sábado, 9 de maio de 2015

MANO WALTER E FORRÓ PEGADO PROMETEM AGITAR ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE PEDRA DURANTE A SEMANA


A cidade de Pedra, Agreste pernambucano, completa 134 anos de emancipação política no próximo dia 13 de maio de 2015. Para comemorar, uma super programação está sendo preparada e promete agradar todos os gostos. Chamada antes de Pedra de Buíque, hoje somente Pedra, famosa por manter ativa sua tradicional Festa de Reis no início de Janeiro, a cidade promete fazer bonito em seu aniversário.

PROGRAMAÇÃO - Na segunda (11), e terça (12), haverá Gincana Cultural com todas as escolas do município e do estado, na perspectiva de trazer o mundo estudantil para as comemorações do aniversário local. Na quarta-feira 13, haverá shows musicais. O primeiro a subir ao palco montado na praça pública Imaculada Conceição será o cator prata da casa, Valdinho Paes. Em seguida, quem coloca a cidade para dançar é a banda Forró Pegado, e finalizando a noite, teremos o alagoano da cidade de Quebrangulo,“Playboy fazendeiro”, Mano Walter. Vaqueiro irreverente, Mano vem conquistando a cada dia seu espaço no cenário nordestino com sua música criativa, ja fazendo parte da programação das principais vaquejadas do Brasil.

A realização do evento fica por conta da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Governo, que ano após ano vem deixando impressa sua marca, promovendo entretenimento em datas comemorativas. Pedra está distante de Garanhuns 71 quilômetros, e o acesso para a chegada a cidade se dá pela BR 424 sentido alto do Magano. A viagem dura em média 1 hora e 30 minutos.


HISTÓRIA - A freguesia de Pedra foi criada pela lei provincial número 561, de 6 de maio de 1863, sendo provida canonicamente por ato diocesano de 14 de julho do mesmo ano, pelo seu primeiro vigário, padre Nuno Teodoro da Costa.

Foi elevada a categoria de vila pela lei provincial de número 1542 de 13 de maio de 1881, instalando-se a Câmara Municipal em 17 de agosto de 1885. Em 19 de maio de 1893 constituiu-se como província autônoma. Foi desmembrada do município de Buíque quando teve sua autonomia e passou à categoria de cidade.