quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Iª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres é realizada em Garanhuns

A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, esteve presente na
ocasião e falou sobre a relevância da conferência.

A I Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres foi realizada ontem (18), em Garanhuns. O momento, que aconteceu no Chalé Recepções II, teve o objetivo de discutir e elaborar propostas de políticas públicas voltadas à construção da igualdade de gênero. A conferência, promovida pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria da Mulher, teve como tema principal “Protagonismo das Mulheres nas Políticas Públicas: Nenhum Passo Atrás”.

A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, esteve presente na ocasião e falou sobre a relevância da conferência. “Esse momento não é somente uma reunião, mas um momento de reflexão sobre o que estamos fazendo e onde precisamos chegar. A nossa política de gênero é nova no Brasil. Ainda temos muitos  desafios pela frente. E o que nós queremos com isso é construir uma cidade melhor de se viver, onde as mulheres vivam bem e com confiança. Estamos na busca pela construção de um mundo cada vez melhor”, afirmou Silvia.

Após a solenidade de abertura do evento, foi feita a leitura e aprovação do regimento interno pela Dr.ª Maria do Rosário Sarduy (foto ao lado), que precedeu a realização da palestra com o tema: “O Protagonismo das Mulheres nas Políticas Públicas: Avanços e Desafios”, ministrada pela secretária da Mulher do Recife, Elizabeth Godinho e a gerente-geral de Relações Intersetoriais da Secretaria da Mulher do Recife, Elizabeth Severien. Diante do tema apresentado, foi destinado um tempo para debates sobre as questões apresentadas na palestra.

A temática central foi discutida, em grupos, a partir dos seguintes eixos: Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; e Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações. Em seguida, foi escolhido um articulador de cada grupo de discussão, a fim de apresentar as propostas para aprovação na plenária

Após a discussão, que teve como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, cultural e política das mulheres, e o exercício da cidadania feminina em Garanhuns, foi realizada a plenária final para referendar as deliberações aprovadas em cada um dos eixos e a votação nas propostas, momento seguido pela eleição dos delegados.

        Para a secretária da Mulher de Garanhuns, Eliane Vilar (foto ao lado), discussões pertinentes foram levantadas durante o evento. “As políticas públicas estão sendo discutidas em conferências no Brasil todo. Esse momento de discussões tão relevantes foi muito importante, pois daqui nós vamos levar algumas propostas para a conferência estadual  e, posteriormente, para a nacional. Então foi um momento muito válido, pois essas discussões vão fomentar novas políticas públicas, fortalecer as que nós já temos, e dessa grande discussão, nós vamos tirar a nossa pauta de trabalho, para que Garanhuns possa avançar exatamente nesse enfrentamento à violência contra a mulher, dentre outras melhorias”, afirmou a titular da pasta.
         
                                                    Convidados acompanhando a Conferência.

Educador Júlio Costa, Jornalista Selma Melo, Gestor Público Paulo Tenório 
e Secretária da Mulher de Saloá Marília.

Secretária da Mulher de Garanhuns Eliane Vilar (ao microfone) e Dr.ª Maria do Rosário Sarduy.

Convidados acompanhando a Conferência.

Sociedade Civil, uma das suplentes do Conselho Tutelar de Garanhuns Eliane Silva.

          Texto: Ruthe Santana – Secom – PMG
 Fotos: Gidi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário