segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

ROBERTO BOLAÑOS O “CHAVES” É ENTERRADO NO MÉXICO NA PRESENÇA DE FAMILIARES


Após receber homenagem de 40 mil pessoas no estádio Azteca, na Cidade do México no último domingo (31), o corpo do ator e comediante Roberto Bolaños, 85, foi enterrado nesta segunda-feira, no Panteón Francés de la Piedad, no México.

A cerimônia iniciou depois do meio-dia (horário local) e reuniu amigos, familiares e fãs do ator. A informação é do jornal "El Universal". "Descansa em paz papai. Já foram revelados os mistérios do sábio. Você já viu a face de Deus", teria dito uma das filhas de Bolaños no início do funeral.

Com problemas respiratórios, dificuldades para se locomover e se mexer, o ator e comediante havia se isolado com a família em Cancún em busca de ar puro, segundo informações divulgadas em abril. Em suas últimas aparições públicas, Bolaños se deslocava com o auxílio de uma cadeira de rodas.

Bolaños era casado com Florinda Meza, a atriz que interpretava a maioria dos personagens femininos, inclusive a Dona Florinda, desde 2004. Ele era pai de Roberto, Paulina, Graciela, Marcela, Teresa e Cecília, frutos do primeiro casamento, com Graciela Fernández Pierre. 

A MISSA:

Tapetes vermelhos atravessados pelo gramado levavam ao centro, e ali foi improvisado um púlpito com uma grande cruz e uma imagem de Nossa Senhora, de onde um padre deu início a uma missa em memória de Roberto Gómez Bolaños às 14h45, para cerca de 100 pessoas que tinham cadeiras dispostas ao lado da cúpula com o caixão. As arquibancadas do Azteca estavam bem esvaziadas para o sermão católico que falou da morte como um rito de passagem e que não deve ser temido. Quem ficou, rezou o Pai Nosso em voz alta.
.

Ao final da missa, às 15:35, cerca de 100 crianças vestidas de Chaves e Chapolim e com caixas brancas nas mãos se aproximaram do caixão. Ao som da mesma canção melosa que repetia frases como "Chespirito gracias por siempre", fizeram coreografias. Quando terminou a canção, soltaram pombas de dentro das caixas. Infelizmente para Televisa, que transmitiu o evento ao vivo, a maioria delas desistiu de voar e posou no gramado mesmo.

Para encerrar no melhor estilo mexicano, um grupo de mariachis entrou. "Las golondrinas", tradicional canção mexicana, foi a escolhida para acompanhar a saída do caixão. Ele seria levado, ainda, a ombro por seis homens por uma volta no campo, seguido das crianças, atropelando as pombas.

VELÓRIO PARA FAMILIARES:

Artistas, familiares e amigos prestaram as últimas homenagens ao comediante Roberto Goméz Bolaños nas instalações da Televisa, na noite de sábado (29).

Em uma capela improvisada em um dos estúdios, a primeira cerimônia teve muita emoção e uma salva de palmas de dois minutos, quando o caixão chegou à emissora por volta das 20h (horário local; 24h no horário de Brasília).

De acordo com informações do jornal local El Universal, o primeiro a falar foi Emilio Azcárraga, presidente do canal. "A Roberto devemos todos, sem exceção, um sorriso, um momento de alegria que conseguiram unir as famílias em cada programa Graças Roberto, nunca vou deixar de dizer obrigado", disse.

Em seguida, a viúva Florinda Meza e os seis filhos foram para o altar para rezar o Pai Nosso de mãos dadas .

O ator  Edgar Vivar, intérprete do personagem Senhor Barriga, também acompanhou a cerimônia.

Embora o jornal hispânico La Opinión afirme que Carlos Villagrán, o Quico, tenha sido vetado na cerimônia pela viúva de Bolaños, o ator foi visto sentado próximo a Vivar.

Mãe e filho em "Chaves", Florinda Meza mantém distância de Villagrán desde 1978, quando o ator deixou o elenco do programa. Os dois namoraram no começo da década de 1970, mas se separaram pouco tempo depois. Em 1977, a atriz e Bolaños começaram a namorar.

Após a cerimônia, ambos conversaram e se abraçaram, em um primeiro sinal de reconciliação, após mais de 30 anos.
Do lado de fora, fãs e jornalistas se aglomeraram na porta da emissora. Caracterizado como Chapolin, o mexicano Lidio Istrieya tentou invadir a cerimônia e foi retirado à força por seguranças.
.

Fonte: Portal de Notícias Bol

DILMA CONFIRMA ARMANDO MONTEIRO NETO PARA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO


O Palácio do Planalto confirmou nesta segunda-feira (1º), por meio de nota, o nome do senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) como titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A nota do Planalto, no entanto, apresenta uma informação equivocada ao apresentar o nome do novo ministro, chamando-o de Armando Monteiro Filho.

Segundo a nota, o atual ministro Mauro Borges está deixando a pasta, mas permanecerá no cargo até que esteja concluída a transição e a formação da nova equipe. O senador Armando Monteiro deve dar uma entrevista a qualquer momento no Palácio do Planalto.

Em seu primeiro pronunciamento como ministro, Armando reconheceu que o Brasil enfrenta elevados custos e tem um sistema tributário complexo, o que onera investimentos e exportações do país. O senador também colocou como obstáculo "um excesso de regulamentação e procedimentos burocráticos que desestimula o desenvolvimento das atividades produtivas".

Diante disso, Armando, confirmado nesta segunda-feira como substituto de Mauro Borges no MDIC, classificou a promoção da competitividade como o desafio central, objetivo que envolve a redução de custos sistêmicos e a elevação da produtividade. "A agenda da competitividade envolve várias áreas do governo e demanda intensa coordenação. É papel primordial do MDIC realizar essa tarefa e colocar o tema no centro da atenção política", declarou. "O MDIC será um polo de identificação dos problemas que afetam a competitividade e um proativo agente de promoção das medidas para a sua superação", acrescentou.

No Facebook, Armando Monteiro disse estar muito honrado com o convite da presidente Dilma e estimulado para trabalhar duro em defesa do desenvolvimento do Brasil. "Nosso desafio é promover uma sociedade mais justa, gerando emprego e renda por meio da indústria e do comércio exterior", afirmou.

Eleito em 2010 senador por Pernambuco, Armando pediu a colaboração do Congresso Nacional para que se possa avançar na agenda proposta e afirmou que há disposição para uma estreita e cooperativa parceria com "todos os segmentos do setor privado".

CONFIRA A NOTA OFICIAL:

"A presidenta Dilma Rousseff anuncia, nesta segunda-feira, 1º de dezembro, mais um nome do novo ministério.

O senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) será o titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O ministro Mauro Borges está deixando a pasta.

Armando Monteiro Neto é senador pelo PTB e ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A presidenta Dilma agradece a dedicação e lealdade do ministro Mauro Borges, que permanecerá no ministério até que esteja concluída a transição e a formação da nova equipe."


           Fonte: Diário de Pernambuco

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ATENDIMENTO À MULHER É INAUGURADO EM GARANHUNS

O centro, que já presta serviços às mulheres desde agosto deste ano,
foi inaugurado oficialmente hoje (01).

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), em Garanhuns, localizado na avenida Frei Caneca, nº 344, no bairro Heliópolis, foi inaugurado oficialmente na manhã desta segunda-feira (01). Na solenidade, a vereadora Luzia Cordeiro foi homenageada por ter sido a responsável pela criação do projeto de lei para implantação da Secretaria da Mulher de Garanhuns, e o vereador Audálio Ramos, que solicitou ao Governo Municipal, a implantação do Cram, também foi homenageado.

O momento de inauguração homenageou, também, Joana Beatriz de Lima Silva, adolescente que foi assassinada no ano passado – o centro leva o seu nome. A secretária da Mulher do Estado, Bárbara Kreuzig, comentou sobre o Cram. “Isso indica que a rede de serviços à mulher está chegando mais perto. Então é muito importante para nós mulheres, por isso precisamos reforçar esses direitos e apoiar a mulher, e no Cram, a mulher consegue sair desse ciclo de violência”, afirmou.

O órgão já atende mulheres desde agosto deste ano, prestando orientação, acolhimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico às mulheres que estão em situação de violência. O centro busca o fortalecimento da autoestima da mulher, possibilitando uma melhoria na qualidade de vida desse público. “A equipe da Secretaria da Mulher está de parabéns. Nós tínhamos a certeza que o Cram daria certo e deu”, afirmou o prefeito Izaías Régis, na ocasião.

           Foto: Luanny Porto

AMSTT INICIA FISCALIZAÇÃO DE MOTOTAXISTAS EM GARANHUNS

Atualmente, mais de 300 profissionais estão regularizados.

A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) iniciou, nesta segunda-feira (01), a fiscalização do serviço de transporte individual de passageiros de Garanhuns. Sete agentes da autoridade de Trânsito participaram da primeira blitz. Duas motos, por seus condutores estarem exercendo a profissão de mototaxista irregularmente, foram apreendidas. Para trabalhar de forma regular é necessário estar cadastrado na AMSTT e com os documentos da motocicleta em dias.

         De acordo com o diretor de Trânsito, Elielson Pereira, a ação de fiscalização faz parte do cronograma de atividades em prol da melhoria do serviço no município. “Tivemos o processo de convocação por Edital, cadastro, emplacamento com placas vermelhas, e iniciamos a instalação de pontos de trabalho, incluindo sinalização e distribuição. Hoje, mais uma etapa foi concretizada. As blitz serão regulares”, pontua.

Atualmente, mais de 300 profissionais estão regularizados para atuarem em Garanhuns. Alguns desses ainda estão aguardando a placa vermelha, instalada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE).

.

GRANDES ATRAÇÕES MARCARAM A PROGRAMAÇÃO DO FIM DE SEMANA NO NATAL LUZ


O Natal Luz “Sonhos de Criança” se encheu de encanto e magia nesse fim de semana. Os dois polos fixos do evento, a “Árvore Cantante”, no Espaço Colunata, e o Palco Prefeitura, contaram com belíssimas apresentações na noite de sábado (29). O domingo (30) ficou reservado, em especial, para a criançada que prestigiou com toda a família o “Desfile de Natal”, pela avenida Santo Antônio, com a chegada do Papai Noel.

Por volta das 18h do sábado, a “Árvore Cantante” recebeu toda a alegria do Reisado Os Três Reis do Oriente. Em seguida, canções de Natal e histórias religiosas puderam ser ouvidas ao som do Coral Alecrim, da Igreja Sagrado Coração de Jesus da Cohab 2. Às 20h, o Palco Prefeitura contou com os shows da Orquestra Sinfônica Juvenil de Caruaru (PE) e, encerrando os shows da noite, Mylena Braz e Banda com o “O Som do Natal”. O fim da tarde desse domingo foi encantador. Muitas crianças fizeram a festa para chegar perto do Papai Noel e fotografá-lo antes do desfile começar. Até cartinhas das mãos dos pequenos o “bom velhinho” recebeu. Dois carros alegóricos fizeram o desfile ao som da Banda Marcial da Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar.


José Luiz, de 75 anos de idade e sua esposa, Maria José, de 60 anos, ambos ex-comerciantes de Garanhuns, se declararam admirados com toda a festa que foi preparada na cidade. “Estamos admirados com toda a programação e com toda a decoração do evento. O prefeito Izaías Régis está de parabéns por proporcionar uma festa como essa para toda família garanhuense. Só mesmo uma gestão que ama de verdade a sua cidade pode ter tanta sensibilidade assim, conseguindo transformar o nosso Natal. Está tudo muito lindo”, declarou José Luiz.

O Natal Luz continua nesta terça-feira (02). A partir das 17h30, o bairro Dom Hélder Câmara (Cohab 3) recebe as apresentações do Coletivo Tear: Histórias Natalinas, Reisado Santíssimo Redentor com o Mestre Viturino, Coral Reviver do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Banda do 71° BIMtz.


            Fotos: Samara Pontes e Luanny Porto

IAUPE É A EMPRESA RESPONSÁVEL PELO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE GARANHUNS

Concurso vai ofertar 253 vagas.

O Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE) é a empresa responsável pela execução do próximo concurso público da Prefeitura de Garanhuns. A oficialização da informação foi feita através de publicação no Diário Oficial do Estado de Pernambuco no último sábado (29). A informação será publicada, também, no Diário Oficial dos Municípios/Amupe, edição de amanhã (02). Serão ofertadas, no concurso, 253 vagas.

A partir de agora, o IAUPE vai elaborar o edital do concurso e divulgar, em breve, o cronograma para realização das provas. Serão ofertados cargos de nível superior e nível médio. “Mais uma etapa desse processo para realização do concurso no município foi concluída. Estamos trabalhando para que possamos dar agilidade. Com a empresa definida, o calendário deve ser elaborado por ela e futuramente divulgado”, pontua o secretário de Administração, Alfredo de Góis.

NOVO VOO DIRETO LIGARÁ PERNAMBUCO À BUENOS AIRES, NA ARGENTINA


Ocupando o terceiro lugar no ranking internacional e a primeira posição entre os países da América Latina que mais enviam turistas ao Estado, a Argentina deverá ficar ainda mais próxima de Pernambuco. Nesta sexta-feira (28/11), o governador João Lyra Neto assinou protocolo de intenções com a presidente da TAM Linhas Aéreas, Claudia Sender. O documento prevê que a companhia ofereça, pelo menos, um voo semanal direto ligando a capital pernambucana à Buenos Aires, na Argentina. Hoje, os voos entre Recife e Buenos Aires são realizados com conexão em São Paulo ou Rio de Janeiro.

Com a parceria, o governador acredita que o fluxo de visitantes oriundos da Argentina será ampliado, fomentando o desenvolvimento econômico do Recife e de todo o Estado. "O turismo não é apenas hospedagem, tem uma cadeia ampla e é uma das atividades que mais cresce no Mundo. Pernambuco se insere em um novo contexto nessa ligação com a Argentina. É um processo que vai continuar e render muitos frutos para gente", afirmou Lyra Neto.

A nova rota será operada por um Airbus A320, com capacidade para 174 passageiros. Com previsão de iniciar as atividades em 24 de janeiro de 2015 e duração estimada em pouco mais de cinco horas, o voo JJ8120 deverá decolar semanalmente, aos sábados, com saída do Recife às 15h10 e chegada no aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, às 20h30, horário local. O retorno a capital portenha será sempre aos domingos, no voo de número JJ8121, com saída às 2h40 de Ezeiza e chegada à capital pernambucana às 7h50, horário local.

A presidente da TAM, Claudia Sender, destacou o potencial de Pernambuco. "Nosso expectativa é de que esse voo seja um sucesso. Acreditamos muito no potencial da demanda de argentinos aqui em Pernambuco, dada a qualidade das praias e as oportunidades de turismo que existem no Estado. E confiante também que a Argentina continua sendo um dos principais destinos para turistas brasileiros", disse, garantindo que a empresa vai "facilitar muito" o acesso dos pernambucanos à cidade portenha, com preços de passagens "bastante competitivos". O valor e a data de comercialização do novo voo serão divulgados posteriormente pela companhia aérea.

Presente na solenidade, o secretário estadual de Turismo, Romeu Baptista, destacou que o protocolo de intenções também contempla, a partir de janeiro, o aumento do fluxo de 20 frequências mensais dos voos de Recife com destino à cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. "Isso dá expansão e elasticidade ao mercado", comemorou Baptista, lembrando que o turismo de saúde e negócios também será impactado. Já o presidente do Recife Convention Bureau, Bruno Herbert, parabenizou a parceria entre o Estado e a companhia aérea. "É uma iniciativa pioneira, um divisor de águas no turismo de Pernambuco", exaltou, estimando um incremento de cerca de 30% no número de visitantes argentinos em Pernambuco, que anualmente já recebe cerca de 40 mil turistas da Capital do Tango.

Com a nova rota Recife - Buenos Aires, Pernambuco passa a contar com cinco voos diretos para destinos internacionais. São eles: Lisboa, operado pela TAP; Miami, via American Airlines; cidade do Panamá, através da Copa Airlines; e Frankfurt, operado pela Condor. No total, Pernambuco está conectado a 62 destinos em 29 países em todo o continente americano.

CAMPANHA DE POLIOMIELITE E SARAMPO PRORROGADA ATÉ 12 DE DEZEMBRO


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) prorroga até o dia 12 de dezembro a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Até o momento, foram imunizadas contra a pólio 465.248 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (74,37% de de um total de 625.552). Contra o sarampo foram 168.616 meninos e meninas entre 1 ano a menos de 5 anos (72,46% de 220.757). A meta de ambas as campanhas é atingir, no mínimo, 95% do público.

Não é indicado vacinar crianças que estejam com infecções agudas e febre a partir de 38º. Meninas e meninos com alergia a leite de vaca também não devem tomar a trípice viral (sarampo, rubéola e caxumba). "É preciso vacinar todas as crianças para evitar que voltemos a registrar as duas doenças no Estado, já que há casos em vários países do mundo", frisa a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI/PE). 

HISTÓRICO DA POLIO – A poliomielite não é registrada no Brasil há 25 anos. O último caso foi no município de Souza, na Paraíba, em 1989. Em Pernambuco, foi em 1988. Desde 1994, o Brasil recebeu o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovirus Selvagem.

No mundo, entre 2013 e 2014, a Organização Mundial de Saúde (OMS) registrou casos em dez países, como Camarões, Iraque, Nigéria e Paquistão, os dois últimos considerados endêmicos. Só em 2014 foram 149 casos da doença no mundo, sendo 117 no Paquistão.

HISTÓRICO DE SARAMPO – Em 2013, Pernambuco confirmou 202 casos de sarampo. Após uma intensa mobilização entre Estado e municípios, para vacinação das crianças, o número reduziu para 24 em 2014, com casos confirmados apenas no primeiro trimestre do ano. Antes disso, o último caso autóctone da doença tinha sido em 1999. 

