segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

BAIRRO MAGANO ABRE OFICIALMENTE CARNAVAL DE RUA EM GARANHUNS


O Carnaval de Rua de Garanhuns foi aberto, oficialmente, na tarde do sábado (14). Marcado pela diversidade de ritmos, o momento, fez Garanhuns entrar no clima do Carnaval. O bairro do Magano foi o palco para apresentações que movimentaram toda a população. A programação do primeiro dia de evento, iniciou com o desfile da Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha, que teve sua concentração às 15h, na praça Campos Sales. O Carnaval de Rua segue até a próxima terça-feira (17).

A escola de samba, que estava homenageando os reisados de Garanhuns, percorreu a avenida Sátiro Ivo e seguiu até onde estava montado um palco para as demais atrações. O reisado “Unidos com Alegria”, que tem como mestre Gonzaga de Garanhuns, participou do momento, agradecendo e retribuindo a homenagem, em nome dos reisados do município. A professora Maria de Fátima estava participando do momento, e comentou sobre o carnaval. “Estou gostando bastante. A festa está muito boa, parabenizo o prefeito pela iniciativa de resgatar isso para o povo, e, também pelas melhorias que ele tem feito pela cidade”, pontua a garanhuense.

A avenida já estava lotada de moradores quando a banda Astúcia do Samba subiu ao palco. Formada há sete anos, a banda que possui seis integrantes, cantou músicas de vários ritmos, como axé, pagode romântico, frevo e ciranda. Finalizando a programação de hoje, no bairro Magano, foi a vez de Evaristo Vegas e Banda se apresentar. Fizeram parte do repertório da banda, músicas como Voltei Recife, Perdido de Amor e Mudando de Assunto.


Fotos: Ruthe Santana

PALCO PAU POMBO É OPÇÃO DE LAZER NAS TARDES DO GARANHUNS JAZZ FESTIVAL


Os shows no Palco Pau Pombo, localizado no Parque Ruber van der Linden, é parte integrante dos polos do Garanhuns Jazz Festival (GJF). O grande diferencial do palco são os horários das atrações, que são diurnas. Ontem (15) tiveram início os shows no palco, que recebeu artistas locais e internacionais.

A primeira atração a subir ao palco foi a banda Up Town Band, do curador do evento, Giovanni Papaléo, que também esteve no palco conduzindo a bateria. A apresentação da banda contou ainda com a participação especial do norte-americano Karl Dixon, que dividiu o vocal com a brasileira Adriana Nascimento ao som de muito Blues. Outra participação foi do Rapper MC Rodrigo, uma inusitada mistura de ritmos que agradou ao público presente no local.

E quem pensa que a chuva deste domingo afastou os foliões, se enganou. O público foi fiel, e mesmo sob chuva permaneceu no parque até o fim da última atração. A segunda banda a se apresentar foi a banda local Nosso Jazz, que surpreendeu os espectadores com um repertório com diferentes gêneros musicais americanos aliados ao ritmos nordestinos, além da participação especial do gaitista Jefferson Gonçalves. 

          Foto: Thayna Chaves

ABERTURA DA 8ª EDIÇÃO DO GARANHUNS JAZZ FESTIVAL CONTOU COM ATRAÇÕES DE RENOME INTERNACIONAL


O Garanhuns Jazz Festival (GJF) teve início na noite desse sábado (14) e levou à Praça Mestre Dominguinhos um público estimado em 5 mil pessoas que optaram por fugir da folia de momo dos grandes centros e se divertir ao som de jazz e blues, aliado a tranquilidade e o clima ameno da Cidade das Flores.

E quem veio ao Palco Ronildo Maia Leite não se decepcionou. A abertura oficial do evento foi marcada pela presença dos meninos e meninas da Orquestra Criança Cidadã, do bairro do Coque, da cidade do Recife, que se apresentaram com um repertório inédito para o festival.

Além da apresentação da orquestra, o músico Garanhuense João Magalhães recebeu, das mãos do prefeito Izaías Régis, uma placa em homenagem a sua contribuição para a cultura local. Na ocasião, Izaías falou sobre a importância dos eventos, como o GJF, para a cidade de Garanhuns. Para abrilhantar a noite, uma bela queima de fogos saudou o público presente.

Subiram ao palco o músico e compositor Wagner Tiso, acompanhado pelo Argentino, radicado no Brasil, o guitarrista e violonista Victor Biglione, que em parceria, formaram a segunda atração da noite. Os músicos levaram ao público presente, um repertório que percorre do erudito ao jazz clássico e contemporâneo.

Em seguida, o norte-americano, Marquise Knox comandou com maestria e irreverência, o vocal e a guitarra da banda Up Town Band, do competente Giovanni Papaléo, junto ao gaitista Jefferson Gonçalves, representando a nova geração do blues e animando os foliões com muito ritmo. A estrela a noite foi o baterista, e também norte-americano, Billy Cobham, que encantou o público com um show de técnica e habilidade. A apresentação de Cobhan contou ainda com a participação especial da Batuque de Garanhuns, encerrando as festividades da noite.






Fotos: Renand Zovka

ARCOVERDE NO CARNAVAL 2015; NANDO CORDEL, TONY GARRIDO E JORGE ARAGÃO NA GRADE DE PROGRAMAÇÃO


A abertura do carnaval de Arcoverde aconteceu no último sábado, dia 14 de fevereiro, no Boiódromo que fica na Praça da Bandeira. Às 20 horas saiu um animado cortejo carnavalesco da Praça do São Geraldo, comandado pela prefeita Madalena Britto. Quem foi encontrou muita alegria e frevo no pé com a Troça do Zé Pereira, acompanhada dos Bonecos de Dão Novaes e Emília em Folia, além de grupos do Carnaval Folia dos Bois de Arcoverde; o Maracatu de Baque Solto; a Troça Carnavalesca Mista os Ciganos de Olinda; A Bela da Tarde de Olinda e os Palhaços Gigantes de Pernambuco.

Desde as 19h, o cantor Romero Ferro iniciou o show no palco central, preparando a multidão para a chegada do cortejo carnavalesco. Por volta das 21h, houve a chegada das troças e neste momento teve início à solenidade, aonde cada grupo se apresentou em frente ao palco. Ao término, a prefeita Madalena declarou oficialmente a abertura do Carnaval 2015.

Desde as 22h, o cantor Nando Cordel, autor de inúmeros sucessos nacionais, fez um show para ficar na memória. E para encerrar a noite, muito axé com o grupo musical Chica Fé.

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL FOLIA DOS BOIS 2015
DIA 13/02 - SEXTA-FEIRA.

CORTEJO: Concentração na Estação Ferroviária. Saída às 16h em direção a Praça da Bandeira. Atrações: Escola de Samba Gigantes do Samba (Recife); Caretas de Triunfo (Trinfo); Bloco Lírico Amantes das Flores (Camaragibe); O Homem da Meia Noite (Olinda). O cortejo vai até a Praça da Bandeira.

DIA 14/02 - SÁBADO.
CORTEJO: Concentração na Praça do São Geraldo/ Rua Martins Junior. Saída às 20h em direção a Praça da Bandeira. Atrações: Troça do Zé Pereira, acompanhada dos Bonecos de Dão Novaes e Emília em Folia, além de grupos do Carnaval Folia dos Bois de Arcoverde; Maracatu de Baque Solto; Troça Carnavalesca Mista os Ciganos de Olinda; A Bela da Tarde de Olinda; Os Palhaços Gigantes de Pernambuco. O cortejo vai até a Praça da Bandeira.
Atrações do Palco Principal, no Boiódromo da Praça da Bandeira:
19h00 – Romero Ferro
21h00 – Chegada do Cortejo Carnavalesco e Abertura Oficial do Carnaval
22h00 – Nando Cordel
00h00 – CHICA FÉ

DIA 15/02 – DOMINGO:
16h00 - Desfile Oficial do Grupo Especial da Folia dos Bois
16h00 – Boi Bola de Fogo
16h15 – Boi da Alegria
16h30 – Boi Diamante
16h45 – Boi Arcoverde
17h00 – Boi Fantástico
17h15 – Boi Milagroso (Campeão do Carnaval 2014)
17h30 – Boi Maracatu (apresentação da troça “hors concurs” do Carnaval de Arcoverde.
Atrações do Palco Principal:
18h00 – João Fênix
20h00 - Quinteto Violado
22h00 - TONY GARRIDO
00h00 - Marreta é Massa

DIA 16/02 – SEGUNDA-FEIRA:
16h00 - Desfile Oficial do Grupo de Acesso da Folia dos Bois e dos Ursos em Folia.
Folia dos Ursos:
16h00 – Urso Branco
16h05 – Urso Carrapicho
16h10 – Urso da Cara Preta
16h15 – La Ursa Rosinha
16h20 – Urso Teimoso
16h25 – Urso Pé de Lã – desfile troça “hors concurs” da Folia dos Ursos.
Folia dos Bois:
16h30 – Boi Garantido de Arcoverde
16h35 – Boi Aruá
16h40 – Boi Treloso
16h45 – Boi Estrela Maluquinha
16h50 – Boi Lulu
16h55 – Boi Esperança
17h00 – Boi Os Boi Olas (apresentação extraoficial)

16h00 - Desfile oficial do Grupo II da Folia dos Bois
16h30 – Boi Estrela Dourada
16h40 – Boi Misterioso
16h50 – Boi Cafuné
17h00 – Boi Arco Ouro
17h10 – Boi Tatu

Atrações do Palco Principal:
18h00 – Banda Folia Tropical
20h00 – Charles Teony
22h00 – Claudionor Germano
00h00 - Arreio de Ouro Elétrico

DIA 17/02 – TERÇA-FEIRA:
Atrações do Palco Principal:
18h00 - Baile Popular Infantil com A Barca Maluka
20h00 - Asas da América
22h00 - Voa Voa
00h00 – DUDU NOBRE

PARCERIAS COM O GOVERNO DO ESTADO FAVORECEM ARCOVERDE


O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, recebeu em audiência na quarta-feira, 11 de fevereiro, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto. Na ocasião, a prefeita externou sua proposta de firmar várias parcerias com o Estado nas áreas de educação, saúde, abastecimento e infraestrutura. Outro assunto abordado foi a questão do Distrito Industrial.

“Foi uma excelente reunião com uma pauta extensa que teve como objetivo trazer mais melhorias para o povo de Arcoverde”, explicou Madalena. Ela entregou para o governador um convite para participar da Festa da Misericórdia, promovida pelo Cedec de 10 a 12 de abril. Paulo Câmara já confirmou, de antemão, a sua presença e a de sua família.

Também estiveram na audiência, o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira e os secretários de Finanças, Luciano Brito, e de Saúde da Prefeitura de Arcoverde, Andreia Brito.

CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DA TOYOTA COMEÇA A FUNCIONAR EM 2016 EM PERNAMBUCO


O Centro de Distribuição de veículos da Toyota em Pernambuco começará a operar já no primeiro trimestre de 2016, nas proximidades do Complexo Industrial Portuário de Suape. O governador Paulo Câmara e o presidente da montadora no Brasil, Koji Kondo, assinaram, nesta quarta-feira (11), no Palácio do Campo das Princesas, um protocolo de intenções para a realização do empreendimento, que incrementará a economia do Estado em R$ 2 bilhões ao ano.

Serão distribuídos os veículos produzidos no Brasil (Corolla e Etios) e também na Argentina (Hilux e SW4), que têm como destino os concessionários da Toyota em toda a região Nordeste. A vinda da fabricante japonesa reforça a consolidação de polo automotivo de Pernambuco, que já conta com outros centros de distribuição da GM e da Volkswagem, ambos em Suape, além de uma fábrica da Jeep, em Goiana, cuja construção já está sendo finalizada.

Paulo Câmara destacou que Pernambuco, além de uma política econômica estável e um ambiente fiscal atrativo, dispõe de uma geografia privilegiada e da infraestrutura necessária para um empreendimento desse porte. "Essa parceria nos renderá muitos frutos e vai mostra ao País que investir em Pernambuco é um grande negócio. Nosso Estado começou a se diferenciar do Nordeste e do Brasil pela sua capacidade de atrair bons empreendimentos. Apostamos muito nessa fórmula e vamos aperfeiçoá-la para manter nosso ritmo de crescimento", argumentou.

A negociação com a Toyota, concluída em um prazo recorde de dez meses, começou ainda no Governo Eduardo Campos, quando Paulo Câmara era secretário da Fazenda. "O rápido desfecho mostra o nosso quadro responsável e cada vez mais profissional na atração de investimentos. Pernambuco tem, hoje, em seu quadro de servidores, pessoas que sabem conduzir esse tipo de negociação com competência e profissionalismo", lembrou o governador.

O presidente da Toyota no Brasil, Koji kondo, adiantou que a montadora decidiu investir no Nordeste devido à economia crescente da região. "Nossas operações no Nordeste cresceram 15% em 2014", revelou Kondo, enfatizando que o Centro de Distribuição reduzirá em 13% as emissões de CO2, já que os veículos serão transportados de navio.


O empreendimento será a oitava unidade da Toyota no Brasil; somando-se às fábricas de São Bernardo do Campo (SP), Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP) e Porto Feliz (SP), aos centros de distribuição de veículos de Guaíba (RS) e Vitória (ES) e ao centro de distribuição de peças de Votorantim (SP).

Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões ressaltou que o investimento inicial da fabricante japonesa será de R$ 15 milhões e que a sua chegada é muito importante do ponto de vista estratégico. "A Toyota tem um compromisso com o seu público e uma obsessão pela inovação. Esses são valores que nós queremos incorporar", pontuou Norões.

O titular da pasta informou que a implantação do centro - com área de 50 mil metros quadrados - vai atrair outras empresas para a região. "A montadora é uma referência na indústria mundial e líder de mercado. A chegada da Toyota consolida o Estado como um polo concentrador de cargas", completou Norões.

Para o secretário estadual da Fazenda, Márcio Stefanni, a presença da multinacional em solo pernambucano é bastante significativa. "Hoje, nós estamos plantando uma semente para que venham outros investimentos no futuro", afirmou Stefanni, dizendo ainda que Pernambuco alcançou uma maturidade na construção de novas parcerias e na condução da economia.

CARNAVAL: BEBIDA E DIREÇÃO NÃO COMBINAM


Responsabilidade no trânsito e cuidados com a ingestão de bebida alcoólica são pontos que devem ser mote de reflexão para os motoristas durante todo o ano, inclusive no Carnaval. De acordo com dados da Operação Lei Seca em Pernambuco, foi registrado, em 2014, um número maior de infrações por alcoolemia nas abordagens realizadas durante o período de momo em relação ao mesmo período do ano de 2013.

Constatação de álcool no sangue, crimes por embriaguez e recusas de testes do bafômetro representaram aumento de 34% em relação às abordagens realizadas no Carnaval anterior, durante as blitzes de fiscalização. "A cada ano intensificamos as abordagens aos motoristas. A tolerância zero para a constatação de álcool no sangue reduz as chances de os motoristas saírem impunes caso sejam pegos nas operações. As blitze pretendem mudar comportamentos e hábitos. O objetivo maior é reduzir esses números por meio da conscientização dos condutores", pontua o coordenador da Operação Lei Seca, coronel André Cavalcanti.

São várias as opções para chegar ao destino do Carnaval para quem quer consumir bebida alcoólica. Uma das dicas é utilizar meios de transporte alternativos, como táxi, ônibus e metrô ou procurar o "amigo da vez" que possa oferecer carona. “O trajeto da ida e da volta da folia deve ser feito em segurança, por isso, também, não se deve aceitar carona de alguém que tenha bebido. Outra informação útil é que mesmo que o efeito da bebida tenha passado, não se deve pegar o carro, pois é provável que ainda haja álcool no sangue", diz o Cavalcanti.

DICAS DO CARNAVAL:

- Se for brincar o Carnaval com bebida alcoólica, não saia de casa com carro particular;
- Utilize outros meios de transporte alternativo, como táxi, ônibus e metrô;
- Procure os "amigos da vez" que possam oferecer carona;
- Mesmo que o efeito da bebida tenha passado, não dirija. É provável que ainda haja álcool no sangue;
- Fique atento aos amigos que estão alcoolizados e insistem em dirigir. Tente fazê-lo mudar de ideia.


EM FORMATURA DE NOVOS SOLDADOS, PAULO CÂMARA ANUNCIA MAIS DOIS NOVOS BATALHÕES E UMA COMPANHIA PARA PM


O governador Paulo Câmara prestigiou, na última quinta-feira (12), a formatura de uma turma de 1.100 novos soldados da Polícia Militar de Pernambuco. Durante a cerimônia, que aconteceu no Centro de Convenções, em Olinda, o chefe do Executivo estadual anunciou acriação do 25º Batalhão da PM, que funcionará em Jaboatão dos Guararapes; do Batalhão de Polícia Especializado do Interior, com sedes em Palmares e Toritama; e da Companhia Independente de Goiana, na Mata Norte.

Os novos soldados foram aprovados no concurso de 2009. Eles passarão por mais uma capacitação e começarão a atuar no policiamento no início de agosto. Com o ingresso dos 1.100 praças (897 homens e 203 mulheres) nomeados pelo governador nesta quinta, a PM passará a contar com 20.300 soldados.

"Pernambuco foi um dos únicos estados do Brasil que conseguiu reduzir o número de homicídios. Uma tarefa desafiadora, que impõe um ritmo de trabalho permanente. Não há descanso, mas há um reconhecimento da população que estamos fazendo o nosso trabalho. Vamos, como isso, poder avançar ainda mais no Pacto pela Vida", garantiu Paulo Câmara, lembrando que, nos últimos oito anos, o governo já formou 9.260 soldados.

