segunda-feira, 25 de maio de 2015

EXCLUSIVO: VEREADOR CHAMA PSICÓLOGA DE “SEM VERGONHA” E BATE BOCA PÕE FIM A REUNIÃO NA CÂMARA DE VEREADORES DE GARANHUNS

No bate boca, o vereador já exaltado chama a Psicóloga de “sem vergonha”.

Polêmica. Assim foi a reunião promovida pela Secretaria de Juventude de Garanhuns (SEDJU) em parceria com a Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE). Realizada na Câmara Municipal de Vereadores e presidida por Gerson José de Carvalho Souza Filho (o Gersinho Filho), a reunião tinha como temática central o debate quanto a redução da maioridade penal, que em pauta no Congresso Nacional divide maciçamente opiniões.

Aprovada dias atrás com absoluta vantagem na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, a PEC 171/1993 ganhou fôlego em Brasília, e a partir de agora, terá total acessibilidade para a tramitação. Sua redação prevê imputabilidade aos jovens de 16 anos; o que na prática significa preconizar a responsabilidade penal a eles, atribuída antes após alcançado dezoito (18) anos.

A REUNIÃO EM GARANHUNS - Convidados a participar da reunião, médicos, assistentes sociais, advogados, conselheiros tutelares, secretários, sociedade civil entre outros se fizeram presentes. Junto a esses profissionais lá estava, também a convite, o vereador Gil (foto acima), inclusive na mesa diretora e uma Psicóloga (que prefere não se identificar). Juntos, Gil e a Psicóloga protagonizaram nas últimas horas da manhã da sexta-feira, (15), um verdadeiro bate boca na Casa Raimundo Moraes. A Discussão, que tomou proporções inesperadas, foi encerrada ao gritos, oferecidos pelo vereador.

O QUE FOI DITO - Em trecho da gravação que disponibilizamos abaixo, a Psicóloga, já mencionada afirma: “Eu não trabalho atrás de um balcão não, viu vereador”.

Em resposta, Gil pontua: “Eu acho que atrás de um birô a senhora deve ficar, porque é o seguinte eu não vejo a senhora nas periferias de Garanhuns não. Até porque é o seguinte, a senhora se enganou... Eu trabalhei numa instituição durante 24 anos com Segurança Pública... E Quanto a questão da minha opinião a senhora não pode. Sabe por quê a senhora faz isso?. A senhora tem algum adolescente desse aí que a senhora adotou? A senhora tem algum adolescente que matou, que estuprou dentro da sua casa? Sabe o que é isso? A verdade Psicóloga. A verdade Psicóloga é que dói.

Neste momento do embate a Psicóloga retruca: “Eu tenho vergonha do que o senhor diz” e o vereador já bastante exaltado afirma: “Sem vergonha é a senhora”.

Durante a discussão o Presidente do Legislativo, Gersinho Filho, pede para que sejam desligados os microfones devido ao fato do debate ter fugido inteiramente do foco. Gersinho faz suas considerações e passa a palavra ao Secretário da Juventude Pedro Passos, que já nesse momento é quem preside a reunião. Em seguida, Pedro dá por encerrado os trabalhos.

Confira na íntegra os momentos de discussão entre o vereador e a 
Psicóloga em áudio que disponibilizamos logo abaixo.


Recomendação; clique no ícone que aparece a direita da caixa do vídeo, assim você poderá visualizá-lo em tamanho maior e poderá seguir a legenda.

          FALA GIDI SANTOS:

          Durante a semana passada, após exibida matéria pelo Jornal Sináculo, onde trouxemos atona os fatos ocorridos na Câmara de Vereadores, o parlamentar disparou em seu perfil numa rede social diversas ofensas a Jornalista Selma Melo; chegando a dizer inclusive, que a profissional mentiu quando publicou que a reunião foi encerrada em razão do discurso inflamado dele. Bom o áudio revela, após o bate boca far-se necessário encerrar a reunião uma vez o foco do debate fora inteiramente perdido, palavras do Presidente do Poder Legislativo de Garanhuns Gersinho Filho (no áudio). Quanto a dizer que o discurso do mesmo foi de ódio, deixamos para nossos leitores esse entendimento. Por fim resta dizer que ninguém é bandido apenas por trabalhar junto a ressocialização de pessoas, como diz o vereador.


Relembre o caso aqui, aqui, aqui, aqui.

PROFESSORES DA UFPE DESCARTAM PARALISAÇÃO NO DIA 28


Os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) descartaram entrar em greve no próximo dia 28 de maio. A decisão foi votada, por 272 votos contrários e 82 a favor, em assembleia geral da categoria, realizada na manha desta segunda-feira.

