terça-feira, 6 de janeiro de 2015

GARANHUNS ESTÁ ENTRE OS 10 MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS QUE MAIS EMPREGARAM EM 2014

Município cresceu 36,3% na geração de postos de trabalho.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Emprego e Trabalho (MTE), mostram que Garanhuns gerou, de janeiro a novembro do ano de 2014, aproximadamente, 450 empregos diretos. Um aumento de 36,3% em comparação com 2013. A instalação de lojas e grandes empreendimentos, como o Atacadão Assaí, em paralelo às obras de melhoria de infraestrutura básica em bairros da cidade são algumas das justificativas para a geração de novos postos de trabalho.

Entre os 10 municípios do interior de Pernambuco, que mais admitiram ao longo do ano passado, considerando maior geração de renda e acesso ao consumo, Garanhuns aparece na sexta posição juntamente com o município de Santa Cruz do Capibaribe, ficando à frente de cidades-polo como Gravatá, Serra Talhada e Carpina e atrás, apenas, de Caruaru.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, quando se fez o cálculo subtraindo os admitidos pelos desligados, Garanhuns sobe e fica entre os cinco municípios que mais contratou em 2014. “Esperamos, para 2015, que esse número seja ampliado de forma substancial. Estamos desenvolvendo projetos que visam a qualificação e aumento de postos de trabalho. A chegada de 13 empreendimentos, incluindo a Escola de Gastronomia do Senac, serão decisivas para o resultado final desse balanço”, destaca o titular da pasta.

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, afirma que a economia do município está ficando cada vez mais dinâmica. O gestor ressalta que o espírito empreendedor continuará sendo incentivado na população. “Continuaremos buscando parcerias com outros empresários para recebermos novas empresas. Mas também temos a preocupação e o compromisso de fazer com que nossos empresários garanhuenses também tenham essa vontade de crescer. Além de buscarmos incentivar o surgimento de novos empreendedores locais”, reforça Izaías Régis.

           Foto: Valber van der Linden

CONCURSADOS DA ASSEMBLEIA TOMARAM POSSE HOJE (6) DE JANEIRO

Cerimônia ocorreu nesta terça-feira.

Os cem candidatos aprovados no último concurso público realizado pela Assembleia Legislativa tomaram posse nesta terça(seis de janeiro). A seleção aconteceu em abril do ano passado, e aprovou 60 pessoas para os cargos de analista, nível superior, e 40 para o de agente legislativo, nível médio. O concurso foi organizado pela Fundação Carlos Chagas e contou com mais de 40 mil inscritos.

A posse dos candidatos foi marcada por uma solenidade conduzida pelo presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa, do PDT. O ato ocorreu no Plenário da Casa e contou com a presença do primeiro-secretário, deputado João Fernando Continho, do PSB. A cerimônia aconteceu às 11 da manhã, no Plenário da Assembleia.

A partir dessa quarta(sete), a Alepe promove um seminário e um curso de formação para o novos servidores. A iniciativa visa apresentar as atividades e a rotina do Legislativo aos que estão ingressando no Poder.

Foto: Divulgação/Alepe

NILTON MOTA ASSUMA A SECRETARIA DE AGRICULTURA DO ESTADO DE PERNAMBUCO


Foi realizada, na manhã desta terça-feira (6), a transmissão de cargo da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco. O secretário Nilton Mota - empossado pelo governador Paulo Câmara, na última sexta-feira (2) - recebeu a pasta do ex-secretário Aldo Santos, numa cerimônia na sede da Secretaria.

Para Nilton Mota, assumir a Secretaria de Agricultura é um grande desafio para dar continuidade ao processo de crescimento do setor agropecuário do Estado. "Me sinto entusiasmado com essa nova missão. Com a confiança do governador Paulo Câmara irei trabalhar valorizando cada área, buscando manter e ampliar as parcerias, desde os servidores públicos até as parcerias com os municípios, Governo Federal e sociedade civil organizada", enfatizou.

Durante o evento, Aldo Santos afirmou que falar da agricultura é lembrar da valorização do setor que começou com o ex-governador Miguel Arraes e continuou no governo de Eduardo Campos. "Durante os últimos anos, a sociedade teve participação efetiva na construção das políticas públicas e obtivemos grandes avanços para agricultura familiar, pecuária, irrigação, entre outros. O orçamento da SARA passou de R$ 98 milhões, há oito anos, para fechar 2014 com R$ 680 milhões. Isso mostra a determinação que o saudoso Eduardo teve ao dar prioridade a interiorização do desenvolvimento. Tenho clara convicção de que Paulo dará continuidade a esse trabalho e vai fazer Pernambuco avançar mais", destacou.

GOVERNADOR EMPOSSA PEDRO FALCÃO COMO NOVO REITOR DA UPE E REITERA COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO SUPERIOR


Após empossar o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, o governador Paulo Câmara garantiu, nesta terça-feira (6), que a Educação Superior do Estado está no caminho certo. "Foram oitos anos de avanços e a nossa prioridade é consolidar todas essas ações", assegurou o chefe do Executivo, reforçando que não faltarão investimentos para a área. A UPE está presente em Pernambuco com 11 campus, totalizando 53 cursos de graduação. Para o governador, a instituição desempenha um papel fundamental na formação de jovens e também no fortalecimento da comunidade científica brasileira.

"Temos o desafio de fazer a Educação, em todas as instâncias, chegar com qualidade a todos os municípios. Para isso, estamos sempre em busca de novos investimentos e avaliando formas de otimizar os recursos (humanos e financeiros) que já estão disponíveis", pontuou Paulo Câmara, lembrando que essa é uma tarefa incansável e que sempre fará parte da sua agenda

Pedro Falcão e Socorro Cavalcanti, Reitor e Vice Reitor da UPE.

METAS - A cerimônia de posse de Pedro Falcão e Socorro Cavalcanti, a nova vice-reitora, aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), no bairro da Madalena, no Recife. Os professores foram eleitos para o quadriênio (2015-2018) por servidores, docentes e alunos da instituição pública. No ato, que contou com uma apresentação da orquestra do Movimento Pró-Criança, o novo reitor se comprometeu em realizar uma gestão democrática. "O nosso plano de gestão foi transformado em projetos que, em breve, vão se tornar ações", comentou Pedro, salientando que os avanços obtidos pela instituição fazem parte de uma obra coletiva.

O professor Carlos Calado, que comandou a UPE até dezembro do ano passado, disse, em seu pronunciamento, que não há desenvolvimento social sem educação pública de qualidade. "A nossa gestão não teve medo de ousar e batalhou por cada conquista. Tenho certeza que a nova reitoria vai fazer prosperar ainda mais as conquistas da instituição, pois a dupla conhece a universidade", finalizou Calado.

Perfil da nova reitoria da UPE: Reitor - O professor Pedro Henrique de Barros Falcão é Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; Mestre em Ciências na área de Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz; e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia. Presidiu o Conselho Regional de Biologia - 5° Região e coordenou a Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Pedro já dirigiu o Campus Garanhuns e foi Pró-Reitor Administrativo da UPE. Além disso, o agora reitor foi secretário-executivo de Ciência e Tecnologia do Estado, de abril até agosto do ano passado.

Vice-reitora - Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti é farmacêutica-bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Bioquímica pela UFPE e doutora em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo. Foi pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Maria Cavalcanti também foi vice-chefe do departamento de Ciências Fisiológicas; e coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e Diretora do Instituto de Ciências Biológica. A professora coordenou ainda o Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, e foi avaliadora do Ministério da Educação e Cultura. Maria também fez parte do Comitê de Ética em Pesquisa da UPE. É Sócia Ordinária da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde; e também do Programa de Biologia Celular e Molecular Aplicada, ambos da UPE; e docente permanente do doutorado Rede Nordeste de Biotecnologia.

MINISTRO DA EDUCAÇÃO CID GOMES VEM A PERNAMBUCO NA SEXTA-FEIRA (9) CONHECER EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

A vinda a Pernambuco foi acertada durante a reunião que Cid teve hoje, 
em Brasília, com todos os secretários estaduais da Educação.

O ministro da Educação, Cid Gomes, acertou hoje (6) com o governador Paulo Câmara uma visita a Pernambuco nesta sexta-feira (9) para conhecer a experiência do Estado no Ensino Médio e nas escolas em tempo integral. Pernambuco será a primeira unidade da Federação a ser visitada pelo ministro.

A vinda a Pernambuco foi acertada durante a reunião que Cid teve hoje, em Brasília, com todos os secretários estaduais da Educação para discutir a definição do novo valor do piso nacional dos professores e também as novas diretrizes do Governo Federal para o Ensino Médio.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, o ministro Cid Gomes destacou o fato de Pernambuco ter apresentado, entre os anos de 2011 e 2013, o melhor desempenho no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), saltando da 16ª posição para o 4° lugar. No mesmo período, a maior parte dos Estados apresentou queda no Ideb.

Os números positivos de Pernambuco foram ressaltados pelo próprio Cid na conversa com os secretários de todo o Brasil. “O ministro disse que pretendia conhecer as experiências dos Estados e que começaria por aqueles com boas práticas, experiências bem sucedidas e que possam servir de modelo”, contou Fred Amâncio, que foi procurado por Cid Gomes logo que terminou o encontro. Logo em seguida, o ministro ligou para o governador pernambucano e combinou a agenda. A Secretaria de Educação do Estado e o gabinete de Cid Gomes já começaram a discutir a agenda do ministro.

DECORAÇÃO NATALINA É DESMONTADA EM GARANHUNS


As decorações natalinas são desfeitas tradicionalmente no Dia de Reis, comemorado nesta terça-feira (06). Em Garanhuns, na manhã de hoje, equipes da Secretaria de Turismo e da Casa do Artesão começaram a desmontar a decoração que foi motivo de orgulho e encantamento para todos os moradores e visitantes da cidade, que também festejaram, durante mais de um mês, a programação musical do Natal Luz “Sonhos de Criança”.

A decoração conseguiu renovar o espírito natalino nas pessoas e, principalmente, a magia de ser criança. Os ursinhos fizeram sucesso. Era constante a presença de adultos e crianças, especialmente no Relógio das Flores, na praça da Fonte Luminosa e no Espaço Colunata, registrando com fotos e vídeos cada item da decoração, elogiada por todos. Até mesmo no último dia, era possível ver garanhuenses e turistas fotografando.

A dona de casa Maria Audeneide, de 56 anos de idade, moradora do Heliópolis, disse já estar com saudade de toda a magia que a cidade viveu durante esses dias. “É como se agora a gente fosse voltar a vida normal. Estava tudo muito encantador. Eu mesma tirei fotos com amigos e familiares diversas vezes no Relógio e na Fonte Luminosa. Parecia até que a cidade era outra. É uma pena que não teremos mais toda essa iluminação aqui, mas vou aguardar ansiosa pelas novidades do próximo Natal”, comentou, entusiasmada.

A decoração natalina começou a ser instalada no dia 20 de novembro. Mais de 20 artesãos garanhuenses produziram o material que incluía laços, ursos de pelúcia, árvores e outros artigos tradicionais do período. Além dos artigos, uma grandiosa estrutura de iluminação em LED foi instalada na cidade, consagrando de vez o evento no calendário oficial de festividades do município.
.


Fotos: Samara Pontes

BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA DEVEM ATUALIZAR CADASTRO


A Secretaria de Assistência Social informa que os beneficiários do Programa Bolsa Família, que receberam aviso no extrato de pagamento e que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados no Cadastro Único, devem realizar a atualização até o dia 16 de janeiro. Caso não seja atualizado, o benefício pode ser bloqueado a partir do mês de fevereiro, além da possibilidade de perda de outros benefícios, como, por exemplo, a tarifa social de energia elétrica.

