quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO ABRE CONCURSO COM 100 VAGAS PARA O CARGO DE DELEGADO


Se você possui graduação em Direito e estava esperando uma boa oportunidade de concurso no estado do Pernambuco, a hora chegou. É que a Polícia Civil estará recebendo a partir de amanhã (19), as inscrições para o Concurso Público.

Ao todo são 100 vagas para Delegado de Polícia, que estão distribuídas pelo estado todo, com remuneração de R$ 9.069,81, correspondente a carga horária de 8 horas diárias ou 40h semanais.

Para se inscrever você deve acessar o site www.upenet.com.br, a partir das 8h do dia 19 de fevereiro de 2015 até às 23h59 do dia 29 de março de 2015. A taxa de participação é de R$ 138,00. O horário segue o do estado do Pernambuco.

Este Concurso é composto de duas etapas, sendo que a primeira contém: Prova de Conhecimentos Objetiva, Prova de Conhecimentos Discursiva, Avaliação de Capacidade Física, Avaliação Psicológica, Exame Médico e Investigação Social. Já a segunda etapa consiste de Curso de Formação Profissional de caráter eliminatório. Na data provável de 26 de abril de 2015, serão aplicadas as primeiras provas.

A validade deste concurso é de dois anos, a contar da data de publicação da primeira Portaria de Homologação do resultado final do curso de formação profissional no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da administração.

Mais informações sobre este certame, podem ser obtidas no edital completo disponível em nosso site para consulta.

APROVADA CRIAÇÃO DE COMISSÃO EXTERNA SOBRE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

Deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), solicitou a criação do grupo.

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (11), a criação de uma comissão externa para acompanhar todos os atos, fatos relevantes, normas e procedimentos referentes às obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, conhecido como Transposição do Rio São Francisco.

A comissão também vai avaliar o andamento do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

O deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que solicitou a criação do grupo, explica que o projeto tem sido um dos temas mais polêmicos dos últimos anos em razão de o valor já aplicado na obra e os atrasos sucessivos na execução do projeto. “As questões ambientais e os programas de revitalização da bacia hídrica do Rio São Francisco precisam ser amplamente conhecidos por todos os parlamentares não só em nível federal, como também em nível estadual e municipal.”

O parlamentar reclama que as propostas precisam ser debatidas também com as entidades de classe e as populações a serem contempladas com o projeto. “Há também o argumento de que essa transposição só vai ajudar os grandes latifundiários nordestinos, pois não há integração com as demais bacias hídricas dos estados.”

USO DA ÁGUA:

Segundo Gomes de Matos, o principal argumento da polêmica dá-se, sobretudo, pela destinação do uso da água. “Os críticos do projeto alegam que a água para uso humano e dessedentação animal é maior que a demanda na região de destino e que a finalidade última da transposição é disponibilizar água para a agroindústria e a carcinicultura.”

A comissão será composta de cinco integrantes titulares e igual número de suplentes, com prazo de funcionamento de 12 meses. Os parlamentares também podem realizar audiências públicas e diligências externas, requerer informações, assim como outros atos que julgue necessários.

PROJETO VISA EVITAR JORNADA DE 12 HORAS DE TRABALHO PARA MOTORISTAS


A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) informou que pretende apresentar um projeto de lei para tentar evitar a jornada de trabalho de até 12 horas diárias para motoristas profissionais. O novo limite consta de projeto aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados e enviado à sanção presidencial (PLC 41/2014).

Vanessa, que durante a discussão da proposta no Senado defendeu jornada de até 11 horas, lamentou a forma como o projeto foi aprovado na Câmara. Ela disse esperar que a sociedade não tenha de conviver com acidentes envolvendo caminhoneiros cansados. O texto que aguarda sanção também eleva o tempo de direção contínua — sem intervalo para descanso — das atuais 4 horas para 5,5 horas.

Segundo a senadora, a profissão de motorista já é “naturalmente estressante” e uma jornada muito extensa pode piorar a situação. Ela lembrou que, durante a discussão da matéria no Senado, foram apresentados dados sobre doenças e acidentes que mostrariam a importância de uma jornada menor para os motoristas profissionais. Para Vanessa, a jornada de 12 horas não atende o interesse da população, mas de grupos econômicos que visam aumentar os lucros.

— Lamento, mas quero dizer que já vou apresentar um projeto para emendar a lei para voltar a jornada prevista na própria CLT — anunciou a senadora, fazendo referência à jornada máxima de 11 horas.

Foto: Siga Bem

PROGRAMA “MELHOR EM CASA” COMEÇA A FUNCIONAR EM LAJEDO


O primeiro dia útil do mês de fevereiro teve a inauguração da sala do programa “Melhor em casa” da Secretaria de Saúde responsável pela EMAD – Equipe Multifuncional de Assistência Domiciliar na Unidade Mista.

A equipe de 2 enfermeiras, 2 técnicas em enfermagem, 1 fisioterapeuta, 1 clínico geral e motorista se dispõem a acolher lajedenses que necessitam de cuidados e atendimentos em suas casas por consequência de condições físicas e psicossociais que desencadearam doenças, que impedem a locomoção. Para organizar esse novo serviço, uma sala foi disponibilizada onde sempre haverá alguém presente enquanto a equipe itinerante faz os atendimentos, a exemplo desta segunda-feira, com a triagem para ser feita no Poço, Vila dos Prazeres e Bom Jesus.

Antes de tudo é preciso entender a EMAD. Para isso usamos o seguinte exemplo fictício de caso que cabe ao programa Melhor em Casa atender:

Dona M., 70 anos, diabética e hipertensa desenvolveu uma úlcera por pressão na região sacral, classificada como grau II, necessitando de maiores cuidados, como a renovação mais frequente de curativo e de mais uma visita por semana.

A equipe de profissionais da saúde, através da admissão do médico, vai construir um plano de cuidados através da análise da estrutura familiar dessa senhora, e estabelecer: quadro clínico, suporte terapêutico, reabilitação, cuidados de enfermagem, cuidados paliativos. Para isso, o atendimento domiciliar será designado como de curta, média ou longa permanência. E todo o processo, desde o conhecimento da existência do paciente, acolhimento, cuidados, até a alta serão executados com base na ética, respeitando os direitos dos doentes, enfatizou a coordenadora Luana Araújo.


GARANHUNS JAZZ FESTIVAL ENCERRA OITAVA EDIÇÃO COM SUCESSO DE PÚBLICO E CRÍTICA


A última noite do Garanhuns Jazz Festival consagrou sua oitava edição como a melhor de todas, com uma programação que foi aplaudida pelo público e pela crítica.

Os shows de terça-feira (17), no Palco Ronildo Maia Leite, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, começaram com Raphael Wressnig, organista e compositor austríaco especializado em jazz e blues. O músico tocou ao lado da Igor Prado Band, considerada atualmente a banda sul-americana mais ativa no cenário internacional. Em um momento do show, Raphael fez labaredas subirem do seu teclado, adiantando que a noite seria bem quente.

Ricardo Lopes Trio, grupo alagoano que conta com um repertório recheado de jazz, antecedeu a subida ao palco do artista mais esperado pelo público, Ivan Lins. Tocaram todos juntos, Ricardo Lopes Trio, o guitarrista uruguaio Leonardo Amuedo e Ivan que começou o show fazendo sons com uma gaita, mas que deixou rapidinho de lado, para tocar o teclado e cantar algumas de suas músicas mais conhecidas como Vitoriosa e Madalena.

O Guitar Night como sempre trouxe um compacto dos melhores momentos do Festival e reuniu no mesmo palco, grandes músicos de vários gêneros e lugares para incendiar o público. Os guitarristas Lancaster, Jennifer Batten, Marco Cabral e os músicos John Macaluso, Karl Dixon, Carlos Bala e outros convidados, provaram a universalidade desse ritmo que nasceu nos Estados Unidos, mas é do Mundo.



Fotos: Renand Zovka 

IATI: PREFEITURA ENTREGA ESCOLA A ALUNOS NA VOLTA ÀS AULAS


O ano letivo nas Escolas Municipais de Iati tem início nessa quinta-feira, dia 19. Pouco mais de 5.200 alunos voltam às aulas nos 25 educandários localizados na sede, nos povoados Quati e Santa Rosa, no bairro Bela Vista e nas localidades rurais.

Além do incremento da merenda e de um reforço no transporte escolar, a novidade nesta volta às aulas é a inauguração do Centro Educacional do Quati. Trata-se de uma nova Escola, dotada de uma infraestrutura moderna e que atenderá cerca de 400 alunos daquele povoado. "Encontramos as obras abandonadas ao assumirmos o Governo! Estivemos em Brasília, no Ministério da Educação e no FNDE, e conseguimos concluir as obras após regularizar a situação da construção junto ao Governo Federal. Estamos satisfeitos em poder entregar essa nova escola a comunidade do Quati", pontua o Prefeito Padre Jorge. A solenidade de inauguração acontece nessa quinta-feira, dia 19, a partir das 9h30mim.

SALOÁ SEDIARÁ FÓRUM DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES DO SEMIÁRIDO


O município de Saloá vai sediar o Fórum de Políticas Públicas para as Mulheres do Semiárido. A escolha do município foi anunciada no dia 11 de fevereiro, por ocasião da assinatura do termo de adesão da campanha “violência contra a mulher é coisa de outra cultura”, que aconteceu no Recife. Os fóruns acontecerão por regiões de desenvolvimento e as datas, inclusive do Fórum do Agreste, que acontecerá em Saloá, serão anunciadas ainda este mês.

A representante da Coordenadoria da Mulher de Saloá, Marília Correia Silva esteve presente ao lançamento da campanha e destacou a importância de se discutir direitos humanos como forma de fortalecimento das políticas do setor. Marília vem desempenhando uma ação bastante incisiva quando se trata da proteção e defesa das mulheres. Ela segue as determinações do Governo Municipal quando se refere à valorização da pessoa humana e fortalecimento das discussões sobre gênero. “É uma vitória para nós, pois um evento desse porte em nossa cidade mostra que estamos no caminho certo, frente à valorização das mulheres”. Destacou Marília.

O evento, em Recife, foi promovido pela Secretaria de Governo da Mulher. A Secretária Estadual, Sílvia Cordeiro enfatizou seu compromisso com a causa das mulheres e se comprometeu a dar continuidade ao trabalho realizado por sua antecessora, Cristina Buarque, que comandou a Secretaria por oito anos.

A Campanha Violência Contra a Mulher é Coisa de Outra Cultura é coordenada pela Secretaria Especial da Mulher e integra as ações do Plano Estadual para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra as Mulheres e do Pacto pela Vida.

TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL É USADA NA OPERAÇÃO TAPA BURACO EM CARUARU


Um asfalto em sacos, que permite o transporte em veículos pequenos e dispensa uso de máquinas, o que reduz custos e acelera as ações, está sendo usado pela prefeitura. Sem falar que o Ultrapax - Ultra Pavimentação Asfáltica com Xisto – é um produto que contribui na questão da sustentabilidade, pois consiste no reaproveitamento da borracha de pneus para a pavimentação de buracos no asfalto. 

Essa nova tecnologia já foi aplicada, esta semana, nas ruas Vigário Freire, Mestre Pedro, e na travessa 13 de Maio,  todas no bairro Nossa Senhora das Dores. A avenida Professor José Leão, no bairro Maurício de Nassau, também foi beneficiada. 15 sacos de asfalto foram usados neste serviço.

Este asfalto em sacos permite o trabalho com um único profissional e também não há necessidade de interromper o trânsito para manutenção no asfalto, uma praticidade operacional. O local da aplicação precisa estar seco e deve-se evitar o uso desse sistema em épocas chuvosas. “Optamos por essa tecnologia porque nos permite realizar operações de tapa-buraco em diversos pontos da cidade simultaneamente, já que podemos usar um carro de passeio e apenas um profissional. Enquanto que no outro sistema tínhamos que usar máquinas, caminhão e uma média de sete pessoas”, explicou o secretário de infraestrutura, Bruno Lagos.

JOSÉ PATRIOTA REELEITO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO MUNICIPALISTA DE PERNAMBUCO (AMUPE)


A eleição para presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), realizada na última terça-feira (10), não teve surpresas. O atual presidente José Patriota (PSB), prefeito de Afogados da Ingazeira, foi candidato à reeleição em chapa única e ficará no comando da instituição até 2017. Na quarta-feira (18), ele o os outros membros da diretoria da Amupe foram recebidos em audiência pelo governador Paulo Câmara (PSB) no Palácio do Campo das Princesas.

Dos 184 prefeitos que Pernambuco tem, 110 aprovaram por unanimidade a continuidade do mandato de José Patriota. Uma das primeiras medidas do prefeito de Afogados da Ingazeira foi conversar com o governador sobre o combate à seca no Estado. Ele também tratou com Paulo sobre outra demanda dos gestores municipais: o financiamento para o transporte escolar nos municípios.

Para sua segunda gestão, José Patriota reservou um espaço na composição da diretoria da Amupe para a criação da secretaria da Mulher. Quem ficará no comando dessa instância será a prefeita Debora Almeida (PSB), de São Bento do Una. Após reassumir o posto de presidente da Amupe, o prefeito fez um balanço de sua gestão destacando os pontos que estiveram em pauta mais frequentemente como a iluminação pública, a questão dos resíduos sólidos, os regimes próprios de previdência e a seca.

Além da eleição, os prefeitos pernambucanos participaram de uma assembleia na sede da Amupe. Lá, o coronel Luiz Augusto, da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), apresentou um balanço das ações de combate à seca no Estado.

Fonte: Divulgação/Amupe/JC
Foto: Reprodução

PAULO CÂMARA: "FIZEMOS UM GRANDE CARNAVAL"


No último dia oficial dos festejos de Momo, o governador Paulo Câmara, acompanhando de comitiva com secretários estaduais, finalizou sua "maratona carnavalesca". Nesta terça-feira (17), o chefe do Executivo estadual voltou à Mata Norte. A primeira parada foi na terra do barro, o município de Tracunhaém, com passagem em Aliança, onde conferiu o 25º Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto e, em seguida, prestigiou a folia na cidade de Timbaúba, que levou centenas de pessoas as ruas com o bloco Schin Folia.

Desde a última sexta (13), o governador Paulo Câmara prestigia as manifestações culturais nas cidades Pernambucanas. Após “tour” pelos principais pontos de folia, o chefe do Executivo estadual afirmou: “Fizemos um grande Carnaval. O Balanço é muito positivo. As tradições pernambucanas foram mantidas e recebemos muitos turistas. Tive a oportunidade de percorrer muitos municípios do Estado e o que vimos foi alegria, pessoas fantasiadas querendo comemorar o Carnaval e um clima de muita paz", avaliou Câmara. O governador também destacou que a festa gera renda e emprego. "Por isso é muito importante fortalecer ainda mais o nosso Carnaval", defendeu.

Com investimento de cerca de R$ 20 milhões, o Governo do Estado apoiou a realização da festa em 27 cidades, levando uma grade composta por mais de 500 atrações, sendo cerca de 90% de artistas pernambucanos. Secretario de Cultura, Marcelino Granja também avaliou positivamente Carnaval 2015. “Mesmo com as dificuldades econômicas que o mundo e o Brasil passam, fizemos uma festa maior do que no ano passado e gastando menos. Milhões de pernambucanos por dia, do Litoral ao Sertão, puderam usufruir de um Carnaval multifacetado que dialoga com todas as nossas identidades e manifestações populares”, comemorou o secretário.

O governador esteve em eventos carnavalescos no Recife, Olinda, Bezerros, Pesqueira, Nazaré da Mata, Paudalho, Chã de Alegria, além de Tracunhaém, Aliança e Timbaúba, sempre reforçando a mensagem de paz aos foliões.

Foto: Aluísio Moreira/SEI