativas, para divulgação de obras, anúncios, editais, programas, serviços e campanhas.

Presidente da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco, Nissandro Nascimento (foto a esquerda) chamou a atenção para o papel da tecnologia na sociedade e cobrou a democratização da comunicação: “Não podemos ficar à mercê de oligopólios e grandes corporações, que manipulam informações em favor de interesses políticos”, salientou.

Considerando que o futuro é local e depende de bom conteúdo, o presidente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão, Cleo Niceas, se declarou favorável ao projeto de lei. “Contudo, acredito que o investimento deve estar relacionado à competência de cada mídia em se vender. Estabelecer um percentual é ferir a livre concorrência”, pontuou. O jornalista Ivan Moraes Filho, do Centro de Cultura Luiz Freire, destacou que o projeto não é sobre o mercado, mas sobre um direito humano. Ele ressaltou o papel dos blogs no Interior do Estado. “As grandes mídias não têm dado conta de informar essas cidades”, lembrou.

Segundo deputado Sílvio Costa Filho (PTB), talvez a Casa não tenha competência jurídica para propor o projeto, por se tratar de matéria financeira. “Sugiro que trabalhemos de forma conjunta para aprovar a proposta”, destacou. “Precisamos estimular o trabalho que vem sendo realizado com competência por esses veículos de comunicação. O projeto não criará nova despesa. O objetivo é apenas mudar a distribuição do recurso”, afirmou Ricardo Costa. Presidente da Comissão, a deputada Raquel Lyra (PSB) avaliou a proposta como democratizante, mas que precisa ser melhor avaliada do ponto de vista da constitucionalidade. 

Antes do debate, o colegiado realizou uma Reunião Ordinária, onde aprovou 15 proposições, incluindo o Projeto de Lei nº 269/2015, que institui o Plano Estadual de Educação. A Emenda Modificativa nº 1, do deputado Pastor Cleiton Collins (PP), que propunha a retirada do trecho que defendia a ênfase do trabalho das escolas na promoção da igualdade de gênero e de orientação sexual, foi rejeitada. Outras 16 propostas também foram distribuídas para relatoria.

MOVIMENTO “Sara, vem pra Pernambuco” BUSCA INSTALAÇÃO DE CENRO DE REFERÊNCIA HOSPITALAR SARA KUBITSCHEK

       

       O “ Movimento Sarah, vem pra  Pernambuco” visitou hoje(16/06) o presidente da Amupe, José Patriota em busca do apoio dos prefeitos. A representante  Rosália Cavalcante veio acompanhada do deputado estadual,  Edilson Silva e o seu assessor,  Rafael  Vasconcelos.  O movimento é uma frente ampla que vem envolvendo parlamentares, prefeitos e a sociedade em geral.

       O objetivo do movimento é  que seja construído em Pernambuco uma unidade do Centro de Referência em Habilitação Hospitalar Sarah Kubitschek, rede que começou em Brasília e que  se estende para vários estados. No Nordeste está instalado em Salvador, Fortaleza e São Luiz. Em Pernambuco Já sinalizaram para doação do terreno os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes.

O Movimento Sarah, vem pra Pernambuco, segundo Rosália já buscou apoio do Governo Paulo Câmara através da secretaria de Saúde e vem realizando atos públicos desde 2013, através da iniciativa de cidadãos, com e sem deficiência, insatisfeitos com o atendimento e a assistência prestados  a essas  pessoas  nas redes públicas estadual, no Tratamento fora do Domicílio, tendo em vista que  não há assistência qualificada  e específica para este fim que contemple todas as faixas etárias, ressaltou  Rosália Cavalcante, observando que o  movimento  já visitou os municípios do Recife, Cabo, Jaboatão, São Lourenço da Mata, Ipojuca, Paulista, entre outros.


Para a representante do Movimento Sarah, vem pra Pernambuco, esses atos  públicos tem a intenção de informar e buscar apoios através de petição pública, colher assinaturas para dar mais sustentabilidade a causa, pois  mais que um movimento o “Sarah, vem Pra Pernambuco” é uma reivindicação  legítima das pessoas com deficiência física e dos seus familiares, reforça Rosália Cavalcante, acrescentando que o movimento conta com algumas entidades envolvidas na organização: o Inclui PE e Programa Vencer, através do movimento Incluir para Vencer; representantes do grupo Coletivo Livre Mente (Recife); Instituto Guerreiros sobre Rodas (Jaboatão); a ONG Rodas da Liberdade (Ipojuca); Conselhos de Direito e Associações representativas das pessoas com deficiência do: Cabo de Santo Agostinho, Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, São Lourenço da Mata e agora  com a Associação Municipalista de Pernambuco -Amupe.

GOVERNADOR ASSEGURA R$ 20 MILHÕES DE REAIS PARA AÇÕES EMERGENCIAIS DE SUSTENTABILIDADE HÍDRICA


O governador Paulo Câmara recebeu, nesta segunda-feira (15), o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, no Palácio do Campo das Princesas. Em pauta, a liberação de recursos e a formalização de parcerias que reforçam a sustentabilidade hídrica e minimizam os efeitos da seca no Estado. Entre elas, o repasse de R$ 20 milhões para ações emergenciais nas áreas urbanas das cidades pernambucanos. Atravessando o quarto ano de estiagem, os mananciais e barragens espalhados nos mais diversos municípios estão com os níveis muito abaixo do esperado para o período.

O investimento será utilizado para a implantação de adutoras emergenciais de montagem rápida e para serviços de abastecimento de água. Além disso, os recursos poderão ser utilizados em outras ações. Para tal, o Estado vai apresentar, até a próxima sexta-feira (19), um novo plano de trabalho ao Governo Federal, que deverá liberar o recurso após a aprovação do documento.

Ao destacar a água como um “valor maior”, que precisa ser trabalhado com “eficiência” e “cuidado”, o chefe do Executivo estadual defendeu a utilização adequada desse montante. "Temos a preocupação de otimizar a utilização dos recursos para garantir que as obras hídricas, que são tão importantes para resolver de vez essa questão da água em nosso Estado, andem em um ritmo bom. Pernambuco sempre se coloca à disposição, fazendo os projetos e também indo ao Ministério, frequentemente, para conversar, discutir e mostrar opções viáveis”, salientou Câmara.

O governador também aproveitou a visita do ministro para solicitar “sensibilidade” em relação à liberação dos investimentos. “Temos muitas obras em andamento que são fundamentais para a questão hídrica do nosso Estado. Então, com a aceleração dos desembolsos, as obras poderão andar com maior celeridade; tanto a Adutora do Agreste quanto a do Pajeú, bem como a Adutora Oeste e a própria obra de transposição. Também mostramos para ele a possibilidade de utilizarmos águas da Mata Sul para levar para o Agreste diante da crise atual, com poucos investimentos”, detalhou Paulo.

O ministro Gilberto Occhi garantiu que dará atenção às demandas de Pernambuco. "Vamos continuar a tocar as obras importantes para o Governo do Estado. As demandas serão analisadas e viabilizadas sempre que possível pelo Ministério da Integração Nacional", afirmou.

SISTEMA DE ABASTECIMENTO - O Governo do Estado e o Ministério também assinaram protocolo de intenção para a implantação e operação de um sistema de abastecimento de água que vai beneficiar comunidades rurais, indígenas, quilombolas; além de assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, localizados ao longo dos eixos Norte e Leste do projeto de integração do Rio São Francisco, em Pernambuco. A ocasião também marcou a readequação do plano de trabalho para execução das obras de macrodrenagem na Bacia Hidrográfica do Rio Paratibe, localizado no município de Paulista. A obra prevê o desassoreamento do canal do Sítio Jorge, Lagoa Pau Sangue. Segundo o ministro, a portaria será publicada em breve no Diário Oficial da União.

Também participaram da solenidade, o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Oswaldo Garcia; o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, o secretário de Agricultura e Reforma, Nilton Mota, o presidente da Compesa, Roberto Cavalcanti, além de deputados estaduais e federais.
.

          Fotos: Roberto Pereira/SEI

EM BUSCA DO HUB DA LATAM PAULO CÂMARA REUNE SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS; NOVO CENTO DE VOOS IRÁ GERAR 12 MIL EMPREGOS


O movimento suprapartidário pela implantação do Hub da Latam no Recife reuniu-se mais uma vez nesta segunda-feira (15), no Palácio do Campo das Princesas, sob o comando do governador Paulo Câmara. Na oportunidade, os 17 deputados federais e dois senadores presentes foram convocados a reforçarem a iniciativa, que já conta com o engajamento de ex-governadores, prefeitos, representantes da sociedade civil e parlamentares estaduais de governo e oposição. Também participaram do encontro o vice-governador Raul Henry, o prefeito da capital, Geraldo Julio, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa, e o ex-governador João Lyra Neto.

O chefe do Executivo estadual ressaltou que o engajamento da bancada federal pernambucana fortalecerá a união dos diferentes setores do Estado para a conquista do Hub da Latam. O governador destacou ainda que os parlamentares terão um papel importante para a implementação das intervenções necessárias para que o Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre possa ganhar o centro de voos nacionais e internacionais.

"É importante termos uma rede de pessoas qualificadas que conheçam todo o processo, todas as vantagens de Pernambuco e que possam nos ajudar difundindo as potencialidades do Estado; difundindo que Pernambuco vale à pena. Teremos outras reuniões marcadas com a TAM, com a Infraero, com os ministérios e com os comandos. Trata-se de um empreendimento que ficará para o Estado, que dará uma potencialidade em relação à atração de passageiros, melhoria do turismo, dos negócios e consolidação de Pernambuco na rota mundial de voos que saem do Brasil", destacou Paulo Câmara. Durante a reunião, o parlamentares receberam, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Thiago Norões, informações sobre as iniciativas já adotadas pelo Governo de Pernambuco e os diferenciais que garantem ao Estado um estágio diferenciado para o acolhimento do empreendimento privado.


Senador da República, Douglas Cintra (foto abaixo) classificou como “louvável” a iniciativa do governador Paulo Câmara, salientando que o movimento suprapartidário fortalece Pernambuco politicamente. “Toda união de esforços é positiva, mas, especificamente nesse caso, ela é uma demonstração, em função da urgência e importância do caso, do quanto teremos que estar mais juntos para articular esforços", observou. "Eu vejo com muito otimismo a possibilidade de a gente conseguir. Da minha parte, quero me colocar à disposição para ajudar no que for possível", pontuou o também senador Humberto Costa.


O deputado federal Daniel Coelho também elogiou a união das diferentes representações sociais e políticas do Estado para a conquista do Hub da Latam. “O governador Paulo Câmara acerta quando trata o assunto não pelo campo político, mas por aquilo que é de interesse de Pernambuco. Hoje, a gente teve a presença de praticamente toda a bancada federal, de senadores e deputados federais; demonstrando que essa é uma compreensão também da nossa bancada. A bancada tem se unido independente daqueles que fazem oposição ao Governo Federal ou dos que estão no governo em relação aos temas regionais", elogiou.

A expectativa é que o novo centro de voos nacionais e internacionais crie entre 8 mil e 12 mil empregos diretos e indiretos, com um investimento de R$ 3,9 bilhões. O Hub da Latam fará a conexão, de forma rápida, a destinos no exterior. No Brasil, a empresa já tem hubs operando em Brasília e Guarulhos. A localização diferenciada da Região Nordeste permitirá que o País se conecte com toda a América do Sul com a Europa Ocidental. Fortaleza (CE) e Natal (RN) também estão na disputa para atrair o empreendimento. A decisão será anunciada pela companhia no final do ano.