Os beneficiários que precisam atualizar os dados devem se dirigir à Secretaria de Assistência Social, localizada no Centro Administrativo, avenida Caruaru, S/N – de segunda à quinta-feira, das 8h às 17h, e sexta-feira das 8h às 14h -, portando todos os documentos pessoais e dos demais integrantes da família. De acordo com a coordenação municipal do programa, atualmente, mais de 26 mil pessoas estão inscritas no Cadastro Único e mais de 17 mil famílias recebem o benefício.

COMERCIANTES DE ALIMENTOS E BEBIDAS PODERÃO TRABALHAR NO GARANHUNS JAZZ FESTIVAL 2015

Interessados em trabalhar no evento devem se inscrever no período
de 19 a 23 de janeiro, na Secretaria de Turismo.

O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), vai abrir, no dia 19 deste mês, as inscrições para os comerciantes de alimentos e bebidas interessados em trabalhar durante a nona edição do Garanhuns Jazz Festival (GJF), que acontece entre os dias 14 e 17 de fevereiro deste ano. Os trabalhadores terão até o dia 23 de janeiro para se inscrever.

Os comerciantes, já cadastrados na Setur, deverão comparecer ao Centro Administrativo, localizado na avenida Caruaru, S/N, no período estipulado, sempre das 09h às 13h. Caso a quantidade de inscritos ultrapasse o limite de vagas disponíveis, será realizado um sorteio com os comerciantes inscritos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 3762 7077.

           Foto: Renand Zovka

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ABRE EDITAL PARA CADASTRAMENTO DE ENTIDADES PRIVADAS

Entidades que desejam receber verbas decorrentes do Fundo Municipal de Assistência Social de Garanhuns devem realizar cadastro até o início do mês de fevereiro.

O Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas) abriu, hoje (05), o edital para cadastramento de entidades privadas com destinação social, interessadas em apresentar projetos de relevante e significativa extensão social ou relacionado a atividades de caráter essencial à assistência social e que desejam receber verbas decorrentes do Fundo Municipal de Assistência Social de Garanhuns. O edital está disponível no Diário Oficial dos Municípios/Amupe desta segunda-feira.

A entidade deverá requerer seu cadastro junto ao Conselho Municipal de Assistência Social de Garanhuns, portando documentos (especificados no item 4.1 do edital), que deverão ser entregues em envelope lacrado, na sede do conselho, localizado na Casa dos Conselhos, na rua Ernesto Dourado, 890, bairro Heliópolis, das 9h às 14h, com a seguinte especificação: CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE GARANHUNS-PE CADASTRO – EDITAL Nº 001/2015. O prazo para as entidades se cadastrarem é de até 30 dias, contados da publicação do edital. São elegíveis entidades privadas com finalidade social que possuam sede e atuem no município de Garanhuns.

Serão cadastradas e estarão habilitadas as instituições que apresentarem toda a documentação exigida e forem aprovadas no projeto, conforme critérios de seleção. A listagem com o resultado final será afixada no átrio da Casa dos Conselhos, no dia 16 de fevereiro e publicada no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco/Amupe, através do endereço: www.diariomunicipal.com.br/amupe.

ARCOVERDE LANÇA EDITAL PARA FOLIA DOS BOIS 2015


A Secretaria de Turismo e Eventos e a Diretoria de Cultura de Arcoverde lançam edital de convocação das troças e grupos carnavalescos para a Folia dos Bois 2015.

Os responsáveis legais devem comparecer ao Esporte Clube de Arcoverde do dia 05 a 23 de janeiro, de segunda a sexta, das 9h às 12h para atualização cadastral dos que já participaram e o cadastramento para novas troças ou as que foram desclassificadas em anos anteriores de Bois, Ursos e similares.

Com exceção de grupos de outras cidade, que poderão ser inscritos na condição de convidados, as troças locais – dependendo da quantidade de inscrições-, poderão passar por uma prévia classificatória em data e local a ser divulgados.

O Edital de Convocação está disponível no site da prefeiturawww.arcoverde.pe.gov.br.  Mais informações pelo telefone: 38213502.

Foto: Reprodução