domingo, 8 de fevereiro de 2015

POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER GANHAM FORÇA EM GARANHUNS

Constantes reuniões visam a conquista de melhorias para as mulheres do município.

No ano de 2014 foi registrada, em Garanhuns, uma média mensal de 62 casos de violência contra as mulheres. Dentre esses, 53 agressores foram presos. Diante disso, visando a ampliação das varas criminais em Garanhuns, para concentrar a demanda dos processos amparados pela Lei Maria da Penha, a secretária da Mulher, Eliane Vilar, e a diretora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), Rosário Sarduy, estiveram reunidas na tarde de ontem (05) com o juiz e diretor do Fórum de Garanhuns, Dr. José Carlos Filho, no Tribunal de Justiça do Estado (TJPE), em Recife.

Na ocasião, foi debatido com o desembargador e vice-presidente do TJPE, Jones Figueredo, sobre a possibilidade de ampliar as varas criminais, dando maior celeridade à resolução dos processos. A secretária da Mulher, Eliane Vilar, fala sobre o momento. “Essa articulação entre os autores envolvidos na rede de enfrentamento à violência contra a mulher é a ferramenta essencial para direcionar e garantir os direitos das mulheres, fomentando novas práticas culturais”, afirma. Novos encontros para aprofundar a realização de tal projeto, ficaram marcados.

Ainda nesta semana, a secretária da Mulher esteve reunida com o delegado regional do Agreste Meridional, Dr. Marcos Omena, e as gestoras de organismos de políticas públicas para as mulheres do Agreste Meridional, para traçarem um planejamento de ações no enfrentamento à violência contra a mulher. A diretora do Cram, Rosário Sarduy, destaca a importância da reunião. “Isso é um caminho para o fortalecimento das ações que visam dirimir a violência doméstica e familiar em nosso município e em algumas cidades circunvizinhas que irão integrar o fluxograma desta ação”, comenta.

A agilidade na prestação de socorro à vítima, a celeridade nos pedidos de medida protetiva e orientação das equipes para o atendimento às mulheres foram alguns dos temas debatidos. No encontro, foi criado para as delegacias e demais órgãos que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Garanhuns e algumas cidades do Agreste Meridional um fluxograma para agilizar e humanizar o atendimento às mulheres vítimas de violência.


LANÇADO EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE GARANHUNS; CERTAME TRAZ 253 OPORTUIDADES


O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Administração, e o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe), responsável pela execução do concurso público 2015 da Prefeitura de Garanhuns, disponibilizou desde sexta-feira (06), o edital do concurso que visa o preenchimento de 253 vagas. O documento pode ser visualizado no Diário Oficial dos Municípios/Amupe (http://www.diariomunicipal.com.br/amupe) e no site da Universidade de Pernambuco (http://www.upenet.com.br). Os cargos públicos estão distribuídos em nível superior, médio/técnico e fundamental. As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (09), sendo encerradas no dia 08 de março.

A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo interessado. Para os cargos de nível superior, a inscrição é no valor de 100,00; àqueles que tentarão para os níveis médio e técnico, devem pagar 70,00 reais e para os cargos de nível fundamental, a inscrição é de 40,00 reais. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição, de acordo com o edital, podem ser feitos entre os dias 06 e 10 de fevereiro. As isenções deferidas devem ser divulgadas no dia 24 deste mês.

No quadro de vagas, o concurso oferece 253 vagas, sendo 224 de ampla concorrência e 29 reservadas para Pessoas com Deficiência (PCD). As provas objetivas serão realizadas no dia 29 de março. O resultado final do concurso deverá ser divulgado, no site www.upenet.com.br, no dia 08 de maio – exceto para Guarda Municipal, cuja seleção exige, ainda, exame médico, exame de aptidão física, exame psicotécnico e um curso específico de formação. O resultado para o cargo de guarda municipal só será divulgado no dia 11 de setembro.

Confira, a seguir, a relação detalhada do quantitativo de vagas por cargo: 20 para agente administrativo, 54 para agente comunitário de saúde, 10 para agente de disciplina, 10 para agente de endemias, 02 para assistente social, 05 para auditor fiscal, 02 para coveiro, 03 para enfermeiro, 02 para engenheiro civil, 01 para farmacêutico, 03 para fiscal de abastecimento, 04 para fiscal de obras, 01 para fisioterapeuta, 01 para fonoaudiólogo, 33 para guarda municipal, 03 para jardineiro, 01 para marceneiro, 01 para médico cardiologista, 01 para médico clínico geral, 01 médico endocrinologista, 01 para médico geriatra, 01 para médico ginecologista obstetra, 01 para médico infectologista, 01 para médico mastologista, 01 para médico neurologista geral, 01 para médico neuropediatra, 01 para médico otorrinolaringologista, 01 para médico ortopedista, 01 para médico pediatra, 01 para médico reumatologista, 01 para médico urologista, 01 para nutricionista, 02 para procurador, 50 para professor I, 01 para professor brailista, 02 para professor intérprete, 02 para professor de artes, 02 para professor de ciências, 05 para professor de educação física, 02 para professor de geografia, 02 para professor de história, 02 para professor de língua inglesa, 02 para professor de língua portuguesa, 05 para professor de matemática, 03 para psicólogo, 01 para técnico em segurança do trabalho, 01 para topógrafo e 01 para veterinário.

DEPUTADO JOEL DA HARPA DESTACA AVANÇO NAS NEGOCIAÇÕES COM POLICIAIS MILITARES


O deputado Joel da Harpa, do PROS, ocupou a Tribuna, nesta quinta (cinco de fevereiro), para esclarecer sobre a reunião que aconteceu na última quarta (quatro), entre representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e o secretário de Administração do Estado, Milton Coelho.

O parlamentar destacou a postura sensata e responsável adotada pelo secretário, que tem se mostrado aberto a negociar com a categoria. Segundo Joel, já houve entendimento quanto a três mil e setecentas promoções imediatas e a garantia de aumento do vale alimentação, hoje em 154 reais, e da gratificação de motorista.

O deputado lembrou a importância das promoções para a valorização da carreira dos militares que cuidam da segurança do cidadão. De acordo com ele, atualmente, existem soldados com mais de 20 anos de serviço que nunca progrediram na carreira.

Joel da Harpa ainda agradeceu o apoio dos colegas na criação da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública, proposta por ele e cujo requerimento foi publicado no Diário Oficial dessa quinta. Integram a frente os deputados Edilson Silva, do PSOL, Eduíno Brito, do PHS, Pedro Serafim Neto, do PDT, e Zé Maurício, do PP.

Ele anunciou que uma nova reunião para tratar das reivindicações dos policiais foi agendada para a próxima terça (dez) no Teatro Guararapes, Centro de Convenções.

CARUARU ENTRE AS 40 CIDADES COM MELHORES NÚMEROS DE FORMALIZAÇÃO MEI's


O município de Caruaru sempre se destacou pelo grande potencial empreendedor, sobretudo com as micro ou pequenas empresas. Por muito tempo o município viveu uma realidade de alto índice de informalidade, algo característico da situação da maioria dos comerciantes das feiras. Mas, os dados divulgados no Portal do Empreendedor apontam que essa informalidade vem diminuindo substancialmente. Esta nova realidade também é confirmada pela Sala do Empreendedor e pelas entidades que ajudam no desenvolvimento dessas empresas.   

No universo de crescimento de formalização se destacam os Microempreendedores Individuais. No Brasil, são 4.703,992 pessoas registradas como MEIs e, em Caruaru, são 7.378, o que mostra que nossa região realmente se destaca. Os três setores que se destacam no universo dos MEIs são: comércio varejista de vestuário e acessórios, 1.069 pessoas; facção de peças de vestuário, 438 pessoas; e cabeleireiros, 433 pessoas. No geral, é observado que há uma proximidade na quantidade de homens e mulheres que são MEIs e a faixa etária mais comum entre eles é 31 e 40 anos.   

Outro dado positivo foi divulgado pela receita federal sobre a quantidade de pessoas que se cadastraram no Simples Nacional em 2014, que somam 15.712 empresários.

Em 2014, o Sebrae Nacional, em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), realizou um levantamento para observar os avanços no processo de implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos 5.565 municípios brasileiros. Nesta mesma análise, Caruaru ficou entre os 40 municípios que mais apoiam o empreendedorismo no País. Os critérios da seleção consideram pontos como: o apoio que o município oferece para os pequenos empreendedores participarem das compras governamentais, a facilidade e desburocratização oferecida para a abertura de empresas, a atuação do Agente de Desenvolvimento local, o cenário econômico local, suas oportunidades e potencial.
.

ARCOVEDE APRESENTA PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2015; JORGE ARAGÃO E TONY GARRIDO ESTÃO NA GRADE


A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto anunciou em seu gabinete, a programação do carnaval Folia dos Bois 2015. Duas atrações nacionais de peso foram contratadas para animar ainda mais a folia de Momo: Tony Garrido, que vai se apresentar no domingo e o sambista Jorge Aragão que vai fechar a festa na terça-feira gorda.

“Nosso carnaval só vai ser possível, graças ao apoio do Governo do Estado. Foi desse modo que conseguimos trazer atrações que nunca vieram em Arcoverde. Por isso, quero convidar a todos os arcoverdenses, aos moradores das cidades circunvizinhas, enfim, a quem quiser participar de um carnaval que dá espaço para a cultura local e traz na sua programação atrações para crianças, adolescentes, adultos e pessoas de mais idade”, disse a prefeita.

O secretário de Turismo, Albérico Pacheco, apresentou a grade completa da programação, incluindo os cortejos que acontecerão na sexta-feira (13) e no sábado (14). Segue a programação completa.

CARNAVAL DE ARCOVERDE
CORTEJOS PRÉ-CARNAVALESCOS:

Dia 13/02 - sexta-feira.
Concentração na Estação Ferroviária.
Saída às 16h em direção a Praça da Bandeira
Atrações:

·         Escola de Samba Gigantes do Samba (Recife)
·         Papanguarte (Bezerros)
·         Bloco Lírico Amantes das Flores (Camaragibe)
·         O Homem da Meia Noite (Olinda)

Dia 14/02 - Sábado.
Concentração na Praça do São Geraldo.
Saída às 20h em direção a Praça da Bandeira
Atrações:
·      
Troça do Zé Pereira, acompanhada dos Bonecos de Dão Novaes e Emília em Folia, além de grupos do Carnaval Folia dos Bois de Arcoverde.

·         Maracatu de Baque Solto
·         Troça Carnavalesca Mista os Ciganos de Olinda
·         A Bela da Tarde de Olinda
·         Os Palhaços Gigantes de Pernambuco

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL CONFIRMADA:
Local de apresentação: no palco principal do Boidódromo na Praça da Bandeira

Dia 14/02 – Sábado:
20h00 - Troça do Zé Pereira arrastando grupos e blocos do carnaval de Pernambuco
22h00 - Nando Cordel
00h00 - Banda Chica Fé

Dia 15/02 – Domingo:
16h00 - Desfile oficial do grupo especial da Folia dos Bois
20h00 - Quinteto Violado
22h00 - TONY GARRIDO
00h00 - Marreta é Massa

Dia 16/02 – Segunda-feira:
16h00 - Desfile oficial dos Ursos em Folia e Grupo de Acesso da Folia dos Bois
22h00 - MAESTRO FORRÓ E ORQUESTRA DA BOMBA DO HEMETÉRIO
00h00 - Arreio de Ouro Elétrico

Dia 17/02 – Terça-feira:
16h00 - Desfile oficial do Grupo II da Folia dos Bois
18h00 - Baile Popular Infantil com a Barca Maluka
20h00 - Asas da América
22h00 - JORGE ARAGÃO
00h00 - Voa Voa

TROÇA CARNAVALESCA DO ESPAÇO CIÊNCIA DESFILA EM GARANHUNS


Na quarta-feira (11) a troça “Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé” chegará a cidade de Garanhuns para desfilar como prévia carnavalesca pelo segundo ano consecutivo. Durante os dias de folia a tradição é realizar um festival de jazz, porém, após o desfile do ano passado, a população tomou gosto pela atração.

O povo pediu e o Espaço Ciência em parceria com a Coordenação dos Projetos Travessia, Projovem Urbano do Agreste Meridional, Pernambuco no Batente de Paranatama, Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/UAG Secretaria de Cultura de Garanhuns, BLOGATIVO e SBPC-PE atendeu ao chamado e vai levar muito conhecimento e frevo para os foliões. A concentração será no Relógio das Flores, famoso ponto turístico da cidade, a partir das 15:30h, com o trajeto culminando na Praça Mestre Dominguinhos (antiga Explanada Guadalajara).

PAULO E LULA CONVERSAM SOBRE PERSPECTIVAS PARA PERNAMBUCO


O governador Paulo Câmara almoçou, na quinta-feira (5), com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo. Também participaram da conversa o diretor-presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e o ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins.

Paulo Câmara e Lula conversaram sobre temas nacionais, como as dificuldades econômicas que o Brasil enfrenta este ano. O governador e o ex-presidente também falaram sobre as perspectivas para o Estado.

"Lula perguntou pelos obras em Pernambuco, muitas delas em parceria com o governo dele na Presidência. E quis saber do povo pernambucano, por quem tem muito carinho. Eu disse que nosso povo tem uma gratidão muito especial por ele", afirmou o governador.

Paulo e Lula haviam se falado na diplomação da presidente Dilma Rousseff, quando os dois combinaram de se encontrar posteriormente. "Todos sabem da amizade que Lula tinha por Eduardo Campos. E da atenção que o ex-presidente tem por Pernambuco", disse Paulo.

VISITA - Lula não poderá vir para o Carnaval, mas afirmou ao governador que quer visitar "em breve" o Estado. A visita deverá ocorrer no primeiro trimestre. A agenda do governador em São Paulo segue com reuniões com lideranças empresariais.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO FIRMA PARCERIA COM O GOOGLE


Os avanços das tecnologias estão cada vez mais presentes nas salas de aula. Apesar do uso de tablets, notebooks e retroprojetores serem os primeiros recursos que nos vêm à mente, ainda existe uma infinidade de ferramentas que enriquecem o dia-a-dia nas salas de aula. Pensando nisso, na manhã desta quinta-feira (5), a Secretaria de Educação do Estado firmou acordo de cooperação com a Google.

O acordo foi firmado pelo secretário de Educação, Fred Amancio, que recebeu na sede da Secretaria de Educação (SEE), no bairro da Várzea, o diretor da Google Educação, Alexandre Campos. O encontro também contou com a participação da secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, e da equipe de Gerência Geral de Tecnologia da Informação (GGTI).  Com isso, a multinacional disponibilizará para a rede estadual de ensino toda a sua plataforma educacional, denominada Google for Education.

O ambiente é composto por conteúdos educacionais, além de aplicativos para estudantes e profissionais de ensino, contando com toda infraestrutura tecnológica para suportar o uso dessas ferramentas.

“Atualmente, contamos com mais de 100 países utilizando a plataforma. O uso da tecnologia transforma as salas de aula, tornando-as mais atrativas. É algo que melhora a comunicação e interação entre todos da escola. O ensino de Pernambuco tem crescido bastante nos últimos quatro anos. Espero que nossa ferramenta ajude a galgar mais alguns degraus nesse caminho de sucesso construído pelo Estado”, registrou Alexandre Campos.

Atento a importância do recurso, o secretário Fred Amancio comentou a parceria. “Nos esforçamos bastante para reduzir a taxa de abandono escolar, tornando a escola cada vez mais atrativa. Começar a disponibilizar novas ferramentas de trabalho, observando a linha pedagógica que utilizamos, tem sido um fator que leva o aluno cada vez mais para dentro da escola. Temos um caminhada pela frente, a fim de definir estratégias e diretrizes para a utilização desses novos recursos que só virão a somar no nosso trabalho”, concluiu.

Em tempo, será definido o planejamento e a política de uso do mecanismo. Também serão realizadas capacitações, com datas a definir, para garantir omelhor manuseio das ferramentas.

DIVULGADA ESTRATÉGIA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA O CARNAVAL


A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) divulgou na tarde da última quinta-feira (5) a estratégia de abastecimento de água para o Carnaval 2015. O regime especial de distribuição de água foi anunciado pelo diretor de Mercado e Atendimento, Rômulo Aurélio Souza, e pelo diretor Regional Metropolitano, Fernando Lôbo, e valerá para  as áreas onde  há maior concentração de foliões no Estado. O Sítio Histórico de Olinda, um dos principais focos do Carnaval pernambucano, terá água diariamente, no horário das 6h às 22h, no período de 07 a 20/02.

No Recife, onde ocorrerá o desfile do Galo da Madrugada e o Carnaval no Recife Antigo,  o abastecimento não sofrerá mudanças, tendo em vista que as áreas planas do Recife não têm racionamento de água desde a operação do Sistema Pirapama, em 2011. Porém, haverá disponibilidade de carros-pipa no período de 14 a 18/02 para situações emergenciais.

Nas praias do Litoral Norte, como Pau Amarelo, Maria Farinha, Conceição, Janga, Itamaracá e Ponta de Pedras, o abastecimento seguirá o calendário habitual de distribuição de água com reforço de carros-pipa. Nas praias do Litoral sul, como Tamandaré, Barra de Sirinhaém, São José da Coroa Grande e Porto de Galinhas, permanece o abastecimento diário. Haverá reforço de carro-pipa para casos emergenciais. Já em Sirinhaém, o calendário será o mesmo que está em vigor.

No Agreste, a cidade de Bezerros, terra do tradicional bloco Papangu e que recebe muitos turistas e visitantes no Carnaval, a distribuição de água será diária no período de 13 a 18/02. Já o município de Gravatá, que também recebe um grande número de turistas neste período, o calendário de distribuição será de dois dias com água e quatro sem abastecimento. Serão disponibilizados carros-pipa para atendimento às possíveis demandas do período momesco.

As solicitações para carros-pipa devem ser feitas pelo telefone 0800 081 0195, onde  ainda podem ser obtidas informações sobre calendário de abastecimento. Outra forma de checar o calendário de abastecimento é clicando aqui. Para informar sobre vazamento de água ou extravasamento de esgoto, o número disponível é o 0800 081 0185.

COPERGÁS INICIA AUDITORIA EM POSTOS DE GÁS VEICULAR


A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) iniciou, este mês, um programa de auditoria nos postos de GNV (Gás Natural Veicular) que consiste em inspeções constantes dos equipamentos. A medida busca garantir a confiabilidade da medição e do consumo, além de evitar possíveis fraudes na comercialização do energético.

O programa de auditoria é uma iniciativa da Diretoria Técnico-Comercial da Copergás realizada por especialistas de três setores da companhia: Medição, Engenharia e Distribuição. Durante a auditoria são verificados todos os equipamentos dos postos que, em seguida, recebem lacres para impedir qualquer tipo de alteração na ERPM (Estação de Redução de Pressão e Medição).

De acordo com o diretor técnico-comercial da Copergás, Jailson Galvão, A manutenção dos lacres é verificada constantemente por técnicos da Copergás para impedir a possibilidade de adulteração. Conforme programação da Companhia, em média dois postos passam, diariamente, pela auditoria.

Ao todo, Pernambuco possui 70 postos distribuidores de GNV, dos quais, 63 serão submetidos à auditoria. Os sete restantes, como não são abastecidos por gasodutos, não entram no programa. O Estado consome cerca de 150 mil metros cúbicos/dia de GNV e possui uma frota superior a 41 mil veículos.