SÃO JOÃO 2015: SECRETARIA DE TURISMO E EVENTOS DE ARCOVERDE DIVULGA ATRAÇÕES DO POLO RAÍZES DO COCO


A secretaria de Turismo e Eventos de Arcoverde divulgou a programação de um dos polos mais visitados pelos turistas, o “Raízes do Coco”, no Alto do Cruzeiro. Serão oito dias (20 a 24 e 26 a 28) com atrações culturais, que repetindo o feito do ano passado, começa na maioria dos dias, às 15h, com previsão de término às 21h.

De 20 a 24 os Cocos das Irmãs Lopes, da Malhada, Trupé de Arcoverde com Ciço Gomes e Raízes de Arcoverde se apresentarão como representantes da cultura genuína da Capital do Samba de Coco. Intercalando essas atrações o polo terá também muito forró com Noé Lira, Leandro Vaz e Outras Falas, Valdinho Paes, Forró da Banda Oásis, Sílvia Regina e um Balaio de Poesia, Larissa- Flor & Mandacaru,  Juninho Saigon no Forró, entre outros.

Do dia 26 ao 28, além do forró bodó, entram rítmos como o sertanejo de Ícaro & Vitório, Carlos & Fábio,  o brega da Banda Musa do Arrocha e a poesia de Chico Arruda também estará porlá. “O Raízes do Coco, assim como todo o São João de Arcoverde, tornou-se multicultural com apresentação de grupos para todos os gostos, sem esquecer da tradição da nossa cultura, contemplando artistas da nossa terra”, enfatiza a prefeita Madalena Britto.


          PREFEITURA DECRETA FERIADO NO DIA 23 - Em Arcoverde, a animação da festa de São João já está garantida pela excelente programação oferecida pela Prefeitura da Cidade. A decoração junina já começa a enfeitar as ruas e o clima é de expectativa para o início das festividades.

Por isso mesmo, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, assinou o decreto 113, que determina ponto facultativo na terça-feira, dia 23, para as repartições públicas municipais, exceto para os serviços cujo funcionamento seja indispensável à população da cidade. O Decreto 114, também assinado pela prefeita, determina que o São João, comemorado no dia 24 de junho, será feriado municipal.
       
                     PROGRAMAÇÃO PALCO RAÍZES DO COCO - ALTO DO CRUZEIRO

DIA 20
15h Ricardinho de Arcoverde
17h COCO TRUPÉ DE ARCOVERDE COM CIÇO GOMES
18h Forró Balaio de Cheiro
20h Sílvia Regina e um Balaio de Poesia

DIA 21
15h Grupo Afro Kijani
17h COCO DAS IRMÃS LOPES
18h Noé Lira, Leandro Vaz & Outras Falas
20h Larissa, Flor & Mandacarú

DIA 22
17h Valdinho Paes
19h COCO DA MALHADA
20h Forró Kartuxo

DIA 23
15h Tenório Barros e Baião de Viola
16h QUEBRA-COCO ALIANÇA
17h Renato Sertos & Luau Forrozeiro
19h Cultura Urbana
20h Lia Morais

DIA 24
16h COCO RAÍZES DE ARCOVERDE
17h Forró de Candeeiro
19h Juninho Saigon no Forró

DIA 26
17h Chico Arruda
19h Juninho Play & Farra dos 600

DIA 27
16h Ycaro & Vitório Júnior
18h Musa do Arrocha
20h Júlio Rios o Cavaleiro do Forró

DIA 28
16h Carlos & Fábio - Paredão Sertanejo
18h Forró Virado
20h O forró da Banda Oásis

ABERTURA DO FIG 2015 TERÁ ANA CAROLINA; ENCERRAMENTO FICA POR CONTA DOS ROCKPOP’S DO CAPITAL INICIAL

Os Rockpop’s da Banda Capital Inicial estarão na noite de encerramento do Festival de Inverno 2015.

Foram divulgadas na manhã desta terça-feira, 16 de junho, as atrações artísticas que se exibirão nas noites de abertura e encerramento do palco principal do Festival de Inverno de Garanhuns 2015. Ambas as noites este ano terão contrapartida municipal, ou seja, serão bancadas pela prefeitura local.