Na última assembleia, também realizada no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), a classe decidiu pelo indicativo de greve para esta data. A decisão foi tomada por 39 votos a favor, 23 contra e sete abstenções.

Em reuniões realizadas nos dias 25 e 26 de abril em Brasília, o Sindicato Nacional das Instituições de Ensino Superior (Andes) definiu que haveria rodada de assembleias gerais nas seções sindicais, pautando indicativo de greve dos docentes federais. Os encontros contaram com a participação de 37 seções sindicais, incluindo a Adufepe. A conjuntura que levou a essa decisão envolve uma luta antiga dos docentes. Nas recentes tentativas de negociações com o governo federal, já foi protocolada no MEC a pauta de reivindicações do Andes, resultado do 34° Congresso da entidade, mas ainda não houve resposta à pauta.

Os principais pontos da pauta dos professores federais são: a defesa do caráter público de educação e a garantia da função social das IFE em prol da classe trabalhadora; reestruturação da carreira para o magistério federal, condições de trabalho, garantia de autonomia, valorização salarial para ativos e aposentados, e a luta contra a reforma da previdência, com a revogação das medidas provisórias 664 e 665.

Fonte: Diário de Pernambuco
Imagem: Divulgação

PERNAMBUCO COMEÇA A FORMAR BANCO DE PERFIS GENÉTICOS PARA MELHORAR COMBATE AO CRIME

Detentos da Penitenciária Barreto Campelo foram primeiros a terem material coletado.

Começou a ser formado, em Pernambuco, desde março deste ano, um banco de dados de perfis genéticos. O objetivo é acelerar e tornar mais segura a identificação de criminosos violentos, como assassinos e estupradores. A tecnologia está funcionando no Laboratório de DNA da Secretaria de Defesa Social (SDS), que anunciou a novidade nesta segunda-feira (25).

Os primeiros presos que tiveram material genético coletado cumprem pena na Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife. A previsão é de que, até o fim deste ano, detentos de outras unidades prisionais passem pelo mesmo procedimento. A nova ferramenta tem semelhanças com a utilizada pelo FBI e pelas polícias de outros países.

O software permite que a Polícia Científica possa confrontar vestígios coletados na cena de um crime com as amostras que compõem o banco de dados. Os perfis genéticos que vêm sendo coletados são de condenados por crimes hediondos.

          Fonte: Folha de Pernambuco
          Foto: Folha - PE

PRIMEIRO DIA DE INSCRIÇÕES DO ENEM REGISTRA MAIS DE 400 MIL CANDIDATOS


Balanço divulgado na noite desta segunda-feira (25) pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que 410 mil estudantes se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até as 19h de hoje, primeiro dia de inscrições. O MEC espera que mais de 9 milhões de pessoas se candidatarem aos testes até o dia 5 de junho.

Os candidatos poderão se inscrever exclusivamente pela internet, no site do Enem. O exame custa R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país.

O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Não importa a idade nem o ano do término do curso, basta que o interessado faça sua inscrição na página eletrônica do Enem. Estudantes que não terminarão o ensino médio este ano podem participar como treineiros ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.

A nota das provas podem ser usadas para o candidato participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que garante vagas gratuitas em cursos técnicos. A participação no Enem é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil, obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio.

Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa. Podem solicitar a isenção por carência, aqueles que têm uma renda renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. As informações devem ser comprovadas. O participante deve acompanhar na página de inscrição se o pedido de isenção foi aceito.

É também na inscrição que os participantes podem solicitar atendimento especializado ou específico. O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (alteração neurológica que dificulta a aprendizagem de números) ou com outra condição especial.

Após fazer a inscrição, participantes transexuais e travestis podem pedir o uso do nome social, também pela internet, entre os dias 15 e 26 de junho.

Fonte: Folha de Pernambuco
Imagem: Reprodução

PROJETO: "COM A PALAVRA O ESCRITOR" TRAZ FERNANDO MONTEIRO AOS SESC GARANHUNS


No dia 26 deste mês, o Sesc Garanhuns promove mais uma vez o projeto Com a Palavra, o Escritor. O evento acontece às 19h30 e é destinado para poetas, escritores, estudantes universitários e interessados pelo assunto.

Desta vez, o tema do encontro será “literatura como imagem e teorema”, em uma roda de conversa com o escritor Fernando Monteiro, com mediação de Márcia Felix. A entrada é gratuita.