O governador aproveitou a oportunidade para dar boas-vindas aos novos praças. "Honrem a farda que vocês vão usar. Honrem a carreira que vocês estão ingressando. Honrem a instituição, e, acima de tudo, a população de Pernambuco", conclamou Paulo Câmara.

O chefe do Executivo estadual ainda detalhou como será o funcionamento dos novos batalhões, criados com o objetivo de aumentar a segurança da população. Segundo o governador, a Companhia de Goiana reforçará o policiamento na região, que ganhará um Polo Automotivo da Jeep, cuja construção já está sendo finalizada. "Segurança não é uma questão que se cuida de vez em quando. Segurança se cuida todo o dia", cravou Paulo.

De acordo com o secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o Pacto pela Vida é motivo de orgulho para os pernambucanos. "Trata-se de uma política de segurança pública pioneira entre os estados da federação. Pernambuco acumula, nos últimos oito anos, uma redução de 33% no número de homicídios. Já o Recife tem uma redução (acumulada) de 56%", enfatizou o secretário, salientando que a realidade do País é inversa à Pernambucana.

Para o comandante-geral da PM, Antônio Francisco Pereira Neto, a nomeação da nova turma concretiza "mais um compromisso do Governo do Estado com a sociedade". Pereira Neto afirmou, ainda, que o trabalho da Polícia Militar vai muito além da repressão. "Temos que prevenir a violência e promover a paz", disse.

FACEPE ABRE INSCRIÇÕES PARA BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA


A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) lança edital para concessão de Bolsas de Iniciação Científica, com o objetivo de apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação de graduandos de todas as áreas do conhecimento das instituições de ensino superior públicas ou privadas do Estado. 

As propostas devem ser apresentadas por pesquisadores vinculados às instituições, sob a forma de projeto de pesquisa, acompanhadas de plano de trabalho individual para cada candidato a bolsa e encaminhadas à Facepe, exclusivamente via internet, por intermédio do formulário de solicitação de bolsas (modalidade BIC). A data limite para envio das propostas é 25 de março de 2015.

Para este edital, serão distribuídas 400 bolsas que terão duração máxima de um ano. O bolsista deverá dedicar-se às atividades em carga horária de 20 horas semanais e apresentar resultados parciais ou finais da pesquisa, sob a forma de exposição oral, na Jornada Anual de Iniciação Científica da Facepe. As bolsas têm valor mensal de R$ 400,00.

Confira aqui o edital completo. 
          Outras informações pelo e-mail: sandra.naoko@facepe.br.

RODOVIAS COM SEGURANÇA REFORÇADA DURANTE O CARNAVAL


Visando reforçar a segurança dos motoristas que transitarem pelas principais rodovias do Estado durante o carnaval, a Secretaria de Transportes (Setra), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), realizará a Operação Carnaval 2015,entre a sexta-feira (13) e a quarta-feira de cinzas (18).

A Operação Carnaval 2015 - DER contará com 50 agentes de trânsito que estarão atuando, principalmente, na prevenção de acidentes. Além disso, o DER, em parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), comandará algumas operações de Lei Seca ao longo do período de momo. Um inédito serviço de Ouvidoria Itinerante estará à disposição do folião.

PE – 015 - Uma equipe de educadores do DER realizará uma ação específica para dar fluidez ao trânsito e garantir a segurança dos pedestres que utilizarem a via - um dos principais pontos de acesso às ladeiras de Olinda. O trabalho acontecerá nas proximidades da Pan-Nordestina, das 9h às 17h, do Sábado de Zé Pereira até a quarta-feira de cinzas.

BR-232 - No domingo (15), dia do desfile do bloco Os Papangus de Bezerros, uma das principais atrações do interior de Pernambuco, os educadores de trânsito, em parceria com o BPRV, estarão no município auxiliando a travessia dos pedestres entre os dois lados da rodovia.

PE-060 - Importante via de acesso ao Litoral Sul, a PE-060 contará com um ponto fixo do DER, que contará com o apoio do BPRV. 

OUVIDORIA ITINERANTE - O serviço é uma inovação nas ações do DER. A missão é estreitar a comunicação junto à população. No local, as pessoas poderão dar sugestões, tirar dúvidas e fazer reclamações.

COMUNICAÇÃO - Além das equipes de trânsito, o DER disponibilizará um ponto fixo onde será realizado todo o monitoramento das rodovias. As informações serão disponibilizadas nas redes sociais e veículos de comunicação.  O objetivo é facilitar a vida do motorista, que poderá optar por rotas alternativas, evitando possíveis congestionamentos.