sexta-feira, 21 de novembro de 2014

DECORAÇÃO DO NATAL LUZ DE GARANHUNS COMEÇA A SER INSTALADA

Temática principal do evento, em 2014, será “Sonhos de Crianças”

A decoração natalina, em Garanhuns, começou a ser instalada. Parte do material, incluindo laços, ursos de pelúcia, árvores e outros artigos tradicionais da época, foi produzido por mais de 20 artesãos garanhuenses. Com a ideia de promover o encantamento de ser criança no “Natal Luz 2014”, o pórtico de entrada da cidade, o Relógio das Flores, as avenidas Rui Barbosa, Duque de Caxias e Santo Antônio, ruas próximas ao centro, Polo Heliópolis e praça Souto Filho receberão as peças, que prometem encantar moradores e turistas a partir da próxima quinta-feira (27) – data da inauguração oficial.
         

      
       Embora, mesmo durante a montagem a beleza das peças já começou a chamar a atenção dos moradores e de quem passava pelo Relógio das Flores, um dos primeiros pontos a receber a decoração. Cada um queria fotografar, e já compartilhar as fotos. Dona Rejane levou a filha para acompanhar os trabalhos de montagem e ficaram encantadas. “Ainda está mais belo que o ano passado, o Natal de Garanhuns realmente vem fazendo com que possamos sentir a magia dessa época em cada canto da cidade. Estou encantada, imagine quando a iluminação for inaugurada”, disse empolgada a moradora.



Entre os elementos que compõem a estrutura de iluminação, estão oito mil metros de mangueiras de LED, 20 mil metros de cordões em LED e tubos de cilindro snowfall (neve artificial). Em sua segunda edição, uma das grandes novidades do evento são os “Desfiles de Natal”, que acontecerão aos domingos, a partir do dia 30 de novembro, na avenida Santo Antônio. A programação completa pode ser conferida no portal da Prefeitura de Garanhuns, pelo endereço: www.garanhuns.pe.gov.br.

NATAL LUZ NOS BAIRROS TEVE PROGRAMAÇÃO NO MAGANO


O Natal Luz nos Bairros chegou ao Bairro Magano. A estrutura itinerante foi montada na Praça Campos Sales e levou som e ainda mais luz para o espaço e lazer, que foi reformado recentemente.

As famílias do Bairro participaram ativamente do momento. Sentados na bela praça, em frente às calçadas das casas, ou nas cadeiras ligadas à estrutura do evento, homens, mulheres, crianças e idosos se reuniram num momento de confraternização, que o período natalino proporciona.

Animados, os moradores cantavam cada música, aplaudiam, pediam bis, dançavam ao som das atrações que se apresentaram na noite. A primeira foi o Pastoril da Escola Ranser Alexandre, seguido pelas crianças do Programa AABB Comunidade com a Flauta Doce e Violão.

A Banda do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado de Garanhuns foi uma das atrações mais aplaudidas. Embora a apresentação tenha sido rápida, foi a que contou com o maior público. “É muito bom poder ver em frente às nossas casas, tão belas apresentações. O meu filho ficou encantado e principalmente ao ver os militares do exército tão de perto, ele sonha em seguir a carreira militar”, disse feliz a dona de casa Ana Maria.

O evento foi encerrado com a apresentação do cantor Davi Menezes, que trouxe no repertório as músicas do cantor Roberto Carlos. “Eu amei, cantei cada música, amo Roberto Carlos e essa noite para mim foi maravilhosa. Estou muito feliz pela Prefeitura ter trazido esse evento para nós”, afirmou entusiasmada a aposentada Maria das Neves. O próximo bairro a receber a ação itinerante é a Cohab I, no dia 25.

GARANHUNS ALCANÇA QUARTO LUGAR NA MARATONA DE NEGÓCIOS PÚBLICOS


Foi encerrada ontem (20), na cidade de Recife (PE), a Maratona de Negócios Públicos. O município de Garanhuns esteve representado por sua agente de Desenvolvimento, Priscila Belens, que também é servidora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). A ideia do evento era aprimorar projetos inovadores de agentes de desenvolvimento local. Na classificação final, Garanhuns ficou em quarto lugar com o projeto “Incluir”, que é um Programa de Inclusão Produtiva e Segurança Sanitária.

A maratona teve início na terça-feira (18) e, durante esse período, Priscila teve a oportunidade de passar por capacitação, consultorias e mentoria de especialistas em gestão pública municipal. A agente de Desenvolvimento, conta que ficou honrada em participar de um projeto inovador, principalmente por que o mesmo poderá trazer desenvolvimento para Garanhuns. “Com a ajuda de mentores e consultores de alta qualidade técnica, tive a chance de melhorar o projeto e este ficou entre os quatro melhores, em um universo de 101 inscritos. Agora, depois da maratona, meu compromisso é tirar do papel e transformá-lo em um caso de sucesso que possa ser aplicado em outros municípios”, disse.

A Maratona de Negócios Públicos foi organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Confederação Nacional de Municípios. Incialmente, 24 municípios foram selecionados, desses, seis foram escolhidos para apresentarem o projeto a uma banca avaliadora, e, ao final, três projetos foram vencedores – concorrendo a prêmios.

Incluir – O objetivo do projeto apresentado é desenvolver uma política social e econômica integrada, promovendo ações de inclusão produtiva, articulando a inserção no mercado de trabalho dos empreendedores informais, dos microempreendedores individuais, entre outros, aumentando, dessa forma, a capacidade de produção, dando também oportunidades de inserir seus produtos no mercado.

NOVEMBRO AZUL PROMOVE PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO; "SAÚDE DO HOMEM" FOI O TEMA


“Saúde do homem” foi o tema global da palestra realizada ontem (20), no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). O momento, que iniciou às 19h, inserido na programação da campanha Novembro Azul, tem o objetivo de alertar o homem quanto a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A discussão sobre a saúde masculina contou com centenas de pessoas e seguiu até às 22h.

O momento expôs os cuidados a respeito do câncer de próstata, mas também abordou a saúde do homem de uma forma geral. Saúde bucal, problemas cardiovasculares, perigos e consequências de bebidas alcoólicas, funcionamento da Lei Seca e questões psicológicas, concernentes ao receio masculino em procurar ajuda médica foram alguns dos pontos abordados na discussão.

As palestras foram ministradas pelo urologista Fabiano de Azevedo, o odontólogo Alexandre Freitas, a psicóloga Rafaela Zara, a fisioterapeuta Juliana Braga, o clínico médico Ulisses Pereira e o capitão Hudson Moura. O coordenador da Saúde do Homem, Mábio Geordano, avalia o encontro. “Foi realmente de grande valor, as informações oferecidas na palestra, que abordou temas variados, de conscientização para os homens, pela importância da busca por cuidados com a saúde”, comenta.

BAIRROS DA ZONA URBANA DE GARANHUNS TÊM NOVA DELIMITAÇÃO

Ordenamento geográfico de bairros facilitará dia a dia da população

O crescimento territorial do município de Garanhuns, no interior de Pernambuco, e o aumento na construção de condomínios fechados, construídos em diversas áreas da cidade, fez com que o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), definisse um novo perímetro urbano e uma nova delimitação para os bairros da cidade. O documento, oficializado através da Lei nº 4066/2014, foi publicado, esta semana, no Diário Oficial dos Municípios/Amupe.

Geograficamente, Garanhuns é dividido em quatro distritos: Sede, Iratama, Miracica e São Pedro. Todos eles são divididos em zona urbana e zona rural. No distrito Sede, há ainda a subdivisão dos bairros, que são 12 – Santo Antônio, Heliópolis, Aloísio Pinto, Boa Vista, Magano, Dom Thiago Póstma, Severiano de Moraes Filho, José Maria Dourado, Dom Hélder Câmara, Novo Heliópolis, Francisco Figueira e São José.

De acordo com o topógrafo Josué Bernardo, a nova delimitação do perímetro urbano apresenta algumas mudanças, entre elas a expansão dos bairros Aloísio Pinto e Heliópolis. “Existiam comunidades incluídas em dois bairros, por exemplo, e aí causava uma certa complicação para entrega de correspondências. Então esse trabalho de ordenamento tem o objetivo de atualizar e melhorar a visualização da cidade. O trabalho teve o empenho de toda a equipe da Seplan”, afirma.

Ilustração: Google Mapas

GOVERNADOR GARANTE QUE CUMPRIRÁ RIGOROSAMENTE LEI DE TRANSIÇÃO


O governador João Lyra Neto reuniu, nesta quarta-feira (19/11), todo o secretariado estadual para alinhar a conduta das secretarias no repasse das informações à Comissão de Transição Governamental, instituída conforme determinação do Decreto 41.273, de 7 de novembro de 2014. Além dos 21 secretários estaduais, participaram da reunião o procurador geral do Estado, Thiago Norões, o chefe de gabinete, Rubens Júnior e o chefe de Casa Militar, coronel Mario Cavalcanti; além dos deputados estaduais Raquel Lyra, autora da lei, e Diogo Moraes, vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa.

Presidindo a reunião, que durou aproximadamente duas horas, o governador João Lyra Neto garantiu que sua decisão é "cumprir rigorosamente" a lei. Para tanto, pediu o "empenho e dedicação" dos secretários no repasse das informações. "Independentemente de Paulo Câmara ser nosso companheiro, ex-secretário e governador eleito pela Frente Popular, esse é o primeiro documento que vamos conceituar e formular diante da nova lei", explicou o chefe do Executivo pernambucano ao reforçar que todas as informações repassadas devem ser consistentes.

Responsável pela consolidação das informações exigidas na lei, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) deve concluir a compilação dos relatórios até o final deste mês. E, em seguida, repassar para a Secretaria da Casa Civil, que entregará formalmente o documento. Coube, inclusive, ao secretário da pasta, Frederico Amâncio, apresentar orientações aos colegas sobre os relatórios e demonstrativos exigidos, que incluem, entre outros itens, demonstrativos das obras em andamento com resumo dos saldos a pagar e percentual de execução, além de documentos financeiros de convenções, parcelamentos, consórcios, assim como termos de ajuste, conduta e gestão firmados.

Coordenador da Comissão de Transição Governamental, o secretário da Casa Civil, Luciano Vasquez, garantiu que o processo de transição continuará mesmo após a entrega dos relatórios exigidos pela lei à comissão. "Caso o governador eleito queira aprofundar mais ainda algum tema de determinada secretaria, isto será feito com muita serenidade, equilíbrio e tranquilidade", assegurou Vasquez, ao lembrar que esta é a primeira transição com o novo ordenamento jurídico.

Autora da lei que regulamenta a transição, a deputada estadual Raquel Lyra justificou o objetivo da elaboração da medida. "Avançamos na transparência e democracia. Os gestores no Estado e municípios não vão mais precisar pedir favor para obter informações sobre a gestão. Se começamos tão bem, com Eduardo Campos e João Lyra Neto construindo um modelo de transparência e gestão tão eficiente como o nosso, vamos fechar com chave de ouro, levando à serio a execução desta lei", destacou a parlamentar, ao parabenizar o andamento do processo. O decreto é orientado pela Lei Complementar 260, de 6 de janeiro de 2014, que viabilizou a constituição de instrumento de gestão pública apto a dar maior transparência fiscal e institucionalidade ao processo de transição.

PMPE REALIZA SOLENIDADE EM HOMENAGEM AO DIA DA BANDEIRA


       Nesta quarta-feira (19), a Polícia Militar de Pernambuco realizou uma solenidade cívica em comemoração ao dia da Bandeira, também comemorado em todo Brasil. O evento aconteceu às 12h, em frente ao Quartel Comando Geral do Derby (QCG).

Na ocasião, estiveram presentes à cerimônia militar, o comandante geral da Corporação, coronel Carlos Pereira; o subcomandante, coronel Paulo Cabral, o chefe do Estado Maior Geral, coronel Hermes José, entre outras autoridades da instituição.

Dentro da programação, o comandante da PMPE, coronel Carlos Pereira e o subcomandante, coronel Paulo Cabral, hastearam as bandeiras do Brasil e de Pernambuco, simultaneamente. Dando prosseguimento à solenidade, como prevê o ritual, o terceiro sargento PM André Lopes da Silva acendeu a pira para incineração da Bandeira Nacional.
.

Logo depois, a Banda de Música da PMPE entoou o hino da Bandeira para desfile da tropa do Batalhão de Guardas e da Companhia de Operações Especiais (CIOE). E o primeiro tenente Gabriel Feitoza (BPRp) conduziu o Pavilhão Nacional a um lugar de destaque.

Tradicionalmente, todos os dias o Pavilhão Nacional é hasteado e recolhido às 8h e 18h, respectivamente, pela tropa do Corpo da Guarda do Quartel Comando Geral do Derby (QCG).

SÁBADO (22) É DIA D CONTRA SARAMPO E POLIOMELITE; META É VACINAR 95% DO PÚBLICO ALVO TOTAL DURANTE TODA CAMPANHA


Mais uma vez, Pernambuco estará mobilizado em um Dia D contra o sarampo e a poliomielite. A força-tarefa será neste sábado (22/11) e contará com os esforços de todos os postos de saúde municipais, além de pontos volantes. A expectativa é imunizar 625.552 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a poliomielite (328.691 já foram vacinadas – 52,54%) e 220.757 meninos e meninas de 1 ano a menos de 5 anos contra o sarampo (101.568 já foram imunizados - 46,49%). Em ambas as campanhas, a meta é vacinar, no mínimo, 95% do público total. Não é indicado vacinar crianças que estejam com infecções agudas e febre a partir de 38º. Meninas e meninos com alergia a leite de vaca também não devem tomar a trípice viral (sarampo, rubéola e caxumba).

“Já fizemos um Dia D no início do mês e, agora, pretendemos aumentar ainda mais a cobertura vacinal. É muito importante que os pais ou responsáveis levem suas crianças para evitar que essas doenças voltem a proliferar no Estado, já que ambas são registradas em outros países”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI/PE), Ana Catarina de Melo.

Com relação à Campanha de Seguimento contra o Sarampo, a estratégia pretende resgatar menores de cinco anos que ainda não tomaram a vacina de rotina contra sarampo e rubéola. No Estado, 41 municípios já realizaram a campanha entre o final de 2013 e o início de 2014: Abreu e Lima, Água Preta, Aliança, Arcoverde, Belém de Maria, Camocim de são Felix, Custódia, Exu, Gravatá, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Lagoa do Ouro, Nazaré da Mata, Ouricuri, Paudalho, Paulista, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São Caetano, São Lourenço da Mata, Surubim, Tamandaré, Toritama, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Condado, Escada, Garanhuns, Goiana, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Petrolina, Recife, São Joaquim do Monte, Sirinhaém, Vitoria de Santo Antão, Águas Belas e Araçoiaba.

HISTÓRICO DA POLIO – A poliomielite não é registrada no Brasil há 25 anos. O último caso foi no município de Souza, na Paraíba, em 1989. Em Pernambuco, foi em 1988. Desde 1994, o Brasil recebeu o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovirus Selvagem.

No mundo, entre 2013 e 2014, a Organização Mundial de Saúde (OMS) registrou casos em dez países, como Camarões, Iraque, Nigéria e

Paquistão, os dois últimos considerados endêmicos. Só em 2014 foram 149 casos da doença no mundo, sendo 117 no Paquistão.

HISTÓRICO DE SARAMPO – Em 2013, Pernambuco confirmou 202 casos de sarampo. Após uma intensa mobilização entre Estado e municípios, para vacinação das crianças, o número reduziu para 24 em 2014, com casos confirmados apenas no primeiro trimestre do ano. Antes disso, o último caso autóctone da doença tinha sido em 1999. 

A doença: O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, cuja transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, como gotículas expelidas ao tossir, falar ou respirar. O período de incubação é, geralmente, de 10 dias, desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema (erupção cutânea).

Sintomas: Caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, exantema generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema). A gravidade da doença varia segundo as condições socioeconômicas, apresentando evolução severa em populações carentes, desnutridos, pacientes vivendo em moradias superpopulosas, imunodeprimidos ou com tratamento de imunossupressão. As complicações mais comuns são pneumonia, otite, doenças diarreicas e neurológicas. Acomete principalmente crianças, com até cinco anos de vida.

FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL LEVA ESPETÁCULOS CIRCENSES A GRAVATÁ

Alexsandro Silva e Arnaldo Rodrigues formam a dupla responsável pelo
espetáculo Palhaçadas – História de um Circo sem Lona.

Com uma programação diversificada, o Festival Pernambuco Nação Cultural subiu a serra e desembarcou em Gravatá, nesta semana. Além de shows, cortejos de cultura popular, oficinas e worskhops, a programação do evento inclui dois espetáculos circenses, que prometem transformar a Praça do Coreto em um verdadeiro picadeiro, nesta sexta-feira (21) e sábado (22), às 16h30: Palhaçadas – Histórias de um Circo sem Lona e Circo Itinerante Disney, respectivamente.

A primeira montagem, que já foi encenada no Janeiro de Grandes Espetáculos e faturou as estatuetas de melhor ator (Alexsandro Silva), melhor ator coadjuvante (Arnaldo Rodrigues) e maquiagem, é fruto de uma pesquisa empreendida pela Cia. 2 em Cena, batizada de Palhaços Brasileiros – A formação do palhaço no Brasil. No palco, os atores mostram a história de dois palhaços, Risada e Risadinha, que perderam tudo num incêndio e, a partir dessa reviravolta, vão se apresentar nas ruas. Quem assiste, garante que os números apresentados pela dupla são cheios de poesia, lirismo e uma inocência pueril. “Embora estejamos há sete anos na estrada, o nosso espetáculo está em constante recriação. E esse é o grande barato de nossa companhia: estamos sempre nos reinventando para não deixar de reverenciar a figura do palhaço”, diz Alexsandro Silva, que assina o texto e a concepção do espetáculo.


Família Vidal mostrará em Gravatá números de malabarismo, passeio aéreo, 
corda indiana, força capilar e mágica.

No sábado (22), é a vez da Família Vidal mostrar todo o encanto e a magia de seu Circo Itinerante Disney. O espetáculo, permeado por números virtuosos – tanto aéreos quanto de solo – e números cômicos de palhaços, é uma verdadeira ode à arte circense, uma vez que vem sendo transmitida de geração em geração. “Estamos na quinta geração, acredita? Para ser um circense, de verdade, é preciso encarar a lona como local de moradia e de trabalho da família; transmitir às novas gerações a técnica, a ética e a cultura do circo; levar os espetáculos a diversas – e muitas vezes adversas – regiões, das capitais às mais remotas e inacessíveis cidades. Enfim, é ter uma vida dedicada ao circo dito tradicional, de lona, itinerante, cujos números e técnicas foram transmitidos ao longo de décadas de história”, diz Francisca Liudina Vidal, responsável pelo companhia e o comando dos seus 12 integrantes. Os dois espetáculos poderão ser conferidos gratuitamente, às 16h30, na Praça do Coreto.

Foto 1: Divulgação
          Foto 2: Renata Pires/Secult-PE/Fundarpe

PERNAMBUCO SEDIA REUNIÃO NACIONAL DE CONTROLE INTERNO


A Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE – PE) e a Controladoria Geral do Município do Recife (CGM) promovem, nos dias 27 e 28 de novembro, a 13ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI). O conselho foi criado em 2004 e conta atualmente com 39 membros, entre estados e municípios de todo o país. Sua atuação se dá a partir do intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando um trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão. As reuniões nacionais são realizadas trimestralmente.

O destaque desta 13ª reunião, que acontece no Golden Tulip Recife, no bairro de Boa Viagem, fica por conta da palestra do promotor de justiça e presidente do Ministério Público Democrático, Roberto Livianu, que vai falar sobre a campanha “Não aceito corrupção”. A palestra está marcada para o primeiro dia do evento. Além do promotor, o diretor do Instituto Publix, Caio Marini, vai ministrar palestra sobre gestão pública. O instituto é responsável pela publicação de livros sobre o modelo de gestão do Governo de Pernambuco – um dos quais voltado exclusivamente para o controle interno.

Além das palestras, haverá também apresentação de cases de Santa Catarina, Minas Gerais e Espírito Santo. Pernambuco e Recife também vão apresentar seus trabalhos. A Controladoria Geral da União (CGU) vai abordar o tema “Sistema de Conflito de Interesses e novo Marco regulatório”.

As inscrições, apenas para membros, já estão abertas e seguem até o dia 21 de novembro no site do CONACI www.conaci.org.br.