terça-feira, 25 de novembro de 2014

NATAL LUZ 2014 SERÁ ABERTO OFICIALMENTE QUINTA-FEIRA (27)

Mais de 100 apresentações culturais, desfiles de Natal e “Árvore Cantante”,
fazem parte da grade de programação desta edição.

O Natal Luz 2014 “Sonhos de Criança”, será aberto, oficialmente, na noite desta quinta-feira (27), no Palácio Celso Galvão – sede do Poder Executivo Municipal. A partir das 20h, o “Palco Prefeitura” irá contar com a fala do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, e com show de fogos simbolizando a abertura do evento. Logo após, o público vai acompanhar a apresentação do grupo Bailart Cia de Dança, com o espetáculo “Um maravilhoso mundo de sonhos”, e a Orquestra Manoel Rabelo. A programação do Natal Luz, em Garanhuns, segue até o dia 31 de dezembro e a decoração permanece na cidade até o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro. Toda a programação pode ser acessada através do link: http://www.garanhuns.pe.gov.br/programacao-natal-luz/.

O Natal Luz já deu início à ação itinerante “Natal nos Bairros” e na Igreja Santo Antônio, na semana passada, no entanto, há grande expectativa quanto às próximas atrações que serão apresentadas a partir do dia 27. A população irá contar com shows em diversos pontos da cidade. Os distritos de Iratama, Miracica e São Pedro, o espaço Colunata, com a “Árvore Cantante”, a Prefeitura e os desfiles de Natal na avenida Santo Antônio – uma das grandes novidades dessa edição – são os pontos que também receberão programação durante o evento.

O prefeito Izaías Régis, que está cumprindo agenda no Distrito Federal, convida todos os garanhuenses a participarem da grande festa de abertura. “Esse será um momento muito especial para todos nós. Essa festa foi preparada com muito carinho para todo o povo de Garanhuns. Peço que todos compareçam, não somente na festa de abertura, mas nos demais polos do nosso Natal Luz”, convida o gestor.

A programação conta com mais de 100 apresentações culturais e aproximadamente 90% da grade é formada por artistas da cidade. O Natal Luz “Sonhos de Crianças” é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo, com parcerias de empresas privadas.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL DE GARANHUNS SEGUE COM ATIVIDADES NA CIDADE

Oficina de Mediadores de Leitura está sendo realizada até a sexta-feira (28). Outras duas oficinas de Gestores de Biblioteca serão realizadas a partir da próxima semana.

O Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns, o Filig, que foi realizado no período de 9 a 12 de outubro, segue com atividades na cidade. Até a próxima sexta-feira (28), está sendo realizada, pela manhã, na Biblioteca Pública Municipal Luiz Brasil, no Parque Euclides Dourado, a terceira oficina de Mediadores de Leitura. Na próxima semana, pela manhã e à tarde, serão realizadas as duas últimas oficinas de Gestores de Biblioteca, encerrando as atividades do festival em Garanhuns.

As atividades do Filig tiveram início no dia 04 de outubro com a abertura da primeira oficina de Mediadores de Leitura. Cada turma conta com cerca de 25 profissionais, da rede pública e privada, num total de 100 pessoas beneficiadas, entre professores e gestores de escolas, além de docentes que já atuam com educação de crianças e com literatura infantil.

O objetivo das oficinas é fazer com que os participantes atuem como agentes multiplicadores e contribuam na transformação de leitores ativos na cidade. A oficina de Mediadores de Leitura que está sendo realizada durante esta semana, é ministrada pela pedagoga e especialista em Literatura Infantil e Juvenil, Érica Verçosa.

Fotos: Samara Pontes

CURSO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS É OFERECIDO À POPULAÇÃO

Capacitação inicia na próxima segunda-feira (01).

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns e a Unidade Garanhuns do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizam, a partir da próxima segunda-feira (01), o curso “Compras Governamentais – Fornecedor”. As inscrições, gratuitas, estão abertas e podem ser realizadas na sede da Secretaria, localizada na rua Treze de Maio, s/n, centro da cidade, das 8h às 14h, ou no Sebrae Garanhuns, avenida Rui Barbosa, das 8h às 12h ou de 14h às 17h. É necessário o número do CPF para o ato de inscrição.

O curso vai apresentar algumas alternativas interessantes para as micro e as pequenas empresas que desejam saber como começar a criar a relação com o governo. Com a carga horária de 15 horas, o conteúdo foi dividido em cinco encontros, divididos em: Benefícios da Lei Complementar 123/2006 e análise de risco; Inovações jurídicas e empate ficto; Convite; Pregão presencial com cota de 25% e Portais de compras. As aulas acontecerão no Sebrae Garanhuns, sempre a partir das 19h, seguirão até a sexta-feira (05).  
Empreendedores, empresários de micro e pequenos negócios, representantes comerciais, contadores, dirigentes de entidades de classe, gestores de cooperativas e seus associados e profissionais interessados em fornecer produtos e serviços para a administração pública nas esferas federal, estadual, municipal e distrital fazem parte do público-alvo.

PREFEITO IZAÍAS RÉGIS INICIA AGENDA EM BRASÍLIA (DF)


O prefeito Izaías Régis chegou em Brasília (DF) na noite desta segunda-feira (24), onde deve ficar até a manhã da quinta-feira (27). Na manhã de hoje (25) o gestor cumpre agenda administrativa na Capital Federal, quando deve visitar alguns gabinetes de políticos que compõem a bancada de Pernambuco no Congresso Federal, entre eles o Senador Armando Monteiro (PTB-PE), que foi anunciado recentemente como futuro Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

O prefeito Izaías ainda deve visitar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com o intuito de verificar projetos que já vêm sendo executados no município. No fim da tarde, o prefeito deve ter uma reunião com um representante do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), para tratar de assuntos relativos à duplicação do trecho da BR-423 que liga Garanhuns a São Caetano. 

INSCRIÇÕES PARA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTÃO ABERTAS

Entidades irão compor o Conselho Municipal dos Direitos da
Criança e do Adolescente no biênio 2014-2016.

A Secretaria de Assistência Social publicou hoje (25), o edital de abertura das inscrições para o processo de escolha das entidades não governamentais que irão compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) para o biênio 2014-2016. As entidades interessadas deverão efetuar suas inscrições até o dia 8 de dezembro, na Casa dos Conselhos, localizada na rua Ernesto Dourado, 890, bairro Heliópolis, das 9h00 às 14h00.

O processo tem o objetivo de escolher seis entidades não governamentais que desenvolvam trabalhos sociais com famílias no município de Garanhuns, inscritas no Comdica há, no mínimo, um ano, que estejam em pleno e regular funcionamento da entidade, CNPJ atualizado, entre outros requisitos.

A votação será realizada no dia 10 de dezembro, das 9h às 11h, através de voto secreto. Cada participante poderá votar em até seis entidades inscritas. A apuração será efetuada pela coordenação dos trabalhos que iniciará imediatamente logo após o encerramento do processo de votação. Outras informações podem ser acessadas por meio do edital, no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco/Amupe, através do endereço:  www.diariomunicipal.com.br/amupe.

CAPOEIRA PODE SE TORNAR PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE; 9º SESSÃO DO COMITÊ DA UNESCO RECONHECERÁ EM PARIS DANÇA QUE JÁ FOI CONSIDERADA CONTRAVENÇÃO


Nesta quarta-feira (26), a capoeira deverá ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como Patrimônio da Humanidade, na sede da instituição em Paris, onde a 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural anunciará sua decisão.

Fernando de Noronha tem uma forte ligação com a história da capoeira no país, quando a arte era considerada uma contravenção. De acordo com a historiadora Marieta Borges, que pesquisa sobre o arquipélago há mais de 30 anos nos tempos da monarquia, quando a Capoeira era praticada principalmente entre os escravos, o castigo para quem assim procedesse era cerca de 300 chibatadas (em 1820) e prisão em calabouço e cem açoites (em 1825). "A maior perseguição aos capoeiras se deu em 1890, 1891 e 1904. 

Foi o tempo em que muitos desses “subversivos” foram deportados para lugares distantes, como o Acre (461 homens) e a Ilha das Cobras (950 detidos) e, sobretudo, na sua maioria e a partir de 1890, para o arquipélago de Fernando de Noronha, onde funcionava uma Colônia Correcional, desde a sua definitiva ocupação (em 1737), para presos comuns de Pernambuco e que, naquela época, estava temporariamente subordinada ao Ministério da Justiça (entre 1877 / 1891)", explica a historiadora.

COM PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO AOS SERVIDORES, GOVERNO DE PERNAMBUCO AQUECE ECONOMIA LOCAL E GARANTE INJEÇÃO DE 2,18 BILHÕES NESTE FINAL DE ANO


A economia pernambucana ganhou um novo ânimo neste final de ano. Trata-se do impulso proporcionado pelo pagamento do 13º salário dos servidores públicos estaduais, entre ativos, inativos e pensionistas, além do pagamento da folha salarial de novembro e da antecipação da folha de dezembro. O Governo de Pernambuco garante uma injeção, em menos um mês, de R$ 2,180 bilhões na economia local, onde grande parte deverá ser investida principalmente no comércio. O cronograma foi liberado, nesta terça-feira (25/11), pelo governador João Lyra Neto, durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, que fica no Recife. Para Lyra Neto, o pagamento do 13º e a antecipação da folha de dezembro, além de uma demonstração de respeito com os servidores públicos, também ratificam a saúde financeira da atual gestão. 

De acordo com a programação, o 13º salário (que equivale a um montante de R$ 710 milhões) será pago de uma só vez, nos dias 11 e 12 de dezembro, sendo a primeira data para os aposentados e pensionistas, e a segunda para os servidores ativos. Já a folha de dezembro, no valor de R$ 740 milhões, será antecipada para os dias 22, 23 e 24 do mesmo mês, seguindo o calendário de pagamento implantado ainda no início da gestão, em 2007. O calendário estabelece que no dia 22, recebem os aposentados e pensionistas; no dia 23, os servidores ativos da Secretaria de Educação; e no último dia os servidores ativos da administração direta e indireta. No calendário divulgado em janeiro, a previsão para os pagamentos da folha de dezembro seria para os dias 26, 29 e 30, respectivamente.
.

O governador João Lyra Neto explicou também que, para que o Estado consiga honrar com os compromissos do mês de dezembro, é necessário começar a planejar em março. "É preciso reservar cerca de 10% a 12%  da receita mensal", completou o chefe do Executivo pernambucano, lembrando que a folha é composta por 225 mil servidores.

O secretário de Administração, José Francisco Neto, lembrou que a soma das três folhas (13º salário e os meses de novembro e dezembro) vai garantir a manutenção da economia. "Nós temos que considerar o comprometimento do governador com o planejamento fiscal do Estado, pois atualmente 17 estados estão com a folha comprometida e Pernambuco continua antecipando pagamentos", destacou José Neto, ainda durante a solenidade. Já o secretário da Fazenda, Décio Padilha, ressaltou que o Estado tem uma saúde financeira estável, considerando que o crescimento ainda se mantém acima da média nacional. "O governador João Lyra Neto, além de político, foi um excelente técnico, e vai deixar um Estado estável", afirmou Padilha. "Nos últimos anos, nós garantimos o crescimento e sem aumentar impostos. Além de atrair grandes investimentos, nós reduzimos a carga tributária em diversos segmentos", completou o governador.


PROJETO VISA A CAPACITAÇÃO DE REEDUCANDOS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ECOEMPREENDEDORISMO


Os secretários Bernardo D'Almeida e Carlos Cavalcanti, respectivamente, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Meio Ambiente e Sustentabilidade, reuniram na tarde de hoje (24), no gabinete da SEDSDH, para discutir com o grupo de trabalho, ações que serão desenvolvidas na execução do Projeto de Educação Ambiental e Ecoempreendedorismo nas Unidades Prisionais.

Participaram do encontro, Myckon Freitas, chefe de gabinete da SEDSDH; Cristiano Carrilho, gestor de educação ambiental da SEMAS; Marcellus Ugiett, promotor da Vara de Execução Penal de Pernambuco; Isaque Albuquerque, gerente de produção da Secretaria Executiva de Ressocialização e Ana Paula Valdez, representante da RECICLAR-TE, que compõem o grupo de trabalho, quando foi decidido o encaminhamento das providências com foco na capacitação dos reeducandos nas áreas de compostagem, paisagismo e produção de mudas de mata nativa.

Segundo Bernardo, o ganho será social, uma vez que a meta é capacitar os privados de liberdade em educação ambiental, além de desenvolver habilidades ecoempreendedoras, tratando de forma adequada os resíduos gerados nos equipamentos prisionais. O gestor lembrou que no próximo dia 2 de Dezembro, será feita uma visita técnica à Penitenciária Agro-Indústrial São João, em Itamaracá, primeira unidade beneficiada pelo projeto no estado. 

Já para Carlos Cavalcanti, esse projeto é inovador, pois proporcionará alternativas de geração de renda, já que, considerando que os ex-presidiários, na maioria das vezes, encontram dificuldades de inserção no mercado de trabalho. 

Foto: Revista Veja Abril

DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UPE ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS


A Universidade de Pernambuco (UPE) abre inscrições para seleção do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu (doutorado) em Ciências da Saúde até o dia 07/01/15.

Os interessados devem se dirigir ao Núcleo de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas da UPE (FCM), das 8h às 16h, com a documentação exigida pelo edital, para efetivar suas inscrições.

A seleção será feita mediante prova escrita de conhecimento da língua inglesa, que é eliminatória, análise do curriculum lattes e defesa do anteprojeto e arguição. São disponibilizadas 15 vagas. O curso tem a duração de 4 anos.

A FCM/UPE fica na Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro.

PROGRAMA – é uma parceria entre a FCM e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), todas da UPE, é aberto aos profissionais da área de saúde e afins.


1º - EDITAL

2 º - ERRATA