segunda-feira, 30 de março de 2015

SÃO JOÃO DE CARUARU JÁ TEM DATA DEFINIDA; SERÁ DE SÁBADO, 30 DE MAIO, A SEGUNDA-FEIRA, 29 DE JUNHO


Os forrozeiros de plantão podem começar o aquecimento, pois o maior e melhor São João do mundo já tem data para começar. O arrastapé terá início no dia 30 de maio e seguirá até o dia 29 de junho. A informação é do site oficial da prefeitura municipal de Caruaru. A grade de programação, estrutura, polos de animação e outros detalhes da festa serão divulgados em breve.

“É muito importante divulgarmos o São João com antecedência. É bom para o setor de turismo, pois as empresas negociam pacotes de viagens. É favorável também para os visitantes e turistas, pois eles conseguem se programar para vir dançar forró em Caruaru. A economia local também é diretamente beneficiada. No fim todos saem ganhando”, pontua a presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Lucia Lima.


O matuto e a festa de São João

       Carça as chinelas, o arrastapé se anuncia, o tamborete traz pro mode eu sentar. Comida boa, bolo milho, pé de moleque e de fubá. As quadria, que comece os ensai do casamento matuto. Os foguetero, os rojão, bomba e os fogo de artifíço. Bacamarteiros empenhuem e atirem pro chão, no aperto da gatilhada.

        Ô Maria descasca o mi pra nóis fazer cangica e pelo amor de nosso vei Lua num esquece da pamonha, do munguzá pra nóis tumá. A foguera deixe comigo, que busco uns três toco de pau bom e faço a sujeita queimar a noite inteira.

Se tudo der certo Maria, anoite o ralá bucho vai ser dos bom, tem fungado na orelha e currida de primeira pra vê quem chega em primeiro lugar. O prêmio, Mió num tem. Prato chei de olhado, mais desejado do que muié em altar.

Sabe Maria num sei não, do jeito que tô vendo a chuva tá querendo adentrar o sertão. São Pedro já deu a ordem, a asa branca voou, anunciou pro povão que o dia esperado chegou.

No batido da sanfona, no acorde da zabumba; o chiado do triângulo antecipa que todo home e muié dessa vida um dia trosce os pé e castiga o solado, a salteira, o chapéu de palha a perneira só pra dançar o são joão.

Seu Zabumbeiro, me acompanhe se puder. Da zona da Mata ao Agreste, do Litoral ao Sertão, nos trinta dia de mês de junho só se ouve uma coisa: “Sanfoneiro, peste, toca aí, xaxado, forró ou baião...”.

E Viva São João....

           Poesia de autoria de Gidi Santos. 
           Reprodução autorizada mediante citação do poeta

CONCURSO DA PREFEITURA DE GARANHUNS; IAUPE DIVULGA GABARITO PRELIMINAR


O Instituto Iaupe, de apoio a Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou hoje (30) de março as provas, além dos gabaritos preliminares do concurso realizado neste domingo (29), no município de Garanhuns. Estavam em disputa 253 vagas em todos os níveis de escolaridade; fundamental, médio e superior. O Iaupe foi a banca organizadora do certame.

As provas realizadas, foram divididas em dois horários distintos, parte durante manhã e outra a tarde. Segundo o instituto, essa foi a maneira encontrada para dar condição de realização da primeira etapa do concurso, a prova objetiva, uma vez o número de inscritos superou as espectativas de todos. 22 prédios foram colocados a disposição pelo município e tudo transcorreu bem durante todo o dia de realização das provas.

O resultado final, depois de interpostos recursos e lista contendo os aprovados e classsificados será divulgado pelo instituto no site: www.upenet.com.br, mas ainda não tem data definida. A homologação, será feita pelo Governo municipal.

Clique aqui e confira os gabaritos.

DIVULGADA AS ATRAÇÕES DO II FESTIVAL VIVA DOMINGUINHOS


Grandes nomes da Música Popular Brasileira darão ainda maior destaque ao festival, que também conta com shows e rodas de sanfona no Espaço Colunata, que irá funcionar, este ano, em dois dias – sexta (01) e sábado (02). Além disso, no último dia do evento, o público contará com intervenção artística no muro do Hotel Tavares Correia, localizado na avenida Rui Barbosa. Pinturas com o tema Dominguinhos, com artistas locais. Projeto Dominguinhos em Quadro

Mais cultura – O workshop “Desmistificando a Sanfona” permanece na grade de programação. Durante todo o mês de abril, a ação, que mostra às crianças como se toca a sanfona e fala da vida de Dominguinhos, vai percorrer várias escolas municipais.

Este ano, a exposição sobre Dominguinhos ficará instalada na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns (IHGG), onde também haverá cinema com veiculação de filmes e reportagens de Dominguinhos.

Infraestrutura – Assim como no ano passado, a infraestrutura do evento contará com praça de alimentação, área de artesanato, banheiros químicos (alguns com acessibilidade), estrutura coberta com mesas e cadeiras e esquema de segurança executado em parceria com a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Confira, abaixo, a programação do II Festival Viva Dominguinhos – Polo principal: 
Palco Praça Mestre Dominguinhos

Quinta-feira (30)

21h00 - Alexandre Revoredo
22h00 - Nádia Maia
23h30 - Quinteto Violado
01h00 - Flávio José

Sexta-feira (01)

21h00 - Nando Azevedo
22h00 - Geraldinho Lins
23h30 - Petrúcio Amorim
01h00 - Alcymar Monteiro

Sábado (02)

21h00 – Kiara Ribeiro
22h00 - Waldonys
23h30 - Santana
01h00 – Dorgival Dantas

EXECUTIVO VAI ENCAMINHAR PROJETO DE LEI AO LEGISLATIVO PARA REAJUSTE SALARIAL DE PROFESSORES, SERVIDORES EFETIVOS E GUARDAS MUNICIPAIS DE GARANHUNS


O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Administração, deve enviar, ainda esta semana, um projeto de lei à Câmara de Vereadores que trata do reajuste salarial de professores, servidores efetivos e Guarda Municipal. A proposta de aumento do Poder Executivo, no documento a ser encaminhado, irá com reajuste de 13,1% para os professores e 8,84% para os demais servidores efetivos e a Guarda Municipal.

Representantes dos guardas municipais e Sindicatos estiveram na manhã de hoje (30) com o prefeito Izaías Régis para falar sobre as reivindicações da categoria. De acordo com o secretário de Administração, Alfredo de Góis, a proposta da gestão municipal é atender, no que for possível, às demandas das categorias. “É compromisso nosso a busca por uma remuneração justa, participando diretamente dessas mudanças que os servidores necessitam. Vale destacar que nos reunimos diversas vezes com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Garanhuns e da Guarda Municipal para tentar chegar a um acordo”, pontua o secretário.

FALA GIDI SANTOS:

Aumento salarial para qualquer que seja a categoria é sem dúvida bem vindo. Entretanto, há naturalmente uma responsabilidade fiscal por trás dessa iniciativa, se de fato concretizada. Não basta somente aumentar o salário, se faz necessário um estudo/levantamente da capacidade do município para periodicamente pagar essas novas remunerações, pois do contrário a gestão abrirá um buraco no orçamento, individando os cofres públicos, atrasando pagamentos e por consequência perdendo controle e credibilidade junto aos favorecidos.

Recentemente todos acompanhamos as denúncias oferecidas ao Ministério Público do estado e divulgadas pela TV Jornal onde o Vereador do PPS Sivaldo Albino relata casos em que contratações são fantasmas na prefeitura de Garanhuns. Há quem diga nos bastidores que, pessoas ligadas ao Prefeito Izaías Régis o teriam orientado para rapidamente realizar ação de governo de alto impacto na sociedada, reerguendo assim a transparência e credibilidade perdida repentinamente em razão da denúncia de Albino. O aumento seria essa ação de impacto.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL LANÇA EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE ESTÁGIO NÃO REMUNERADO


A Secretaria de Assistência Social, lançou hoje (30), o edital para o processo seletivo de estágio curricular não remunerado. A iniciativa visa a preparação para o trabalho produtivo de estudantes matriculados em instituições de ensino superior, de acordo com as vagas disponíveis pelos setores das unidades públicas vinculadas à Secretaria. As inscrições podem ser feitas no período de 06 a 10 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 16h, na sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na Avenida Caruaru, s/n, bairro Heliópolis. O edital convocatório, com todos os detalhes sobre a seleção, está disponível na edição de hoje, do Diário Oficial dos Municípios/Amupe (www.diariomunicipal.com.br/amupe).

O processo seletivo obedecerá três etapas. A primeira, corresponde a verificação de período na universidade, compatível com o período de estágio, a ser comprovado pelo aluno através de documentação emitida pela instituição, liberando o mesmo para inscrição nos campos de estágio. A segunda, será a prova escrita de conhecimentos específicos e de acordo com a atividade de estágio. A terceira e última etapa, corresponde a entrevista com os supervisores de campo.

No ato da inscrição, o candidato deverá entregar na Secretaria, envelope lacrado contendo, ficha de inscrição preenchida (disponível no link: http://www.garanhuns.pe.gov.br/processo-seletivo/), cópias do RG e do CPF, declaração de matrícula no curso, entre outros. A prova escrita será realizada no dia 18 de abril, com local ainda a ser divulgado. O resultado final com local e data da entrevista sairá no dia 06 de maio.