terça-feira, 16 de dezembro de 2014

NATAL SOLIDÁRIO EM MIRACICA; 20 DE DEZEMBRO DE 2014; ENTRADA 2 QUILOS DE ALIMENTOS


COMISSÃO DE SAÚDE VAI ANALISAR PROJETO QUE AUTORIZA VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS EM ESTÁDIOS


O projeto de lei propondo a liberação da venda e consumo de bebidas alcoólicas em eventos esportivos, estádios e arenas desportivas foi retirado da pauta de votação no Plenário, na tarde desta terça (16 de dezembro). A Comissão de Saúde, por meio do deputado Clodoaldo Magalhães, do PSB, fez um pedido de vista da proposta. A matéria será encaminhada para análise e votação de parecer na Comissão de Saúde e, só depois de cumprida essa etapa, retorna ao Plenário. A proposta, de autoria do deputado Antônio Moraes, do PSDB, seria votada em primeira discussão.

No pequeno expediente, o deputado Adalto Santos, do PSB, criticou o projeto. Na avaliação do parlamentar, a proposta está na linha contrária à política de pacificação nos estádios do programa estadual Pacto pela Vida. Ele ressaltou que, mesmo com a proibição da venda de bebidas alcoólicas, ainda existe a violência. 

De acordo com o parlamentar, não se pode esquecer que até uma bacia sanitária foi usada como arma, e fez uma vítima fatal, lembrou o socialista, numa alusão à tragédia que vitimou o torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva, em maio passado, após o jogo entre Santa Cruz e Paraná. O socialista avisou que votará contra a proposta, ao lado de toda a bancada evangélica. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS SHOWS DO FESTIVAL DE ARCOVERDE CULTURA E ARTE 2014


A Associação Comercial de Arcoverde – ACA, divulgou nesta quarta-feira (10), a programação  dos shows do Festival Arcoverde,Cultura e Arte, a antiga Festa do Comércio que vai acontecer no período de 24 a 31 de dezembro  ao lado da Praça Winston Siqueira, Centro.

CONFIRAM A PROGRAMAÇÃO

Dia 24/12: Silvia Regina / Lia Moraes
Dia 25/12: Noite Gospel com shows de  bandas católicas e evangélicas
Dia 26/12: Paradão do Chefe / Harry Estigado
Dia 27/12:  Os Cumpadres / Forró na Mídia
Dia 28/12: Maciel Cigano / Vilões do Forró
Dia 29/12: Ycaro e Vitório / Forró da Pegação
Dia 30/12: Som Livre / Trepidants
Dia 31/12: Tok Moleke  / É o Samba

GONZAGA DE GARANHUNS RECEBERÁ MEDALHA DE RECONHECIMENTO DO IFPE

Em comemoração aos seis anos do Instituto Federal, medalha Professor Paulo Freire
premiará personalidades culturais de Pernambuco.

O mestre Gonzaga de Garanhuns receberá amanhã (17), em Recife (PE), a medalha Professor Paulo Freire. O evento acontece em comemoração aos seis anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) e premiará cerca de 20 personalidades de Pernambuco, ligadas a área cultural. A solenidade será realizada na Faculdade Marista, localizada na Rua Itatiaia, 318, Apipucos, a partir das 18h.

O Mestre Gonzaga foi escolhido pelo IFPE – Campus Garanhuns, pois, além de ser uma personalidade ligada à cultura garanhuense e que reside na cidade, contribuiu direta e indiretamente com a história do município e do instituto. “Outros critérios importantes para a escolha também foram avaliados. ‘Seu Gonzaga’ foi o que mais se destacou por todas as contribuições dadas a cultura da cidade, pela sua importância como personalidade e, além disso, o mesmo já foi objeto de estudo e de pesquisa por alunos do IFPE, além de já ter participado de eventos na nossa instituição”, destaca a assessora de Comunicação e Imprensa do IFPE – Campus Garanhuns, Érika Targino.

O evento acontece amanhã e na quinta-feira (18). Além da entrega de medalhas no primeiro dia, apresentações culturais, prestações de contas à comunidade, passeio cultural e palestra, fazem parte da programação.

Mestre Gonzaga de Garanhuns – Luiz Gonzaga de Lima, “O Gonzaga de Garanhuns”, nasceu em agosto de 1943, no sítio Sussuarana, zona rural do município. Teve, ainda criança, o primeiro contato com o reisado. “Seu Gonzaga”, como é conhecido popularmente, é mestre do Reisado Garanhuns Cultural e repassa a arte para crianças e idosos. O mestre também é envolvido com a literatura de cordel a mais de 40 anos, e, devido a sua imensa e criativa produção literária, é membro da Academia de Letras de Garanhuns.

           Foto: Amannda Oliveira

NADADOR CONQUISTA CINCO MEDALHAS NO XVIII CAMPEONATO MASTER DE NATAÇÃO

Denis Carvalho encerra as atividades de 2014, mas já se prepara
para competições a partir de fevereiro de 2015.

Foi realizado, nos dias 6 e 7 deste mês, no Clube Náutico Capibaribe, na cidade de Recife (PE), o XVIII Campeonato Pernambucano Master de Natação. O representante de Garanhuns, Denivaldo Carvalho, conhecido como Denis, trouxe cinco medalhas para a cidade. Denis conquistou o 1º lugar no revezamento 4×50, 1º lugar nos 50 metros costas livre, 1° lugar no 100m costas, 1º lugar no 50m livres e 2º lugar no revezamento 50m peito.

Na premiação individual, o nadador ficou em 2º lugar geral de Pernambuco. “Com o Campeonato Pernambucano Master de Natação, encerro agora as atividades do ano, mas continuo me preparando para outras competições. Em fevereiro de 2015 estarei participando do Circuito Loterias Caixa”, comenta o atleta.

Foto: Cloves Teodorico

FORROZEIROS CELEBRAM O ANIVERSÁRIO DE GONZAGA NO PARQUE AZA BRANCA


13 de dezembro de 2014, Exu, Sertão do Araripe, Pernambuco. Durante todo o dia, a pequena cidade esteve em festa, era o dia do aniversário do seu filho mais ilustre. Dia que Luiz Gonzaga faria 102 anos. Em cada canto da cidade, um grupo de pessoas se reunia ao redor de um trio de forró pé de serra ou de um aparelho de som que tocavam, claro, as músicas do Rei do Baião. Asa Branca, Pé de Serra, Que nem jiló, Xote das Meninas. A cada esquina, um sucesso diferente.

Quando caiu a noite, as pessoas tomaram uma única direção: o Parque Aza Branca. O lugar ficou lotado de gente que só queria uma coisa: reverenciar Gonzagão ao som do forró, a música que ele levou para o mundo tocando e cantando a vida do povo nordestino, a vida daquele povo que estava ali no Parque Aza Branca. “Quando eu escuto ‘lá no meu pé de serra deixei ficar meu coração’, eu me emociono feito menino. Saí da minha cidade para trabalhar em outro estado e meu coração ficou aqui”, disse Carlos José Oliveira, exuense, que mora há 12 anos em São Paulo, mas sempre volta à cidade nessa época do ano.

“Eu escondi o meu primeiro namorado dos meus pais e minha mãe percebeu tudo porque disse que eu não brincava mais de boneca. Por isso eu me identifiquei tanto com Xote das Meninas e tenho certeza que várias outras meninas passaram e ainda passam por esse momento”, contou Jaqueline Souza que levou a filha, Maria Clara, pela primeira vez para a festa. “Faço questão que ela conheça a obra de Gonzaga e vivencie a nossa cultura. É assim que a gente contribui com que ele deixou, passando para os mais novos”, concluiu.


A noite de shows no Parque Aza Branca teve início com show de Joquinha Gonzaga, sobrinho do Mestre Lua e que ganhou dele o primeiro instrumento. O presente foi o pontapé inicial para a paixão de Joquinha pelo forró. Logo em seguida, Targino Gondim fez todo mundo dançar com um repertório que homenageou não apenas o Rei do Baião, mas outro grande artista da música nordestina, Dominguinhos. Para ele, vir nessa data ao Exu tem um sentimento especial. “Foi aqui nessa cidade que tudo começou e Gonzaga escolheu voltar pra cá. Era nesse Parque que ele recebia seus amigos e fazia suas festas de aniversário, não tem como não pensar nisso tudo enquanto toco minha sanfona e ficar imensamente agradecido a ele”, disse o sanfoneiro.

Ainda subiram ao palco os cantores Fábio Carneirinho e Flávio Leandro que contou com a participação de Daniel Gonzaga, neto do aniversariante. “Essa festa não é só de Exu, é do estado de Pernambuco e, consequentemente, do Brasil. Gonzagão merece cada vez mais isso tudo porque consegue agregar tantas pessoas em torno de uma cultura”, disse o cantor. Além de músicas do avô, ele não podia deixar de cantar ‘O que é, o que é?, do seu pai Gonzaguinha.

Fotos / Costa Neto - Secult-PE

VACINAÇÃO DE POLIO E SARAMPO PRORROGADA ATÉ 31 DE DEZEMBRO


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) prorroga até o dia 31 de dezembro a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Até o momento, foram vacinadas 577.752 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a pólio (92,36% de um total de 625.552) e 195.270 meninos e meninas entre 1 ano a menos de 5 anos contra o sarampo (89,38% de 220.757). A meta é vacinar, no mínimo, 95% do público alvo. Todos os postos de saúde estão abastecidos para fazer o atendimento dos pequenos pernambucanos.

No caso da imunização de sarampo, não é indicado vacinar crianças que estejam com infecções agudas e febre a partir de 38º. Meninas e meninos com alergia a leite de vaca também não devem tomar a trípice viral (sarampo, rubéola e caxumba).

PROGRAMA CNH POPULAR CHEGA A FERNANDO DE NORONHA


O programa CNH Popular chega à Fernando de Noronha para contemplar aqueles que desejam tirar carteira de motorista para serem habilitados nas categorias "C" e "D". A ação, uma parceria da Administração da ilha, através do Centro Geração e Renda, com o Detran e a auto escola Ctran, é gratuita. As inscrições para a seleção serão nos dias 18 e 19, quinta e sexta-feira. 

Podem participar apenas trabalhadores com remuneração de até dois salários mínimos, desempregado.

LANÇADO O 1º SISTEMA DE COMPARTILHAMENTO DE CARROS ELÉTRICOS


Lançado, no Recife, nesta segunda-feira (15), pela manhã, o primeiro sistema de compartilhamento de carros elétricos do Brasil. A iniciativa é fruto da articulação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade com a Serttel e Porto Digital, ainda na gestão do ex-secretário Sérgio Xavier.

Na época, Sérgio Xavier viajou para a China na companhia do presidente da Sertel, Ângelo Leite, para buscar tecnologia. Em seguida foi firmado convênio com o Porto Digital para consolidar o processo. 

Durante o evento de lançamento, o secretário Carlos Cavalcanti ressaltou esse histórico e anunciou que o projeto piloto deverá se expandir pelo Estado. "A ideia é que possamos implantar o sistema em Fernando de Noronha, por exemplo, até o final de 2015", afirmou.
.

Fotos: Osvaldo Santos