quarta-feira, 26 de novembro de 2014

IX SEMINÁRIO ESTADUAL NEPSO ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA


Na próxima sexta-feira (28) e sábado (29), pela manhã e à tarde, será realizado, em Garanhuns, o IX Seminário Estadual Nepso – PE. A iniciativa é fruto de um curso de extensão promovido pela Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes e o Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso), do Instituto Paulo Montenegro.

O IX Seminário Estadual Nepso – PE vai contar com a palestra “Significado do registro pedagógico: um olhar reflexivo a partir da pesquisa de opinião”, sistematização da etapa final do curso de extensão, apresentação cultural, apresentações dos projetos escolares desenvolvidos por professores e alunos da educação básica de Garanhuns, momento de integração com os participantes, entre outras atividades.

O curso teve início em março deste ano e foi oferecido aos professores da Rede Municipal. Os participantes puderam desenvolver atividades, trabalhadas durante o curso, em sala de aula. O primeiro dia do evento será no Seminário São José, localizado na avenida Rui Barbosa, 200, bairro Heliópolis. Já no segundo dia, a iniciativa será realizada, pela manhã, no Parque Euclides Dourado e, à tarde, os participantes voltam ao Seminário São José para a conclusão das atividades.

Confira, abaixo, a programação do IX Seminário Estadual Nepso – PE:

Sexta-feira (28)
8h às 10h – Etapa do curso de extensão (VI Módulo: registro final – sistematização);
10h – Intervalo
10h30 às 11h00 – Credenciamento
*Apresentação cultural do programa AABB Comunidade;
*Abertura – (Coordenador do nepso pe Luciano Cavalcanti, Secretária de Educação, Janecélia Marins, Diretoria da UAG, representante da UFPE e coordenação geral do Nepso);
11h00 às 12h30 – Palestra “Significado do registro pedagógico: um olhar reflexivo a partir da pesquisa de opinião”;
12h30 às 13h30 – Almoço
13h30 às 16h – Apresentações dos projetos (salas de aulas);
16h às 16h15 – Intervalo
16h15 às 18h30 – Momento de entrosamento (passeio turístico em Garanhuns);

Sábado (28):
8h30 às 9h00 – Organização dos banners no Parque Euclides Dourado pelas escolas participantes dos cursos de extensão. (UFRPE/UAG e UFPE/Cap);
9h30 – Momento cultural com a percussão dos alunos da Escola Municipal Professor Antônio Gonçalves Dias [Caic]
9h00 às 12h00 – Apresentação pública dos projetos no Parque;
12h00 às 13h30 – Almoço
13h30 às 15h – Plenária de encerramento: breves considerações sobre indicadores de gestão do polo – Equipe Nepso – PE;
15h00 às 15h30 – Encerramento.

DIVERSIDADE CULTURAL MARCA TERCEIRA PARADA DO “NATAL LUZ NOS BAIRROS”


A terceira parada do “Natal Luz nos Bairros” foi na comunidade Cohab I, localizada no bairro Severiano de Moraes Filho, na noite de ontem (25). Os moradores e visitantes puderam acompanhar as apresentações do Grupo Amigos em Cena: Contos de Natal, Reisado Mirim Lar da Criança com Mestre Gonzaga de Garanhuns, Pastoril Lar da Criança, Coral Harmonia do Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Orquestra Manoel Rabelo.

Durante a ação itinerante, a secretária de Cultura, Cirlene Leite, foi chamada por Gonzaga de Garanhuns para falar sobre a articulação de tornar os reisados do município Patrimônio Cultural do Brasil. “É uma felicidade imensa levar nosso potencial cultural aos bairros da cidade. Aproveito aqui para ressaltar que estamos trabalhando para que nossos reisados sejam reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil. Os reisados de Garanhuns são os mais antigos da região, merecem esse reconhecimento”, disse, pedindo, em seguida, aplausos para a apresentação.

Amanhã (27), o “Natal Luz nos Bairros” vai para a Cohab II. A partir das 17h30min, em frente ao terminal de ônibus da localidade, se apresentam a Cia. FISA D’Arte – Um Natal de Cores de Jasmim, Classe de Canto do Sesc e Eravisto Vegas e Teclados. E a partir das 20h, desta quinta-feira, em frente ao Palácio Celso Galvão, sede do Poder Executivo Municipal, acontece a abertura oficial do evento.


Fotos: Cloves Teodorico

PROJETO DE LEI SOBRE CONSTRUÇÕES É DISCUTIDO NA CÂMARA DE VEREADORES


Buscar o desenvolvimento de Garanhuns sem agredir os aspectos naturais do município foi um dos pontos discutidos ontem (25), na Câmara dos Vereadores de Garanhuns.  A reunião, que iniciou às 9h, contou com a participação de representantes do Poder Legislativo Municipal, os secretários de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e representantes do ramo imobiliário e da construção civil. O momento teve como objetivo discutir o projeto de lei sobre a outorga onerosa do direito de construir.

A outorga onerosa do direito de construir é instrumento previsto, tanto no Estatuto das Cidades (Lei Federal) quanto no Plano Diretor do município (Lei Municipal), que necessitava ser regulamentado com o intuito de permitir o desenvolvimento de Garanhuns, sobretudo em relação à verticalização, ponto muito presente, sobretudo, por parte dos empreendedores. A aprovação do projeto de lei, de iniciativa do Poder Executivo, irá equalizar os preços dos terrenos, aumentará a competitividade do município, atraindo investidores da área de construção civil, consequentemente, gerando emprego e renda, tendo sempre, a preocupação da preservação dos valores históricos e ambientais de Garanhuns e o bem-estar dos garanhuenses.

Para o secretário de Planejamento, Fernando Nunes, o projeto tem como foco a perspectiva do desenvolvimento e a preservação ambiental e histórica da cidade. “É possível crescer e desenvolver, sem agredir o meio ambiente, os valores e os aspectos morfológicos da geografia do município, no caso, os marcos culturais da cidade”, concluiu. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, considera que essa abertura para competitividade alcançará não só a vertente do desenvolvimento urbano, mas, também, a possibilidade de atrair novas indústrias para o município, gerando emprego e renda.

Para os vereadores presentes, essa nova lei representará um marco para Garanhuns e significará, também, um legado da atual gestão. Espera-se que o projeto de lei, em discussão, possa ser aprovado, ainda esta semana, pelo Plenário da Casa Raimundo de Moraes.

EDUCAÇÃO FOI A PAUTA DE ENCONTROS DO PREFEITO NESSA TERÇA-FEIRA (25)


Na manhã de ontem (25), o prefeito Izaías Régis iniciou suas atividades em Brasília, em visita ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A reunião com a Analista de Infraestrutura do FNDE, Adriana Montemezzo, teve como base a reformulação dos projetos das obras de construções de creches, escolas, construção e cobertura de quadras poliesportivas, que estão em plena execução no município. No momento, o prefeito também aproveitou para encaminhar a solicitação para o exercício de 2015, de novos ônibus para transporte escolar, por meio do Programa “Caminho da Escola”.

Em visita ao gabinete do deputado federal Jorge Côrte Real (PTB), o gestor esteve com prefeitos de outras cidades pernambucanas, estiveram na ocasião: Padre Cazuza (Poção), José Neves (São Caetano) e Rorró Maniçoba (Floresta).

A audiência que estava marcada para o fim do dia com o representante do DNIT, foi cancelada em virtude do mesmo ter sido convocado na Casa Civil. No entanto, uma nova data foi remarcada para a primeira quinzena de dezembro.

NOITE DE ROCK E MÚSICA ALTERNATIVA DURANTE O FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL EM CARUARU

Foto: Sheila Santos/Divulgação/ Psych é uma das atrações do Palco Garagem em Caruaru.

A cidade de Caruaru, conhecida como a capital do forró, vai contar com uma noite exclusiva para os amantes do rock and roll e da música alternativa durante o Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC), que acontece no Agreste do Estado. Trata-se do Palco Garagem, na Av. Rui Barbosa, próximo ao INSS, que receberá nesta quinta-feira (27), às 20h, shows das bandas Psych, Extreme Death, Seu Luiz e Os Comparsas e Banda Vírus Sucateando.

O Palco Garagem do FPNC em Caruaru tem a proposta de dar visibilidade e fomentar a cena musical da região. Para isso, investe principalmente na participação de bandas do circuito alternativo da cidade. É o caso, por exemplo, do grupo Seu Luiz e Os Comparsas, que promete apresentar o repertório do Rei do Baião numa roupagem contemporânea, entre o pop e o rock.

“Há dois anos a gente participou pela primeira vez do Festival Pernambuco Nação Cultural, quando teve o centenário de Luiz Gonzaga, e foi uma satisfação enorme. Existe uma cena alternativa bem forte na nossa região, mas falta ainda uma rede de contatos, algo que integre todas essas ações”, comentou Jonathan Henrique, guitarrista da banda.

Além de Seu Luiz e Os Comparsas, o Palco Garagem vai receber a banda Psycho, reconhecida como um dos principais nomes do metal pernambucano dos anos 90. Em seguida, a Extreme Death, formada por um power trio “arretado” de Caruaru, vai levar a pancadaria do death metal ao FPNC. Fechando a noite, o punk rock da Banda Vírus Sucateando promete fazer todo mundo bater cabeça até o fim da programação.

FPNC em Caruaru

A edição do Festival Pernambuco Nação Cultural em Caruaru teve início em maio deste ano e precisou ser adiada devido à greve da Polícia Militar que aconteceu naquele mês. O Festival, que é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Caruaru, vai promover shows, espetáculos de artes cênicas, encontros de cultura popular, ações literárias e workshops que celebram a tradição e valorizam o potencial artístico da região. Confira a programação completa.

          SERVIÇO:

Palco Garagem do Festival Pernambuco Nação Cultural em Caruaru, com as bandas Psych, Extreme Death, Seu Luiz e Os Comparsas e Banda Vírus Sucateando
Quinta (27) | 20h
Av. Rui Barbosa, próximo ao INSS
Gratuito