Em coletiva de Imprensa realizada na manhã desta terça, o Palácio Celso Galvão, sede do governo de Garanhuns abriu suas portas, e o chefe do executivo o seu gabinete para que fossem conhecidos os nomes. Depois de muita expectativa por parte da população, em fim o prefeito de Garanhuns Izaías Régis Neto (PTB), trouxe a público tudo sobre essas noites. O prefeito, que falou por alguns minutos registrou sua atenção ao evento divulgando parte da programação antecipadamente para que turistas em geral possam programar melhor sua vinda a cidade, consequentemente ao evento, sem esquecer é claro os moradores locais. “Estamos anunciando as atrações contratadas por nós, há exatos 30 dias do festival, justamente para que os moradores e turistas de outras regiões do Brasil possam se preparar melhor para aproveitar o maior evento multicultural da América Latina”, disse Izaías.

A cantora Ana Carolina abre o FIG dia 16 de julho.

        Os nomes de Ana Carolina e Capital inicial, especulados durante a semana (inclusive com matéria exibida aqui por nós) foram confirmados. Além deles completam a lista Alexandre Revoredo, Andrea Amorim e Kiara Ribeiro. A Banda Neander que existe a 21 anos e que tem como líder Léo Noronha também foi confirmada e trará ao evento o show “Germinar”, composto por canções autorais, que fazem parte de seu acervo histórico/musical. Com isso  ficamos assim, Ana Carolina abre o Fig (dia 16) e Capital Inicial encerra (dia 25), isso tudo no mês de julho. Os outros artistas apresentados aqui serão oportunamente encachados na abertura ou encerramento, segundo o prefeito.

          OUTROS NOMES QUE INTEGRARÃO A GRADE DE SHOWS DA PRAÇA                                             MESTRE DOMINGUINHOS – PALCO PRINCIPAL

.

A cantora garanhuese Kiara Ribeiro está entre as atrações do 25° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). O show, preparado para o evento, intitulado como “Rítmica”, é baseado nas influências percussivas da artista. O show irá possibilitar uma viagem pela música popular brasileira, em que ritmos e movimentos se encontram para traduzirem a sua arte de forma simples e autêntica. Nesse mar de sonoridade, se encontrarão vertentes como o samba, clássicos do axé e canções de grandes artistas, que são referência para Kiara, como por exemplo, Maria Betânia, Vanessa da Mata, Caetano Veloso e Luiz Caldas.
.

Andrea Amorim também está entre as atrações do FIG 2015. A cantora e compositora garanhuese preparou um show ainda em comemoração aos seus 15 anos de carreira. A artista promete fazer uma viagem por seus anos de produção, com a interpretação de algumas de suas músicas autorais, bem como músicas de outros compositores, que fizeram parte de sua história, indo desde a MPB até o rock. Andrea já gravou seis CD’s independentes no estilo rock-pop e, na maioria dos festivais de música que participou no interior de Pernambuco, recebeu diversos prêmios.
.

O músico, produtor musical, compositor e poeta Alexandre Revoredo desenvolve seu projeto solo desde 2007. Sua versatilidade permite que o artista transite por diversas linguagens, como teatro (sonoplastia e direção musical), a literatura, a performance e as artes visuais. O artista já participou de dezenas de projetos paralelos à sua carreira como cantor e compositor. Atualmente, Alexandre está captando recursos para gravar o seu segundo CD, composto por 12 músicas autorais.
.

        A banda Neander, que tem como proposta para o evento o show “Germinar”, composto por canções autorais, que fazem parte do acervo histórico/musical da banda, tem 21 anos de existência. O show é um característico concerto de celebração dessas duas décadas de existência e atuação musical em Pernambuco, representando sua cidade natal, nos mais diversos palcos em que já esteve se apresentando.

O FIG que é uma realização da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura do Estado, conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo. Este ano o evento acontecerá entre os dias 16 e 25 de julho.