sexta-feira, 8 de maio de 2015

PAULO CÂMARA ANUNCIA CONCURSO PÚBLICO PARA PERNAMBUCO E DIZ QUE PRIORIDADE É GERAÇÃO DE EMPREGO


O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, disse hoje (08.05), durante o Encontro dos Governadores do Nordeste, em Natal, com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que a principal preocupação dele é com a geração de empregos. “O Nordeste está sendo a região mais prejudicada este ano com a perda de empregos. Foram 78 mil empregos a menos, nos três primeiros meses. Para se ter uma ideia do que isso representa, no Brasil todo diminuiu menos de 70 mil. Ou seja: a concentração do desemprego está na Região Nordeste”, alertou.

Em Pernambuco, segundo o governador, foram fechados cerca de 35 mil postos de trabalho, principalmente na construção civil e na indústria de transformação. Paulo Câmara revelou que o ministro Joaquim Levy prometeu realizar encontros individuais com cada um dos nove governadores do Nordeste, a partir do próximo dia 19. “A gente tem uma preocupação muito grande com a geração de emprego. Isso envolve as obras em andamento, envolve a conclusão da Refinaria Abreu e Lima, envolve a necessidade de avançarmos em projetos estruturadores”.

ICMS - Outro tema tratado pelos governadores do Nordeste com o ministro Joaquim Levy foi a unificação do ICMS, o que acabaria com a chamada “guerra fiscal”, mas dificultaria a atração de empreendimentos privados por parte dos Estados nordestinos. Quatro Estados ainda resistem à unificação: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O governador Paulo Câmara disse que os Estados precisam ter mais segurança sobre essa questão. “A gente precisa ter uma clara condição de ter uma política de desenvolvimento regional. O ICMS, pela ausência desse política, instalou a ‘guerra fiscal’ no Brasil”, argumentou, acrescentando que essa política de concessão de incentivos via ICMS que levou o Nordeste a crescer muito nos últimos anos.

No encontro, estiveram presentes, além de Paulo Câmara, os governadores Robinson Faria (Rio Grande do Norte), Camilo Santana (Ceará), Rui Costa (Bahia), Wellington Dias (Piauí), Renan Filho (Alagoas), Ricardo Coutinho (Paraíba) e Flávio Dino (Maranhão). De Sergipe, foi o vice-governador Belivaldo Chagas. O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Mangabeira Unger, também compareceu.

CONCURSO PÚBLICO - De acordo com o governador, ainda este ano será lançado um edital para realização do concurso público para os órgãos operativos da Secretaria de Defesa Social. Serão oferecidas vagas para a Polícia Militar (1.500 soldados), Polícia Civil (500 agentes e 50 escrivães) e Polícia Científica (316 cargos). Já está em andamento outro certame do tipo para a seleção de 100 delegados.

“Os concursos da área de segurança são realizados em várias etapas, que exigem tanto prova escrita quanto treinamento; além de exames médicos e investigação social. Eles estarão prontos para, a partir de 2016, ingressarem em nossos quadros”, explicou Paulo Câmara, lembrando que no próximo ano Estado e União devem estar com as finanças em melhor situação.

POR RECOMENDAÇÃO DO MPPE CONCURSO DE GARANHUNS TEM DIVULGAÇÃO DE RESULTADO FINAL SUSPENSO; IAUPE SE PRONUNCIA SOBRE O CASO


O ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da segunda Promotoria de Justiça e Cidadania da cidade de Garanhuns recomendou ao executivo local a não veiculação do resultado final do recém realizado concurso público municipal. Ocorre que a promotoria lavrou recomendação formal em razão de haver 2 procedimentos de investigação que estão em tramitação. Entende a promotoria que, a divulgação do resultado final poderia abrir  um precedente não oportuno neste momento, uma vez existe denúncias que em tempo, podem vir a causar o cancelamento do certame. O Governo Municipal enviou nota oficial onde se posiciona sobre o caso. Abaixo leia na íntegra a nota.


O Governo Municipal de Garanhuns confirma o recebimento de Recomendação nº 003/2015, de lavra da 2ª Promotoria de justiça e Cidadania da Cidade de Garanhuns, ao qual se reporta a existência de 02 (dois) procedimentos administrativos em trâmite na promotoria de justiça tendo como objeto a apuração preliminar de fatos relativos ao concurso público realizado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco – IAUPE, cujo objeto é a suspensão da publicação do resultado final do certame.

A Prefeitura Municipal de Garanhuns, visando, sobretudo, a preservação da boa fé dos candidatos aprovados, bem como, visando o interesse máximo do respeito à lisura do procedimento administrativo de admissão e pessoal, solicitou ao IAUPE a suspensão da divulgação final do concurso público, até o término dos procedimentos em trâmites na promotoria de justiça desta cidade.

Salientamos o compromisso do Governo Municipal com todas as instituições fiscalizadoras do concurso público, visando a transparência do certame em discussão.

O QUE DIZ O MINISTÉRIO PÚBLICO

Domingos Sávio Pereira Agra (foto), Promotor titular da Promotoria de Justiça e Cidadania de Garanhuns, afirmou existir procedimentos abertos apurando a suposta divulgação dos gabaritos no site do IAUPE dias antes da realização das provas, o que teria favorecido alguns candidatos. Além disso, ocorreu a violação de um item do edital do concurso, que previa o ineditismo das questões, o que também prejudica a isonomia entre os concorrentes. Por fim, o MPPE também recebeu a denúncia de troca do conteúdo programático entre as questões dos cadernos de provas de agente de saúde e agente de endemias”, informou o promotor

Ainda segundo o promotor, a divulgação do resultado final sem a resolução das pendências apontadas pode gerar falsa expectativa e prejudicar o interesse público pelo comprometimento da lisura no processo seletivo e no resultado.

Saiba mais – a Prefeitura de Garanhuns lançou em fevereiro de 2015 o edital de concurso para contratação de 253 servidores municipais para cargos nas áreas administrativa, de saúde, educação e serviços públicos. Os aprovados deverão receber entre R$ 815,34 (nível fundamental) e R$ 2.500,00 (médicos).

A realização do concurso público foi um compromisso assumido pelo prefeito Izaías Régis no ano de 2014, quando o gestor firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o MPPE se comprometendo a substituir servidores contratados pelos aprovados na seleção.
         
          FALA GIDI SANTOS:

O Ministério Público de Pernambuco, através de suas promotorias, citando mais especificamente a de Justiça e Cidadania de Garanhuns afrente o Dr. Domingos Sávio Pereira Agra, está cumprindo verdadeiramente seu papel, desempenhando na prática suas atribuições de fiscal da Justiça. É através de ações de compromisso com a sociedade que nós a formamos, e somente com atitudes sérias e honestas como a do Ministério Público de Pernambuco em Garanhuns, que poderemos fazer renascer uma sociedade mais justa, mais igualitária, com equidade, sem perseguições, com liberdade.

Nós que fazemos os blog do Gidi Santos e o Blog Jornal Sináculo, Gidi Santos e Selma Melo, respectivamente, sentimos a sensação de dever cumprido, afinal fomos o os dois primeiros e únicos blogs a atentar para o vazamento de gabaritos e questões do concurso realizado pelo IAUPE em Garanhuns. Obstinados, comprometidos com o dever de informar, não nos ativemos a esconder nada, tornamos público o que deveria se tornar público. Entretanto há os que ficam descontentes, cada uma com seu motivo/razão. Nós do Jornal Sináculo e blog do Gidi Santos temos, e só podemos ter um senhor, você leitor, que merece e recebe através das páginas de internet nossa eterna isenção, ética e imparcialidade na notícia, reproduzida na íntegra como de fato aconteceu. Quando após a notícia trazemos à tona nosso posicionamento através do: FALA GIDI SANTOS, ou mesmo do: CONOSCO, estamos aí comentando a notícia, o que não significa dizer que ouve tentativa de mudá-la ou mesmo manipulá-la. O comentário é tão somente uma fala de alguém que tem experiência sobre um tema/questão.

