segunda-feira, 24 de novembro de 2014

VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE JÁ ALCANÇOU MAIS DE 75% DO PÚBLICO-ALVO


Sábado (22), Garanhuns vivenciou mais um Dia D de mobilização nacional da vacinação contra a poliomielite. A campanha, iniciada nos primeiros dias do mês de novembro, segue, em todo o Brasil, até o dia 28 deste mês. Até o momento, de acordo com a Coordenação Municipal de Imunização, 7.822 crianças foram vacinadas. A estimativa é vacinar mais de 12 mil. Para isso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) atendem as famílias, de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 17h.

          A imunização tem como público-alvo crianças entre a faixa etária de 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). É necessário que os pais ou responsáveis compareçam aos postos munidos da carteira de vacinação. O Ministério da Saúde estima vacinar, em Pernambuco, mais de 550 mil crianças.
               
                 Foto: Ruthe Santana

GARANHUNS É FINALISTA NA COPA TV ASA BRANCA DE FUTSAL – AGRESTE

Equipe, agora, enfrenta Caruaru na final do Agreste.

A equipe de futsal de Garanhuns está na final do Agreste da Copa TV Asa Branca de Futsal. Garanhuns enfrentou, no primeiro confronto da noite da última sexta-feira (21), a equipe de Cupira, no ginásio do Sesc de Caruaru e venceu o duelo na prorrogação por 4 a 3. Na próxima sexta-feira (28), o time da “Cidade das Flores” enfrenta Caruaru na final, que também acontece no Sesc Caruaru.

A equipe garanhuense estreou na copa no dia 21 de outubro contra a equipe de Bom Conselho e, de lá pra cá, grandes vitórias foram registradas. Garanhuns enfrentou as equipes das cidades de Bonito, Maraial e Taquaritinga do Norte.

O vencedor da partida desta sexta enfrentará o campeão do Sertão na grande final da Copa TV Asa Branca de Futsal, dia 5 de dezembro.

SEMINÁRIO "50 ANOS DO GOLPE: EM QUE AVANÇAMOS?" REÚNE HISTORIADORES EM GARANHUNS


Historiadores, advogados, professores, defensores e psicólogos se reúnem, nesta terça-feira (25), a partir das 14h, no Seminário “50 anos do Golpe: em que avançamos?”, no Campus da UPE, em Garanhuns, no Agreste.

O evento faz parte da IV Jornada de Direitos Humanos, que até o dia 10 de Dezembro tem ações em todo o estado. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos.

Entre os debatedores estão: Tadzia Negromonte, mestra em Psicologia pela UFPE e coordenadora do Centro Estadual de Apoio as Vítimas da Violência e da Clínica do Testemunho de Pernambuco; Maria Lana, mestra em História pela UFPE, docente da UPE e faz parte do Núcleo de Diversidade e Identidades Sociais – NIDS/UPE; Marcelo Santa Cruz, advogado, vereador de Olinda, defensor de direitos humanos, participante ativo da luta pela anistia aos perseguidos políticos pela ditadura; e Clovis Gomes, diretor da UPE.

Na ocasião também será apresentado, ás 18h, o Cine Debate: com o curta “30 anos da Anistia”, que faz um resgate do período militar no Brasil.

Já na quarta (26), o Seminário chega a Asces - Associação Caruaruense de Ensino Superior, das  14h às 17h. No encontro estarão presentes, além de Tadzia Negromonte, coordenadora do CEAV, Marcília Gama, coordenadora de gestão documental e memória do TRT/6ª região e professora do Departamento de História da UFRPE; o advogado Marcelo Santa; e Aristóteles Veloso, mestre em sociologia pela UFPE e docente da FAVIP e gerente em DH da Secretaria Especial da Mulher.

Depois de Caruaru, o Seminário “50 anos do Golpe: em que avançamos?” vai para Palmares, dia 4 de Dezembro.

UNIVERSIDADES PERNAMBUCANAS LANÇAM AMANHÃ (25) DE NOVEMBRO CONVÊNIO INÉDITO DE COOPERAÇÃO NO BRASIL


As cinco universidades pernambucanas (UNICAP, UFPE, UFRPE, UPE e UNIVASF) vão lançar no dia 25 de novembro, às 9h, no Salão Receptivo da Católica, o Consórcio Pernambuco Universitas. Um inédito convênio de cooperação interuniversitária entre as principais instituições de ensino superior de Pernambuco. O evento contará com a presença dos cinco reitores.

O convênio, pioneiro no país, promoverá a cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre as cinco universidades, visando o desenvolvimento e a execução conjunta de programas e projetos, e o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos.

