segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

FIES ABRE INSCRIÇÕES PARA FINANCIAMENTO ESTUDANTIL; INTERESSADOS TEM ATÉ O DIA 30 DE ABRIL


O Ministério da Educação reabriu, na tarde desta segunda-feira (23) o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) para novos contratos para o primeiro semestre deste ano no sitesisfiesportal.mec.gov.br. Por causa da grande demanda, o site ficou sobrecarregado durante a tarde, e a assessoria de imprensa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pediu aos estudantes que tenham paciência e tentem mais tarde.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de abril. A portaria com as regras para a inscrição no Fies foi publicada na edição desta segunda-feira do "Diário Oficial".

De acordo com a portaria, o governo vai usar indicadores de desempenho e de qualidade da instituição de ensino superior para liberar o financiamento.

Segundo o MEC, após a validação das informações durante a inscrição, o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do Fies em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil à data da validação da inscrição.

Com a reabertura do sistema, as entidades ligadas às mantenedoras, Federação Nacional de Escolas Particulares (Fenep) e a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), estimam para este semestre entre 475 mil e 500 mil novos interessados no Fies.

Fonte: Portal G1 de Notícias
Imagem: Reprodução
Vídeo: Youtube; Inscrição do Fies Passo a passo

DIVULGADO BALANÇO ECONÔMICO DO OITAVO GARANHUNS JAZZ FESTIVAL


A Secretaria de Turismo de Garanhuns divulgou o balanço da oitava edição do Garanhuns Jazz Festival (GJF). O levantamento mostra que a ocupação nos meios de hospedagem, incluindo hotéis e pousadas, chegou aos 95% durante o evento. Consagrado no calendário do município, este ano, o festival também deixou bons números para o setor de artesanato local, que teve um faturamento 70% superior, se comparado a dias normais. Bares, restaurantes e similares, somados, conseguiram aumento de 40% na comercialização de seus produtos e prestação de serviços.

A Editora Fliporto também levantou alguns números sobre o GJF. Segundo a equipe, durante os quatro dias de festa, poucas ocorrências policiais foram registradas – sendo consideradas sem nenhuma gravidade ou prisão. A Polícia Militar calculou uma média de público presente de 25 mil pessoas. Sobre a satisfação do público, 99% considera o evento como ótimo ou bom. Em relação à movimentação financeira, a editora informou que o valor aproximado é de $ 5 milhões.

Numa realização da Prefeitura de Garanhuns, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, curadoria de Giovanni Papaléo Produções Musicais; produção da Mono; patrocínio do Serviço Social da Indústria (Sesi), Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Garanhuns Jazz Festival já gera expectativa para a próxima edição.



Fotos: Renand Zovka

AÇÃO DE PREVENÇÃO À EROSÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL É INTENSIFICADA EM GARANHUNS


A Secretaria de Serviços Públicos e Obras, juntamente com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), vem executando uma ação de prevenção à desastres naturais em áreas de risco de Garanhuns. No último sábado (21), a equipe realizou a limpeza, com recolhimento de lixo, e visitou moradores da rua Miguel Arraes, na Cohab II, para a conscientização das famílias quanto o descarte correto do lixo e de outros materiais.

De acordo com o coordenador da ação, Thiago Amorim, o principal intuito é minimizar o avanço de uma erosão do local – conhecida também como voçoroca, que é um fenômeno geológico causado pela água da chuva e solo desprotegido. “Visitamos os moradores orientando sobre a correta disposição do lixo domiciliar, bem como não jogar lixo na erosão, o que vinha acontecendo com frequência”, reforça o engenheiro.

O trabalho dos técnicos será contínuo. Outros pontos do município, que sofrem com erosão e que estejam localizados próximos de nascentes de água, serão visitados ao longo do ano. Hoje (23), após denúncia, parte da equipe voltou ao mesmo lugar que já havia sido contemplado com o mutirão para realizar nova limpeza. “Nós pedimos que as pessoas colaborem, isso é pela preservação ambiental. Um morador nos ligou informando que já haviam depositado lixo na mesma área, e isso é preocupante. Continuaremos em alerta e contamos com o apoio da população”, destaca o secretário-executivo da Compdec, Fábio Antônio.


