terça-feira, 5 de maio de 2015

POLÍCIA MILITAR ALOJADA EM CONTÊINER VIVE DIAS DE RISCO

Militares da guarda ficam alojados em um pequeno contêiner.

A Polícia Militar de Pernambuco, através do efetivo da Guarda Patrimonial, serviço da reserva que coloca em atividade policiais que estão no quadro dos aposentados, tem vivido dias difíceis no posto de apoio da Fundação de Atendimento Sócio Educativo (Funase). A categoria tem seus agentes instalados em lugar não adequado se observado com cuidado uma estrutura que está do lado externo da fundação.

Na Funase, um contêiner é utilizado como alojamento. Isso ocorre em razão do início de obras reestruturadoras daquela unidade, orçada em R$ 2,498,055,26 (Dois milhões, quatrocentos e noventa e oito mil, cinquenta e cinco reais e vinte e seis centavos), previsto prazo para conclusão de 210 dias, porém ainda não entregue. A obra iniciada em meados de janeiro, por hora, está paralisada.

contêiner usado como alojamento está posicionado, como já dito, do lado de fora. Isso em razão de uma impossibilidade do guincho que o transportava (imenso), não conseguiu acesso a Fundação. Segundo informações, o fato desse contêiner está externo aumenta gradativamente o nível de periculosidade em que é colocado o policial de serviço, uma vez qualquer pessoa mantém contato com ele, ficando assim passivo de ação criminosa. Esse Contêiner lembra em parte os que são instalados no estado do Rio de Janeiro nas sedes das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Com pouca resistência a possíveis ataques de material bélico, essa estrutura metálica sequer resisti ao disparo de arma de fogo calibre 22; arma essa de fácil acesso aos criminosos.

GUARDA PATRIMONIAL NA FUNASE - Alguns Militares pontuam que a manutenção da ordem dos menores infratores da Funase é de competência do policiamento ostensivo ativo da PM e dos agentes Sócio Educadores. Segundo lei vigente Nº 11.116, de 22 de Julho de 1994, os agentes policiais graduados, que ocupam hoje posição de Cabo PM, 1º, 2º, 3º Sargentos, ou mesmo ascendentes na hierarquia, sendo inativos, devem proteger e preservar o patrimônio tangível material do estado, se convocados à trabalhar na Guarda Patrimonial; nesse sentido, prédios, repartições públicas, escolas estaduais entre outros. Em conflito, a mesma redação da lei afirma que eles (Guarda Patrimonial), podem ser utilizados em instalações que sejam pertencentes ao executivo estadual, caso da Funase. 

O QUE DIZ A ACS EM GARANHUNS - Procurado, o Cabo Edcarlos, representante da Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco, em Garanhuns, informou que estará buscando maiores detalhes sobre o caso para informar, na capital Recife, o também Cabo, Alberes, Presidente estadual da ACS. Edcarlos disse ainda que vai levar ao conhecimento do Comandante Geral da Guarda Patrimonial do estado para que sejam tomadas as devidas providências. Em Garanhuns o Comandante da Guarda Patrimonial é o Capitão Heitor, que procurado por nossa redação não estava em dia de seu expediente no 9º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco Arruda Câmara, com sede em Garanhuns.



Fotos: Gidi Santos

ATIVISTAS DO MOVIMENTO OCUPA ESTELITA REALIZAM PASSEATA ATÉ A ZONA SUL

O movimento Ocupe Estelita realizou no final da tarde desta terça-feira (5) uma
caminhada do centro do Recife até o Cais José Estelita.

Após realizarem uma passeata o Centro do Recife até o Cais José Estelita, na tarde desta terça-feira (5), os ativistas do movimento Ocupe Estelita ocuparam o estacionamento do Rio Mar. Por volta das 21h, cerca de 200 pessoas protestaram dentro do centro comercial. 

O movimento Ocupe Estelita realizou no final da tarde desta terça-feira (5) uma caminhada do centro do Recife até o Cais José Estelita. No entanto, os ativistas não puderam entrar no local porque equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar estavam fazendo o isolamento da área antes mesmo da chegada dos manifestantes.

Em reunião realizada pelos integrantes do movimento, ficou estabelecido que um novo ato será realizado nesta quinta-feira (7), na Praça do Derby, no centro da cidade.

Após acordo com os agentes do Choque, o grupo foi autorizado a passar em direção ao bairro do Pina. Após uma breve concentração no estacionamento do Rio Mar, cerca de 200 integrantes resolveram entrar no centro comercial, onde gritaram palavras de ordem, munidos com cartazes.

VOTAÇÃO

O plano urbanístico para o Cais José Estelita foi aprovado em duas votações na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (5), apesar de não estar na ordem de votação do dia. A lei foi sancionada pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) de São Paulo, onde cumpria agenda.

O movimento voltou à Câmara de Vereadores da capital pernambucana mas foram impedidos de entrar. A Rua do Hospício foi fechada e por volta das 18h os manifestantes seguiram em passeata pela Avenida Conde da Boa Vista.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) enviou agentes para acompanhar a passeta e orientar os motoristas a seguirem por outras vias

Fonte: Jc Online
Foto: Alexandre Godim/ JC Imagem

EM PROGRAMA, LULA DESTACA BANDEIRAS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES


O PT divulgou nesta terça-feira (5), na sua página oficial do Facebook, íntegra do programa de 10 minutos que será exibido nesta noite. No programa, aparecem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do partido, Rui Falcão. Como previsto, não há participação da presidente Dilma Rousseff – ela aparece brevemente nas imagens, sem identificação. Lula centra sua fala contra terceirização enquanto Falcão anuncia que o partido vai expulsar militantes que forem condenados por “malfeitos”. O programa também se dedica a falar do ajuste econômico promovido pelo governo, comparando com crises passadas por quais passou o País.

Seguindo o objetivo de dar mais evidência ao partido que ao governo, o programa traz diversas vezes o símbolo do partido. O “PT” é o sujeito da maior parte das frases, a maioria mostrando conquistas dos governos Lula e Dilma – os nomes dos governantes não são mencionados. O nome de Dilma não é citado sequer uma vez e o nome de Lula só aparece na legenda quando ele dá o depoimento contra a lei que libera terceirização para atividades-fim.
O programa inicia faixas e cartazes com bandeiras históricas da legenda, como a luta contra fome e por mais justiça social e segue com uma imagem ensolarada, ressaltando em texto que o País se tornou mais desenvolvido, mais justo e com mais oportunidades e direitos durante a gestão petista.

Assita o vídeo. Ele segue abordando outros temas.
Fonte: O Estadão Conteúdo

AÉCIO DIZ QUE PROGRAMA DO PT ZOMBA DA INTELIGÊNCIA DOS TRABALHADORES


Assim que terminou o programa que o PT levou ao ar, em cadeia nacional de rádio e televisão, na noite desta terça-feira (5), o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, divulgou em sua página oficial no Facebook um post com críticas. “O programa do PT zomba da inteligência e desrespeita milhões de trabalhadores e de famílias que conhecem bem a realidade em que vivem”, disse o tucano.

Para o senador mineiro, o programa que o PT levou ao ar foi “a mais enganosa e fantasiosa peça de propaganda já produzida por um partido e evidencia a que ponto eles são capazes de chegar”. E destacou que o partido escondeu a própria presidente da República, Dilma Rousseff (PT), “como se o partido não tivesse também a total responsabilidade pelos atos praticados pelo governo nos últimos 12 anos e que trouxeram o País e as famílias brasileiras à grave crise hoje enfrentada pela população”.