Os recursos materiais, humanos e financeiros necessários à execução, em cada programa ou projeto, das atividades resultantes do convênio, serão fornecidos pelas universidades que formam o Consórcio Pernambuco Universitas, dentre as suas respectivas disponibilidades, ou mediante captação junto a organismos oficiais, governamentais ou privados, nacionais ou estrangeiros.

O convênio de cooperação interuniversitária vai vigorar a partir da data de sua assinatura, por um período de cinco anos, mas poderá ser prorrogado, mediante o interesse das cinco instituições.

EM CLIMA DE ROMANTISMO FAFÁ DE BELÉM ENCERRA ÚLTIMA NOITE DA FESTA DA ESTAÇÃO EM GRAVATÁ

O grupo Pernambuco Samba Show abriu a noite de shows.

Nem a chuvinha intermitente que caia sobre Gravatá, no último sábado (22), impediu que o público comparecesse ao Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, no centro da cidade, para conferir o último dia de shows da 16ª edição da Festa da Estação. Para comandar o evento, que integra o circuito do Festival Pernambuco Nação Cultural, foram escalados o grupo Pernambuco Samba Show, o projeto Samba Gravatá, Silvério Pessoa e Fafá de Belém. A mistura de ritmos e gêneros, por sinal, garantiu à noite um clima descontraído e de muita animação.
            
          Na abertura, o grupo Pernambuco Samba Show, formado pelos integrantes da Escola de Samba Preto Velho de Olinda, comandou uma apresentação cheia de suingue e balanço, com um repertório que foi de Jorge Ben (País Tropical e Taj Mahal) a Jorge Aragão (Malandro e Coisinha do Pai). “É uma honra para gente vir tocar numa terra tão acolhedora como Gravatá. Espero que vocês curtam e sambem bastante”, disse o vocalista da banda.

         Em seguida, subiram ao palco os sambistas Sérgio Buq, Thiaguinho Rodrigues e Andréa Santos, do projeto Samba Gravatá. Os músicos, ambos gravataenses, não deixaram a peteca cair e, ao longo de uma hora, se revezaram ao som de grandes clássicos do universo do samba, como Vai Vadiar (Zeca Pagodinho), Zé do Caroço (Leci Brandão), Tristeza (compota por Haroldo Lobo e Niltinho, mas imortalizada por Jair Rodrigues e Beth Carvalho) e Aquarela do Brasil (Ary Barroso). “Cada um aqui tem carreira independente, mas, à convite da Fundarpe, nos unimos hoje neste projeto para mostrar, como diz Martinho da Vila, que somos todos bambas de primeira linha”, disse Andréa Santos. A cantora, que foi durante muitos anos vocalista da banda de forró Capim com Mel e descoberta no coral de uma igreja evangélica, garante que o batuque do samba é irresistível e seduziu-a de vez. “Sou eclética e sei/gosto de cantar de tudo um pouco, porém ele [o samba] é a minha grande paixão. Canto samba com muita alegria e satisfação”, revelou.

Silvério Pessoa comandou um show baseado nos seus últimos discos.

Terceira atração da noite, Silvério Pessoa, depois de alguns anos sem tocar em Gravatá, voltou à cidade com um o show completamente autoral, que possibilitou ao público passear por toda a sua trajetória fonográfica. “Tem canções de No Grau (último CD lançado), de Collectiu (2011), de Cabeça Elétrica, Coração Acústico (2004), etc., mas vou tocar também uma composição inédita, Poente, que será lançada no meu próximo disco, em 2015.”, disse minutos antes de começar sua apresentação. No show, destaque para execução das músicas Rara Beleza, Cipó de Goiabeira, Alto que só e Pernambucana


Fafá de Belém fez sua estreia neste sábado na cidade.

Esbanjando simpatia, Fafá de Belém encerrou a programação do FPNC. Cantando os maiores sucessos dos seus 40 anos de carreira, a cantora paraense não escondeu a satisfação de tocar no município pela primeira vez. “Venho a Pernambuco desde 1976 (seu primeiro show no Estado aconteceu no Teatro do Parque), e nunca havia me apresentado nesta cidade linda. E quero que vocês saibam que é uma honra ‘tá‘ aqui. Como ‘tá‘ meio frio, montei um repertório só com hits do cancioneiro popular romântico, não só para vocês dançarem bem juntinhos, como também para esquentar o clima”, disse emendando com Coração do Agreste. A plateia que, até então estava quietinha, acompanhou a música em coro. Dali por diante, o que se viu foi uma sucessão de canções “de rasgar o coração, boca e nuca”, como definiu a própria Fafá: Meu dilema, Memórias, Sábado, Tortura de Amor, Devolvi, Nuvem de Lágrimas e Abandonada. A noite ainda teve direito a lambada, Chorando se foi, e, ao final, a uma homenagem a Reginaldo Rossi, com Recife, minha cidade. E, antes de se despedir, entoou Vermelho para alegria do público, que vibrou com cada estrofe da canção. Fafá, volte mais vezes.

A próxima parada do Festival Pernambuco Nação Cultural é em Caruaru. Confira aqui a programação.

Fotos: Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe


GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO RENOVA AS VIATURAS DO PROGRAMA PATRULHA DO BAIRRO


Reeditado em agosto de 2012 com o objetivo de garantir uma maior aproximação entre a polícia e a população, o Programa Patrulha do Bairro continua recebendo investimentos do Governo do Estado. Em solenidade realizada nesta segunda-feira (24/11), no Palácio do Campo das Princesas, o governador João Lyra Neto entregou 130 novas viaturas. Os carros, todos zero quilômetro, vão substituir unidades operacionais da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão do Estado que completaram dois anos de uso. As demais unidades da frota serão renovadas quando também completarem o prazo contratual de locação.

Ao lado de comandantes e de oficiais dos órgãos operativos da Secretaria de Defesa Social (SDS), o governador João Lyra Neto destacou a importância de uma polícia bem equipada. "Esse processo de renovação permanente dos veículos faz com que tenhamos mais eficiência e um melhor serviço para a população. Foi dessa forma que conseguimos êxito na redução da criminalidade", explicou o chefe do Executivo estadual, ao destacar que o programa faz parte do planejamento estratégico do Pacto pela Vida. "Essa política não pode ser apenas de governo, tem que ser de Estado. Precisa da União e dos municípios para que possamos fazer uma verdadeira segurança pública integrada",  defendeu.

Ao todo, 12 cidades serão beneficiadas com as novas viaturas que realizam a cobertura policial nos bairros. Na Região Metropolitana foram contemplados os municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata. No Agreste, os novos veículos seguirão paraBelo Jardim, Garanhuns e Santa Cruz do Capibaribe. No Sertão, as viaturas serão destinadas para as cidades de Petrolina, Araripina e Ouricuri. As chaves dos carros foram entregues simbolicamente pelo governador e o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, aos soldados Valter Daniel Ribeiro Torres e Tatiana Caroline da Silva Moreira.

A importância da renovação da frota também foi destacada pelo secretário Alessandro Carvalho. "Antes dessa gestão, quase a totalidade dos veículos eram patrimoniados (próprios). Então, haviam carros com até oito anos de uso. Com a locação, os veículos são trocados a cada dois anos, quando já estão com algo em torno de 130 mil quilômetros rodados, ou seja, baixam com muita frequência e com isso temos menos policiais nas ruas por falta de viaturas", salientou o gestor, ao lembrar que a SDS entregou, em outubro, outros 50 veículos à Policia Militar de Pernambuco. Com investimento de cerca de R$ 750 mil, foram 20 unidades do tipo Spin caracterizadas no padrão GATI, e 30 segways, nova ferramenta de patrulhamento.

.

Os novos carros do Patrulha do Bairro - 34 do modelo Spin e 96 Duster - são equipados com rádios digitais, fazendo a ponte entre o Batalhão de origem e o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (CIODS). Já os policiais - dois por viatura - portam celulares anti-choque com aceso à internet e linha exclusiva para receber as chamadas dos moradores.  Cada veículo também recebeu um adesivo com o nome do bairro onde servirá e possui um sistema de monitoramento via GPS.

O contrato de locação das unidades prevê que, a cada dois anos, a partir do primeiro abastecimento, as empresas façam a troca dos veículos. O custo unitário mês das viaturas do modelo Spin é de R$ 2.377,25, totalizando um custo mensal de R$80.826,50. Já os veículos do modelo Duster têm custo unitário mensal de R$ 4.676,24, totalizando R$ 448.919,04 ao mês.

HISTÓRIA - O Patrulha do Bairro foi lançado pela primeira vez em 1985 no governo de Roberto Magalhães. O programa foi relançado pelo governador Eduardo Campos em 30 de agosto de 2012 com a entrega de 125 novas viaturas para atender Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. Além do contato direto com os policiais que fazem o patrulhamento do bairro, o programa criou um espaço para a comunidade relatar suas necessidades através do site da Secretaria de Defesa Social. A página oferece ainda informações e sugestões de ações quanto à segurança da comunidade.

ESPAÇO CIÊNCIA OFERECE CURSO DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA ANDROIDES


Em Janeiro de 2015 o ESPAÇO CIÊNCIA, através da sua Ação Social, estará oferecendo um curso de Informática  na área  de “Desenvolvimento de Aplicativos  para Androides com foco em jogos”. O curso é direcionado para um público de adolescentes e jovens que domine informática básica. As inscrições estão disponibilizadas aqui no site até 23/12 através de formulário eletrônico.

