terça-feira, 27 de janeiro de 2015

SOCIALISTA PAULO CAMELO CONCEDE ENTREVISTA E DIZ QUE LEGIÃO ESTRANGEIRA NÃO PODE GUIAR OS RUMOS DE GARANHUNS


Esta semana, Paulo Camelo, presidente do PSOL em Garanhuns concedeu entrevista a um jornal local. Camelo falou sobre inúmeros temas relativos ao município, foi propositivo, fez uma releitura sobre parte da história garanhuense, da política e de suas intervenções. Como de costume, Paulo foi contundente nas cobranças de infraestrutura e economia local. Disse que a cidade não pode se submeter a “legião estrangeira”; que o Ministro Armando Monteiro não contribui para o desenvolvimento municipal, que precisamos de políticas públicas na questão de mobilidade urbana, que o PSOL terá candidato a prefeito em 2016. Ao finalizar o psolista cravou duras críticas ao atual prefeito Izaías Régis.

Abaixo segue a entrevista na íntegra concedida pelo socialista.

JORNAL:
Qual o efeito da ausência de um líder e como anda a política hoje aqui?

Paulo Camelo: Olha, A nossa cidade carece de uma representação política a altura do nosso potencial e da nossa história. É público e notório que os últimos governantes e o atual, prefeito Izaías Régis, não se deram aos meios de formarem novos quadros político em nossa cidade. Os ex-prefeitos José Inácio, Ivo Amaral, Bartolomeu Quidute, Silvino Duarte e Luiz Carlos, não preparam novos políticos para manterem acesos os seus grupos de sustentação política. O prefeito atual, Izaías Régis, caminha no mesmo ritmo.

JORNAL:
E quais foram esses líderes “Burgueses” do nosso município?

Paulo Camelo: O ex-deputado estadual Elpídio Branco, o ex-vice-prefeito Abdias Branco, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Francisco Figueira (maior exportador, na década de 1950, de café do Nordeste) e o empresário Vavá Moraes. Podemos também admitir que o ex-deputado federal José Tinoco, era também um Líder Burguês.

JORNAL:
Você não acha que Armando Monteiro, tem contribuído com o desenvolvimento da cidade?

Paulo Camelo: Não. O ministro Armando Monteiro, foi Presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e sequer trouxe uma fábrica de pipoca para Garanhuns. Sendo membro nato da Legião Estrangeira, ele procura dominar e ocupar a cidade em pontos estratégicos, assim como os romanos faziam na época do Império Romano. Os Centros de Saúde, o SENAI, a outrora Escola de Música, a ACIG (ou ACIAGAM) se localizam em pontos privilegiados para ações políticas. Além da atividade improdutiva, eventualmente realizada pelo ministro Armando Monteiro, denominada de AÇÃO GLOBAL.

.

JORNAL:
Então na sua concepção, Izaías deve fazer um bom governo?

Paulo Camelo: Sim. Devemos torcer não só para que Izaías faça um bom governo, como também para que o PSOL, a partir de janeiro de 2017,  faça melhor. Não podemos torcer quanto pior, melhor para a oposição. Além do mais nem precisamos disso, uma vez que temos Propostas em demasia.

JORNAL:
Mas, e as obras que estão por vir, como a Reforma da Avenida Santo Antônio, não vai provocar o desenvolvimento?

Paulo Camelo: Evidentemente que a Reforma da Praça localizada na Av. Santo Antônio, não é suficiente para alavancar o desenvolvimento da cidade e muito menos a mobilidade urbana. Independente da bela arquitetura do Projeto de Reforma, o mesmo traz em seu conteúdo um erro grave, o qual consiste em excluir do Espaço Luiz Jardim, o trabalho em  alto relevo do artista plástico garanhuense, Armando Rocha, já falecido, “transferindo  o seu trabalho”  para o muro do Mosteiro de São Bento. Ora, essa é uma ideia mágica da Legião Estrangeira, a qual está sendo capaz de promover um absurdo dessa natureza. Pois o trabalho artístico terá que ser reproduzido por outro artista plástico, e nunca o verdadeiro Armando Rocha, já falecido.  Portanto, trata-se de maquiar a cidade e esconder nosso Patrimônio Cultural e Artístico, o Armando Rocha.

JORNAL:
Mas, a Outorga Onerosa relativa ao Plano Diretor, aprovada pelo governo Izaías e pela Câmara dos Vereadores, o que você diz:

Paulo Camelo: O Plano Diretor, em vigor, não permite a construção de edificações com mais de três andares. A Outorga Onerosa burla o Plano Diretor, ao permitir, mediante pagamento de tarifa progressiva, que se construam edificações com mais de três andares.  Na prática o governo mágico de Izaías Régis, com apoio dos membros da Legião Estrangeira, passa a vender o “espaço” para aumentar sua arrecadação.

JORNAL:
Você é candidato a Prefeito em 2016?

Paulo Camelo: Está muito cedo para definirmos alguns nomes para participarem das eleições de 2016. Mas, em primeiro lugar o PSOL deve apresentar um bom Programa de Governo que atenda as reais necessidades da nossa população. Em segundo lugar, temos que convencer aos demais partidos políticos que devemos transformar a eleição num plebiscito, ou seja, com apenas dois candidatos, situação e oposição, sem a ingerência de políticos de outras cidades. Em terceiro lugar, nós garanhuenses precisamos acordar de um sono muito longo, afinal quando terminar o mandato de Izaías Régis, em 2016, vai completar 40 anos que Garanhuns elegeu seu último Prefeito natural da nossa cidade, Amílcar da Mota Valença.  Portanto, virou uma brincadeira ser Prefeito de Garanhuns.


Último Prefeito eleito natural de Garanhuns, Amílcar da Mota Valença.

JORNAL:
O que falta mais para Garanhuns?

Paulo Camelo: Todo governo municipal precisa ter acesso ao governo do Estado, no caso o de Pernambuco. Desde o governo Jarbas Vasconcelos, incluindo Eduardo Campos e agora Paulo Câmara, que Garanhuns não tem acesso ao governador do Estado. Portanto, quando terminar o mandato do prefeito Izaías Régis, vai completar 20 anos que Garanhuns não tem acesso ao governo do Estado. Some-se a isso tudo, os 8 anos perdidos no governo Lula, isto é, sem reivindicação apresentada, sendo que os ex-prefeitos  Silvino Duarte (de Princesa Izabel/PB) e Luiz Carlos (de Calçados/PE),  perderam 2 e 6 anos, respectivamente. AGORA DURMA COM ESSA BRONCA.

JORNAL:
Porque esses Estrangeiros mandam aqui?

Paulo Camelo: Em primeiro lugar, devido a ausência de Lideres Burgueses, bem como de Lideres de Esquerda com mandato eletivo. Em segundo lugar, em função da perda da população nativa. Ou melhor, Garanhuns perdeu sua população nativa e está sendo repovoada por pessoas de outras cidades, as quais em sua maioria não vestiram a camisa da nossa cidade. Daí se explica parte da votação exagerada que é dada aos candidatos ao parlamento, oriundos de outras cidades.

JORNAL:
Mas, o prefeito, está pavimentando Ruas, instalou o Planetário no Parque Euclides Dourado e está mudando a cara da nossa cidade, dentre outras promessas que estão por vir?

Paulo Camelo: O primeiro aspecto consiste em dizer: Todo governo herda o bônus e o ônus da administração anterior. O governo Izaías Régis, deveria informar quais foram os Projetos e Obras, além dos  Trabalhos Sociais, os quais foram herdados do governo do ex-prefeito Luiz Carlos. Igualmente deveria informar os recursos do governo do Estado de PE, especialmente os que foram oriundos do FEM (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Municipal) e os serviços executados.

O segundo aspecto a considerar consiste em afirmar que pavimentar Ruas é uma obrigação dos governantes, especialmente  quando  decidem  priorizar a qualidade dos serviços e implantar  o saneamento  básico seja individual ou coletivo. Assim, o governo Izaías Régis, está carente nos seguintes itens: qualidade dos serviços; implantação do saneamento básico; aspecto ambiental.

Quanto ao Planetário instalado no Parque Euclides Dourado, trata-se apenas de uma miniatura do Globo Terrestre. Num possível governo do PSOL, devemos procurar instalar um equipamento urbano, tipo o Planetário existente no Parque do Ibirapuera em São Paulo e do localizado em Brasília, próximo do Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha.


Planetário do Parque Euclides Dourado em Garanhuns.


POLÍCIA CIVIL NÃO DESCARTA POSSIBILIDADE DE GREVE DURANTE O CARNAVAL


Está marcada para as 18h desta quarta-feira (28) a assembleia geral no Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol). A categoria divulgou nota nesta terça-feira (27) afirmando que centenas de policiais civis foram convocados, na capital e no interior, para execução de Operações Policiais, todas, concentradas no dia 28 de janeiro.

O Sinpol entende que a convocação seria uma “uma manobra do governo do estado” para tentar desmobilizar os policiais civis. “Os policiais estão se unindo junto ao sindicato para debater seus direitos como trabalhadores e servidores públicos, e tal atitude só vai acirrar ainda mais os ânimos dos policiais civis, já insatisfeitos com os baixos salários e o valor pago nas diárias dos plantões de carnaval”, diz a nota enviada pelo Sinpol.

De acordo com o presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, a possibilidade de uma paralisação da categoria durante o carnaval ganhou mais força após a convocação dos policiais para trabalhos nesta quarta-feira. A nota diz ainda que o “Sinpol seguirá reivindicando melhores salários, condições de trabalho e equipamentos adequados para que, cada vez mais, o policial civil possa oferecer segurança aos pernambucanos.”

Fonte: Diário de Pernambuco
Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press

AÇÕES DE COMBATE À HANSENÍASE SÃO INTENSIFICADAS EM GARANHUNS


A Secretaria de Saúde de Garanhuns iniciou na segunda (26) uma ação integrada de combate à hanseníase em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). De acordo com a Coordenação de Atenção Básica (CAB), 34 unidades e outros dois pontos de apoio estarão intensificando, até a próxima sexta-feira (30), as atividades relacionadas à prevenção da doença no município.

A médica Laura Rodrigues, especialista em medicina da família e comunidade, atende na unidade Magano I. Nesta segunda-feira, ela realizou palestra sobre a hanseníase. “Antigamente, a doença era conhecida como lepra. Esse termo já não é mais tão usado. A hanseníase é uma doença infectocontagiosa e seus sintomas mais comuns são manchas esbranquiçadas ou um pouco avermelhadas”, explica. Ainda segundo a médica, a sensibilidade da área afetada é grande, causando queda de pelos na região afetada.

A população de Garanhuns, que utiliza o serviço básico, poderá, durante toda esta semana, participar de atividades – seja por meio de palestra ou consulta. Após suspeita ou confirmação, o paciente é encaminhado para o ambulatório de referência, onde um dermatologista irá concluir o diagnóstico. O tratamento, caso seja confirmado o caso, dura entre seis meses e 1 ano.


          Fotos: Luanny Porto

GARANHUNS JAZZ FESTIVAL DISPONIBILIZARÁ APLICATIVO PARA CELULARES


O Garanhuns Jazz Festival (GJF) está chegando a sua oitava edição. O evento, consagrado no calendário de eventos do município, acontece, este ano, de 14 a 17 de fevereiro. Com o intuito de facilitar o acesso aos detalhes da grade de programação e outras informações turísticas de Garanhuns, um aplicativo para celulares foi desenvolvimento. O app ‘Garanhuns Jazz Festival’ foi desenvolvido pela empresa Arretada Comunicação pela terceira vez e conta com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Comunicação Social.

Entre as funções do aplicativo, é possível encontrar todas as atrações, saber quais são os estabelecimentos de comidas e bebidas em Garanhuns, onde comprar e ter acesso a serviços na cidade, informações sobre pontos turísticos, conferir as fotos do evento, ter dados sobre o que está acontecendo em tempo real e conferir todas as fotos de pessoas que usaram a hashtag #SelfieNoJazz.  

Como baixar?

O App Jazz está nos últimos ajustes para trazer ao público as informações mais relevantes e o melhor do Garanhuns Jazz Festival 2015. O lançamento está previsto para a quarta-feira (28) e terá versões para iOS, Android e Windows Phone.

HEMOPE LANÇA CAMPANHA DE CARNAVAL


Com o mote Carnaval começa com sua solidariedade. Doe sangue no Hemope!,a Fundação Hemope lançou, na manhã desta terça-feira (27), a campanha de carnaval 2015, que visa sensibilizar a população para a importância da doação de sangue, principalmente no período do reinado de Momo.

“Nosso objetivo é ampliar, em pelo menos 15%, o número de doações, bem como repor o estoque de sangue, que atualmente encontra-se crítico com menos de 10%”, garante Divaldo Sampaio, presidente do Hemope.

GOVERNO DO ESTADO LANÇA APLICATIVO E ABRE INSCRIÇÕES DO CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE


Além de poder conferir as festividades carnavalescas em áreas reservadas, com acessibilidade e segurança, no Camarote da Acessibilidade, as pessoas com deficiência terão uma novidade na festa de momo deste ano. Com inscrições abertas a partir desta quarta-feira (28), os foliões poderão fazer o cadastro através do aplicativo “AcessibilidadePE”, criado em parceria voluntária com os empreendedores em tecnologia da informação, Bruno Albuquerque e Ricardo Câmara, além de outros canais como a ouvidoria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SEDSCJ) e em contato com as próprias prefeituras parceiras.

O projeto do Governo do Estado, coordenado pela  Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SEDSCJ), através da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), já atua em Pernambuco há quatro anos nas festas do carnaval, na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no São João, no Festival de Inverno de Garanhuns e no Desfile Sete de Setembro. A iniciativa é uma ação afirmativa de direitos, garantindo ao segmento acesso à cultura e ao lazer, conforme orienta a Política Estadual da Pessoa com Deficiência, Lei nº 14.789/2012.

BOCA JUNIORS E RIVER PLATE PODERÃO JOGAR EM PERNAMBUCO


Para aproveitar o novo voo sem escalas que liga o Recife a Buenos Aires, lançado no último sábado (dia 24), e incrementar cada vez mais a ida de turistas para Pernambuco, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, a Empresa de Turismo de Pernambuco Governador Eduardo Campos (Empetur) e a Prefeitura do Recife, estão em negociação com os diretores do Clube Atlético Boca Juniors, Clube Atlético River Plate, Clube Atlético San Lorenzo de Almagro e Clube Atlético Rosario Central, times argentinos considerados grandes clubes mundiais, para que eles participem de um torneio em Pernambuco com os principais times locais.

A competição deverá acontecer entre os dias 13 e 17 de janeiro de 2016, na Arena Pernambuco, estádio localizado na Região Metropolitana do Recife. “Sabemos do quanto os argentinos são apaixonados por futebol e acreditamos que esse torneio irá levar muitos turistas-torcedores para Pernambuco, além de ser uma grande divulgação mundial para o estado”, destaca Felipe Carreras, secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

Estádio do River Plate; Monumental de Núñez.

TRE-PE ABRE VAGAS DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL; NO TOTAL SÃO OFERECIDAS 411 OPORTUNIDADES


Estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino que desejam ter a primeira experiência profissional devem ficar atentos. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) firmou um convênio com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) para ofertar estágio remunerado no setor de cadastramento biométrico dos eleitores. As inscrições devem ser feitas de 2 a 13 de fevereiro, no site da SEE.

Ao todo, serão oferecidas 411 vagas em municípios de todas as regiões do Estado. Para se inscrever, o candidato deverá ter login e senha do Sistema de Gestão Escola da Secretaria de Educação (SIEPE) e precisa obedecer aos seguintes requisitos: estar cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio, ter idade mínima de 16 anos e ter estudado em escola estadual em 2014. O processo seletivo será feito considerando o coeficiente global de nota obtido pelo estudante naquele ano.

O estudante que for habilitado receberá uma bolsa estágio no valor de R$ 550,00, mais auxílio transporte. A carga horária é de 20 horas semanais. O resultado com os nomes dos selecionados será divulgado no dia 5 de março, no site do TRE-PE e da Secretaria de Educação.

O Edital de Abertura de Inscrições ficará disponível no endereço eletrônico do TRE na Internet/Intranet, através dos links do Edital Ou pelo site http://www.tre-pe.jus.br/

PAULO CÂMARA TEM ENCONTRO PROPOSITIVO COM MINISTRO DA SAÚDE


O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, foi recebido, nesta segunda-feira (26), em Brasília, pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, e a secretária executiva da pasta, Ana Paula Soter. Acompanharam o chefe do Executivo estadual no encontro, realizado no gabinete do ministro, os secretários Iran Costa Júnior (Saúde), Antônio Figueira (Casa Civil) e José Neto (chefe da Assessoria Especial).

Paulo recebeu sinalizações positivas sobre o principal ponto da pauta: recursos para o custeio e a ampliação da rede materno-infantil, com a construção do Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru; e da UTI neonatal do Hospital Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada. Câmara reafirmou seu compromisso com o segmento, mesmo neste ano difícil para a economia. "Vamos manter o investimento de 15% na Saúde, bem acima do que é definido pela Constituição, que é de 12% do orçamento do Estado", garantiu. 

A construção do Hospital da Mulher do Agreste atingiu 50% da obra. A unidade, que tem investimentos de R$ 47 milhões, terá atendimento de urgência e emergência 24 horas em média e alta complexidades; nas especialidades de ginecologia e obstetrícia. Contará com 158 leitos, sendo 45 de UTI (neonatal e adulto). Já o Hospam, em Serra Talhada, vai ganhar uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal e passará por reestruturação para atender os casos de alto risco, transformando-se no Hospital da Mulher do Sertão.

O ministro reconheceu o esforço que Pernambuco tem feito na Saúde e elogiou o Estado na área de Especialidades. "Pernambuco e o Ceará estão investindo forte nisso", enalteceu Chioro. O titular da pasta pediu a colaboração do governo estadual na elaboração do programa federal Mais Especialidades. "Vamos ficar sintonizados com vocês. Vai ser uma via de não dupla", completou o ministro. 

"Pernambuco talvez seja um dos estados mais avançados nessa área e o programa do Governo Federal Mais Especialidades pode rodar em Pernambuco com a nossa UPAE (Unidade Pernambucana de Atenção Especializada)", disse o secretário de Saúde, Iran Costa.

O estado tem hoje 9 unidades do tipo já em funcionamento e trabalha para a inauguração de outros equipamentos. "A aprovação desse serviço pela população é muito alta e vamos continuar dando ênfase nessa área", assegurou Paulo Câmara.

As UPAEs funcionam nos municípios de Petrolina, Garanhuns, Caruaru, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Arcoverde, Belo Jardim e Limoeiro. Ainda serão abertas novas unidades em Abreu e Lima, Carpina, Escada, Goiana, Palmares e Ouricuri. 

REDE - Outro ponto alto do encontro foi a ênfase que o ministro prometeu dar à rede de urgência e emergência da II Macrorregional de Saúde, que abrange todo o Agreste pernambucano. O governo pediu destaque para o Hospital São Sebastião, no que se refere ao custeio.

Apesar de  frisar que este é um "ano muito difícil" economicamente para o Brasil, Arthur Chioro afirmou que vai priorizar projetos que estejam funcionando e que Pernambuco pode contar com seu empenho. "Vamos focar nas áreas de maior impacto, de maior demanda para a população".

Toda a oferta de serviços nas UPAEs é pactuada com os municípios beneficiados, promovendo a integração entre a Estratégia de Saúde da Família e a média complexidade em âmbito regional, em consonância com a Política Nacional de Humanização. 

          VISITA - Paulo Câmara aproveitou para convidar o ministro para o Carnaval de Pernambuco. Chioro não poderá comparecer mas agendou uma visita ao Estado para o final de fevereiro. Quer conhecer as UPAEs de perto.

Foto: Humberto Pradera

PERFIL - IVAN RODRIGUES, SECRETÁRIO EXECUTIVO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA CASA CIVIL DE PERNAMBUCO


Natural de Garanhuns, no Agreste Meridional, nascido em 13 de fevereiro 1928, Ivan Rodrigues da Silva, atual secretário executivo de Planejamento e Gestão da Casa Civil, possui uma extensa lista de serviços prestados ao desenvolvimento econômico e social de Pernambuco. Formado em Direito pela Faculdade de Direito Caruaru, onde foi aluno laureado e orador da turma de 1966, além de pós-graduado em Administração, Ivan Rodrigues participou ativamente das três gestões do ex-governador Miguel Arraes de Alencar e das duas gestões do ex-governador Eduardo Campos.

Casado, pai de dois filhos e, na época, presidente da Companhia de Industrialização de Leite de Pernambuco (Cilpe), Ivan Rodrigues foi preso, juntamente com o então governador Miguel Arraes, em 1º de abril de 1964, pelas tropas do IV Exército, dentro do Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado, quando se instalou o Golpe Militar no país. Após a anistia e com o retorno de Miguel Arraes ao Executivo Estadual, reeleito em 1986, Ivan Rodrigues volta ao Campo das princesas como assessor especial do governador. No terceiro mandato de Miguel Arraes, assumiu as funções de chefe adjunto de Gabinete e de secretário de Governo.

Sua vida política ainda conta com passagens pela Câmara de Vereadores de Garanhuns, onde assumiu dois mandatos. O primeiro de 1959 a 1963 e o segundo de 1974 a 1978, além da nomeação, pelo ex-governador Eduardo Campos como diretor administrativo e financeiro da Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) e secretário executivo de Planejamento e Gestão das secretarias de Articulação Regional e da Casa Civil.

Na iniciativa privada, além de exercer a advocacia, Ivan Rodrigues que é um aficionado pela literatura, sobretudo, pelos livros de Ciência Política, é Professor Emérito da Associação de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), supervisor de vendas da Mercedes Benz do Brasil e superintendente administrativo da Companhia Siderúrgica do Nordeste (Cosinor).

9º BAILE MUNICIPAL DE ARCOVERDE; ELBA RAMALHO ANIMA FESTA QUE ANTECEDE A FOLIA DE MOMO


Neste sábado, Arcoverde vai frevar no Baile Municipal 2015, que vai comemorar a sua 9ª Edição. O evento vai ser realizado mais uma vez no Esporte Clube, no dia 31 de janeiro, e os portões serão abertos a partir das 21 horas.

Na programação, teremos atrações como Elba Ramalho e a Orquestra Super Oara, que prometem animar o público. A decoração, que é assinada pelo artista plástico Suedson Neiva, contará a história de antigos carnavais arcoverdenses, com muita cor e adereços alusivos ao Reinado de Momo como sombrinhas e fitas, sem esquecer de fotos dos blocos homenageados: Lambaia, Skina, Coça-Coça, Jurema, Acauã, Tapajós, Roscof e Estrela Nordestina.

Já estão sendo feitos os últimos reparos no clube, para que possa proporcionar mais segurança e limpeza aos foliões. Tudo para que a festa fique impecável no dia e todos possam se esbaldar e brincar como os carnavais de antigamente. 

EM CARUARU ZÉ QUEIROZ RECEBE REITOR DA UFPE PARA TRATAR DA FACULDADE DE MEDICINA


Após cooperação entre a Secretaria de Participação Social, através do secretário Léo Bulhões, ficou acertada a vinda do reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, para uma reunião com o prefeito de Caruaru, José Queiroz. O encontro aconteceu nesta segunda, 26. Participaram ainda da reunião o vice-reitor da UFPE, Sílvio Romero de Barros, e parte do corpo acadêmico do campus da UFPE em Caruaru. O encontro foi para tratar sobre a desapropriação do terreno para construção da Faculdade de Medicina. 

A Prefeitura já havia solicitado a desapropriação, por meio de um decreto, e aguardava recursos.A novidade é que na reunião de ontem, o reitor da UFPE anunciou que conseguiu os recursos necessários, com o Ministério da Educação, para custear a desapropriação e tratou com a Prefeitura de Caruaru o formato do convênio entre a UFPE e o município a fim de transferir os recursos necessários. "O curso de Medicina de Caruaru se tornou a menina dos olhos da UFPE, já que o reitor afirmou que é o quinto curso de Medicina mais procurado do Brasil", disse o prefeito.