Para os que estudaram muito, se prepararam para as provas como eu, cabe entender que, se encontrado elementos que burlem o edital, o concurso deve ser cancelado. Se provada ação fraudulenta por parte de quadrilhas, o concurso deve ser cancelado. Se constatado o vazamento de provas e gabaritos o concurso realizado pelo IAUPE em Garanhuns, deve ser cancelado. Quanto ao vazamento online desses gabaritos, um especialista em informação digital é o profissional mais habilitado para conduzir esse tipo de investigação, fornecendo assim laudo técnico sobre o caso. Agora é aguardar.

CONUPE/IAUPE EMITE PRONUNCIAMENTO OFICIAL:

Após comunicado realizado pelo município de Garanhuns, através da gestão pública, agora foi a vez do Conupe/Iaupe realizar pronunciamento oficial. O Conupe/Iaupe alega já ter explicado o ocorrido ao Ministério Público de Pernambuco que recomendou o adiamento da divulgação do resultado final do Concurso da Prefeitura de Garanhuns, que aconteceria hoje, dia 8. Abaixo segue na íntegra a nota que está postada no site UPENET: www.upenet.com.br

A CONUPE informa que o resultado final do concurso, que deveria ser divulgado nesta data de 08.05.2015, fica adiado em razão de sugestão do MPEP, acatada pela Prefeitura de Garanhuns. Esclarece que a intervenção do MPEP deveu-se a denúncias encaminhadas por um candidato, as quais já foram devidamente esclarecidas por esta Comissão. Tão logo aquela instituição conclua o seu procedimento, o resultado será divulgado nesta página.

SESC PERNAMBUCO ABRE SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA ESTÁGIO


Estudantes interessados em participar do Processo de Seleção Simplificado que irá contratar estagiários para atuar nas unidades do Sesc no Estado, podem se inscrever até o dia 15 de maio. São 30 vagas imediatas, além de cadastro de reserva, para cursos de Ensino Superior e Nível Técnico. As vagas estão distribuídas nas unidades do Recife, Jaboatão, São Lourenço da Mata, Goiana, Arcoverde, Caruaru, Triunfo, Araripina, Bodocó e Petrolina.

As oportunidades são para os cursos de: Artes Cênicas, Artes Plásticas, Biblioteconomia, Dança, Educação Física, Letras, Medicina, Pedagogia, Serviço Social, Turismo, Web Design e Técnico em Segurança do Trabalho. O candidato deve ter disponibilidade para estagiar 4h diárias ou 20h semanais no período de junho a dezembro de 2015 e estar cursando os últimos quatro períodos da faculdade; 7º, 8° ou 9° período no caso de Medicina; e 2º ou 3º período para Segurança do Trabalho.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas na Sede do Sesc, localizada na Rua Treze de Maio, nº 455, Santo Amaro, para as oportunidades em Recife, Jaboatão e São Lourenço, e nas unidades do Sesc Goiana, Arcoverde, Caruaru, Triunfo, Araripina, Bodocó e Petrolina, para as vagas de cada região. O candidato deve preencher uma ficha de inscrição e entregar o histórico escolar atualizado e assinado pela Instituição de Ensino Superior.

O processo seletivo conta com análise de currículo e entrevista, além de prova prática para as áreas de Segurança do Trabalho e Web Design. O resultado final e convocação dos aprovados acontece a partir de 26 de maio. A bolsa estágio é de R$ 656 (seiscentos e cinquenta e seis reais), além de auxílio transporte de R$ 140 (cento e quarenta reais). Todas as informações sobre o processo seletivo simplificado podem ser conferidas no regulamento em:

PROFESSORES DO MUNICPÍO DEFLAGRAM GREVE; PREFEITURA EMITE NOTA OFICIAL ONDE REPUDIA A AÇÃO


O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, esclarece à população que o Estado de greve decretada nesta quarta-feira (06) pelo Sindicato dos Servidores do Município de Garanhuns - Sinsemug, não é justo para com a população.

Após intensa negociação com a participação do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Garanhuns, foi acertado em conjunto, que seria dado o percentual de aumento de 8,84 % (oito vírgula oitenta e quatro por cento) para os servidores efetivos do quadro administrativo, e para os profissionais do magistério, fixado o piso inicial (salário inicial) em R$ 1.917,00 para uma carga horária de 200 h/a conforme determina a Lei 11.738/2008, e em consequência dados os percentuais sucessivamente para as diversas classes.

A fixação do piso salarial entendido pelo Supremo Tribunal Federal, como salário inicial da categoria, difere de aumento linear ou reajuste no mesmo percentual da fixação do piso, eis que inexistente na Lei 11.738/2008, qualquer dispositivo desta natureza, conforme inclusive decidido pelo TJPE, no caso envolvendo o Governo do Estado e os professores da educação em recente decisão. O aumento em percentuais diversos a todas as categorias do magistério foi dado visando a valorização destes profissionais, e nunca nem jamais com intuito de retirar ou suprimir ganhos destes. A valorização dos profissionais do magistério, vem sendo percebida no dia a dia pela atual gestão. É de bom salientar que sempre estamos tentando proporcionar o melhor para a categoria, como a distribuição dos notebooks, distribuição do vale – livro (voucher), capacitações aos profissionais, melhorias nas condições das escolas, etc.

Ressaltamos que nenhum servidor efetivo do magistério recebe valor abaixo do piso fixado pelo Ministério da Educação, e que jamais refutamos em receber o sindicato, ao contrário, a tabela enviada ao Poder Legislativo foi debatido com a participação do mesmo, como sempre, aliás, vem sendo feito pela atual gestão.

A Prefeitura Municipal de Garanhuns como todas as outras, obedece aos ditames da LC 101/2000, não podendo fugir aos parâmetros ali estabelecidos, sob pena de prejudicar todos os munícipes com a impossibilidade de celebração de convênios ou receber créditos de qualquer natureza.

A Secretaria de Educação e Esportes esclarece ainda que apesar do Estado de Greve, os estudantes não ficarão sem aula. As aulas acontecerão normalmente, sem qualquer interrupção, mesmo durante o período citado pelo sindicato. Por fim, entendemos que o movimento é deflagrado em verdadeiro equívoco, pois os maiores prejudicados são os alunos da rede municipal de ensino.

GARANHUNS ADERE AO “PARADA SEGURA” QUE GARANTE AS MULHERES A ESCOLHA DO PONTO PARA EMBARQUE E DESEMBARQUE DOS ÔNIBUS DA COLETIVOS SÃO CRISTÓVÃO

Ação inicia a partir da próxima segunda-feira (11).

O município de Garanhuns através da gestão atual, assinou, na manhã de ontem (07), um pacto de compromisso com a empresa Coletivos São Cristóvão. A parceria consiste em permitir que a partir das 21h, todas as mulheres possam solicitar o local de embarque e desembarque do transporte coletivo no lugar onde for mais seguro, sem precisar ser necessariamente uma parada de ônibus. A ação passa a valer, em Garanhuns, a partir da próxima segunda-feira (11).

A partir das 21h do próximo dia 11, qualquer mulher poderá solicitar a parada de ônibus onde quer que esteja, e também o desembarque mais próximo de seu destino, desde que faça parte do trajeto do transporte coletivo, até o horário de encerramento da circulação do transporte. Incluída no projeto internacional “Cidade Segura para as Mulheres”, a ação “Parada Segura” é um importante avanço para o nosso município, uma vez que Garanhuns é a quinta cidade do Brasil e a primeira de Pernambuco a iniciar esse item de segurança nos transportes coletivos para as mulheres. Além de Garanhuns, de acordo com a ActionAid Brasil, apenas as cidades Brasília (DF), Manaus (AM), João Pessoa (PB) e Guarujá (SP) disponibilizam desse serviço.

PROGRAMA DE INSERÇÃO PROFISSIONAL SERÁ APRESENTADO NA ESCOLA TÉCNICA DO SENAI

Proposta é desenvolver incentivo ao estágio nas empresas de Garanhuns.

Na próxima terça-feira (12), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), numa parceria com o município de Garanhuns, vai apresentar o Programa Inserção Profissional do Senai. O momento será aberto ao público em geral e acontece no auditório da Escola Técnica do Senai Garanhuns, localizada na avenida Sátiro Ivo, nº 1011, bairro Magano.

Na ocasião, haverá palestra sobre o objetivo do programa. A ideia é que encaminhamento de estagiários seja realizado para as empresas locais. As ações do programa visam beneficiar a população de forma geral. Tanto os estudantes, de áreas diversas, quanto os empresários, terão a indicação para determinada função.

AÇÕES EDUCATIVAS MARCARAM O LANÇAMENTO DO MAIO AMARELO EM ARCOVERDE


Na segunda-feira (04), o Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto do  Sertão do Moxotó - CRMPAM deu início a um série de ações do movimento Maio Amarelo- Atenção pela Vida. O lançamento aconteceu, às 16h, no semáforo da Avenida Antonio Japiassu, que dá acesso à Rua Germano Magalhães Bastos com panfletagem e faixas. O evento contou com a participação da Autarquia de Transito de Arcoverde – Arcotrans, da VI Gerencia Regional de Saúde – GERES, programa Mãe Coruja, 3º Batalhão (equipe de trânsito), alunos da Universidade Pernambuco- UPE, Câmara dos Dirigentes de Lojistas- CDL e Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde- ACA

“A cor amarelo simboliza atenção, assim como é a cor da sinalização de advertência no trânsito.”, explica a prefeita Madalena Britto, que através da Autarquia de Transito de Arcoverde- Arcotrans e das Secretarias de Saúde e Educação, tem representatividade municipal no CRMPAM.

Em Arcoverde, as atividades se estendem às escolas municipais e estaduais, aos círculos de educação e cultura do Programa Mãe Coruja. Haverá também Operação da Lei Seca do dia 15 ao 17 maio, assim como, Blitz do 3º Batalhão e da Arcotrans. O encerramento será no dia 31 com Passeio Ciclístico e participação dos Mototaxistas com saída da praça da Bíblia até a Praça Wiston Siqueira.

Dados - O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Esse mês foi escolhido, pois em 2011, a ONU decretou a Década de ação para a Segurança no trânsito. Com isso, maio se tornou a referência para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Além disso em 2013, foi lançada a Semana Mundial de Segurança do Pedestre. “A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada”, finaliza o presidente da Arcotrans, Vlademir Cavalcanti.

CINQUENTINHAS: PRIMEIRO EMPLACAMENTO DE PE É REALIZADO EM CARUARU


Na manhã da última quarta-feira (07), a Destra realizou o emplacamento do primeiro ciclomotor do Estado. A condutora e proprietária do veículo, Kyldyanny de Carvalho Santos, procurou a Destra para regularizar-se por acreditar na importância do procedimento. “Há um ano possuo esta cinquentinha, e quando vi que o município estava regularizando este tipo de veículo, procurei a Destra por saber que esse procedimento garante a minha segurança e a segurança dos outros motoristas e pedestres”, destacou.

A regularização é fruto de uma parceria entre o Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco - CEPAM, o projeto Moto Amiga e a Destra, que desde o início do ano discutiam a viabilidade e a realização deste processo. O  emplacamento facilita a identificação dos condutores em casos de acidentes e infrações, visto que antes era impossível ter dados e informações, devido à informalidade do uso. Os condutores que quiserem regularizar as cinquentinhas devem procurar a sede da Destra portando: - Nota fiscal original do veículo e cópia simples;- RG original e cópia simples (o mesmo nome constante na N.F);- CPF original e cópia simples (o mesmo nome constante na N.F);- Cópia do comprovante de residência. Após isso, será encaminhado para uma unidade da Ciretran/Detran em Caruaru e efetuará o pagamento das taxas de emplacamento, seguro obrigatório e DPVAT. 

Lembrando que há a isenção da cobrança de IPVA para os veículos ciclomotores. “O cadastramento facilitará a fiscalização deste tipo de veículo que costuma ser pilotado por menores de idade, e também tem sido utilizado para a realização de crimes. O emplacamento facilitará a identificação dos condutores e garantirá mais segurança à população”, informou o diretor-presidente da Destra, Cel. Jaílson Pacheco.