Sobre o autor - Fernando Monteiro é poeta, romancista e cineasta brasileiro, além de ser bacharel em Ciências Sociais e ter estudado Cinematografia em Roma. Estreou como poeta com o poema longo “Memória do Mar Sublevado”, em 1973. O escritor também exerce a crítica de arte: é autor do livro Brennand, foi apresentador de exposições internacionais em Berlim e no Porto, atuou como jurado de salões de arte e desempenhou atividades de curador, na década de 1990.

PREÇOS DE LOTERIAS FICAM MAIS CAROS


Já está valendo desde domingo (24) o valor reajustado da aposta mínima da Mega-Sena, que passou de R$ 2,50 para R$ 3,50. Também aumentaram os preços das apostas na Lotofácil e Quina, Dupla-sena e nas loterias esportivas Loteca e Lotogol. Uma portaria publicada no dia 29 de abril no "Diário Oficial da União" autorizou a Caixa Econômica Federal a reajustar os preços das apostas das loterias.

Com a alta da aposta mínima, os preços das combinadas passam a ser os seguintes:
7 números – R$ 24,50
8 números – R$ 98
9 números – R$ 294
10 números – R$ 735
11 números – R$ 1.617
12 números – R$ 3.234
13 números – R$ 6.006
14 númreos – R$ 10.510,50
15 números – R$ 17.517,50

No caso da Lotofácil, o preço da aposta subiu para R$ 2 para as vendas a partir de 23 de maio (concurso 1.054).

QUINA - Para a Quina, o valor da aposta de 5 números foi reajustado para R$ 1,50 para as vendas partir de 24 de maio (concurso 3.486).

DUPLA SENA - No caso da Dupla-sena, o preço da aposta de seis números passou a R$ 2 a partir de 23 de maio.

LOTECA - Para a Loteca, a aposta simples passou a ser de R$ 1 a partir de 18 de maio.

LOTOGOL - Os preços das apostas da Lotogol passaram a ser de R$ 1 a partir de 18 de maio, para "1 aposta". 

APOSTAS MÍNIMAS E MÚLTIPLAS - Com as elevações das apostas mínimas, sobem também, proporcionalmente, as apostas múltiplas dessas loterias.

LOTOMANIA E TIMEMANIA - As apostas da Lotomania e da Timemania serão mantidas, respectivamente, em R$ 1,50 e R$ 2.


Fonte: g1 Portal de Notícias
Imagem: Reprodução

GARANHUNS REALIZA AÇÃO EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL SEM TABACO


Com  o objetivo de alertar a população, principalmente os adolescentes e adultos, sobre os prejuízos à saúde, causados pelo fumo, a Secretaria de Saúde de Garanhuns irá realizar uma ação de sensibilização, na próxima quinta-feira (28), no Espaço Colunata, no centro da cidade. Na ocasião, serão oferecidos serviços de saúde gratuitos, a partir das 8h. As atividades, que acontecerão em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, que tem sua data de comemoração instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 31 de maio, seguirão até às 12h.

Aferição arterial, teste de glicemia, orientações sobre saúde bucal, orientações nutricionais, avaliação física e entrega de panfletos informativos são algumas das atividades programadas para o dia de conscientização. Os serviços que serão oferecidos visam, também, incentivar a população quanto à prática de hábitos saudáveis ou, se houver interesse em parar de fumar, o início de um tratamento. Os interessados nesse tratamento serão identificados no dia da ação e encaminhados ao Programa Municipal de Tabagismo, levando em consideração a significativa melhoria da qualidade de vida de uma pessoa, ao parar de fumar. A ação será desenvolvida por nutricionistas, dentistas, educadores físicos e técnicos de enfermagem.

O tabagismo é considerado, pela OMS, a principal causa de morte evitável em todo o mundo. “A gravidade do problema é na mesma proporção da importância de se fazer uma ação sobre esse assunto. Será um momento de conscientização da população sobre os malefícios à saúde, causados pelo fumo, quais as formas de prevenção e de tratamento”, afirma Rayana Gundes, coordenadora do Núcleo de Promoção da Saúde. Para 2015, a OMS definiu o tema “Fim do comércio ilegal de produtos de tabaco”, para ser trabalhado internacionalmente.

ABERTA CONVOCATÓRIA MUNICIPAL PARA O FIG 2015


Estão abertas, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura, a convocatória para a seleção de propostas de artistas, grupos culturais e de formação para compor a programação do 25º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que deverá ser realizado no período de 16 a 25 de julho. O edital convocatório saiu na edição de hoje, do Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (Amupe) e pode ser acessado através do endereço: http://www.diariomunicipal.com.br/amupe, ou pelo site do do Governo Municipal

Serão aceitas inscrições na área de formação cultural e nos segmentos artístico-culturais de artes visuais, audiovisual, cultura popular, dança, design e moda, fotografia, literatura, música, patrimônio cultural, teatro e gospel. As inscrições deverão ser realizadas até o dia 03 de junho, de segunda a sábado, no horário das 8h às 14h, na Secretaria de Cultura de Garanhuns – localizada na rua 13 de Maio, S/N, Sala 5, São José, CEP: 55.295-410 – ou via Correios. Não Serão aceitas inscrições via fax ou internet. O resultado final da seleção será divulgado no site do Governo Municipal.