Ainda nas críticas, o senador ironizou o fato de a propaganda petista dizer que está ao lado do trabalhador e que não permitirá que seus direitos sejam cortados. “Exatamente no mesmo dia em que chegam à Câmara dos Deputados duas Medidas Provisórias assinadas pela presidente em que são claros os cortes de conquistas dos trabalhadores.” E continua: “O programa chega às vias de um teatro do absurdo que ofende os brasileiros quando o presidente do partido (Lula) afirma que o PT e o governo combatem a corrupção.”

Aécio diz ainda que o PT promete a expulsão de quem for condenado por corrupção, “mas não explica aos brasileiros por que mantém entre seus principais nomes os condenados do mensalão José Dirceu e José Genoino, entre outros que permanecem com poder de mando sobre o partido e sendo saudados como heróis”. E alfinetou: “O partido que mais recebeu dinheiro de empresas privadas agora diz defender sua proibição.”

O tucano, que foi derrotado nas eleições presidenciais de outubro, argumenta também que “os dez minutos de propaganda política do PT utilizaram a mesma estética e o mesmo discurso da campanha eleitoral mais desonesta da história”. E finaliza: “Os brasileiros, que já foram vítimas de um estelionato eleitoral sem precedentes, não vão se deixar enganar novamente.”

Fonte: O estadão Conteúdo
          Foto: Reprodução

GARANHUNS CONQUISTA PÓDIOS EM CAMPEONATO DE KARATÊ


Sete karatecas de Garanhuns participaram, no último fim de semana, do Campeonato Zonal Norte/Nordeste de Karatê Interestilos, na cidade de Feira de Santana (BA). Adonis França, Pablo Mateus, José Cleiton, Arthur Pessoa, Sebastião Gomes, Gilberto Bezerra e o professor e atleta Eguinaldo Silvestre trouxeram medalhas para casa.

No total, foram quatro medalhas de ouro, duas de prata e cinco medalhas de bronze. O professor e atleta faixa preta Eguinaldo Silvestre, que também atua no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Magano, dando aulas de karatê a crianças e jovens, contribuindo na formação de cidadãos através do esporte, comenta esse resultado. “Muito bom ver os nossos talentos representando a cidade em competições tão importantes como essa. Agradeço a parceria do Governo Municipal por nos apoiar sempre em todos os campeonatos”, registra.

Segue, abaixo, a relação com o nome dos atletas participantes, suas categorias e respectivas medalhas:

Adonis França (2 medalhas de prata) categoria Juvenil – faixa roxa
Arthur Pessoa (1 medalha de bronze) categoria Mirim C – faixa laranja
Eguinaldo Silvestre (1 medalha ouro, 2 bronze) - Máster A – faixa preta
Gilberto Bezerra (1 medalha de ouro) Máster C –  55 anos cima – faixa preta
José Monteiro (1 medalha de bronze) categoria Juvenil – faixa amarela
Pablo Mateus (1 medalha de bronze) categoria Mirim A – faixa laranja
Sebastião Gomes (2 medalhas de ouro) categoria Máster – faixa verde




FISICULTURISMO: ATLETA DE GARANHUNS TRAZ TÍTULOS DO CAMPEONATO ESTREANTES IFBB-RN


O atleta de fisiculturismo Vitor Chaves participou, no último domingo (03), em Natal (RN), do Campeonato “Estreantes IFBB-RN” – filiado a maior federação de fisiculturismo do mundo, a International Federation of Bodybuilding (IFBB). Vitor competiu na categoria Men’s Physique, até 1,70m, e foi campeão, além de campeão overall. O campeonato classificou os atletas para participarem da próxima etapa, que é o Campeonato Estadual.

“A categoria Men’s Physique é dividida em quatro subcategorias de altura: até 1,70m, até 1,74m, até 1,78m e acima de 1,78m. Os quatro campeões dessas subcategorias se confrontam e é definido assim o campeão overall, como foi o meu caso”, destaca o campeão.

Vitor agora se prepara para competir, nos dias 29, 30 e 31 de maio, no maior evento multiesportivo de fisiculturismo do país, o Arnold Classic Brasil. Pela primeira vez, um atleta garanhuense vai subir ao palco de um dos eventos fitness mais importantes do mundo.

