segunda-feira, 8 de junho de 2015

PREFEITO IZAÍAS RÉGIS EMITE NOTA DE PESAR EM RAZÃO DE TRÁGICO ACIDENTE QUE VITIMOU EX-VEREADOR


O atual prefeito de Garanhuns, Izaías Régis Neto (PTB), emitiu através de um de seus perfis numa rede social (facebook), uma nota de pesar. Na nota Izaías presta sua solidariedade para o momento de perda inestimável vivido pela família do ex-vereador e ex-professor da rede estadual de ensino, Natalício Rodrigues do Nascimento Filho, de 51 anos de idade. Natalício morreu as margens da BR 423 no início da tarde desta segunda, 8 de junho. Além de atuar na educação, Natalício exerceu ainda mandato parlamentar (de vereador) na casa Raimundo de Moraes por duas ocasiões.

Abaixo confira a nota:

Em nome de todo o Governo Municipal e da população de Garanhuns, venho manifestar, publicamente, nosso pesar diante da morte do ex-vereador Natalício Rodrigues, ocorrida nesta tarde, às margens da BR-423. Natalício Rodrigues foi vereador de Garanhuns por dois mandatos. E reconhecemos o trabalho do político em prol do município e prestamos solidariedade a todos os seus amigos e familiares.

ACIDENTE DEIXA DOIS MORTOS NA BR 423 EM GARANHUNS, UMA DAS VÍTIMAS É O EX-VEREADOR NATALÍCIO RODRIGUES


Um grave acidente ocorrido por volta das 14 horas do dia de hoje, 08 de junho, resultou na morte de duas pessoas na BR-423. O acidente ocorreu em frente ao 71ºBIMTZ e segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, vitimou o ex-vereador de Garanhuns, professor da rede estadual de ensino, Natalício Rodrigues do Nascimento Filho, de 51 anos de idade. Natalício residia no Sítio Jardim, zona rural de Garanhuns. 

O QUE ACONTECEU – Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Natalício voltava da capital Recife e conduzia um Fiat Idea. Ao chegar na subida que dá acesso ao 71ºBIMTZ (geralmente tumultuada), teria Natalício forçado uma ultrapassagem em faixa contínua (o que não é permitido). Não conseguindo completar a ultrapassagem o veículo Idea de placa KIX-2727 colidiu frontalmente com uma caminhonete Ford 350 da empresa Marmobox.

Ainda de acordo com informações da polícia, no veículo Ideia conduzido por Natalício estava Amara Souto da Silva, de 65 anos e natural de Barreiro/PE. Ela foi socorrida em estado grave ao Hospital Regional Dom Moura, entretanto momentos após a sua chegada veio a óbito.












CAMINHADA DO CUSCUZ EM CARUARU PASSARÁ POR AJUSTES DIZ MPPE; TAC RESSALTA SEGURANÇA COMO MAIOR PREOCUPAÇÃO


O representante da Caminhada do Cuscuz (Caminhada do forró com o maior cuscuz do mundo), juntamente com representantes da Prefeitura Municipal de Caruaru e da Polícia Militar firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) com o intuito de estabelecer medidas para promover a melhoria na segurança e na organização do evento, previsto para acontecer no dia 14 de junho, das 12 horas às 18 horas.

A Caminhada do Cuscuz faz parte de uma série de eventos do São João de Caruaru, nos quais comidas juninas gigantes são preparadas em dias específicos, enquanto apresentam-se bandas de forró e trios elétricos. A última edição da Caminhada do Cuscuz recebeu cerca de 50 mil pessoas ao longo do trajeto, que tem início na praça que dá acesso à Vila Kennedy e se encerra no Alto do Moura. Uma das atrações é a preparação de 600 quilos do alimento em uma cuscuzeira de 4,2 metros de altura.

Segundo o promotor de Justiça Paulo Augusto de Freitas Oliveira, a cidade de Caruaru tem uma das mais famosas festas de São João do país, sendo um dos lugares mais visitados na época pelas dimensões cultural e artísticas da festa. Por tal motivo, a segurança pública deve ser reforçada a fim de se evitar que se repitam fatos apurados ao longo dos anos, quando ocorreram situações de risco em face do acúmulo de pessoas nos locais onde ocorrem os eventos festivos.


De acordo com o texto do TAC, a Prefeitura de Caruaru deverá providenciar barreiras para afunilamento, duas ambulâncias para atendimento ao público e 50 banheiros móveis, com fiscais, ao longo do percurso. A administração municipal terá ainda que orientar os vendedores de bebidas sobre a utilização de copos plásticos e não comercialização de vasilhames de vidro, assim como de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. No caso dos ambulantes, eles serão advertidos para não trabalharem no percurso entre o Viaduto Leão Dourado até o Alto do Moura, de modo a evitar acidentes.

A administração municipal também se comprometeu a ativar o Conselho Tutelar no dia da festividade e entregar ofício circular elaborado pelo MPPE aos donos de restaurantes e similares, bem como moradores do roteiro da caminhada, acerca da proibição do uso de copos e vasilhames que possam representar risco.

Para garantir a realização do evento, é imprescindível a Caminhada do Cuscuz ser credenciada perante a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru. De acordo com o TAC, o desfile somente se dará após o cumprimento das seguintes exigências para regularização do trio elétrico: apresentação da anotação de responsabilidade técnica (ART) dos responsáveis pelas estruturas montadas e instalações elétricas e de equipamentos; apresentação de original da nota fiscal atualizada de compra, inspeção, serviço ou locação dos extintores de incêndio (1ª ou 2ª via); instalação de guarda-corpo metálico com altura mínima de 1,10m em todo perímetro do veículo, devidamente subdividido ou preenchido com longarinas de vão máximo de 25cm, balaústres de vão máximo de 15cm ou proteção equivalente; instalação de extintores de incêndio de pó químico, com no mínimo oito quilos, para proteção de cada risco isolado; conclusão em tempo hábil do devido processo de vistoria junto ao Expresso Cidadão sediado em Caruaru, para obtenção do Atestado de Regularidade emitido pelo Corpo de Bombeiros.

Já o organizador do evento deverá disponibilizar dois trios elétricos, que não funcionarão simultaneamente, e dois carros de apoio. Em cima dos trios, será colocado, em local visível, o emblema da PMPE coma frase “Sorria, você está sendo filmado”, bem como um policial militar com câmera filmadora, rádio de comunicação e binóculo, e um bombeiro civil. A segurança dos artistas que se apresentarão nos trios fica sob responsabilidade do representante da Caminhada do Cuscuz, que também deverá remeter à Fundação de Cultura a comunicação acerca das atrações.

Na concentração, durante o evento, deverá ser emitido aviso elaborado e gravado pelo Conselho Tutelar (orientado pela Promotoria da Infância e Juventude), advertindo da proibição de ingestão de bebidas alcoólicas por menores de idades. A gravação terá que ser entregue até o dia 5 de junho na Fundação de Cultura.

O horário estabelecido (das 12 às 18 horas), deverá ser cumprido à risca, ficando os organizadores sujeitos a multa de dez mil reais para cada período de cinco minutos que ultrapasse o término previsto. Os prejuízos causados pela Caminhada do Cuscuz, seja com relação ao atraso ou outros, poderão resultar em impedimento da mesma em desfilar no ano seguinte.

     Por sua vez, a PMPE assumiu o compromisso de impedir o uso de equipamentos sonoros acima dos níveis permitidos por lei e/ou que causem perturbação do sossego, executando a apreensão do aparelho para as delegacias locais. O descumprimento de qualquer cláusula do TAC acarretará em multa de dez mil reais. O termo foi publicado no Diário Oficial da quarta-feira (3).

GARANHUNS PREVINE GRIPE PRORROGANDO CAMPANHA DE VACINAÇÃO


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até o dia 12 deste mês, em Garanhuns.  Até hoje (08), foram contabilizados mais de 21 mil garanhueses vacinados, o que corresponde a 75% do população-alvo da campanha. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de imunizar pelo menos 80% do grupo prioritário para a campanha. A vacina continua disponível em todas as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

O objetivo da vacina é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da Influenza, na população-alvo para a vacinação. Essa imunização contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. “Por isso é de fundamental importância que o público para a qual a vacina é direcionada esteja devidamente imunizado. E como a vacina leva de duas a três semanas para formar os anticorpos para a proteção, é importante que esse grupo seja vacinado agora, para que no inverno, quando há mais casos da doença, esteja protegido”, afirma a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Garanhuns, Rafaella Menezes.

