segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

PAULO LEAL DIZ: “SÃO PEDRO TEM TUDO QUE PRECISA, POIS TEM O VEREADOR ALCINDO MENEZES”


Paulo Barbosa Leal, nascido em 14 de Janeiro de 1944 na cidade de Saloá, Pernambuco, com recém-completados 71 anos, casado, agricultor, parlamentar em Garanhuns, eleito no pleito de 2012 com 1.345 votos pelo Partido Socialista Brasileiro PSB, coligação Garanhuns Rumo ao Crescimento (PP / PT / PTB / PMDB / PSDC / PSB), é mesmo polêmico.

Leal em recente conversa com o blog do Gidi Santos, perguntado sobre como o distrito que ele é radicado (São Pedro) se encontrava explanou a seguinte pérola: “São Pedro está bem. Está melhor do que nunca. São Pedro tem o melhor vereador da atualidade. Ele faz tudo o que o distrito precisa. Nós temos o Vereador Alcindo Menezes”, numa ironia direta ao colega.

Paulo na ocasião de sua eleição garantiu vaga por quociente eleitoral da coligação, foi conduzido a uma cadeira na casa Raimundo de Moraes por média, que é quando a coligação atinge número de votos para eleger um ou mais vereadores. Já o colega, Alcindo Menezes, também de São Pedro, foi eleito pelos seus próprios votos, coisa que aparentemente motiva parte da admiração que Leal nutre pelo colega. Menezes na época candidato pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), junto a coligação “Nasce uma Esperança”, obteve nada menos que 2,40% dos votos dos Garanhuenses, somando assim 1.587 confirma na urna eletrônica em seu nome.

Leal foi questionado sobre suas ações em benefício do município, mas achou por bem não comentar. Perguntado se apoiaria financeiramente causas sociais, Leal foi ainda mais contundente: “Eu sei que muitas pessoas querem ajudar, mas dinheiro não nasce pelos pés de pranta para eu sair doando tudo para todo mundo”.

FIM DA REELEIÇÃO É TEMA DE PROPOSTAS DE ALTERAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL


Após as eleições de 2014, os senadores apresentaram diversas proposições para mudar regras do processo eleitoral. Alguns foram motivados por casos ocorridos durante o pleito, como o uso de sedes de governo para gravação de propagandas e entrevistas. Outros tratam de temas antigos, como o fim da reeleição.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2014, por exemplo, estabelece o fim da reeleição para presidente da República, governadores de estado e do Distrito Federal e prefeitos. A primeira signatária do texto, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), diz considerar que a reeleição provoca desequilíbrios na disputa eleitoral, em razão da utilização da máquina estatal e do prejuízo causado à governabilidade.

Outro texto apresentado depois das eleições de 2014 que proíbe a reeleição para cargos do Executivo é a PEC 35/2014, do senador Walter Pinheiro (PT-BA). Para o senador, a reeleição desvirtua a igualdade de oportunidades entre os candidatos.

“A reeleição – sistema que não é unanimidade nos regimes presidencialistas modernos – permanece como uma forma de subverter o princípio da alternância no poder, que é uma das características essenciais dos regimes democráticos”, argumenta.

A PEC de Pinheiro também estabelece mandato de cinco anos para chefes do Executivo e parlamentares (encurtando, portanto, o mandato de oito anos dos senadores) e restringe o acesso ao Fundo Partidário e ao tempo de rádio e TV.

Já a PEC 50/2015, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), restringe o número de reeleições de parlamentares. Para os senadores, a proposta prevê apenas uma reeleição. Para deputados federais, deputados estaduais e vereadores, o texto prevê o máximo de duas reeleições. O objetivo, segundo a senadora, é evitar a profissionalização da política.
“A atividade política se tornou uma carreira, em que muitos dos que nela ingressam não mais retornam para as suas atividades profissionais de origem”, argumenta.

Uso da máquina pública

O uso da estrutura do governo nas eleições, uma das razões das PECs que buscam proibir as reeleições para o Executivo, motivou também a apresentação de projetos de lei específicos. Um dos textos limita a propaganda de governo no período pré-eleitoral - o Projeto de Lei do Senado (PLS) 298/2014. Outro projeto aumenta o prazo de proibição de pronunciamentos de agentes públicos candidatos eleitorais dos atuais três meses para seis meses antes das eleições (PLS 336/2014). As duas propostas são de Lídice da Mata.

Ainda nessa linha, há o PLS 324/2014, que proíbe o uso, pelo chefe do Poder Executivo, das sedes de governo na propaganda eleitoral e em entrevistas relacionadas à campanha. O autor do projeto, senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), cita como exemplo a própria campanha da presidente Dilma Rousseff em 2014.

“A presidente Dilma Rousseff utilizou o Palácio da Alvorada tanto para a elaboração de peças publicitárias de campanha quanto para a convocação e realização de entrevistas à imprensa às quais comparecia exclusivamente na condição de candidata”, diz o senador ao apresentar o projeto.

Suplentes

Outro tema tratado em mais de uma proposição é a eleição de suplentes de senadores. Atualmente, cada senador já se candidata com dois suplentes, geralmente indicados pelos partidos ou coligações. É comum, porém, a alegação de que o eleitor, muitas vezes, não conhece os suplentes.

PEC 48/2014, da senadora Ângela Portela (PT-RR), prevê eleições separadas para os suplentes. O número seria o mesmo de titulares: três por estado. A PEC 39/2014, do senador Antonio Aureliano (PSDB-MG), também prevê o voto direto para suplentes, mas não altera o número.

Impressão dos votos

Dois dos projetos preveem a instalação de dispositivos nas urnas eletrônicas para a impressão dos votos. Autor do PLS 392/2014, o senador Paulo Bauer (PSDB-SC) cita manifestações de estudiosos a respeito da vulnerabilidade das urnas. A senadora Ana Amélia (PP-RS), autora do PLS 406/2014, também cita os estudos e acrescenta que os boatos sobre a vulnerabilidade das urnas afetam a confiança do eleitor.


— A recorrência desses boatos, mesmo sem a comprovação posterior necessária, mina a confiança do eleitor no processo eleitoral e, consequentemente, a legitimidade das instituições democráticas no Brasil — disse a senadora.

           Foto: Marri Nogueira/Agência Senado

PRIMEIRA ETAPA DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO DO SESC 2015 ACONTECE DOMINGO (18)


A prova de conhecimentos, primeira etapa da seleção para Programa de Incentivo à Formação Profissional do Sesc Pernambuco, será realizada no próximo domingo (18), das 9h às 12h. Mais de mil candidatos inscritos farão a prova concorrendo a uma das 154 vagas oferecidas pela instituição, além de cadastro de reserva, para atuar nas unidades do Sesc Pernambuco da Capital e Interior. As áreas de atuação contemplam os cursos de Administração, Arquitetura, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas (Petrolina), Dança, Design, Educação Física, Jornalismo, Letras, Medicina, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química (Petrolina), Serviço Social, Turismo e Web Design, além do curso técnico em Segurança do Trabalho (Recife).

Os candidatos deverão comparecer ao local de prova da cidade selecionada no ato da inscrição, munido do comprovante de inscrição, documento de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta. A comissão organizadora lembra que os portões serão abertos às 7h30 e fechados às 8h30. Depois desse horário, não será mais permitida a entrada. Portanto, recomenda-se chegar com uma hora de antecedência ao início das provas. As questões podem variar entre dissertativas e/ou objetivas de múltipla escolha, com apenas uma opção de resposta correta. As provas serão pontuadas com notas de 0 a 10, sendo desclassificados os alunos que obtiverem resultados inferiores a 5 pontos.

