terça-feira, 2 de junho de 2015

PREFEITA E GOVERNADOR VISITAM PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO CECORA EM ARCOVERDE


O Centro Comercial Regional de Arcoverde Vereador Ulisses de Britto - Cecora recebeu no último sábado, dia 30 de maio, a visita do governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, que ao lado da prefeita Madalena Britto, secretários Estaduais, municipais e assessores, e também deputados estaduais e federais, percorreram todo o centro comercial e conheceram in loco as mudanças que estão em desenvolvimento, muitas delas com apoio e recursos do Governo do Estado, como por exemplo, a reforma dos galpões.

Na oportunidade, o governador conheceu de perto o Projeto de Reestruturação do Cecora – vencedor da Maratona de Negócios Públicos promovida pelo Sebrae e a Confederação Nacional dos Municípios - CNM.

O projeto de Revitalização do Cecora é uma ação prioritária da gestão da prefeita Madalena Britto e conta com a importante parceria do Sebrae, que atualmente desenvolve no local uma consultoria técnica com o objetivo  de formatar um modelo de governança.

“Investir no Cecora, não é apenas reformar galpões que se encontravam em vias de desabar, mas é uma iniciativa de Política Pública, voltada para o fortalecimento dos pequenos empreendimentos instalados no local, gerando assim, renda e desenvolvimento, é nisso que cremos é isso que estamos fazendo”, afirmou a prefeita.

                                SÃO JOÃO 2015 DE ARCOVERDE

Na próxima sexta-feira (05), a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, juntamente com a Secretaria de Turismo realiza uma entrevista coletiva para a imprensa, às 11h, no gabinete, que fica na Avenida Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque, 88, Centro.

Na ocasião, haverá a apresentação oficial da edição 2015 do SÃO JOÃO DE ARCOVEDE – “O Reino do Baião na Capital do São João", no que diz respeito a divulgação das principais atrações dos polos de animação oficiais e alternativos; estrutura dos polos e desenvolvimento temático; sistema de segurança, monitoramento e mobilidade, dentre outros assuntos, relativos ao segundo maior São João de Pernambuco.

A coletiva de imprensa deve também contar com a participação de representantes dos órgãos envolvidos como Ministério Público, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Comercial - CDL e Empresarial de Arcoverde – ACA, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura- CREA, Celpe, Compesa, 3º BPM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Esse ano, o evento começa no dia 20 e segue até o dia 28 de junho. Os homenageados serão os forrozeiros arcoverdensesPaulinho Leite, Mazinho, Wagner Carvalho e George Silva. Cada um terá uma noite específica com direito a participação especial de um artista convidado.

“O importante é que todos os forrozeiros nascidos em Arcoverde possam ser homenageados, independente, inclusive, do polo em que se apresentem. Em resumo, todos serão citados e efetivamente homenageados”, enfatiza a Prefeita Madalena.

FEIRA LIVRE DA OLIVEIRA LIMA FUNCIONARÁ NORMALMENTE NO FERIADO DE CORPUS CHRISTI


A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Garanhuns informa que a feira livre da próxima quinta-feira (04), feriado de Corpus Christi, na rua Oliveira Lima, bairro Heliópolis, acontece normalmente.

SECRETARIA DA MULHER PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE A SEMANA NACIONAL DA JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA

Secretaria da Mulher de Garanhuns participou do momento.

A segunda edição da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa acontecerá entre os dias 3 e 7 de agosto, marcando os nove anos da Lei Maria da Penha, que foi sancionada em 2006. Com o intuito de iniciar a formatação do evento, foi realizada, na manhã de hoje (02) uma reunião, no Fórum da Justiça Estadual de Garanhuns. A secretária da Mulher de Garanhuns, Eliane Vilar, e a diretora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), Rosário Sarduy, participaram do momento, em que foram discutidas políticas públicas de prevenção e combate à violência doméstica e iniciada a programação das atividades para a ação.

        O objetivo da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa é unir esforços e fortalecer parcerias institucionais para o enfrentamento à violência de gênero, além de acelerar o julgamento dos processos relativos aos casos de violência contra a mulher. A ação irá promover e estimular a intensificação de júris, audiências e julgamentos de processos, em todas as comarcas, que envolvem crimes de violência contra a mulher, além de outras ações voltadas à efetividade da lei.

A secretária da Mulher de Garanhuns, Eliane Vilar, falou sobre a importância da reunião. “Esse evento que acontecerá em agosto, onde há uma maior celeridade no julgamento dos casos pendentes do Maria da Penha é de extrema importância, por isso também foi muito significativa essa reunião que tivemos hoje”, comentou. Nesta reunião de formatação do evento, a convite da juíza Pollyanna Maria Barbosa, estiveram presentes, também, representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Regional e da Central de Apoio às Penas Alternativas (Ceapa).


Fonte: Secom – PMG
          Fotos: Ruthe Santana

COMUNIDADE CASTAINHO REALIZA FESTIVAL CULTURAL QUILOMBOLA ESTIVAS


Foi realizado no último domingo (31), o XIII Festival Cultural Quilombola Estivas. O evento contou com atrações musicais, grupos teatrais e bingo beneficente, que arrecadando dinheiro tem o intuito de reformar a comunidade do Castainho, bem como a construir nova Igreja para aquela localidade.

A comunidade quilombola é localizada a 7 quilômetros do centro de Garanhuns, reconhecida pela Fundação Palmares como comunidade remanescente quilombola, está passando por processo de demarcação de terras pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A festa do quilombo Estivas acontece todos os anos, sempre no último domingo do mês de maio e é aguardada por toda a comunidade quilombola.

Uma das atrações mais aguardadas, da festividade, foi a eleição da “Mais Bela Quilombola”, que contou com a participação de quatro concorrentes. A mesa de jurados foi composta por Djair Valença (Cantor), Selma Melo (Coordenadora da Atenção Básica) e Ângela Pereira (Fisioterapeuta multiprofissional de saúde em família) que elegeram Fabiana da Silva, 17 anos, estudante da Escola do município Salomão Rodrigues Vilela, como a campeã do concurso 2015.






 Fotos: Fábio Vasconcelos