A coordenadora aproveita ainda para convocar os garanhueses que ainda não foram vacinados. “Alertamos mais uma vez, para que quem faz parte do grupo prioritário e ainda não foi vacinado, procure o mais rápido possível o posto de saúde mais próximo da sua casa, a fim de conseguir tomar a vacina em tempo hábil”, reforça. O público-alvo da campanha nacional deste ano são crianças entre seis meses e menos cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres em período pós parto, profissionais da área da saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com outras condições clínicas especiais, como diabéticos e obesos.

SENADORES SÃO CONTRA A COMPETÊNCIA MUNICPAL DE SEGURANÇA


Tornar a Segurança Pública uma competência também para os Municípios não parece agradar os senadores. Alguns deles manifestaram contrariedade à questão durante debate sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2014. A matéria chegou ao Plenário do Senado e determina que a Segurança passaria a figurar no artigo 23 da Constituição – nas competências comuns dos entes federados.

Em discursos, alguns parlamentares lembraram da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorreu na última semana. Em geral, eles chamaram a atenção para a crise dos entes municipais e reforçaram que esta PEC pode piorar ainda mais a situação.

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) ressaltou que uma das reivindicações do movimento municipalista apresentadas na Marcha era não criar mais atribuições sem fontes de financiamento. E ainda, que o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), se comprometeu: o Senado atenderá esse pedido.

          EMENDA:

      A PEC também altera o artigo 24, que trata dos assuntos que a União, os Estados e o Distrito Federal podem legislar. Contra essas mudanças, os senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Simone Tebet (PMDB-MS) apresentaram emendas que excluem esse novo encargo aos Municípios.

Esta emenda tem apoio de vários senadores, como Benedito de Lira (PP-AL). “Entendemos que os Municípios não têm a menor condição de ser coparticipantes dessa atividade. Os Municípios já atravessam inúmeras dificuldades”, destacou o parlamentar.

A senadora Roberto Rocha (PSB-MA) apresentará emenda para prever que a União coloque recursos necessários que viabilizem a responsabilidade comum entre os entes.

Segundo o Regimento Interno, a PEC 33/2014 ainda será debatida em quatro sessões e depois deverá ser votada em dois turnos no Plenário antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

Fonte: CNM / Agência Senado
Imagem/ Reprodução

CARUARU RECEBE CARAVANA "DETRAN NOS MUNICÍPIOS"


A Secretaria das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, estará enviando para Caruaru, Agreste do Estado, um caravana de educação de trânsito. A ação denominada “DETRAN nos Municípios”, vai acontecer de 9 à 12 de junho na Capital do Forró.

Segundo informou o presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, os analistas educadores para o trânsito, sob a supervisão da coordenadora de Educação de Trânsito do Órgão, Luciana Carvalho, estarão fiscalizando os Centros de Formação de Condutores – CFCs, daquele município, além de promover palestras, blits educativas e curso de pilotagem defensiva.

Mas a grande novidade vai ser a unidade do DETRAN Móvel, oferecendo serviços aos moradores daquela localidade. Além disso, foi intensificado a fiscalização em parceria com a Autarquia de Trânsito de Caruaru – DESTRA; Operação Lei Seca; Polícia Rodoviária Federal – PRF; Polícia Militar – PM; e Departamento de Estrada e Rodagem – DER, durante todo o mês de junho, nas festividades juninas.

Mais informações, agora.

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO OFERECE CURSOS NA ÁREA DE GESTÃO PÚBLICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; TURMAS JÁ ESTÃO ABERTAS


A Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD), através do Centro de Formação dos Servidores Públicos do Estado (Cefospe), oferece para o mês de junho uma grade de programação recheada. Ao todo são ofertados 41 cursos, desses 20 estão disponíveis, visto que 21 turmas já estão fechadas em atendimento à demanda dos órgãos, referentes a Programas de Formação Continuada, a Sistemas Informatizados e formações específicas.

As inscrições para os cursos nas áreas de Gestão Pública, Gestão Orçamentária e Financeira, Gestão de Licitações, Contratos e Convênios, Gestão de Pessoas, Comunicação e Comportamental, Infraestrutura e Tecnologia da Informação, já estão abertas. Confira a grade de programação no site www.cefospe.pe.gov.br.