quarta-feira, 1 de abril de 2015

IMUNIZAÇÃO CONTRA HPV ACONTECE NAS UB’S DE GARANHUNS

A campanha foi encerrada nas instituições de ensino, alcançando mais
de 1.500 meninas do Município.

A imunização contra o Papiloma Vírus Humana (HPV), que é direcionada, neste ano, a meninas de 9 a 11 anos de idade, alcançou 42,7% do seu público-alvo, em Garanhuns. A campanha nacional de vacinação, que iniciou no dia 11 de março, imunizou, ao total, 1.529 meninas. A campanha foi realizada em todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Garanhuns, com o objetivo de prevenir contra o câncer de colo do útero. A campanha foi encerrada ontem (31), nas instituições de ensino, porém, segue nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), para alcançar todo o público destinado.

O Ministério da Saúde garante que a imunização contra HPV tem eficácia comprovada para proteger as mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram contato com o vírus. Em março de 2014, a vacina foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação, quando a faixa etária compreendia meninas que estavam entre 11 e 13 anos de idade. Neste a ano, a campanha foi ampliada, passando a disponibilizar as doses para as que têm entre 9 e 11 anos de idade. E por mulheres que têm até 26 anos de idade e convivem com HIV, possuírem uma maior probabilidade em desenvolver o câncer de colo de útero, a vacina também, está disponível para esse público. Em 2016, as vacinas começarão a ser aplicadas nas meninas que completam 9 anos de idade.

Apesar da campanha já ter sido encerrada nas instituições de ensino, pouco mais da metade do público-alvo ainda não foi imunizado. A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Rafaella Menezes, pede a atenção da população quanto a importância da vacina. “O câncer de colo do útero está em terceiro lugar dos que mais matam mulheres no Brasil, por isso alertamos para essa prevenção, por ser a vacina, a melhor forma de prevenir”, afirma. Para receber a vacina, é necessário comparecer a alguma Unidade Básica de Saúde (UBS), munido de cartão de vacinação e o documento de identificação da menina.

Foto: Ruthe Santana

CURSO DE MECÂNICO CICLO OTTO SERÁ OFERTADO GRATUITAMENTE EM GARANHUNS


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), vai promover mais um curso profissionalizante. A nova oportunidade é para o curso de mecânico de motor Ciclo Otto (automotiva). As inscrições, gratuitas, abrem na próxima terça-feira (07), e devem ser feitas na sede do Senai, localizado na avenida Sátiro Ivo, bairro Magano. O curso terá início no dia 13 de abril, na própria unidade.

Os interessados precisam se encaixar em alguns pré-requisitos, sendo eles: a partir de 16 anos de idade e cursando, ou concluindo, o Ensino Fundamental. De acordo a instituição, serão formadas duas turmas, cada uma delas com 20 alunos, nos turnos tarde e noite.  Para o ato de inscrição, é preciso levar cópias da carteira de identidade, do CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.