SERVIÇO:

Objetivo: Introduzir o conceito de programação de jogos para Android através da ferramenta GameSalad, e desenvolver o raciocínio lógico dos alunos do CLIC Férias.
Período:  de 05 a 30/01/15
Dias do Curso: segundas, quartas e sextas-feiras
Horário: Turmas pela manhã das 8:30min às 10:30min e a Tarde das 14h às 16h

PRÁTICA ABUSIVA ESTÁ NA MIRA DO PROCON; LIGAÇÕES E EMAILS TENTAM LUDIBRIAR CONSUMIDORES


Consumidores estão recebendo em suas casas e locais de trabalho, produtos e serviços sem solicitação, juntamente com uma fatura para pagamento. Está prática é considerada abusiva e repudiada pelo Código de Defesa do Consumidor, no art. 39, inciso III e deve ser denunciada.

O PROCON-PE, emitiu uma Nota Técnica que trata do tema, destacando que a solicitação previa por parte do consumidor é requisito imprescindível para o envio de todo e qualquer produto ou serviço por parte dos fornecedores.

Mas o que vem ocorrendo é muito diferente e apresenta-se de várias formas, na tentativa de ludibriar os consumidores: ligações ou e-mails com informações distorcidas para autorização de serviços ou aquisição de produtos; em outros casos, utilizam o argumento de uma atualização de dados ou renovação de alguma assinatura, quando na verdade trata-se de uma contração de serviço, sem conhecimento do consumidor; sem falar em diversos cartões e exemplares de jornais e revistas.

Em hipóteses como essas é bom que o consumidor saiba que o produto ou o serviço deve ser recebido como amostra grátis, sem qualquer obrigação de pagamento. O cidadão não precisará devolver o produto, ainda que a empresa determine um prazo ou para a devolução ou pagamento da fatura.

Este procedimento é considerado condenável, porque transgride as regras da boa fé e da ética de mercado, utilizando métodos desleais de concorrência, visando apenas o lucro e a obtenção do cumprimento de metas exigidas, causando prejuízo a outros fornecedores de conduta idônea. Já os consumidores, por falta de informação e conhecimento, estão vulneráveis e acabam aceitando sem saber como devolver o produto ou o serviço. 

O Procon-PE orienta que o consumidor deve manifestar para a empresa o seu desejo de não adquirir o produto ou o serviço, preferencialmente por carta ou e-mail e guardando as respectivas cópias; além de comunicar aos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Na nota Técnica nº 018/2014, recomenda-se “aos Procons atuantes no Estado de Pernambuco e vinculados a este órgão, que quanto aos casos análogos ao acima relatados seja considerada como prática abusiva atentatória aos ditames do Código de Defesa do Consumidor, merecendo as devidas penalidades administrativa por este órgão, uma vez comprovada e assegurado o contraditório e a ampla defesa”.

O consumidor ainda tem a possibilidade de ingressar judicialmente, pleiteando indenização caso seu nome seja incluído no SPC ou na SERASA, ou ainda ser reembolsado em dobro, por se tratar de cobrança indevida.

DER DÁ DICAS SOBRE INFRAÇÕES DE TRÂNSITO; #VOCÊSABIA?


Quantas vezes presenciamos no trânsito um motorista fumando ao dirigir o veículo? E as mulheres? Algumas aproveitam o tempo do sinal fechado ou um engarrafamento para se maquiar ao volante? Desatenção que pode resultar em multa de até R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação (CNH).

O uso do celular, fone de ouvido e viva-voz ao volante é outra infração de trânsito comum e que aumenta o risco de acidentes em 23 vezes. Neste caso, uma boa dica é usar os aplicativos “Mãos no Volante”, que ajudam a evitar distrações ao dirigir. 
A falta de tempo e a distração podem levar um motorista a cometerem diversos tipos de infrações no trânsito, a fazer uma manobra arriscada e perigosa, resultando em uma infração gravíssima, com pontuação máxima na carteira de habilitação, e em alguns casos com a suspensão do direito de dirigir, até a apreensão do veículo. Multas que podem chegar a R$ 1.915,40. 

O desrespeito às leis de trânsito, como excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e forçadas são as principais causas de acidentes e mortes nas rodovias. De acordo com recentes estatísticas, cerca de 42 mil pessoas morrem a cada ano vítimas de acidentes no trânsito.

Para conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância em respeitar as leis de trânsito, o DER tem realizado algumas ações preventivas através de palestras e campanhas educativas, com distribuição de panfletos contendo orientações sobre o uso obrigatório do cinto de segurança também no banco de trás, não consumir bebida alcoólica antes de dirigir, travessia segura na faixa de pedestres, entre outros, que ajudam a reduzir as chances de acidentes de trânsito e suas consequências para os condutores.

Portanto, na condução do veículo se preocupe apenas em dirigir com atenção. Respeite as leis de trânsito, respeite a vida!