A seleção consta de três etapas: prova de conhecimentos; entrevista coletiva e prova prática de informática (esta última apenas para aos candidatos dos cursos de Administração, Arquitetura, Design, Web Design, Psicologia e Segurança do Trabalho). O resultado desta primeira etapa do processo seletivo para concessão de estágio será divulgado no site do Sesc PE a partir do dia 23 de janeiro. Os classificados na prova de conhecimentos serão convocados para a entrevista coletiva, também a partir desta data, seguindo as regras do regulamento. O regulamento com todas as informações sobre o processo seletivo, incluindo número de vagas, lotações, locais de prova, conteúdo programático para as provas de conhecimento específico e de informática está disponível na Internet, no site do Sesc Pernambuco http://estagio.sescpe.com.br.

MAIS UM EMPREENDIMENTO DE PORTE SERÁ INSTALADO EM ARCOVERDE; 50 EMPREGOS DIRETOS SERÃO GERADOS


Várias empresas já manifestaram seu interesse em se instalar no Polo Industrial de Arcoverde. Em visita realizada a AD Diper - Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, no Recife, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wellington Araújo, foi informado sobre mais um empreendimento que vai se instalar na cidade. Trata-se da Unidade Industrial da Cooperativa Agropecuária Jacinto Machado – Cooperja, empresa de beneficiamento, que vai gerar mais de 50 empregos diretos, com investimentos em torno de R$ 2,5 milhões.

Durante a reunião, foi discutida a questão da liberação de incentivos fiscais pelo Governo do Estado através do Prodepe para o empreendimento.

“Essa é mais uma empresa que acredita e investe em nossa terra, trazendo mais empregos, investimentos e arrecadação para nossa cidade”, afirmou Wellington Araújo.

Nos próximos dias a prefeita Madalena Britto, recebe em seu gabinete representantes da Isoltech mais uma empresa que vai se instalar em Arcoverde. A Isoltech trabalha com tecnologia italiana para a produção de blocos de cimento expandido.

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA COMERCIANTES INTERESSADOS EM TRABALHAR NO GARANHUNS JAZZ FESTIVAL 2015


Estão abertas, a partir de hoje segunda-feira (19), as inscrições para os comerciantes de alimentos e bebidas trabalharem na oitava edição do Garanhuns Jazz Festival (GJF). Os interessados terão até o dia 23 de janeiro para se inscrever. O GJF acontece no período de carnaval, de 14 a 17 de fevereiro.

Os comerciantes, já cadastrados na Secretaria de Turismo de Garanhuns, deverão comparecer ao Centro Administrativo, localizado na avenida Caruaru, S/N, no horário das 9h às 13h. Caso a quantidade de inscritos ultrapasse o limite de vagas disponíveis, será realizado um sorteio com os comerciantes. Outras informações pelo telefone (87) 3762 7077.

PREFEITURA DE GARANHUNS ABRE ESTÁGIO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Estudantes de cursos de licenciatura, pedagogia e curso normal médio,
devem se inscrever a partir do dia 26 de janeiro.

A Secretaria de Educação e Esportes (Seduce) informa que serão abertas, no período de 26 a 30 de janeiro, as inscrições para a seleção de estudantes de cursos de licenciatura (áreas diversas), pedagogia e curso normal médio, para estagiarem como regentes, monitores ou apoio de sala de aula na Rede Municipal de Ensino. Os interessados devem se inscrever na Seduce – localizada na rua Siqueira Campos, 43, Centro -, das 8h às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

Serão oferecidas vagas nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, nas diversas áreas de ensino, conforme necessidade ou afastamento temporário de professores. Os estágios são remunerados.

Para o ato de inscrição, são necessários os seguintes documentos: original da declaração de matrícula da instituição onde estuda, histórico escolar, cópia da identidade, CPF e título de eleitor, comprovante de residência, de cursos e capacitações com carga horária superior a 40 horas/aula.

IMPLANTAÇÃO DE GRATIFICAÇÃO DE RISCO DE VIDA SERÁ CONCLUÍDA NESTE MÊS PELA FUNAPE


A Fundação de Aposentadoria e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco - FUNAPE, cumprindo a Lei Complementar Estadual n.º 291, de 05 de dezembro de 2014, concluirá neste mês a implantação da Gratificação de Risco para todos os 10. 848 Policiais e Bombeiros Militares inativos (reserva e reforma remunerada) e para os 3.450 pensionistas com paridade.

Esta medida ratifica o compromisso do Estado em cumprir o acordo firmado com os militares no ano de 2014, atendendo à uma antiga reivindicação da categoria.

           Foto: www.bombeiros.pe.gov.br

UFPE COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO DE EXTENSÃO AMBIENTAL


A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriu inscrições para preenchimento de 150 vagas no Curso de Extensão: “Educação Ambiental - Escolas Sustentáveis e com Vida”. O curso funcionará na modalidade semipresencial e é oferecido pelo Laboratório de Pesquisa Integrada de Gestão Ambiental (Lapiga), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) do Departamento de Ciências Geográficas (DCG) da UFPE.  O Ministério da Educação e Cultura (MEC) também é parceiro na realização do curso.

Das 150 vagas ofertadas, 50 são destinadas ao município de Olinda, 50 para Recife e 50 vagas para o município de Camaragibe.  As inscrições serão realizadas gratuitamente no período de 20 a 23 de janeiro de 2015, exclusivamente pelo e-mail:eadufpe2014@gmail.com. O candidato deve anexar ao e-mail a ficha de inscrição, disponível no Anexo I do Edital, devidamente preenchida e assinada, juntamente com documento de comprovação de vínculo com a escola (no caso dos alunos), do vínculo com a Secretaria de Educação (no caso dos professores) ou do Conselho Municipal de Educação (no caso de conselheiro). A comprovação de vínculo deve ser em papel timbrado, assinada e carimbada.

O resultado dos candidatos selecionados para realizar o curso está disponível no endereço eletrônico: www.facebook.com/eadufpe, até o dia 30 de janeiro.  As aulas iniciam no dia 02 de fevereiro e vão até 29 de maio, com três encontros presenciais durante o período.

Para saber mais sobre o processo seletivo e programação das atividades, consulte aqui o Edital.

GANHE O MUNDO EMBARCA PRIMEIROS ALUNOS EM 2015; FILHA DE CATADORA DE LIXO É CONTEMPLADA


A catadora de lixo Edileuza da Silva Trajano, 38 anos, não cabia em si de tanta felicidade. Ela juntou o marido, que tem a mesma profissão, e cinco dos seus seis filhos para acompanhar o embarque de Stella, a mais jovens entre as mulheres, que, aos 17 anos, seguiu para fazer intercâmbio em Minnesota, nos Estados Unidos. O sonho de Edileuza só foi possível graças ao programa Ganhe o Mundo, do Governo de Pernambuco, que embarcou sua primeira turma de 2015 neste domingo (18). O governador Paulo Câmara fez questão de acompanhar a despedida dos jovens no Aeroporto Internacional do Recife, reforçando o compromisso de manter e ampliar a iniciativa criada no Governo Eduardo Campos, que é pioneira no Brasil.

“Eu nunca teria condições de proporcionar uma experiência dessas para Stella”, comemorou Edileuza, com os olhos marejados. Ainda sem acreditar no que estava vivendo, a estudante disse ter certeza que muitas portas irão se abrir para ela após a temporada fora. “A realidade da minha família vai mudar; a vontade de melhorar é muito grande”, pontuou Stella, que passará seis meses no exterior.

Paulo Câmara elogiou o empenho dos 18 jovens selecionados pelo programa. “Eles estão aqui por mérito próprio e isso prova que, com dedicação, é possível vencer obstáculos e alcançar objetivos. Além de oferecer novas perspectivas no campo profissional, o intercâmbio amplia a visão de mundo do jovem, que muitas vezes nunca teve a oportunidade de sair da sua cidade”, ressaltou o governador, que estava acompanhado da primeira-dama do Estado, Ana Luíza Câmara, e da filha Clara.

Aos colegas que ainda estão concorrendo a uma vaga, Renata Soares, 17, reiterando as palavras do governador, argumentou que nada na vida é fácil e que os amigos precisam se empenhar para assegurar um espaço nas próximas viagens. "Com empenho e muito esforço a gente sempre chega lá”, disse a jovem. João Paulo Lopes, 17, lembrou a responsabilidade de representar Pernambuco. “Temos que chegar lá fora e fazer a diferença, mostrando nosso potencial e multiplicando a cultura pernambucana.

.

NOVOS EMBARQUES – Uma experiência única em termos de política pública no Brasil e capaz de transformar o destino de um jovem com poucas oportunidades. Essa é a definição do Ganhe o Mundo, que foi criado em 2011 e já proporcionou o intercâmbio de mais de 3.400 jovens pernambucanos. Dois novos grupos com destino ao Canadá e Nova Zelândia embarcam ainda este mês. Em 2015, serão 1.400 estudantes beneficiados pelo programa - esses alunos também seguirão para Austrália, Espanha, Chile, Argentina, Uruguai e Panamá.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, o programa teve uma atuação muito maior do que a expectativa inicial, pois aumentou a autoestima de cidades inteiras. “Todos têm orgulho de ter um conterrâneo embarcando pelo Ganhe o Mundo. Esses pernambucanos, que hoje partem para os Estados Unidos, servem de inspiração para todo o município”, completou Fred, pontuando que o aluno selecionado pelo programa não tem nenhuma despesa com a viagem. “O projeto garante a matrícula em uma escola de Ensino Médio, plano de saúde, hospedagem em casa de família e uma bolsa de no valor de R$ 716”, detalhou.

NOVA PRESIDENTE DA FUNASE QUER FOCO NA EDUCAÇÃO

A transmissão de cargo foi oficializada em solenidade realizada na sede da FUNASE.

Foi empossada na tarde da sexta-feira (16) a nova diretora presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase). A transmissão de cargo foi oficializada em solenidade realizada na sede da instituição. A nova dirigente, Adriana França, é assistente social e militante dos direitos da criança e do adolescente no estado.

Entre as prioridades da gestão Adriana destacou os investimentos em educação e na potencialização do atendimento individualizado e humanizado aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. “O nosso compromisso é transformar a Funase em um modelo de ressocialização no país. Iremos buscar mais parcerias com entidades públicas, privadas, religiosas, ONG’s e todos aqueles que tiverem interesse de colaborar com o sistema” disse.

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, nova pasta responsável pela Funase, Isaltino Nascimento, apresentou algumas propostas para a área socioeducativa. Ele destacou melhorias no atendimento aos internos e nas condições de trabalho dos servidores. “Vamos direcionar o nosso olhar para os segmentos sociais que mais precisam. Iremos nos empenhar em fazer da Funase uma protagonista positiva na área social” acrescentou.

O ex-presidente da Funase, que também é servidor de carreira da instituição, Eutácio Borges, garantiu que continuará engajado no processo socioeducativo. “Como pessoa e profissional, vou continuar acreditando na Funase, na vontade de mudança dos adolescentes e nos desejos dos funcionários” afirmou.

Durante a solenidade foram apresentados, ainda, os diretores que farão parte da nova gestão. Reinaldo Ramos assume a diretoria geral de administração e finanças, Eliomar Almeida a diretoria geral de gestão, trabalho e educação, Alice Chagas a gerência jurídica e Josie Marja a ouvidoria. Nadja Alencar permanece diretoria de política de atendimento e Zed Galvão na diretoria geral de planejamento e orçamento.