ARCOVERDE SERÁ BENEFICIADA COM ANTECIPAÇÃO DE OPERAÇÃO DA ADUTORA DO AGRESTE


O presidente da Compesa, Roberto Tavares, recebeu na sexta-feira, dia 20, em audiência a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, preocupada com o agravamento da seca em todo o Estado de Pernambuco, em especial no Agreste e na região do Sertão do Moxotó. Na reunião, tomou conhecimento da proposta apresentada dia 19 ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, de um projeto para antecipar o início da operação da Adutora do Agreste, que receberá água do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, beneficiando 17 municípios inclusos na primeira etapa da obra, em execução pela companhia.

O detalhamento do empreendimento foi apresentado à prefeita e ao vice-prefeito de Arcoverde, Wellington Araújo. A cidade deve ser a primeira a ser beneficiada pela nova Adutora. Segundo Tavares, o projeto consiste na construção de uma captação de água na Barragem do Moxotó, situada na localidade de Rio da Barra, no ponto onde o Eixo Leste da transposição cruza a BR-232, no município de Sertânia. Esse reservatório está em construção pelo Governo Federal e deverá receber água ainda este ano por meio do canal da transposição.

A alternativa técnica encontrada pela Compesa para antecipar o uso das águas do Eixo Leste da Transposição envolve a construção de uma adutora de 84 quilômetros de extensão, de 1.200 metros de diâmetro, que transportaria água do Eixo Leste até Arcoverde, alimentando o primeiro trecho da Adutora do Agreste. “O empreendimento é um investimento de R$ 300 milhões e irá propiciar uma vazão de 2 mil litros de água por segundo. Essa ação será a redenção dessas cidades, que estão sofrendo com a falta de água, fruto da pior seca registrada nos últimos 50 anos”, esclarece Roberto Tavares. Ele estima que a obra seria executada no prazo de 10 meses após a assinatura do contrato, que ainda depende da análise e aprovação do Ministério da Integração e do processo de licitação.

Com 90% da população na área urbana, a cidade de Arcoverde, distante 256 Km do Recife, enfrenta a pior crise hídrica de sua história. O regime de racionamento é severo, com uma distribuição de apenas três dias com água durante o mês. “É angustiante ver a nossa população sofrendo com a falta de água. Estou muito feliz e satisfeita com a perspectiva de uma solução”, afirmou a prefeita da cidade, Madalena Britto. A prefeita adiantou ainda que apoiará integralmente a decisão da companhia, por entender que o grave problema de escassez de recursos hídricos na cidade será finalmente resolvido. “Sou testemunha da preocupação e do interesse do Governo do Estado e da Compesa para resolver essa questão, desde a concepção da Adutora do Agreste, obra que está em execução. Desde então, tenho acompanhado e cobrado as ações necessárias. Adotarei a mesma postura agora com esse novo projeto, que será uma solução mais rápida para a nossa cidade”, finalizou a prefeita.

CARUARU REALIZA O FESTIVAL DE TEATRO DO AGRESTE (FETEAG) NO MÊS DE OUTUBRO; PREFEITO ZÉ QUEIROZ CONFIRMA APOIO


Na manhã desta segunda, 23, o prefeito José Queiroz convidou a diretora do TEA (Teatro Experimental de Arte), Arary Marrocos, para uma reunião no gabinete sobre a realização do Feteag (Festival de Teatro do Agreste), previsto para ser realizado em outubro. Diante das dificuldades de apoio, o prefeito se colocou à disposição para levar o projeto ao Secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja, e também confirmou o apoio do município para a realização de tão tradicional evento. 

“A Prefeitura vai dar o aporte necessário ao Feteag e fazer a intermediação com o Governo do Estado. Estamos vivendo um período de aperto financeiro, nem sempre é possível atender tudo, mas o Feteag faz parte do nosso planejamento”, destacou Queiroz. A diretora do TEA se comprometeu a enviar o projeto ao gabinete do prefeito ainda esta semana. Participaram da reunião, a presidente da Fundação de Cultura Lúcia Lima e o secretário de Governo Rui Lira.Ainda na área de dramaturgia, o prefeito recebeu, também nesta segunda, os atores Severino Florêncio, Naldo Venâncio e Paula Gisele. Eles apresentaram ao prefeito um projeto de intercâmbio com o dramaturgo galego Moncho Rodriguez, responsável pela realização de projetos entre atores portugueses e brasileiros. 