EDILSON SILVA VOLTA A QUESTIONAR PPP DA ARENA PERNAMBUCO


Na Reunião Plenária desta segunda (25), o deputado Edilson Silva (PSOL) retomou as críticas à Parceria Público-Privada da Arena Pernambuco e anunciou medidas para apurar possíveis irregularidades contratuais. “Não vamos aceitar a retórica do vice-governador Raul Henry como solução para um problema dessa natureza”, alegou, referindo-se à visita que o gestor fez a Casa no último dia 14.

O parlamentar cobrou rapidez na publicação de três pedidos de informação que protocolou no dia 20 de maio. Dessa vez, ele solicita ao Ministério dos Esportes, ao Governo do Estado e ao Tribunal de Contas do Estado documentos relativos à construção do estádio. “Henry afirmou que assinaria o aditivo ao contrato porque havia pareceres positivos dessas instituições. Se essas avaliações não existirem, faremos novas denúncias”, frisou. 

Silva também pede as comunicações oficiais ocorridas entre os órgãos, os governos Federal e Estadual e as federações Internacional, Brasileira e Pernambucana de futebol. Além disso, ele quer saber o montante da dívida da Arena com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Nordeste, e por que o projeto da Cidade da Copa não foi executado.

Ainda nessa segunda, Edilson Silva comemorou dois acontecimentos do último fim de semana. O primeiro foi o casamento coletivo LGBT, realizado no Recife, com apoio da prefeitura. O segundo, foi a aprovação, via consulta popular, do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Irlanda. “Apesar de estarmos vivendo uma onda conservadora, os fatos provam que a causa da liberdade e dos direitos civis da população LGBT avança”, avaliou.

ÁLVARO PORTO DENUNCIA FALTA DE ESTRUTURA PARA COMBATE A VIOLÊNCIA NO INTERIOR


Em discurso centrado nos episódios recentes de violência no Agreste, o deputado Álvaro Porto (PTB) voltou a criticar nesta segunda (25), na tribuna da Assembleia Legislativa, o que considera “descaso” do Governo do Estado com a segurança pública. O vice-líder da Oposição denunciou ainda a falta de estrutura dos órgãos policiais, especialmente no Interior, para combater a criminalidade. 

Porto citou o assassinato, no dia 12, do vereador Reginaldo Falcão, em São João – no Agreste Meridional -, e o sequestro-relâmpago, na última sexta-feira (22), do vice-prefeito de Angelim, Josemir Miranda. O deputado destacou, na sequência, os assaltos a ônibus na BR-232 e mencionou que, neste fim de semana, uma viatura da Polícia Militar foi incendiada em Lajedo e ocorreram assassinatos em Garanhuns, Belo Jardim e Barra de Sirinhaém. 

Como lembrou o parlamentar, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, participou de uma Audiência Pública na Casa, na última quinta (20). Durante o encontro, que abordou a violência na região, o gestor da pasta afirmou que 70 municípios do Estado, de um total de 185, estão sem delegados. Além disso, 90% das cidades da Zona da Mata e do Agreste são cobertas por uma única viatura, levando apenas dois homens. 

“Na maioria dos casos, um veículo chega a atender a três municípios. Como uma única viatura irá atender a distritos espalhados, em uma extensão de 400 quilômetros quadrados, o dobro da área do Recife, e, ao mesmo tempo, cobrir outras duas cidades?”, questionou. 

Em apartes, Romário Dias (PTB), Edilson Silva (PSOL), Joel da Harpa (PROS) e Teresa Leitão (PT) também cobraram mais empenho do Poder Executivo no combate à violência.

O líder do Governo, Waldemar Borges (PSB), afirmou que, no conjunto das ocorrências, o Pacto Pela Vida tem surtido efeito no combate à violência. O pessebista destacou, durante a Comunicação de Lideranças, as medidas recentemente anunciadas por Paulo Câmara, como as gratificações por desempenho para policiais e a ampliação dos quadros da Polícia Militar. “O governador irá encaminhar novas medidas, para tratar do assunto sob a ótica da prevenção”, apontou.