domingo, 22 de março de 2015

HUGO ESTEVES: O NOVO ROSTO DO BALANÇO GERAL NA TV CLUBE/RECORD


Uma nova fase da TV Clube/Record começa nesta segunda-feira. Ao meio-dia, o apresentador Hugo Esteves assume o comando do programa Balanço Geral Pernambuco, que ocupará a faixa do meio-dia às 13h40 na emissora. Polícia, amenidades, humor, eventos e denúncias estão entre os temas contemplados no novo projeto. Em versão despojada e sob direção de J. Araújo, Esteves deixa para trás o terno e a gravata que o caracterizavam no telejornalismo local. 

O cenário e a abordagem dos personagens e entrevistados também serão mais informais, com um sofá para bate- papo dentro do estúdio, tudo em sintonia com os telespectadores. “Não vamos explorar o mundo cão”, explica Esteves, que promete não recorrer a sangue ou tragédias na disputa pela audiência. Para ele, explorar a fragilidade humana é desnecessário quando o compromisso principal é a informação. “Nossa função é somar coisas boas, acrescentar conhecimento, noticiar o que é relevante.”

Recebido sob salva de palmas e abraços de boas vindas pela nova equipe, Hugo Esteves diz estar se sentindo em casa. Assinou o contrato com a emissora na manhã da última sexta, após alguns dias confinado em hotel no Recife, sob sigilo contratual. Menos de uma hora após o anúncio oficial da sua contratação pela TV Clube/Record, ainda se impressionava com as dezenas de mensagens que lhe chegavam pelo celular. Percorreu os corredores da empresa reconhecendo antigos colegas de profissão e reforçando o entusiasmo pelo recomeço. Roberta Aureliano, gerente de jornalismo da TV Clube/Record, foi a encarregada de apresentá-lo à nova casa. “Disputaremos a audiência com uma produção veloz, dinâmica e leve”, declarou. “E se chamarem para outra novela, dessa vez você não vai”, brincou.

Para Guilherme Machado, diretor-superintendente do Grupo Opinião de Comunicação, a contratação soma um ícone do jornalismo pernambucano ao time da TV Clube/Record. “Inovamos mais uma vez e continuaremos informando a população com credibilidade e agilidade”, declarou. Além de uma equipe de 10 repórteres escalados em notícias variadas, Esteves contará com a parceria do também apresentador André Estanislau (S.O.S Pernambuco, que vai ao ar de segunda a sexta, às 7h). Estanislau dará voz a reportagens especiais voltadas ao jornalismo policial investigativo, que serão veiculadas no Balanço Geral Pernambuco. Confira mais clicando AQUI.

Fonte: Diário de Pernambuco
Imagem: Allan Torres/DP/D.A.Press

PESQUISA DATAFOLHA: PARA 84% DOS ENTREVISTADOS DILMA SABIA DA CORRUPÇÃO


Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que para 84% dos entrevistados, a presidente Dilma Rousseff sabia de corrupção na Petrobras, tema da investigação da Operação Lava Jato.

O levantamento nacional, realizado nos dias 16 e 17 deste mês, portanto logo após as manifestações populares contra o governo, diz que desse total, 61% consideram que a presidente sabia da corrupção e “deixou que acontecesse”, enquanto 23% acreditam que “ela não poderia fazer nada para evitá-la”.

À outra pergunta feita sobre se a descoberta de corrupção na Petrobras prejudica a empresa, 88% dos entrevistados responderam que sim, dos quais 51% julgam que será por muito tempo e que coloca o futuro da empresa em risco. Outros 23% consideram que será por pouco tempo, sem riscos futuros.

A pesquisa foi realizada com 2842 pessoas em 172 municípios brasileiros, e a margem de erro é de dois pontos porcentuais.

Fonte: Estadão Conteúdo
          Imagem: Reprodução

POLÍCIA CIVIL HOMENAGEIA POLICIAIS QUE SE DESTACARAM NO COMBATE A CRIMINALIDADE


A Polícia Civil apresentou na sexta-feira (06), no salão nobre do prédio sede, situado na rua da Aurora, a primeira versão de uma ação inovadora desta Instituição Policial. A homenagem foi realizada para reconhecer o mérito dos policiais civis que desempenharam suas atividades policiais com destaque nas investigações e prisões realizadas em trabalhos de enfrentamento à criminalidade em Pernambuco, nos meses de Janeiro e Fevereiro deste ano.

Diariamente são apresentados os êxitos diversas ações/investigações policiais deflagradas pela Policia Civil em todo o Estado de Pernambuco à sociedade Pernambucana, mas sem a visualização daqueles policiais que efetivamente estão à frente dos procedimentos profissionais que viabilizaram os supracitados êxitos, mostrando que a atividade do policial em suas diversas atribuições é de suma importância para o conjunto das atividades de nossa Instituição Policial, no seu mister de Polícia Judiciária. Pensando nisso o chefe da Polícia Civil, Antônio Barros, passa a fazer esta homenagem bimestralmente, assinando portarias de elogio para cada policial que participou de trabalhos de repercussão que ganharam destaque para a população.

Nesta primeira seleção foram contemplados os profissionais de polícia desde delegados a comissários, escrivães, agentes investigativos e agentes de inteligência, participantes das operações selecionadas, sendo elas: A Operação de Repressão Qualificada, denominada “Mega Pixel”, de responsabilidade da Diretoria Integrada II (DINTER II - no sertão do Estado), a Operação de Repressão Qualificada, intitulada “Alpha Dog” e, finalmente, uma investigação que resultou numa das maiores apreensões de armas realizadas pela Polícia Civil do Estado, no município de Caruaru. Esta que resultou na identificação de um casal de médicos como responsável pelo tráfico das armas apreendidas no agreste.

Na solenidade, cada delegado apresentou para aos convidados detalhes de cada operação e junto com os diretores agradeceram o empenho e presteza das equipes nas investigações. No final de cada apresentação Antônio Barros assinou as portarias de elogio de cada equipe. O subchefe de Polícia, Luiz Andrey, falou sobre o sucesso e eficácia das operações de repressão qualificada. Na sequência, o chefe da Policia Civil, Antônio Barros afirmou que o combate intensivo à criminalidade nestes moldes de ação será prioridade e a avaliação de resultados uma mola no incentivo a bons índices. O secretário executivo da Secretaria de Defesa Social encerrou a solenidade ressaltando a importância do servidor e na contribuição para o cumprimento dos objetivos do Pacto pela Vida.

PREFEITO IZAÍAS RÉGIS ASSINA PORTARIA DE NOMEAÇÃO DO SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS


O Prefeito Izaías Régis assinou na manhã de sexta-feira (20), a portaria 293/2015-GP que dispõe sobre a nomeação do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A pasta vai ser comandada por Marcos Renato Franzosi Mattos.

A criação da pasta, que foi um foi efetuada ainda em 2013, porém a nomeação do titular da pasta só se deu agora, devido a espera pela liberação do profissional pelo seu órgão de origem, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A portaria que cedeu o profissional ao município de Garanhuns foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (16).

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos vai funcionar temporariamente no Centro Administrativo, numa sala anexa à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

A portaria que oficializa a nomeação do secretário vai ser publicada na edição do Diário Oficial dos Municípios/AMUPE desta segunda-feira (23).

Foto: Luanny Porto

REPRESENTANTE DE GARANHUNS É CAMPEÃO NO 12º CIRCUITO PERNAMBUCANO MASTER DE NATAÇÃO


O nadador Denivaldo Carvalho participou de mais uma competição no último fim de semana. O atleta esteve no 12º Circuito Pernambucano Master de Natação, no último sábado (14), na academia Aqua Vida Center, em Piedade (Jaboatão dos Guararapes). Denivaldo foi campeão no 100 metros costas e vice-campeão no 50 metros peitos.

“Essa foi a segunda etapa do circuito. São 12 etapas ao longo do ano, ao final os pontos são somados para definir o campeão do circuito de 2015”, registra o atleta. Denis, como também é conhecido, agora treina pra competir na terceira etapa, a ser realizada no dia 11 de abril, na Vila Olímpica de Olinda (PE).

CAMPANHA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE É REALIZADA EM GARANHUNS

Durante toda a semana serão intensificadas as ações voltadas ao combate da tuberculose.

A Campanha Mundial de Luta contra a Tuberculose acontecerá em Garanhuns entre os dias 23 e 27 de março, com a data oficial no dia 24. O tema da campanha neste ano é “Tuberculose: diagnosticar, tratar e curar”. A programação em Garanhuns será nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos dois pontos de apoio, com ações educativas, busca ativa de pessoas sintomáticas para a realização do diagnóstico e palestras alertando a população sobre esse problema de saúde pública. O intuito da campanha é chamar a atenção da população para o tratamento da doença.

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose de Garanhuns é coordenado pela Vigilância Epidemiológica, e executado por meio da Atenção Básica, a qual segue as metas pactuadas e preconizadas pelo Programa Nacional, que dá ênfase ao diagnóstico e tratamento diretamente observado, visando o sucesso do tratamento dos pacientes acometidos com a doença. De acordo com a Coordenação do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, a estimativa é de que 1/3 da população mundial tenha a bactéria, e quando a imunidade diminui, a pessoa desenvolve a infecção. A estratégia do programa é detectar a doença precocemente e tratar. A partir de 15 dias de tratamento, a doença não é mais transmitida.

De acordo com o Ministério da Saúde, anualmente, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos de pessoas com tuberculose, e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17° lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. “A tuberculose é sério problema de saúde pública no Brasil, com profundas raízes sociais, por isso, nós aproveitaremos essa semana para intensificar as ações voltadas à essa doença, aproximando a população de informações sobre o devido tratamento”, afirma uma das coordenadoras da Vigilância Epidemiológica de Garanhuns, Sísia Melo.

Tuberculose: A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas mais freqüentes são tosse seca, ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo, febre baixa, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento acentuado e rouquidão.

GOVERNO DO ESTADO LANÇA EDITAL PARA SELEÇÃO DE 54 NOVOS PROFESSORES PARA UPE


Durante a plenária do segundo ciclo do Todos por Pernambuco, em Arcoverde, na tarde deste sábado (21), o governador Paulo Câmara assinou dois decretos que vão ampliar e regulamentar o quadro de professores na Universidade de Pernambuco (UPE). O primeiro determina a abertura de edital para um concurso público que preencherá 54 de um total de 280 vagas de docentes na instituição. Já o segundo documento define a distribuição desse total de vagas até 2017.

A medida é um esforço do Governo do Estado para suprir a demanda urgente e também uma ação estratégica e planejada para solucionar a falta de professores na UPE, uma pauta, inclusive, que foi tratada pelo governador no Todos por Pernambuco de Petrolina, na semana passada.

Segundo Paulo Câmara, os decretos representam um reforço importante para a Universidade. “Reforçar a UPE faz parte do nosso planejamento, da nossa estratégia e abrange todas as regiões do Estado. Mas vamos priorizar o interior”, argumentou o governador.

A previsão de lançamento do edital de preenchimento das 54 vagas é de 15 dias. Elas serão distribuídas da seguinte forma: Petrolina (20), Garanhuns (14), Serra Talhada (9), Arcoverde (4) e Recife (7). Esse é o segundo edital para seleção de professores lançado pelo Governo do Estado neste semestre.

Com a assinatura do segundo decreto, ficaram estabelecidos os critérios de distribuição dos 280 novos docentes que serão nomeados nos próximos três anos. O calendário dos certames foi pactuado entre o Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e Universidade de Pernambuco.

Entre os critérios para alocação dos docentes estão a correlação entre o número de alunos por professor em cursos tecnológicos e de graduação, a consolidação dos cursos de graduação do interior e da Região Metropolitana e a consolidação da pós-graduação stricto sensu.

Vice-reitora da UPE, Socorro Cavalcanti destaca que, com a assinatura dos decretos, Paulo Câmara soluciona o déficit atual de docentes na Universidade. “Teremos uma situação confortável de trabalho pelos próximos três anos. Com essas novas vagas, vamos atender os diferentes cursos, nas diversas regiões do Estado, no Interior e RMR”, ressaltou Socorro, ao salientar que as vagas vão atender aos novos cursos e também repor a vacância por aposentadorias a afastamento.

AMUPE LEVA 30 PREFEITOS A BRASÍLIA PARA REUNIÃO COM BANCADA FEDERAL PERNAMBUCANA


Na reunião do dia (11/03) promovida pela Amupe com a bancada federal pernambucana e os três senadores em Brasília, com o objetivo de mobilizar os parlamentares para a pauta  reivindicatória municipalista a ser articulada na Marcha dos Prefeitos em maio próximo,estiveram presentes trinta prefeitos, assessores  e quinze deputados ( Augusto Coutinho,Bruno Araújo,Fernando Bezerra Coelho Filho,Fernando Monteiro, Gonzaga Patriota, Jarbas Vasconcelos João Fernando Coutinho, Jorge Corte Real,Kaio Maniçoba, Marinaldo Rosendo, Ricardo Teobaldo,Silvio Costa, Tadeu Alencar, Wolsey Queiroz e Zeca Cavalcanti.) Presentes também os três senadores, Fernando Bezerra Coelho,Humberto Costa e Douglas Cintra.  faltaram dez deputados e dois justificaram a ausência. A reunião foi presidida pelo presidente José Patriota que a classificou de positiva dada a pauta trabalhada e o empenho dos parlamentares.

O presidente da CNM Paulo Ziulkosk, que também participou da reunião parabenizou a Amupe pela iniciativa e ressaltou que nesse contexto de dificuldades quase intransponível  para os municípios o apoio dos parlamentares à causa municipalista é essencial. Eles conheceram a pauta municipalista e nacional e se comprometeram a defendê-las.

