sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Detentos do sistema prisional de PE passarão por qualificação profissional

Um termo de cooperação técnica oficializando o início do programa Novos
Talentos Inclusão Social e Produtiva foi assinado.

Com o objetivo de promover a qualificação profissional e resgatar talentos na população carcerária, os secretários de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, e da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Evandro Avelar, assinaram, nesta semana, um termo de cooperação técnica oficializando o início do programa Novos Talentos Inclusão Social e Produtiva.

Por meio de cursos e treinamentos, o programa - que será ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – é destinado aos reeducandos de sete unidades do sistema prisional nos municípios de Itamaracá, Petrolina, Igarassu, Arcoverde, Buíque e Canhotinho. Ao todo, serão oferecidas 159 vagas em treze turmas de até quinze alunos, contemplando treinamentos para trabalho em panificação (fabricação de pães, biscoitos e bolachas), produção de doces, hortaliças e culinária básica.

“O governo tem feito um esforço no sentido de recuperar as unidades do sistema prisional, mas são necessárias ações complementares no sentido de criar condições que as pessoas se reinsiram no mercado de trabalho e na vida”, disse o secretário da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Evandro Avelar.

A assinatura do termo de cooperação foi acompanhada pelos presidentes da Cooperativa Dos Industriais da Panificação, Confeitaria e Produtos Similares do Estado de Pernambuco (Coopancosi), José Cosme da Silva, e do sindicato de panificadores de Pernambuco (Sindipão), Paulo Pereira.

Além da solenidade, a primeira capacitação do Novos Talentos Inclusão Social e Produtiva também teve início nesta terça-feira, na Penitenciária Agrícola de Itamaracá (PAI), com o trabalho em panificação. De acordo com o cronograma, o último dos cursos será realizado em 28 de novembro no Centro de Ressocialização do Agreste, em Canhotinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário