segunda-feira, 28 de setembro de 2015

GOVERNO DE PERNAMBUCO disponibiliza Bônus de Desempenho Educacional à professores e técnicos na ordem de 12,2 milhões de reais


O Governo de Pernambuco disponibilizará o Bônus de Desempenho Educacional relativo ao ano de 2014 no mês de outubro. O bônus, no total de R$ 12,2 milhões, contemplará 24.366 professores e 4.353 técnicos da Rede Estadual que alcançaram as metas pactuadas no ano passado.

O número total de escolas da Rede Estadual beneficiadas com o BDE foi de 588, dentre as 880 avaliadas. Destas, 473 alcançaram 100% das metas em 2014, o que representa mais que o dobro, se comparado com o ano anterior (foram 232 em 2013). Outras 115 atingiram entre 50% e 99% das metas pactuadas em 2014, sendo que das 17 Gerências Regionais de Educação avaliadas em 2014, todas atingiram as metas e receberão o bônus.

 “O BDE é um instrumento importantíssimo de reconhecimento, e é parte da política de Educação do Estado, que está mantida e que nos ajuda a avaliar o desempenho das nossas escolas e definir estratégias para melhorar os resultados”, destacou o secretário executivo de Planejamento e Coordenação da Secretaria Estadual de Educação, Severino Andrade Júnior (foto).

Mesmo com cenário econômico adverso, o BDE foi mantido pelo Governo e parte do orçamento total que estava previsto para o bônus está sendo repassado aos profissionais de Educação do Estado como progressão salarial, via Plano de Cargos e Carreiras, conforme acordo feito com o sindicato da categoria, ainda no primeiro semestre. “A diferença é que parte do valor se transformou, neste ano, de benefício temporário para permanente, visto que parte do recurso entrou para a progressão dos profissionais em Educação”, explicou Severino Andrade.

BÔNUS - O BDE existe desde 2008, pela lei de nº 13.486, para premiar os profissionais das escolas que cumprissem parcial ou integralmente as metas para o Idepe. A partir de 2009, o BDE passou a incluir também as GREs. O cálculo do BDE corresponde ao percentual de atingimento de metas acordadas em Termo de Compromisso assinado por cada unidade de ensino e o secretário de Educação do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário