quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

BALANÇO FINANCEIRO DO IPSG É APRESENTADO DURANTE REUNIÃO CONJUNTA


Uma reunião conjunta dos conselhos Administrativo e Fiscal do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Garanhuns (IPSG) foi realizada na manhã de hoje (10). O encontro foi pautado pela aprovação de contas do exercício 2014 e as políticas de investimentos para o ano de 2015. A reunião contou com a representação dos nove conselheiros administrativos, e cinco conselheiros fiscais, dos quais, nove são servidores do município.

Na ocasião, foi feita a leitura da ata da reunião anterior, foram discutidas políticas de investimento para 2015, exposto o calendário das reuniões dos conselhos Administrativo e Financeiro de 2015 e a aprovação de contas do último trimestre (agosto, setembro e outubro).

De acordo com o presidente do IPSG, Marcelo Marçal, os dados da contribuição recolhidos até novembro deste ano registraram um superávit, apesar de ter aumentado o número de aposentados. “Garanhuns foi um dos poucos municípios do país que aumentou em 13% o seu Patrimônio Líquido. Fico bastante feliz com esses números, não só por mim, mas por toda a equipe e, considerando isso, sei que a responsabilidade só aumenta”, afirma.

Por ter apresentado um recolhimento adequado, o município teve, recentemente, o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) renovado, automaticamente, por mais seis meses. “Essa renovação soma a nossa felicidade e faz com que o município seja destaque estadual e nacional”, comentou Marcelo. Os dados apresentados na reunião refletem a transparência e o comprometimento do governo para com o servidor. Um dos conselheiros presentes no momento, Adilson Salustiano, expôs a positividade do balanço. “Estamos contentes, pois isso confirma que fizemos o bom uso dos recursos”, finaliza.

I GARANHUNS EXPOFLORES OFERTA MINICURSOS E PALESTRAS


Será aberto, amanhã (11), no Parque Euclides Dourado, às 9h, o I Garanhuns Expoflores. O evento tem o intuito de fomentar o segmento da floricultura e de plantas ornamentais no município. Com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a feira segue até o próximo domingo (14), sempre das 9h às 21h, no Parque Euclides Dourado, localizado no bairro Heliópolis.

A primeira edição da Expoflores, numa realização do Governo Municipal de Garanhuns, conta, ainda, com o patrocínio da Ferreira Costa, Vértice Imóveis, Mano Imóveis, Comercial Ramos e Boa Safra. Todas as inscrições para os minicursos serão realizadas no Parque Euclides Dourado, das 9h às 11h e das 15h às 17h. A taxa de inscrição é de 10,00 reais por curso. As palestras são gratuitas.
Minicursos

O minicurso Técnicas em Artes Florais vai demonstrar técnicas de decoração, utilizando flores e folhagens tropicais e tradicionais, combinando com acessórios que vão dos mais simples aos mais modernos. A instrutora é Clarice Latache.

O que trata de Compostagem Urbana terá Fátima Gonçalves como instrutora. A proposta é transformar resíduos sólidos orgânicos pelos métodos de compostagem, transformando-os em adubos que poderão ser utilizados em jardins e em vasos. As aulas serão teóricas com demonstração prática.

Com a proposta de abordar a relação entre os seres humanos e a natureza, o “método de Arte e Cultura” é mais um dos minicursos do evento. Com a instrução de José Ambrósio e Betiene Guimarães, as aulas vão falar sobre o desfrutar da beleza, a purificação da alma e a melhoria da saúde mental e física.

Já o minicurso de Cultivo de Bonsai vai abranger técnicas de como criar um bonsai, tipos de bonsai e estilos, além de técnicas de design, podas e armação. O instrutor é Edilson Hortêncio.
Palestras

Duas palestras serão realizadas, gratuitamente, para o público. A primeira é sobre plantas de interior, com o engenheiro agrônomo Antônio Chagas. A outra vai tratar de jardinagem e paisagismo, e será ministrada pela engenheira agrônoma Carolina Luna.

UPE DIVULGA GABARITO DEFINITIVO DO SSA 1 E 2


A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) divulgou os gabaritos definitivos das provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) – 1a e 2a fases – da instituição.

NOVAS ATIVIDADES PODERÃO ADERIR AO MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI) A PARTIR DE 2015


A partir de 1º de janeiro de 2015, novas atividades poderão aderir ao Microempreendedor Individual (MEI), modelo de formalização que contempla trabalhadores que faturam até R$ 60 mil por ano. Nas novas atividades estão os cuidadores de animais, diaristas, guarda-costas, instaladores e reparadores de cofres, trancas e travas de segurança, piscineiros, seguranças independentes, profissionais de transporte intermunicipal de passageiros sob frete em região metropolitana, de transporte intermunicipal e interestadual por navegação fluvial e vigilante independente. A inclusão foi aprovada pela Resolução nº 117 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), que regulamenta algumas das alterações da lei 147/14.

Além da inclusão das novas categorias no MEI, a resolução prevê que as sociedades de advogados poderão ser registradas de acordo com as formas permitidas pela lei 8906/94.

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA INTERCÂMBIO DO PROGRAMA GANHE O MUNDO

São oferecidas 1384 vagas para estudantes de nível médio da rede pública estadual.

O Programa de intercâmbio Ganhe o Mundo oferece novas oportunidades aos estudantes da rede estadual interessados em conhecer e adquirir novos conhecimentos em outros países. Ao todo, são 1384 viagens, sendo 1009 destinadas a localidades de língua inglesa, como Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália e 375 para locais de língua espanhola, na América e Europa, como Argentina, Chile, Espanha, Uruguai e Panamá.

As inscrições para o Processo Seletivo podem ser realizadas aqui com preenchimento do formulário eletrônico, a partir desta quarta-feira, 10 de dezembro de 2014, e vão até 05 de janeiro de 2015.

No momento da inscrição, juntamente com seus dados, o aluno deverá informar a língua que está cursando no curso de idiomas, inglês ou espanhol, e o número de matrícula no SIEPE, que deverá ser obtido na secretaria de sua escola. A alocação do candidato aprovado ao país de destino será definida pela Secretaria de Educação e Esportes, considerando a quantidade de vagas ofertadas conforme distribuição pelas 17 Gerências Regionais de Educação.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve preencher pré-requisitos tais como, ter no mínimo 14 anos de idade até o dia 1º de julho de 2015 e no máximo 17 anos até 31 de dezembro de 2015; estar regularmente matriculado no primeiro ano do ensino médio regular, normal médio, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional das escolas públicas estaduais em 2014 e estar regularmente matriculado no curso de línguas do Programa Ganhe o Mundo mantido pela Secretaria de Educação e Esportes e ter menos de 20 faltas, entre outros disponíveis no Edital de seleção.

Os alunos aprovados cursarão o correspondente a um semestre letivo, com duração em torno de cinco meses, em escola de nível médio de um dos países listados no edital, com data de embarques prevista para o período de julho\setembro de 2015 e janeiro/março de 2016.

Acesse aqui para consultar o Edital completo e para preenchimento da ficha de inscrição.

Foto: Ademar Filho