Fizeram uso da palavra para expressar as preocupações recorrentes aos gestores municipais, além da prefeita Débora Almeida, de São Bento, os prefeitos de Taquaritinga do Norte, José Evilásio de Araújo,  Itapissuma,Cláudio Luciano Xavier, Sertânia, Gustavo Maciel Lins, Santa Cruz do Capibaribe, Edson de Souza Vieira e Cumaru, Eduardo Tabosa.

Tanto os senadores quanto  os deputados colocaram seus mandatos à disposição da AMUPE e da causa municipalista.

Além de se comprometer em acompanhar e se empenhar no prosseguimento a projetos de Lei  que transitam no Congresso os  parlamentes apresentaram as  seguintes sugestões: Articular reunião na AMUPE com a bancada de deputados Pernambucanos a cada dois meses;Analisar os pleitos do ponto de vista constitucional;Articular todos os deputados para se posicionarem quanto  as questões municipalistas durante a Marcha dos Prefeitos em maio à Brasília e Concentrar esforços para demarcar posição em relação ao Pacto federativo, reforma política e reforma tributária.

PREFEITO DE CARUARU JOSÉ QUEIROZ TEM ÍNDICE DE APROVAÇÃO DE 62% EM PESQUISA DO INSTITUTO PLURAL; ENTREVISTADOS SATISFEITOS EM MORAR EM CARUARU SOMAM 84%


Pesquisa do Instituto Plural, realizada entre os dias 7 e 9 de março, aponta a aprovação do Governo Municipal em 58%, enquanto a popularidade do Prefeito José Queiroz tem a avaliação positiva de 62% dos caruaruenses. O levantamento revelou, ainda, que 84% da população está satisfeita ou muito satisfeita em viver em Caruaru, cidade apontada em franco desenvolvimento por 73% dos entrevistados.

Mudanças recentes no panorama social e urbanístico da cidade contribuíram para o índice positivo alcançado, com destaque para a requalificação da Av. Agamenon Magalhães, aprovada por 82%; a ciclofaixa, com 84%; a área de lazer no Pátio de Eventos, com 78%; além da ampla aceitação dos parques ecológicos das Rendeiras, Baraúnas e Severino Montenegro, em funcionamento, conjunto que será acrescido de dois novos, um na Nova Caruaru e um no São Francisco.

A Avaliação Administrativa do Município de Caruaru, nome oficial da pesquisa do Instituto Plural, sediado no Recife, teve como público-alvo a população a partir de 16 anos de idade em amostra selecionada por sexo, idade, escolaridade, renda e bairro residencial. Foram aplicados 500 questionários, “o que garante uma margem de erro máxima de 4,3%, com grau de confiança de 95%”, conforme o relatório técnico do levantamento. 

CALENDÁRIO DE EVENTOS TRAZ NOVIDADES PARA ARCOVERDE


“O Cecora é o coração de Arcoverde. Por aqui passam pessoas de vários lugares em busca dos melhores produtos”, enfatizou a prefeita Madalena Britto durante o lançamento do Calendário de Evento, semana passada. Na ocasião, a administração do Centro Comercial Regional de Arcoverde apresentou o calendário de Eventos com todos os acontecimentos programados para 2015.

Destaque para o Liquida Cecora, que desde do dia 16 de março conta com descontos de 20 a 60%; o Festival da Moda, em Abril, onde haverá desfiles com as novidades em confecções e calçados; em julho, a Jornada do Empreendedor, em parceria com o Sebrae e a ACA, quando serão montados nas instalações internas do Centro, estandes, onde acontecerão os cursos voltados aos lojistas e em Agosto, o Concurso Fotográfico Olhares da Feira.

A proposta também é ampliar as demais campanhas publicitárias como Delicias do Cecora (Maio e Dezembro), Comida de Boteco (Setembro) e Natal da Gente (Dezembro). “Não adianta ter o produto e não ser divulgado e mostrado”, enfatizou Madalena, que reafirmou o compromisso em continuar trabalhando pelo Cecora e ajudar a aquecer ainda mais os negócios.

O Centro Comercial conta com mais 500 empresários e recebe mais de 20 mil pessoas por mês. Desde o início da gestão da prefeita Madalena, vem recebendo também reformas estruturais nos cinco galpões e implantação de Sistema de Monitoramento com Câmaras de Vigilância 24h.

“Antes ninguém dava atenção ao Cecora. Agora, investimos no local, porque investir no micro e pequeno empresário é investir no desenvolvimento econômico da cidade. Ainda há muito o que fazer, mas já houve um salto e precisamos exaltar esse crescimento”, finaliza o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Wellington Araújo.

         Foto:David Mayer- Ascom PMA