O dramaturgo virá a Caruaru neste fim de semana apresentar o espetáculo Enluarandas, no teatro do Sesc, e aproveitará a vinda para se reunir com os atores de Caruaru e região, interessados nessa troca de experiência. O encontro será no próximo sábado, às 15h, no Sesc. “Contar com o apoio do município em um projeto como esse é de fundamental importância para o desenvolvimento da nossa arte. Toda capacitação é bem-vinda para os atores locais, que terão a oportunidade de ter contato com um nome de referência, como Moncho Rodriguez”, enfatizou Severino Florêncio.

UPE DIVULGA RESULTADO DO VESTIBULAR SSA1 E 2

A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) divulga resultado do Sistema Seriado de Avaliação (SSA 1 e 2).

O SSA é o modelo de avaliação/vestibular onde o aluno é avaliado desde a primeira, chegando até a última série do ensino médio para ter acesso a universidade de Pernamuco, UPE.

Para consulta do desempenho individual, os estudantes devem acessar o endereço eletrônico , o mesmo onde fez a inscrição, e entrar com o seu login e senha. Outras informações pelo telefone: (81) 3183-3660.

HOMOSSEXUAIS PRESOS EM OLINDA POR COMPORTAMENTO OBSCENO CAUSAM POLÊMICA ENTRE PARLAMENTARES; JOEL DA HARPA DEFENDE A POLÍCIA, JEAN WYLLYS COBRA MAIS INFORMAÇÕES

Deputado Joel da Harpa (PROS).

Os deputados Joel da Harpa, do PROS, e Edilson Silva, do PSOL, comentaram, nesta segunda (23 de fevereiro), supostos casos de comportamento obsceno por parte de casais gays durante o Carnaval. 

Joel da Harpa criticou o deputado Federal Jean Wyllys, do PSOL do Rio de Janeiro. Segundo o parlamentar, Wyllys teria cobrado explicações sobre a detenção de dois homossexuais em Olinda, no último dia 11. De acordo com Joel, policiais militares agiram em cumprimento do dever legal. 

Ele elogiou o trabalho das polícias durante o Carnaval, e afirmou que Jean Wyllys deveria se preocupar com a violência e as condições de trabalho dos policiais em seu Estado. O deputado Joel da Harpa também registrou a morte do pastor Davi Miranda, fundador da Igreja Deus é Amor. 

Já Edilson Silva apresentou Voto de Aplausos à edição 170 da revista Continente, que, na opinião do parlamentar, abordou a questão de gênero e sexualidade de forma inteligente e exemplar. O parlamentar também comentou a prisão dos homossexuais em Olinda, afirmando que, como presidente da Comissão de Cidadania da Alepe, esteve atento a possíveis casos de homofobia. 

Silva afirmou que comportamentos inadequados são praticados tanto por homo quanto por heterossexuais e que a diversidade deve ser respeitada. 

DE 23 A 27 DE FEVEREIRO ACONTECE A SEMANA MUNICIPALISTA


A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) juntamente com todas as entidades estaduais lança agora no próximo dia 23/02 a nova fase da campanha Viva seu Município, com o objetivo de apresentar para a sociedade os principais problemas que enfrentam os gestores municipais.

A ideia principal é que todos os prefeitos e prefeitas possam explicar e comunicar melhor para suas populações o que esta acontecendo atualmente nas suas administrações e a crise financeira que assola as cidades, para isso, a CNM montou o novo site com as informações e dicas de como se aproximar dos meios de comunicação.

No site o usuário pode encontrar dados por município, estudos sobre os principais problemas e algumas ações sugeridas pela CNM e pela Amupe, para serem feitas, além da pauta politica junto ao Governo e ao Congresso nacional.

SEGUNDO FPM DO MÊS ULTRAPASSA CIFRA DE R$ 400 MILHÕES DE REAIS


Municípios brasileiros recebem o segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês nesta sexta-feira, 20 de fevereiro. Considerando o porcentual constitucional destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o repasse será de R$ 416.641.837,86. Sem essa retenção, segundo informa a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o montante chega a R$ 520.802.297,33.

Em comparação com o mesmo repasse de 2014, o segundo decêndio do mês apresenta aumento de 20,8%, em termos nominais, sem considerar a inflação. Em termos reais, o decêndio teve crescimento de 13,5%.

O primeiro e o segundo repasses de fevereiro deste ano somam R$ 6,178 bilhões, enquanto no mesmo período de 2014 o montante foi de R$ 7,104 bilhões. De acordo com a equipe de estudos técnicos da CNM, isso significa que houve redução acentuada de 13,04%. Já, ao somar a transferência ao montante repassado desde o início do ano, o acumulado do FPM de 2015 está em R$ 15.669 bilhões. Na mesma época do ano passado, o acumulado estava em R$ 14.310 bilhões. O valor acumulado, em termos reais, é 8,6% menor.

          EXTRA:

A partir dos números, a CNM reitera que nos valores acumulados de janeiro/2015 constam o valor extra repassado no dia 8 de janeiro, uma vez que este repasse ocorre separadamente porque a Receita Federal tem um programa que parcela as dívidas de vários impostos.

De acordo com o comunicado da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o segundo repasse foi 8,54% maior que a última estimativa, divulgada dia 10 de fevereiro. Ainda assim, a entidade aconselha aos gestores municipais cautela e prudência na execução de suas despesas.

Veja o levantamento com os dados locais aqui. 

GOVERNO REFORÇA TURISMO, INFRAESTRUTURA E SUSTENTABILIDADE HÍDRICA EM BEZERROS


Famoso pela tradição dos Papangus e também por atrair milhares de turistas e praticantes de esportes radicais, o município de Bezerros ganhou, de uma só vez, ações do Governo de Pernambuco nas áreas de Turismo, Infraestrutura e Sustentabilidade Hídrica. O governador Paulo Câmara inaugurou, na manhã desta segunda-feira (23), o novo acesso que liga o centro da cidade ao pátio de eventos do distrito de Serra Negra. Também autorizou a construção de 50 cisternas do tipo Calçadão e vistoriou ruas pavimentadas com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). 

Na presença de centenas de moradores da região, o chefe do Executivo estadual destacou a necessidade de dar continuidade às parcerias que resultam em ações para a população. “No nosso governo, elas são a chave para o desenvolvimento. Obras como essas que vimos em Bezerros talvez não chegassem se nós não tivéssemos tido essas parcerias responsáveis, que fazem com que as coisas aconteçam mais rápido. Vamos continuar a buscar cada vez mais parcerias, para podermos entregar obras como as que estamos entregando hoje”, garantiu Paulo Câmara.

.

Para o acesso ao distrito, o investimento foi de R$ 10,3 milhões, recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) com contrapartida do Governo do Estado. Um trecho de 8,57 quilômetros foi pavimentado; outro de 1,3 quilômetro foi recuperado. As obras, que envolveram serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação e sinalização foram realizadas pela Secretaria de Turismo estadual, via Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Gestora da escola municipal Joaquim Claudino de Oliveira, a professora Maria Aparecida da Silva, 38 anos, moradora de Bezerros, utilizará o novo acesso diariamente para chegar ao trabalho. "Facilitou muito porque a estrada era péssima, tinha muitos buracos. E agora não. Ficou mais rápido, tanto para chegar aqui quanto para voltar para casa", comemorou.

As 50 cisternas do tipo Calçadão, cuja ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo governador, beneficiarão cerca de 250 pessoas da zona rural. “Não vai faltar dedicação, atenção e a busca de recursos para essa área”, garantiu Paulo Câmara, sobre o enfretamento à crise hídrica. Destinadas à captação e armazenamento de água para consumo animal e produção agrícola, as cisternas Calçadão têm capacidade para armazenar 52 mil litros de água e são implantadas onde já existe outro equipamento do tipo para consumo humano, chamado de 1ª água. Com investimento de R$ 648,5 mil, a obra faz parte do Projeto Pernambuco Mais Produtivo no âmbito do Programa Brasil Sem Miséria.