A doença: O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, cuja transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, como gotículas expelidas ao tossir, falar ou respirar. O período de incubação é, geralmente, de 10 dias, desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema (erupção cutânea).

       Sintomas: Caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, exantema generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema). A gravidade da doença varia segundo as condições socioeconômicas, apresentando evolução severa em populações carentes, desnutridos, pacientes vivendo em moradias superpopulosas, imunodeprimidos ou com tratamento de imunossupressão. As complicações mais comuns são pneumonia, otite, doenças diarreicas e neurológicas. Acomete principalmente crianças, com até cinco anos de vida.

REFINARIA ABREU E LIMA INICIA SUA PRÉ-OPERAÇÃO


A Petrobras iniciou a segunda fase da pré-operação da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo Industrial Portuário de Suape. Nesta semana, aconteceu o início de duas fases de seu processo completo, a admissão de gás naturals na Unidade de Destilação Atmosférica (UDA) e a admissão de petróleo na unidade. No dia 17 de novembro, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) publicou no Diário Oficial da União a autorização de funcionamento do empreendimento.

Nos próximos dias acontecerá a circulação a frio do petróleo, com a verificação e testes finais. Só depois o forno será aceso para aquecimento gradual da torre de fracionamento, que inicia a destilação (separação) dos componentes do petróleo.  O primeiro trem de refino da Rnest (funcionamento do conjunto de unidades que marca a primeira etapa da operação) é composto pelas unidades de Geração de Hidrogênio, de Hidrotratamento de Nafta, de Hidrotratamento de Diesel, de Coqueamento Retardado e por duas Unidades de Tratamento.

A Rnest deve estar em funcionamento completo em maio de 2015, quando o segundo trem de refino entrar em operação com capacidade de processamento de 230 mil barris de petróleo por dia e será a unidade da Petrobras com maior taxa de conversão de petróleo cru em diesel (70%), suprindo 17% do consumo nacional de combustível.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO DO MINISTÉRIO PÚBLICO


Já estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio de Nível Universitário e Médio do Ministério Público de Pernambuco (PENUM/MPPE). Os editais de números 02/2014 e 03/2014 contemplam, respectivamente, 50 vagas para a Região Metropolitana do Recife (RMR), sendo cinco para pessoas com deficiência, e 21 vagas para o interior do Estado. A inscrição é gratuita e pode ser feita na página do PENUM, no www.mppe.mp.br/penum.

Todos os candidatos às vagas de estágio precisam ter no mínimo 16 anos de idade e estar matriculados no primeiro ou segundo anos do ensino médio em escolas conveniadas com o MPPE, a exemplo das escolas da rede pública estadual de Pernambuco(ver listas nos editais). A seleção consistirá de uma prova com 20 questões objetivas de português e atualidades.

Durante o período do estágio, que tem duração de um ano, prorrogável por igual período, os selecionados vão trabalhar quatro horas diárias no turno complementar às aulas. Os estagiários têm direito a uma bolsa cujo valor é de 80% do salário mínimo, além de auxílio-transporte e férias remuneradas.

De acordo com o Edital nº 02/2014, os candidatos da RMR têm até o dia 12 de janeiro de 2015 para efetuar a sua inscrição. A data prevista para a aplicação da prova no Recife é 8 de fevereiro e o resultado final será publicado até o dia 27 do mesmo mês. Os aprovados terão uma semana, entre 2 e 9 de março, para entregar a documentação exigida. A partir da segunda semana de março, começarão a estagiar no MPPE.

Já para os candidatos do interior do Estado, o Edital nº 03/2014 também prevê a data limite de 12 de janeiro de 2015 para as inscrições, mas há cronogramas diferentes de aplicação das provas. Aqueles que pretendem estagiar nas Circunscrições com sede em Limoeiro, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão vão fazer as provas no dia 25 de janeiro nas referidas cidades. Os candidatos de Caruaru e Palmares farão a prova no dia 1º de fevereiro. Em Garanhuns, Afogados da Ingazeira e Arcoverde, por sua vez, as provas ocorrerão no dia 15 de março. Por fim, em 22 de março, prestarão a prova os candidatos de Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada.

O resultado final de todas as Circunscrições do interior será divulgado até 10 de abril e a semana para a entrega da documentação vai de 13 a 24 do mesmo mês. Ainda em abril, os aprovados vão iniciar o estágio nas sedes das circunscrições.