terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A PARTIR DO DIA 10 DE DEZEMBRO, CIDADÃO SÓ PODERÁ BUSCAR ATENDIMENTO PRESENCIAL NO DETRAN APÓS EFETUAR AGENDAMENTO ATRAVÉS DA INTERNET


Os cidadãos que precisarem comparecer ao DETRAN-PE, depois do dia 10 de dezembro, para resolver assuntos relativos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Veículos deverão antes agendar dia, hora e local de atendimento, exclusivamente através do site do DETRAN: www.detran.pe.gov.br. A exceção fica por conta da entrega de documentos: quem for buscar documentos no DETRAN, a exemplo da Carteira Nacional de Habilitação (1ª ou 2ª via) e de documentos do veículo, como o Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) pode vir ao DETRAN sem agendamento prévio. Estarão disponíveis, a partir de amanhã, dia 2, na base de dados do Órgão, vagas para todo o mês de dezembro. A disponibilidade de vagas é gerada em fluxo contínuo com base em estudos das variações diária e mensal da média de atendimentos.
Existem três tipos de serviços do DETRAN-PE:

1 - Aqueles que podem ser realizados totalmente pela Internet. É o caso dos serviços de emissão da CNH definitiva (após o primeiro ano de habilitação do condutor, obedecendo as normas de conduta previstas pela legislação de trânsito) 2ª via da CNH e Permissão Internacional para Dirigir (PID). Para estes serviços, o usuário pode fazer tudo online, o que inclui a emissão de boletos para pagamentos de taxas. No final, o cidadão só precisa comparecer à unidade do DETRAN, informada durante o preenchimento do formulário de abertura de serviço, para pegar sua CNH

2 - Aqueles que podem ser realizados em parte através da Internet e em parte presencialmente. É o caso de serviços como Renovação da CNH, Mudança e Adição de Categoria da CNH. Nesses casos, o usuário pode informar seus dados e emitir os boletos de pagamento de taxas pela Internet, só precisando comparecer ao DETRAN para coleta de impressões digitais e fotografia ou comparecer a uma clínica credenciada para avaliação médica e/ou psicológica. Mas, estas etapas presenciais obrigatórias por Lei, podem ser agendadas pela Internet. Nesse caso, o agendamento está incorporado ao formulário de abertura do serviço online.

3 - Serviços que requerem a presença do cidadão para atendimento presencial. Para estes casos, o cidadão pode agendar, pelo site do DETRAN, dia, hora e local do atendimento.

IMPORTANTE: As pessoas que agendarem sua vinda ao DETRAN devem chegar com 15 minutos de antecedência, portando documentos de identificação atualizados e legíveis, além do comprovante impresso do agendamento.

NATAL SOLIDÁRIO: DIA 20 DE DEZEMBRO EM MIRACICA; FAÇA PARTE FAÇA O BEM


GARANHUNS É VICE CAMPEÃO DA 9ª COPA TV ASA BRANCA DE FUTSAL


A equipe de futsal de Garanhuns é a vice-campeã da 9ª Copa TV Asa Branca de Futsal. O jogo da decisão, disputado na última sexta-feira (05), no Ginásio do Sesc de Caruaru, contra a equipe de Buíque, teve o placar final de 3 X 2. Apesar da equipe garanhuense não ter vencido a final, o jogo foi marcado pelo empenho de todo o time, que é composto pelos mesmos jogadores há nove anos – com o reforço de três jogadores do Tigre, desde o mês de agosto deste ano.

Uma disputa acirrada é a definição para a final da 9º Copa TV Asa Branca de Futsal. O diretor de Esportes, César Brasil, falou sobre o jogo. “O jogo foi bastante difícil. Parabenizo toda a equipe pelo esforço e dedicação na disputa. Vale ressaltar que o Governo Municipal vem sempre apoiando nossas equipes em todas as modalidades esportivas”, frisou.

O jogador da equipe de futsal de Garanhuns, Nelson Bola, foi eleito o melhor goleiro da seleção. 

NATAL LUZ: EMOÇÃO E PUREZA DE SER CRIANÇA MARCAM APRESENTAÇÕES EM MIRACICA


A abertura oficial do Natal Luz nos Distritos, na noite deste domingo (07), em Miracica, se resumiu a um dos principais significados do período natalino: a solidariedade e o amor ao próximo. Com apenas 11 anos de idade, Gabriel Camargo, morador do distrito de Miracica, chamou a atenção do público presente. Durante a primeira apresentação, o pequeno caiu em lágrimas. O teatro-musical da Cia FISA D’Arte foi o principal motivo para a emoção de Gabriel. A história do grupo, intitulada “Um Natal de Cores para Jasmim”, contava a história de uma menina cega, que queria conhecer as cores do Natal.

Ao passar das cenas, as cores se transformam em pessoas. Cada uma delas passa, então, sensações reais das coisas para a menina que sofre do problema de visão. O mar, o sol, a compaixão e amizade estão entre os significados das cores. Estrelado por Isabel Bortnik e Filipe Bortnik, o espetáculo é encerrado com um abraço simbolizando a amizade e a proteção – mesmo momento de emoção do pequeno. “Eu chorei por que o menino ajudou a menina cega, ela estava com frio”, contou. Perguntado sobre o que significava o Natal para ele, a pureza da resposta encanta: “É legal por que as famílias se reúnem”, disse Gabriel, que tem dois irmãos mais novos.


O Reisado Unidos com Alegria, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Heliópolis, foi a segunda atração da noite. Coordenados pelo mestre Gonzaga de Garanhuns, que completará, em 2015, 60 anos de reisado, o grupo levou ainda mais cores para a noite de domingo. Criado desde 2006 e, atualmente, com 25 componentes, a manifestação cultural arrancou aplausos de todos.

Os olhares atentos dos moradores de Miracica permaneceram na apresentação dos alunos da Escola Salomão Rodrigues Vilela. A terceira atração da ação itinerante é formada por 10 crianças, que com toques suaves em violinos entoaram clássicos natalinos. O grupo “Violinos da Escola Salomão Rodrigues”, também agradou os moradores de Miracica. “Isso é lindo demais. Tô adorando tudo aqui, me lembrando de minha infância”, disse a dona de casa Josefa de Lima, que estava na calçada de sua residência.

Já passava das 19h quando a Orquestra Manoel Rabelo se posicionou na estrutura do Natal Luz nos Distritos. A orquestra, fundada desde 1908, e resgatada na gestão do prefeito Izaías Régis, entoou músicas natalinas e clássicos do rei Roberto Carlos, encerrando assim mais uma noite do Natal Luz “Sonhos de Criança”.

Moradores do distrito puderam acompanhar quatro apresentações.

Fotos: Cloves Teodorico e Ruthe Santana

VENDAS NO COMÉRCIO DE GARANHUNS DEVEM TER AUMENTO NO FIM DE ANO

    Pesquisas mostram expectativa do setor, que também contrata mais durante o mês de dezembro.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns (SDE) realizou uma sondagem sobre as expectativas de vendas do comércio para o período de fim de ano.  Ao todo, 21 estabelecimentos, de segmentos variados, foram entrevistados. Os números apontam que, numa escala de 0 a 200, o nível de confiança dos empresários, para aumento na procura por produtos, está em 100.

Com a mesma metodologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi verificado que 52,3% dos estabelecimentos fazem contratações temporárias para o período. Cerca de 57,1% responderam que o crescimento, em questão de lucratividade, será normal; pouco mais de 30% acreditam que esse aumento será forte e apenas 9,52% acreditam que será fraco em relação a anos anteriores. Uma das justificativas para a expectativa positiva da maioria é o acesso à renda para gasto em consumo.

Foram realizadas perguntas sobre a decoração natalina do município. Todos os representantes ou gerentes das lojas responderam que a concepção deste ano está aprovada, superando as expectativas. Desses, 85,7% respondeu que a infraestrutura de decoração influencia no aumento do fluxo de pessoas no comércio, conduzindo-os para consumir na cidade.

O Centro de Pesquisa do Instituto Fecomércio/PE também realizou, recentemente, um levantamento sobre o assunto. Segundo os dados, os empresários esperam aumentar em 3,2% as vendas de fim de ano em relação ao ano passado. A pesquisa da instituição destaca que 74,3% dos entrevistados pretendem comprar presentes no Natal. O município de Garanhuns é citado como destaque, já que 93% das pessoas que residem no município pretendem presentear alguém no Natal.

Foto: Arquivo Secom

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATEU ADEQUAÇÕES PARA COMERCIALIZAÇÃO DE CARNE EM GARANHUNS


Em audiência realizada na manhã de hoje (08), no auditório do Ministério Público Estadual de Pernambuco (MPPE), em Garanhuns, com a presença do promotor Alexandre Bezerra e representantes da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Vigilância Sanitária e Ambiental de Garanhuns e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, foram discutidos os próximos passos do Programa Carne de Primeira com os comerciantes de carnes da Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga), Mercado Dezoito de Agosto e das feiras livres.
Também estiveram presentes os comerciantes de banana da Ceaga, para serem informados sobre a utilização de produtos proibidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em relação aos comerciantes de banana ficou definido que os mesmos não poderão utilizar os produtos Ethrel e Carbureto para acelerar o amadurecimento das bananas, pois esses produtos não estão registrados para essas culturas no ministério. Caso esse procedimento não seja cumprido, por parte dos comerciantes, haverá a apreensão e inutilização dessas bananas para o consumo humano. A Prefeitura de Garanhuns deverá fazer uma divulgação para informar aos consumidores sobre a impossibilidade da utilização desses produtos para o amadurecimento das bananas, como forma de garantir a saúde do consumidor.

Os comerciantes de carne (bovinos, suínos, caprinos, ovinos e aves) terão um prazo de seis meses para se adequarem às exigências técnicas e sanitárias da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal para poderem comercializar os seus produtos. Além disso, os comerciantes deverão procurar o órgão responsável para receber as orientações para se adequarem antes do início da fiscalização de possíveis irregularidades.

O promotor Alexandre Bezerra também advertiu os presentes de que na área urbana do município não se pode desenvolver criatório de animais, como galinhas, suínos, caprinos, ovinos, cavalos e burros acima do número legal definido pela legislação. Nesse sentido, foi concedido o prazo de 30 dias para que os criatórios existentes sejam desativados ou removidos da área urbana. No final desse prazo, isto é, 30 dias, ocorrerá uma intensa fiscalização, alertou.

A coordenadora da Vigilância Sanitária de Garanhuns, Katharina Almeida, informou que: “o abate de bovinos, caprinos, ovinos e suínos para comercialização só poderá ser realizado no matadouro licenciado de acordo com o artigo 273, do Código Sanitário de Pernambuco. O animal abatido fora do matadouro é considerado abate clandestino, sendo considerado crime”, acrescentou.

A representante da Adagro, Verônica Vital, aconselhou os comerciantes de bovinos, suínos, ovinos e caprinos a procurar o órgão para se adequarem às exigências legais, principalmente em relação a emissão do GTA (Guia de Transição Animal) e do cadastro do criatório.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Epaminondas Borges Filho, sugeriu que os comerciantes escolhessem seis representantes por categoria, isto é, comerciantes de bovinos, suínos, caprinos e ovinos, comerciantes de aves e comerciantes de peixe para juntos com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Vigilância Sanitária iniciar as discussões sobre a regularização da comercialização, em virtude das especificidades de cada tipo de carne.

“ANJOS DA ANUNCIAÇÃO” É O TEMA DA DECORAÇÃO NATALINA DO PALÁCIO CAMPO DAS PRINCESAS E DA PRAÇA DA REPÚBLICA


"Estou muito honrado em encerrar um ciclo de oito anos com as festividades natalinas, junto ao povo pernambucano". Foi o que disse o governador João Lyra Neto, nesta sexta-feira (05/12), durante a inauguração da decoração de Natal do Palácio Campo das Princesas, sede do Governo do Estado. A cerimônia, que foi aberta ao público, também contou com uma apresentação especial da Orquestra Cidadã Meninos do Coque, sob a coordenação do maestro Nilson Galvão Júnior; e dos intérpretes Ane Cunha, Thaise Luck, Edla Nascimento e Fábio José. A responsável pelo projeto foi a primeira dama Leila Queiroz, que buscou elementos lúdicos e religiosos. "É importante celebrar esse período tão especial, e aproveitar para desejar dias ainda melhores para os pernambucanos", disse Leila Queiroz, bastante satisfeita com o resultado.

Em seu discurso durante o evento, o governador agradeceu a presença de todos e ressaltou a alegria de poder prestigiar o evento ao lado da família e do povo pernambucano. "Que 2015 seja um ano de muitas conquistas para todos, pois apesar dos desafios que nos esperam, tenho certeza de que o brasileiro vai enfrentar todos eles", contou o governador.

Com luzes e estruturas metálicas, a fachada do Palácio Campo das Princesas e a Praça da República foram decorados com o tema 'Anjos da Anunciação'. "Tenho certeza de que esse é o conjunto mais bonito do Recife e essa decoração ressaltou ainda mais as qualidades arquitetônicas dos prédios", afirmou João Lyra Neto. A dona de casa Lúcia Ferreira, de 38 anos, fez questão de prestigiar o evento e só teceu elogios ao projeto, que contou com o patrocínio do Banco Bradesco. "Foi tudo pensado com carinho e nós só é que ganhamos com essa iniciativa", disse Lúcia, encantada com a iluminação do Palácio.

O presépio, em tamanho natural, do artista plástico caruaruense Ubiratan Lambert, ornamenta a praça, somado às 24 peças de ferro, entre anjos e notas musicais. As árvores foram inclusas no projeto e receberam 45 refletores, nas cores verde e branco. Ao redor da fonte, que fica no centro da praça, foram instaladas 10 estrelas em ferro, que tiveram como acabamento a mangueira luminosa na cor azul. Além disso, a praça recebeu a Casa do Vovô e da Vovó Noel, que conta com personagens da literatura infantil. Após a solenidade, Lyra Neto convidou os presentes para conhecer a ornamentação do local. Em um tour pela praça, os convidados puderam conhecer a obra de arte denominada 'O Mundo de um Novo Jeito', projeto idealizado por Fábio Silva e executado por Alexandre Almeida. A peça, que ficará exposta na praça, foi doada ao Governo durante o evento.

PROERD FORMA MAIS 500 ALUNOS; CERIMÔNIA DE FORMAÇÃO CONTOU COM 6 ESCOLAS


Numa cerimônia realizada na quarta-feira (3) no santuário da igreja Batista da Capunga, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar de Pernambuco formou 500 alunos de seis escolas públicas das redes municipal do Recife e estadual, sendo a escola Rotary Club (Alto do Pascoal), Escola João XXIII (Estrada do Caiara), Escola Poeta Jonatas Braga (Campo Grande), escola Estadual Barbosa Lima (Derby), Escola Regueira Costa (Rosarinho) e a Escola Estadual Pedro Augusto Carneiro Leão (Água Fria).

Participaram do evento o comandante do 13º BPM, tenente-coronel Ebenezer Santos Machado; e representando a Vara da Infância e Juventude, Dra Elza Maria, bem como professores e pais dos alunos. 

Na programação do evento, o momento de louvor ficou por conta da participação da Banda de Música da PMPE e de um grupo de 20 alunos da Escola Barbosa lima, esses com deficiência auditiva.

O tenente-coronel Ebenezer Santos destacou a importância do Programa. “É sempre bom ressaltar esse belo trabalho desenvolvido pelo Proerd, plantando hoje nas comunidades para colher no futuro bons resultados”, ressaltou.

PRORURAL DIVULGA RESULTADO DE PROCESSO SELETIVO


A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural, disponibilizou, nesta quarta-feira (3), o resultado da avaliação curricular de seleção simplificada para contratação temporária de 80 profissionais de nível médio e superior. O processo seletivo contou com 897 candidatos inscritos. A lista dos aprovados está disponível no endereço eletrônico www.prorural.pe.gov.br

ITEP PRORROGA PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PARA INCUBAÇÃO; INTERESSADOS TEM ATÉ O DIA 15


A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Pernambuco (Incubatep), do Itep, prorrogou até o dia 15 deste mês o prazo para recebimento de projetos para incubação e pré-incubação. Estão sendo oferecidas dez vagas para o processo de incubação e mais seis vagas para a pré-incubação de novos empreendimentos. Os interessados devem enviar os projetos via modelo eletrônico (http://www.itep.br/incubatepsis/). O edital está disponível no site do Itep (www.itep.br) Os candidatos às vagas podem apresentar projetos como pessoa física ou pessoa jurídica.

O gerente da Incubatep, Geraldo Magela, explica que, em função do estágio de desenvolvimento do projeto apresentado, por decisão da Comissão de Avaliação, o empreendimento a ser incubado poderá ser enquadrado na modalidade de pré-incubação, desde que sejam identificadas as viabilidades técnica, mercadológica e financeira, bem como no que se refere aos indicadores de grau de inovação do empreendimento. A ideia é investir nestes projetos por seis meses e, após análise técnica, estes poderão ser enquadrados na incubação, com o direito de permanência por dois anos.