Foto: Divulgação

ARCOVERDE MANTÉM INVESTIMENTO NAS FESTAS JUNINAS


A crise econômica que atrapalha muitos segmentos no País não poupou nem o São João. Há pouco mais de um mês para a festa junina, algumas das principais cidades que investem nos festejos anunciaram a redução dos dias de evento, por conta de investimentos minguados. Contudo, seguindo direção contrária, o município de Arcoverde, no Sertão do Estado, promete não deixar a ideia de crise apagar o brilho da época. 

A cidade, conhecida como Portal do Sertão, mudou a estratégia. No ano passado, a Prefeitura investiu 70% dos recursos em contrapartida de 30% de patrocínios privados. Para 2015, espera-se inverter os papéis. “Devemos investir 40% e os patrocínios ficar com 60%, incluindo investimentos oriundos do setor público”, explica o secretário de Turismo e Eventos de Arcoverde, Albérico Pacheco.

Com uma estrutura que recebeu cerca de 700 mil pessoas no último São João, Arcoverde impactou a economia da região com a circulação de R$ 30 milhões em 2014. “A expectativa é que mesmo com a crise, em 2015, consigamos manter a mesma movimentação econômica do ano passado”, declarou a prefeita Madalena Britto. Em Arcoverde, as festas juninas geram cerca de quatro mil empregos diretos e indiretos.

Foto: David Mayer

ALEPE INSTALA COMISSÃO ESPECIAL PARA FISCALIZAR OBRAS DO PAC


Os casos de obras inacabadas ou atrasadas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, em Pernambuco serão apurados por meio de uma Comissão Especial instalada, nesta terça(5), na Assembleia Legislativa. O colegiado vai funcionar por 90 dias, que podem ser prorrogados pelo mesmo período, e irá realizar ações de fiscalização e audiências para elaboração de um relatório com o diagnóstico da situação, sugestões e cobranças para solucionar os problemas identificados.

Autor do requerimento de criação da comissão, Miguel Coelho (PSB) foi eleito para a presidência. Diogo Moraes (PSB) será o relator e Teresa Leitão (PT) ocupará a vice-presidência. Também farão parte, como titulares da comissão, os deputados Aluísio Lessa (PSB) e Sílvio Costa Filho (PTB) e, como suplentes, Júlio Cavalcanti (PTB), Pedro Serafim Neto (PDT), Zé Maurício (PP), André Ferreira (PMDB) e Joaquim Lira (PSD). 

O colegiado definiu uma agenda de trabalhos. Na próxima sexta (8), ficou acertada uma visita ao Complexo de Suape para verificar a situação da Refinaria Abreu e Lima e dos estaleiros Promar e Atlântico Sul. Na próxima terça (12), a comissão vai realizar uma reunião com membros do Ministério do Planejamento e da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão. Os atrasos nas obras da Ferrovia Transnordestina, Arco Metropolitano, Adutora do Agreste, além da Transposição do Rio São Francisco e do corredor fluvial do Rio Capibaribe, também estarão na pauta da comissão.

Antes da reunião, durante a Reunião Plenária, Miguel Coelho havia criticado a falta de planejamento, gerenciamento e articulação política do Governo Federal, o que pode ter causado as deficiências na implementação do PAC. “Pernambuco se encontra bastante prejudicado, pois foram planejadas mais de 3,1 mil obras, entretanto pouco mais de 810 já foram concluídas”, revelou. O deputado recebeu apartes de Antônio Moraes (PSDB), Aluísio Lessa(PSB), Sílvio Costa Filho(PTB) e Edilson Silva (PSOL).

Autor do requerimento de criação da comissão, Miguel Coelho (PSB).

CÂMARA APROVA PROJETO QUE DISPENSA MUNICÍPIOS DA MANUTENÇÃO DA REDE ELÉTRICA


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (28/04) a suspensão de parte da Resolução Normativa 479/12, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que repassa aos municípios a elaboração de projeto e a implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação pública. A suspensão está prevista no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1428/13, do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP).

A matéria, aprovada na forma de uma emenda do deputado Andre Moura (PSC-SE), será votada ainda pelo Senado. Marquezelli ressaltou que a resolução da Aneel já está sendo contestada, com mais de 300 ações na Justiça dando ganho de causa em primeira instância às pequenas prefeituras. “Isso vai ser solucionado daqui a dez anos, dando uma despesa para a União com ressarcimentos”, afirmou, defendendo a atuação do Legislativo no caso.

A resolução da Aneel também permite que as atribuições dos municípios sejam delegadas. Já as despesas previstas na resolução incluem ainda todos os custos referentes à ampliação de capacidade ou à reforma de subestações, alimentadores e linhas já existentes.

NORMA ANTIGA

O PDC suspende ainda dispositivo semelhante que constava de outra resolução normativa da Aneel (414, de 2010), alterada pela resolução 479/12. Segundo esse texto mais antigo e que passaria a vigorar novamente se não fosse suspenso também, a responsabilidade pelos serviços de elaboração de projeto, implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação pública seria de pessoa jurídica de direito público ou daquela para qual foi delegada por meio de concessão ou autorização.

Tanto no caso do texto de 2010 quanto no de 2012, a distribuidora poderá prestar esses serviços se houver contrato específico para isso, ficando o ente público responsável pelas despesas decorrentes.

Outro artigo da Resolução 414/10 suspenso prevê normas para a transferência dos ativos permanentes relacionados à iluminação pública (postes, transformadores e outros equipamentos) para os municípios. O prazo previsto para essa transferência acabou em dezembro de 2014.

          Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados


GOVERNADOR DISCUTE PROJETOS DE PERNAMBUCO COM OS MINISTROS DA AVIAÇÃO CIVIL E DOS PORTOS


O governador Paulo Câmara esteve ontem (05.05) em Brasília para audiências com os ministros Eliseu Padilha (Aviação Civil) e Edinho Araújo (Portos). Os dois encontros serviram para avaliar o apoio do Governo Federal a projetos de interesse de Pernambuco, relativos ao Aeroporto Internacional dos Guararapes e aos portos do Recife e de Suape.

“Foram conversas positivas. Viemos pedir atenção dos ministros para o andamento de algumas questões fundamentais para a economia do Estado, que vão ajudar Pernambuco a continuar crescendo, gerando novos empregos e renda, principalmente para aqueles que mais precisam”, disse Paulo, que esteve nos dois ministérios com o vice-governador Raul Henry, com o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e com os secretários estaduais José Neto (Assessoria Especial) e Márcio Stefanni (Fazenda).

A primeira reunião do dia foi com o ministro dos Portos. A Edinho Araújo, o governador de Pernambuco pediu atenção especial do Governo Federal para as licitações dos novos terminais do Porto de Suape, como o segundo terminal de contêineres, o terminal de minérios da Ilha de Cocaia e a conversão do terminal de açúcar em terminal de grãos, além da retificação do cais do porto do Recife, defronte de onde fica o Terminal de Passageiros.

Paulo Câmara conversou com o ministro Eliseu Padilha sobre os planos do Governo Federal para o Aeroporto dos Guararapes. O governador Paulo Câmara relatou a conversa que teve ontem (04.05), em São Paulo, com a presidente executiva da TAM, Claudia Sender, para defender o aeroporto do Recife como a sede do futuro “hub” de voos da Latam – empresa que reúne a TAM e a empresa aérea chilena LAN.

“O ministro Padilha se colocou à disposição para fornecer os dados e as informações que foram demandadas pela TAM e pelo Estado. Informações que possam ser úteis para a tomada de decisão sobre o ‘hub’”, disse o governador de Pernambuco.

Foto: Ennio Benning/SEI