quarta-feira, 29 de outubro de 2014

SERVIÇOS ESSENCIAIS ABREM NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (31), DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO


Por conta do Dia do Funcionário Público, transferido para a próxima sexta-feira (31/10), as repartições públicas e entidades da administração direta e indireta não funcionarão. As exceções ficam para os serviços cujo funcionamento é indispensável à população, como as urgências e emergências dos hospitais e das Unidades de Pronto Atendimento (Upas). Já os centro descentralizados do Detran-PE, que funcionam nos shopping e que fecharam no Dia do Comerciário, e as unidades do Expresso Cidadão, localizadas em centros comerciais também abrirão.

Da redação
           Imagem: Reprodução

VACINAÇÃO DE CÃES E GATOS EM TODO ESTADO DE PERNAMBUCO; SERÁ NESTE SÁBADO, 1 DE NOVEMBRO


Este sábado (1º/11) é o dia da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. Em Pernambuco, espera-se vacinar 890 mil cães e 386 mil gatos, totalizando mais de 1,2 milhão de animais, que devem ter a partir de três meses. A única contra-indicação é para fêmeas no estágio final da gestação. Para a ação, realizada pelas prefeituras com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), serão oferecidos 7.350 postos de vacinação. 

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A vacinação desses animais é essencial para evitar qualquer caso de raiva humana. A enfermidade é uma doença 100% letal, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. A passagem do vírus se dá no momento da mordida, arranhão e lambedura de qualquer mamífero infectado. Os cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos também podem transmiti-la.
Cabe aos serviços municipais de Saúde o controle da transmissão da doença na zona urbana (na zona rural, a vigilância sobre os animais fica a cargo da Adagro). Como nas áreas urbanas os transmissores são basicamente os animais domésticos, a campanha de vacinação contempla, apenas, as populações canina e felina.

DADOS - O último caso de raiva humana em Pernambuco foi registrado em 2008, no município de Floresta. A transmissão foi por um morcego. Por cão, o último caso registrado foi em 2006. Já a raiva canina ou felina vem decrescendo no Estado. Em 2012, foram registrados dois casos (caninas) e, em 2013 e 2014, não houve nenhum registro.

RECOMENDAÇÕES MÉDICAS – Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o posto de saúde mais próximo. Cães raivosos apresentam sintomas como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte.

Vale lembrar que o tratamento profilático antirrábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa, cachorro do mato e saguis). O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente.

Da redação
Imagem: Divulgação

CAMPANHA ESTIMA VACINAR CERCA DE 10 MIL ANIMAIS EM GARANHUNS; DISTRITOS DE SÃO PEDRO, MIRACICA E IRATAMA TAMBÉM SERÃO ATENDIDOS

A imunização acontecerá em 33 pontos da cidade 

A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica 2014 será realizada, em Garanhuns, no dia 1º de novembro. A imunização acontecerá das 8h às 17h, em 33 pontos de vacinação, distribuídos, estrategicamente, em vários bairros da cidade. A estimativa é vacinar cerca de 10 mil animais. 


Para alcançar a estimativa de imunização, participarão da equipe de atendimento 150 pessoas, entre vacinadores, coordenadores, motoristas e estudantes voluntários. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) irá atender toda a área urbana do município, imunizando animais contra a raiva. Na área rural, o CCZ atua durante todo o ano. Após a campanha do dia 1º de novembro, a imunização será levada, também, aos distritos de São Pedro, Miracica e Iratama.

LOCAIS DE VACINAÇÃO DA CAMPANHA
NACIONAL DE VACINAÇÃO:

UBS Parque Fênix
UBS João da Mata
UBS Igreja Católica
UBS Vila do Quartel
UBS Brasília
UBS Aluísio Pinto
UBS Magano I e II
UBS Bela Vista
UBS Cohab I
UBS Heliópolis
UBS Jardim Petrópolis
UBS Liberdade
UBS Vale do Mundaú
UBS Indiano II
Escola Simoa Gomes
Locar
Terminal de ônibus da Cohab 2
Espaço Colunata
Cruzamento da Santa Rosa
Ajoc
Centro Social P. Deon
Escola Letáco Brito
Rádio 7 Colinas
Centro Comunitário Santo Afonso
Igreja do Pastor Miguel
Mário Matos
Adm. Ceaga
Quadra do Lulão
Centro Social Cristo Redentor
UBS Brahma
Parque de Exposição
Nasg (Centro Administrativo)

         Da redação
         Imagem: Divulgação/Secom

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO (ALEPE) PRESTA HOMENAGEM PÓSTUMA A EDUARDO CAMPOS


No último dia 13 de agosto, uma tragédia comoveu o Brasil e levou à morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. O político, de 49 anos, foi vítima de acidente aéreo, em São Paulo, que também matou a tripulação e seus assessores. Nesta terça (28 de outubro), a Assembleia realizou uma Reunião Solene para prestar homenagem póstuma a um dos principais líderes do Estado e do Brasil. Eduardo estava em campanha à Presidência da República, pelo PSB, quando teve os sonhos interrompidos. 

O presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, que solicitou a homenagem, destacou que a confirmação do acidente lhe atingiu fortemente, assim como a todos os pernambucanos. O parlamentar afirmou que perdeu um amigo e um companheiro de longas jornadas políticas, com quem tinha grande sinergia. Segundo o deputado, o ex-governador estava disposto a enfrentar todos os desafios e dificuldades de uma campanha presidencial e, se eleito, implantaria no País alguns dos projetos bem sucedidos em Pernambuco. Para Guilherme Uchoa, Eduardo tinha capacidade para isso, o que foi demonstrado ao longo de suas duas bem avaliadas gestões à frente do Estado. 

Uchoa também ressaltou que a Assembleia não poderia deixar de expressar sua estima, admiração e respeito por Eduardo Campos, por todo o legado político herdado do avô, o ex-governador Miguel Arraes. O líder do Governo na Casa, Waldemar Borges, do PSB, salientou que a solenidade foi uma oportunidade de refletir sobre o que Eduardo representou para o Estado. O parlamentar lembrou que o ex-governador fazia da política um ideal e um desejo de servir e, após a sua morte, fica o dever de preservar e ampliar seu legado. 

A viúva de Eduardo, Renata Campos, recebeu uma placa alusiva à homenagem. Ela agradeceu em nome da família e dos amigos a iniciativa da Assembleia. Renata destacou a generosidade do povo de Pernambuco, não apenas por reconhecer o trabalho administrativo do ex-governador, mas pelo apoio oferecido à família. A viúva assinalou que continua firme no objetivo de manter o legado de Campos. 

Durante a solenidade, a Assembleia, por meio da Superintendência de Comunicação Social, apresentou um vídeo em homenagem a Eduardo Campos, que também foi deputado estadual no período de 1991 a 1994. 

Além da família e amigos do ex-governador, várias autoridades e personalidades acompanharam a cerimônia. Entre elas, o governador João Lyra Neto, o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, e o presidente do Tribunal de Justiça, Frederico Neves. O governador eleito de Pernambuco Paulo Câmara, e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, enviaram mensagens justificando a ausência.

Da redação
Fonte: Rádio Alepe
           Imagem: Reprodução

SENAI PERNAMBUCO LANÇA EDITAL COM VAGAS TEMPORÁRIAS; RECIFE, CARUARU E PAULISTA SÃO CONTEMPLADAS


O SENAI Pernambuco lança dois editais para contratar 15 novos profissionais para a instituição. As vagas são para contratação imediata (tempo indeterminado e determinado) e formação de cadastro de reserva para os municípios de Recife, Caruaru e Paulista. O prazo para o cadastro de intenção no banco de talentos do SENAI é até esta sexta-feira (31).

As vagas para tempo indeterminado são para os cargos de docente (área: Automação Industrial – 1 vaga – Recife), docente assistente (área: Tecnologia da Informação – 1 vaga – Recife/ área: Vestuário – 1 vaga – Caruaru), docente de educação básica (área: Metalmecânica – 1 vaga – Paulista) e consultor de empresas (área: Inovação e Tecnologia – 1 vaga – Recife).

Para as contratações por tempo determinado, as vagas disponíveis são instrutor de educação básica (área: Redes de Computadores – 2 vagas – Recife/ área: Eletrotécnica – 7 vagas – Recife) e instrutor assistente (área de Tecnologia da Informação – 1 vaga – Recife).

Os candidatos devem verificar perfil completo das vagas na área Trabalhe Conosco no site do SENAI (www.pe.senai.br) e cadastrar-se no banco de talentos da Instituição no link www.pe.senai.br/oportunidades. As etapas do processo e os critérios de avaliação estarão presentes na programação da seleção, que será fornecida ao candidato pré-selecionado, de acordo com os requisitos do cargo.

As contratações serão no regime celetista, que compreende os trabalhadores cujos direitos e deveres são regulados pela Consolidação das Leis Trabalhista (CLT). Todas as vagas são extensivas para as pessoas com deficiência (conforme Decreto Nº 3.298/99 E 5.296/04).

Além do salário, os funcionários do SENAI têm direito aos benefícios de previdência privada, assistência médica, assistência odontológica, plano de desenvolvimento, ticket alimentação ou refeição, vale transporte e programa de incentivo à educação formal e à língua estrangeira dentro dos critérios estabelecidos pelo SENAI.

Confira mais informações sobre as vagas:


Da redação
           Imagem: Reprodução

SESC ARCOVERDE RECEBE O PROJETO COLMEIA: FEIRA DE SAÚDE E CIDADANIA; EVENTO ACONTECERÁ ENTRE OS DIAS 29 E 30 DE OUTUBRO

 População terá acesso a serviços gratuitos de saúde e cidadania.

Nos dias 29 e 30 de outubro, o Sesc Arcoverde promove a 7ª edição do Colmeia: Feira de Saúde e Cidadania, das 9h às 16h. O projeto atende à comunidade com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e resgatar a cidadania da população, unido ações educativas e preventivas. São oferecidos diversos serviços gratuitos de saúde e cidadania na Praça Winston Siqueira, no Centro da cidade. 

Entre as ações oferecidas estão: consultas e exames médicos como aferição de pressão arterial, testes rápidos de colesterol, HIV, glicemia e hepatite, além de avaliação física e nutricional. Na área de cidadania, o público terá acesso à emissão de documentos e orientações jurídicas, ambientais e sociais. O projeto conta com a mobilização de instituições parceiras, públicas e privadas e profissionais voluntários. 

O projeto tem grande importância no interior como afirma Mônica Regina, coordenadora de Educação e Saúde do Sesc Pernambuco: "Nas cidades de Caruaru, Arcoverde e Petrolina, o Colmeia oportuniza o acesso da população dessas cidades e dos municípios vizinhos aos serviços de saúde e cidadania", comentou. 

O Projeto – O Projeto Colmeia acontece desde 1998 com o intuito de assegurar a promoção da saúde destinada à clientela comerciária e à comunidade em geral, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. Acontece nas cidades de Caruaru, Camaragibe, Garanhuns, Arcoverde, Recife e Petrolina e conta com cerca de 50 serviços de saúde e cidadania, todos gratuitos.

Da redação
           Imagem: Divulgação

GARANHUNS COMEMORA DIA NACIONAL DA JUVENTUDE (30); APRESENTAÇÃO MUSICAL E PALESTRAS ESTÃO NA PROGRAMAÇÃO

Secretário da Juventude de Garanhuns Pedro Passos Acredita que a juventude
organizada é o futuro de uma sociedade.

Em comemoração ao Dia Nacional da Juventude, em Garanhuns, será promovida, nesta quinta-feira (30), uma manhã de palestras e apresentações, voltadas para o público jovem. O momento será realizado na Câmara Municipal de Garanhuns – Casa Raimundo Moraes, a partir das 9h. A programação, que tem como intuito valorizar a importância dos jovens e adolescentes para o município, seguirá até 12h.

Uma apresentação musical, dos alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) de Garanhuns, dará início à comemoração. Logo em seguida, será ministrada a palestra intitulada por “Estatuto da Juventude: Conquistas e desafios”, uma vez que o encontro visa, também, divulgar o Estatuto da Juventude, que entrou em vigor recentemente. O direito à diversidade e a desigualdade, será o assunto abordado, em seguida. A terceira palestra será sobre questões, que envolvem o meio ambiente.

“Acredito que a juventude organizada é o futuro de uma sociedade, pois esse público é a mola que impulsiona o progresso de qualquer nação”, comentou o secretário da Juventude de Garanhuns, Pedro Passos, ao falar sobre a comemoração, como uma reunião do público juvenil, para discutir políticas públicas para esse segmento. Além das palestras e apresentação musical, o momento contará com uma apresentação teatral, que também será realizada pelos alunos do Erem.

            Da redação
 Fonte: Secom
            Imagem: Reprodução

ALUNA DA REDE ESTADUAL, EM GARANHUNS, É SELECIONADA PARA O PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES 2015


A Embaixada dos Estados Unidos divulgou, nesta segunda-feira, 27 de outubro, os nomes dos estudantes da rede pública selecionados para participar do Programa Jovens Embaixadores 2015. Este ano, três estudantes pernambucanas foram selecionadas. Uma delas é Laura Aurora de Melo Santana, da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, em Garanhuns. 

Candidata ao programa desde 2012, Laura foi finalista no ano passado e, este ano, conseguiu sua vaga entre os 50 jovens que viajarão aos Estados Unidos entre os dias 09 e 11 de janeiro de 2015. Além do domínio da língua inglesa, seu trabalho voluntário voltado para crianças carentes foi um fator decisivo para esta conquista.

Durante as três semanas de programa, ela e os demais Jovens Embaixadores passarão pela capital dos EUA, Washington, DC, e depois serão divididos em grupos e enviados para diferentes cidades americanas onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias. 

Os jovens participarão de reuniões com autoridades do governo norte-americano, líderes de ONGs, visitarão escolas e projetos sociais, participarão de atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos Estados Unidos, farão também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo. No final da viagem, eles apresentarão um plano de ação na área de voluntariado para ser implementado em suas comunidades após o retorno ao Brasil.

O Programa - O "Jovens Embaixadores" foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o primeiro grupo viajou em 2003.  A partir de 2012, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano. Desde o lançamento, 367 jovens brasileiros da rede pública já participaram do programa. Os parceiros nesta iniciativa são: Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, e também as empresas FedEx, MSD, Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, IBM e a Boeing Brasil. www.jovensembaixadores.org

Da redação
           Imagem: Reprodução