ASSEMBLEIA VAI A PESQUEIRA PARA INSTALAR FRENTE PARLAMENTAR DE SOLUÇÕES HÍDRICAS

Coordenador da Frente, deputado João Eudes (PRP).

A Assembleia Legislativa realizou em Pesqueira, ontem, a reunião de instalação da Frente Parlamentar de Soluções Hídricas para Pernambuco. O colegiado fez questão de dar início às atividades na região Agreste, por ser a localidade uma das que mais sofre com a seca no Estado. Além de debater o tema com associações, gestores municipais e representantes do Poder Executivo, o grupo parlamentar ainda visitou as obras de um trecho da Adutora do Agreste, na cidade. 

Realizado no Hotel Estação Cruzeiro, o encontro de instalação foi presidido pelo coordenador da Frente, deputado João Eudes (PRP). Para ele, o colegiado é importante por ser mais um instrumento para ouvir a comunidade. “Queremos fazer uma radiografia das dificuldades e buscar soluções para a crise hídrica. Começamos no Agreste, mas vamos percorrer todo o Estado.”

O presidente da Associação Nordestina dos Sem-Água de Alagoinha e Adjacências, Sebastião dos Santos, participou da reunião e relatou o drama da população. “O panorama da nossa região é triste. A cidade de Alagoinha, por exemplo, está há quatro anos sem uma gota de água”, lamentou.


Segundo o Secretário Executivo de Recursos Hídricos, Almir Cirilo, a solução definitiva para a região só virá com a conclusão do Ramal Leste da Transposição do Rio São Francisco. No entanto, com o atraso da obra, a água do curso d’água não chegará à localidade antes de 2019. “Para não desampararmos a população por tanto tempo, vamos acelerar os trechos da Adutora do Agreste que podem ser integrados a outras fontes de água, como as barragens da Mata Sul”, explicou. 

De acordo com Cirilo, a adutora totaliza um investimento de R$ 3 bilhões. O custo da rede de barragens da Mata Sul, por sua vez, é de R$ 1 bilhão, dos quais cerca de R$ 250 milhões já foram repassados pelo Governo Federal. “Nosso objetivo é envolver a Assembleia dentro desse esforço para conseguir mais recursos federais”, disse Almir, que sinalizou, ainda, para a possibilidade de negociar financiamento junto ao Banco Mundial e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Também participaram do encontro os deputados Priscila Krause (DEM) e Ricardo Costa (PMDB), e o prefeito de Pesqueira, Evandro Chacon. “Vimos que não faltam projetos. Falta tirar os planos do papel”, observou Priscila. Para Costa, “o grande problema está na crise política e econômica pela qual passa a gestão federal”. “Precisamos fazer uma mobilização, até mesmo na mídia, para sensibilizar as autoridades de todas as instâncias”, concluiu Chacon. 

Visita - Após a reunião de instalação, o colegiado visitou as obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Adutora do Agreste, no distrito de Canela de Ema, também em Pesqueira. A estação distribuirá água para 32 cidades. O trecho da Adutora do Agreste estava previsto para ser concluído em junho de 2015, mas só deverá ser finalizado em 2016. “Esse atraso se deve à descontinuidade nos repasses do Governo Federal”, justificou o diretor de Projetos Especiais da Compesa, Carlos Eduardo Maia.

INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO NAÍDE TEODÓSIO SEGUEM ATÉ 31 DE MAIO


Seguem abertas até o dia 31 de maio as inscrições para a 8º edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gêneros. As inscrições para o concurso são gratuitas e o Prêmio tem por objetivo estimular produções no campo dos estudos de gênero por meio da seleção de redações, artigos científicos, relatos e projetos de experiência pedagógica, além de roteiros para vídeo documentário digital de curta metragem que podem ser submetidos em diversas temáticas. As sete edições anteriores somam aproximadamente um total de 4.150 pessoas inscritas e 160 pessoas premiadas.

A premiação é promovida numa parceria entre A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) em parceria com as secretarias de Educação (SEE), Ciência e Tecnologia e Inovação (SECTEC), Planejamento e Gestão (SEPLAG); as fundações de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Joaquim Nabuco (FUNDAJ); a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE); e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Saiba mais no: