quinta-feira, 20 de agosto de 2015

EM GARANHUNS 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE debateu novas políticas públicas para pessoas entre 15 e 29 anos


Com o Tema “As várias formas de mudar Garanhuns” o Governo Municipal realizou durante todo o dia de ontem, quinta-feira, 20 de agosto, a 1ª Conferência Municipal da Juventude. O evento ocorreu através da Secretaria da Juventude do Município e o Chalé Recepções II, ambiente escolhido para sediar a Conferência recebeu os pouco mais de 200 participantes que, presentes, debateram e formularam opiniões e projetos inerentes as diretrizes das políticas voltadas à Juventude.

Aberta ao público em geral e bastante prestigiada por jovens que estão na faixa etária entre 15 e 29 anos (assistidos pela SEDJU); o evento teve como pontapé inicial, logo nas primeiras horas da manhã, o credenciamento para gestores públicos, representantes governamentais, professores, trabalhadores, técnicos entre outros, que atuam ou possuem interesse na temática da juventude.

Em seguida, uma mesa diretora foi formada e na ocasião composta pela Secretária de Cultura de Garanhuns, jornalista Cirlene Leite, Conselheiro Tutelar, Fernando Luna, vereadoras Nelma Carvalho e Carla Vilaço, membro do Conselho Estadual da Juventude, Sandro Cipriano (palestrante do evento), Major Hudson Moura (relações públicas do 9º BPM), além do Secretário da Juventude do município, Pedro Passos da Silva (que no momento, também representou o Prefeito, Izaías Régis Neto).

    Convidado a abrir os trabalhos o Secretário da Juventude de Garanhuns Pedro Passos (foto ao lado) disse na parte da manhã que os compromissos da secretaria estão mantidos e que além disso a pasta tem acompanhado o comportamento nacional para assim buscar ações assertivas no segmento para serem aplicadas no âmbito municipal. "Nós temos observado com muita atenção o cenário nacional, para que com isso possamos importar para o cenário local as experiências e ações exitosas do segmento políticas públicas para Juvetude”, ressaltou Pedro. Após a fala do Secretário ocorreu a leitura do Regimento da Conferência, feita por um dos membros da Comissão de Organização, Fátima Correia (foto abaixo).

Com o objetivo de analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, específica e exclusivamente sobre a participação da juventude, reconhecendo a diversidade de expressões do segmento, além de garantir um processo cada vez mais digitalizado e conectado com as novas tecnologias de comunicação, foi que se desdobraram os trabalhos dos grupos participantes da Conferência.

Participação, Educação, Trabalho, Cultura e Comunicação, foram discutidos através do grupo 1, enquanto que o grupo 2 permeou Saúde, Esporte e Meio Ambiente, ficando para o grupo 3 a discussão sobre Território e Mobilidade, Segurança e Acesso a Justiça e Diversidade. Todos os grupos com propostas apresentadas na última plenária.

Membro da Comissão de Organização da Conferência Municipal da Juventude,
Fátima Correia fez a leitura do Regimento.


Ao final do dia foram eleitos 10 delegados (as), sendo 3 representantes governamentais e 7 não governamentais, cada um eleito com seu respectivo suplente. Os eleitos participarão da 3ª Conferência Estadual de Juventude, a ser realizada nos dias 5 e 6 de outubro de 2015, no Centro de Convenções de Olinda. Lá a coordenação será da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Estado e o tema será: “As várias formas de mudar Pernambuco”.

A 1ª Conferência Municipal da Juventude de Garanhuns, PE foi convocada através de decreto pelo Prefeito Izaías Régis Neto e seguiu as orientações nacionais. A organização e desenvolvimento ficou por conta da Secretaria Municipal da Juventude (SEDJU), por meio de constituição de Comissão para Coordenação Geral. O cerimonial do evento ficou sob a responsabilidade do radialista Luciano Andrade.


                                    Mesa Diretora da Conferência Municipal da Juventude.
                      Professor Sandro, Secretário da Juventude de Garanhuns, Pedro Passos
                                          e Vereadoras Nelma Carvalho e Carla Vilaço.
             Público presente a Conferência participou de grupos de trabalho durante a tarde.
                                   Mesa Diretora da Conferência Municipal da Juventude.
Radialista Luciano Andrade, responsável pelo cerimonial da Conferência.
Luciano está no ar todos os dias pela Rádio Sete Colinas Fm, sempre a partir das 07;h da manhã
conduzindo o Jornal da Sete 1ª Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário