sábado, 8 de novembro de 2014

GRANDE PRÊMIO DE FÓRMULA 1 DO BRASIL; NICO ROSBERG POLE POSITION SEGUIDO DE HAMILTON, MASSA É TERCEIRO NO TREINO CLASSIFICATÓRIO


No duelo entre os pilotos da Mercedes que tem marcado a disputa da temporada 2014 da Fórmula 1 desde as primeiras provas, foi Nico Rosberg quem se deu melhor neste sábado. No treino de classificação do GP do Brasil, no Autódromo de Interlagos, o alemão faturou a pole position da prova deste domingo, a penúltima do campeonato.

Embalado por cinco vitórias consecutivas, Hamilton lidera o campeonato com 24 pontos de vantagem para Rosberg. Assim, mesmo que o campeão da Fórmula 1 em 2014 só possa ser conhecido no GP de Abu Dabi, que fechará a temporada no dia 23 de novembro, o GP do Brasil será importante para essa definição.

Por isso, Rosberg sabe que precisa da vitória em São Paulo para frear o adversário e chegar na corrida em Abu Dabi em condições melhores. E o alemão, até agora, vem realizando um fim de semana perfeito no Autódromo de Interlagos, tanto que ele liderou os três treinos livres do GP do Brasil e também as duas primeiras partes da sessão classificatória deste sábado.

No Q3, a fase decisiva, Rosberg fez disputa acirrada com Lewis Hamilton e garantiu a primeira colocação do grid de largada do GP do Brasil ao fazer a sua melhor volta em 1min10s023. Assim, o alemão conquistou a sua décima pole position em 18 provas da atual temporada da Fórmula 1.

Na primeira fila em Interlagos, Rosberg terá a companhia de Hamilton, seu companheiro de equipe na Mercedes e principal concorrente na luta pelo título mundial, que garantiu a segunda colocação sendo apenas 0s033 mais lento do que o pole position, com a marca de 1min10s056.

Com forte apoio dos fãs de automobilismo presentes ao Autódromo de Interlagos, que sempre vibravam com a passagem do seu carro pela reta principal do circuito, o brasileiro Felipe Massa teve bom desempenho no treino de classificação e terminou a atividade na terceira colocação ao fazer a sua melhor volta no Q3 em 1min10s247.

Na segunda fila, Massa terá a companhia de Valtteri Bottas, seu companheiro de equipe na Williams. O finlandês, que cometeu um erro na sua última volta lançada no Q3, ficou na quarta colocação com a marca de 1min10s305.

O inglês Jenson Button, da McLaren, foi o quinto mais rápido, seguido pelo alemão Sebastian Vettel, da Red Bull. O dinamarquês Kevin Magnussen ficou em sétimo lugar e terá a companhia do espanhol Fernando Alonso na quarta fila do grid de largada do GP do Brasil. Já a quinta fila será composta pelo australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, e pelo finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari.

Rosberg liderou a segunda fase da sessão classificação, em que foram eliminados o mexicano Esteban Gutierrez, os alemães Nico Hulkenberg e Adrian Sutil, e o russo Daniil Kvyat, que nem registrou voltas rápidas nesta fase do treino de classificação, em que Massa foi o segundo mais rápido, empolgando os torcedores presentes ao circuito.

Na primeira parte do treino de classificação, também liderada por Rosberg, os franceses Romain Grosjean e Jean-Eric Vergne, o venezuelano Pastor Maldonado e o mexicano Sergio Perez foram eliminados - o piloto da Force India ficou em 17º lugar, mas em razão de punição por causa de incidente nos Estados Unidos, largará da 18ª e última posição.

A corrida no Autódromo de Interlagos, a penúltima da temporada 2014 da Fórmula 1, será disputada neste domingo, com largada prevista para as 14 horas.

CONFIRA O GRID DE LARGADA DO GP DO BRASIL:

1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min10s023
          2) Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) - 1min10s056
          3) Felipe Massa (BRA/Williams) - 1min10s247
          4) Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 1min10s305
          5) Jenson Button (GBR/McLaren) - 1min10s930
          6) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min10s938
          7) Kevin Magnussen (DIN/McLaren) - 1min10s969
          8) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min10s977
          9) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - 1min11s075
          10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min11s099
          11) Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - 1min11s591
          12) Nico Huelkenberg (ALE/Force India) - 1min11s976
          13) Adrian Sutil (ALE/Sauber) - 1min12s099
          14) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) - sem tempo no Q2
          15) Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1min12s037
          16) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - 1min12s040
          17) Pastor Maldonado (VEN/Lotus) - 1min12s233
          18) Sergio Perez* (MEX/Force India) 1min12s076

Da redação
Fonte: Agência do Estado

TRAGÉDIA: ALUNA MORRE EM ESCOLA DE OLINDA ONDE IRIA REALIZAR PROVA DO ENEM; INFARTO FOI A CAUSA DA MORTE


O Instituto Médico Legal (IML) determinou um infarto como causa da morte da estudante Edivânia Florinda de Assis, de 32 anos, que morreu na manhã deste sábado, quando chegava para fazer as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O laudo do IML saiu no fim da tarde de sábado e foi entregue ao irmão da candidata, Abias Domingos Gomes. A família decidiu que o corpo será velado no Cemitério de Beberibe, onde acontecerá o enterro, às 16h.

Segundo ele, a irmã não tinha histórico de problemas de saúde. "Ela não tinha histórico de problemas de saúde. Cursava Nutrição numa faculdade particular e ia fazer o Enem para tentar uma vaga numa universidade pública", disse Gomes, que estava trabalhando em Suape, quando recebeu a informação do falecimento da irmã.

Ele informou que a família está bastante abalada. Edivânia tinha quatro irmãos, era casada e tinha dois filhos, um de 4 e outro de 11 anos. Ela tinha ido para a prova com um sobrinho de 19 anos, que também faria o exame.

FATALIDADE:

A candidata morreu dentro do Colégio Santa Emília, no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, após entrar no local de prova, cinco minutos antes do fechamento dos portões. Ela chegou correndo e ofegante e começou a passar mal ainda no pátio do colégio.

"Ela estava com falta de ar e piorou depois que entrou na escola. Colocaram ela para sentar, ela tomou água e desmaiou", conta a vendedora Roseane Nunes da Silva, que trabalha em frente ao colégio. Segundo Roseane, a candidata abriu os olhos e depois desmaiou novamente.

        Um policial militar e uma enfermeira que estavam de plantão no local prestaram os primeiros socorros, enquanto os bombeiros e o Samu eram acionados. As equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu chegaram ao local cerca de 40 minutos depois, aplicaram técnicas de reanimação, mas Edivânia de Assis já havia falecido.

NOTA DE PESAR:

O Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nota de pesar pela morte da estudante Edivânia Florinda de Assis. Confira a nota:

"O Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lamenta profundamente a morte da participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 Edivânia Florinda de Assis, ocorrida neste sábado, 8, em Olinda, no Colégio Santa Emília, onde faria as provas. Nesta oportunidade, o Inep se solidariza com a sua família.".

Da redação
Texto: Alice Souza/Sávio Gabriel/Juliana Cavalcanti
Imagem: Sávio Gabriel/DP/D.A Press/ Colégio Santa Emília

CENTENAS DE ESTUDANTES PARTICIPARAM DO II ENCONTRÃO DE MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GARANHUNS


O Núcleo de Ensino do Programa Mais Educação, realizou na sexta-feira (7), o II Encontrão de Manifestações Culturais das Escolas Municipais de Garanhuns. O evento teve início às 8h e seguiu até às 17h, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante.

Diversas apresentações culturais aconteceram no local com o objetivo de promover a socialização das manifestações culturais desenvolvidas nas escolas municipais, por meio do “Mais Educação”. Apresentações musicais, capoeira, dança, percussão, hip hop e Maracatu, foram vivenciadas, na ocasião, por 19 instituições de ensino.

Essa é a segunda edição do evento, que visa resgatar a cultura, difundir as ações trabalhadas nas escolas, valorizando os gestores, professores, coordenadores e monitores do Programa Mais Educação, além de possibilitar ao aluno um viés ao desenvolvimento social pela descoberta dos seus talentos e pelo protagonismo cultural.

Da redação
          Imagem: Samara Pontes

CONTAINERS RECEBEM HIGIENIZAÇÃO EM GARANHUNS; AO TOTAL SERÃO 270 DEPÓSITOS CUIDADOS


O município de Garanhuns iniciou, no mês de julho, a implantação de containers na cidade. Os containers garantem segurança, agilidade e mais higiene ao processo de limpeza urbana. Neste mês de novembro, os 270 depósitos estão passando higienização, as operações iniciaram na última quarta-feira (05) e seguem até amanhã (08).

O serviço de limpeza inicia durante o período noturno e conta com o apoio de dois caminhões: um deles passa fazendo o recolhimento do lixo, contido no container, e outro caminhão, passa em seguida, provido de braços robotizados, que suspende o container, o coloca no interior de uma cabine onde acontece todo o processo de limpeza.

Tiago Silva, encarregado pela manutenção comenta acerca do processo: “A higienização é feita mensalmente em toda a cidade de Garanhuns, eles são lavados com produtos químicos internamente e externamente, e se tiver muito sujo nós fazemos a lavagem com bomba compressora, leva apenas 20 segundos para fazermos uma lavagem completa”, finaliza.

Da redação
Imagem: Luanny Porto

ALUNA DE GARANHUNS ESTÁ NA FINAL DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE LÍNGUA PORTUGUESA


A aluna Daiane de Oliveira, estudante do 7º ano “A”, da Escola Professora Giselda Vieira Belo e o seu professor Arnaldo Gomes, estão entre os finalistas da 4ª Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. A aluna garanhuense está entre os dois únicos estudantes de Pernambuco que foram classificados, na categoria de gênero memórias literárias, para a etapa decisiva da olimpíada.

Daiane e o professor estavam participando desde a segunda-feira (03), na cidade de Macéio (AL), da oficina do gênero memórias literárias. A etapa final será em Brasília (DF), com data ainda a ser divulgada. Todos os semifinalistas do gênero participaram, durante três dias, de diversas atividades, como palestras, oficinas de criação de textos, passeios e encontros entre estudantes e seus educadores

Participação - Cerca de 100 mil professores, cinco milhões de alunos, 46 mil escolas de todas as regiões do Brasil, distribuídos nas categorias/gêneros: poemas, memórias literárias, crônicas e artigo de opinião, participaram das Olimpíadas de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” 2014.

Da redação
          Imagem: Divulgação

EMPRESÁRIOS SE REÚNEM COM PREFEITO EM EXERCÍCIO AUDÁLIO RAMOS; PAUTA FOI DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E A REALIZAÇÃO DO NATAL LUZ 2014


O prefeito em exercício, Audálio Ramos, recebeu, na tarde desta quinta-feira (06), empresários do município. A reunião teve como pauta projetos para o desenvolvimento econômico da cidade e como consequência seu efetivo crescimento urbano e o possível zoneamento de novas áreas para construção civil. Foi salientado a questão da redução do impacto ambiental.

Na ocasião, a secretária de Comunicação Social, Jacqueline Menezes, fez uma breve abordagem acerca do Natal Luz. Fernando Couto, presidente da CDL, comentou sobre a importância do evento. “Ao meu ver, será o melhor Natal de Garanhuns, os preparativos e planejamentos começaram cedo o que influencia diretamente num trabalho mais qualificado. E é importante reforçar que as pessoas envolvidas, artesãos, são do município, o que aumenta a renda local”, disse.

Da redação
          Imagem: Luanny Porto

DETRAN-PE AMPLIA PARA TODO O ESTADO OFERTA DE AGENDAMENTO ONLINE PARA VISTORIA DE VEÍCULOS


Diante do sucesso do projeto-piloto de agendamento online para vistoria veicular, lançado em outubro, o Detran-PE estende, a partir do dia 10 de novembro, o agendamento desse serviço para todas as unidades do Órgão que realizam vistoria no Estado de Pernambuco. Com isso, além da Região Metropolitana, de Caruaru e de Petrolina, todo o Interior passará a ser contemplado, o que inclui 63 Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANs).

Importante: qualquer cidadão que precisar realizar o serviço de vistoria veicular no Detran-PE precisará, a partir de segunda-feira, efetuar previamente o agendamento online. O cidadão interessado já pode agendar horários de vistoria por meio do site do Detran: o www.detran.pe.gov.br. Os horários de atendimento para vistoria variam conforme a unidade do Detran-PE e podem ser consultados no site do Órgão, no menu Atendimento.

O Detran realiza uma média de 55 mil vistorias por mês. As unidades que mais realizam vistorias são a sede do Detran e as unidades dos shoppings. O objetivo do agendamento online para Vistoria Veicular é promover a máxima redução do tempo de espera por este serviço.

“Estender o agendamento online de vistoria para todo o Estado de Pernambuco é mais uma conquista do Detran-PE no sentido de trazer mais comodidade e praticidade para quem busca os serviços do Órgão”, destaca o Presidente do Detran-PE Carlos Eduardo Casa Nova.

Da redação
          Imagem: Reprodução