segunda-feira, 13 de julho de 2015

11º MOSTRA DE CINEMA DO FIG: Filmes pernambucanos e nacionais serão exibidos entre 13 e 17 de julho


Do Portal: www.cultura.pe.gov.br

A programação audiovisual do Festival de Inverno de Garanhuns deste ano terá três momentos de grande valor cultural. Um deles é a 11ª Mostra de Cinema do FIG, realizada de 17 a 23 de julho, com uma grade composta por premiados filmes pernambucanos e nacionais. O 25º FIG conta também com a mostra Medonho – Mostra de Cinema de Horror de Garanhuns, que acontece pela primeira vez no festival no dia 22, às 22h50. Há ainda a presença do consagrado Cinema na Estrada, que levará curtas de animação e ficção para duas comunidades quilombolas e uma cigana do agreste pernambucano. Todas as sessões são gratuitas.

De acordo com Milena Evangelista, coordenadora do Audiovisual da Secretaria de Cultura de Pernambuco, os filmes escolhidos para a 11ª Mostra de Cinema do FIG foram trabalhos que tiveram uma trajetória interessante nos festivais. “Alguns inclusive foram bastante premiados. É o caso, por exemplo, de Casa Grande, do diretor Fellipe Barbosa, e Permanência, de Leonardo Lacca”, explica ela. Ao todo, serão 10 filmes exibidos nos seis dias de mostra, com sessões que alternam entre as 14h, 18h40 e 21h10.

Após a exibição dos filmes, os realizadores e diretores dos trabalhos vão conversar com o público, num momento de troca de experiências e bate-papo. “Trazer os realizadores para participar das sessões é algo que já fazemos há uns três anos. E este é um espaço bastante rico porque o público pode tirar todas as dúvidas que tiver sobre o processo de realização em si, bem como os aspectos de uma produção cinematográfica”, avalia Milena Evangelista.

Segundo a coordenadora do Audiovisual da Secult-PE, um destaque da programação são os filmes infantis, que sempre conta com um grande público por conta do período das férias escolares. “Neste caso temos dois filmes na programação, que são ‘As Férias do pequeno Nicolau’, de Laurent Tirard, e ‘As Aventuras do Avião Vermelho’, de Frederico Pinto e José Maria”, comenta Milena.

Outro destaque na programação é a sessão com o filme ‘Últimas Conversas’, do diretor Eduardo Coutinho, marcado para o dia 19 de julho, às 21h10. “Eduardo Coutinho faleceu no ano passado e este documentário foi o último trabalho dele, lançado também em 2014. Como o filme teve pouca circulação no estado, esta vai ser uma forma de homenagearmos o trabalho deste grande artista”.


Programação Completa dos filmes clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário