quinta-feira, 9 de outubro de 2014

IDOSA É EXPULSA DE ÔNIBUS DA SÃO CRISTÓVÃO; MOTORISTA ALEGOU QUE ELA NÃO PORTAVA DOCUMENTO QUE GARANTE ENTRADA GRATUITA


“Fui expulsa de um ônibus da São Cristóvão. O motorista  disse que por não estar portando a carteira que eles emitem, eu não poderia usar o serviço de forma gratuita”. Essas foram as palavras da idosa Maria do Carmo Lopes, de 81 anos que reside em Garanhuns.

Maria é natural da Cidade de Pedra, PE e mora em Garanhuns há 17 anos. Mãe solteira de uma filha (Silvia), tem 6 netos e 8 bisnetos. Oriunda de família humilde confidenciou a nossa redação que desde muito cedo teve que trabalhar, atuando em diversas atividades; foi revendedora de ovos, de roupas, foi agricultora e por fim vendedora de tapiocas, onde obteve amigos em sua cidade natal.

Ao falar sobre sua trajetória de vida, dona Maria lembra as dificuldades e anseios que viveu, quando em algumas oportunidades nem mesmo conseguia levar comida para casa. “Eu vivi muita coisa que me colocou a prova, mas ser expulsa de algum lugar, nunca fui” diz a idosa. “Não gostaria de ver ninguém passar por esse tipo de situação, isso é um desrespeito a nossa idade e dignidade”. Com lágrimas nos olhos essas foram as últimas palavras de Dona Maria à nossa redação.

“A natureza danosa reflete até no emocional de minha avó, que abalada, disse não querer mais utilizar esse meio de transporte”,afirmou Shirley Lopes, neta da Idosa que informou ainda, a intenção de acionar a justiça do estado, movendo ação de natureza indenizatória em razão do constrangimento e danos morais vivenciados por Maria.

           ESCLARECENDO O QUE DIZ O ESTATUTO DO IDOSO:


O “documento” citado por dona Maria do Carmo “carteira emitida pela São Cristóvão”(foto), não é de porte Obrigatório. O estatuto do idoso prevê a apresentação de qualquer documento de identificação que comprove idade igual ou superior a 65 anos para lhe dar/conceder entrada gratuita no transporte público.

Dona Maria do Carmo tentou apresentar documento dessa natureza, mas de imediato foi rebatida pelo motorista que retrucou a não utilidade daquele documento para o efetivo transporte gratuito da idosa que constrangida se retirou do ônibus.

                           A PALAVRA DA LEI:

                                                Foto / Idosa Maria do Carmo Lopes 81 anos

Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semiurbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.

§ 1o Para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade.

§ 2o Nos veículos de transporte coletivo de que trata este artigo, serão reservados 10% (dez por cento) dos assentos para os idosos, devidamente identificados com a placa de reservado preferencialmente para idosos.

§ 3o No caso das pessoas compreendidas na faixa etária entre 60 (sessenta) e 65 (sessenta e cinco) anos, ficará a critério da legislação local dispor sobre as condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte previstos no caput deste artigo.
          
FALA GIDI SANTOS:

Frequentemente temos ouvido pessoas informando sobre atitudes desordenadas e antiprofissionais de funcionários da empresa de transporte público consorciada em Garanhuns, Coletivos São Cristóvão. Uma das pessoas que nos enviou e-mail relatou mau atendimento, este especificamente ocorrido na manha da última segunda-feira, 29 de setembro.

“Estava no ponto de ônibus como de costume (no que fica defronte ao fórum da Rui Barbosa), sentido centro, por volta das 08h. Junto a mim havia outras pessoas, inclusive dois idosos. Aguardávamos um dos ônibus da São Cristóvão que faz linha para o centro da cidade, esperávamos o Cohab 1. Ao passar na parada em questão, acenamos solicitando a entrada, porém não obtivemos êxito. O motorista não levou em consideração nossa solicitação e seguiu viagem”, informa José Henrique, leitor do blog.

Casos como o de Dona Maria e José Henrique tem se tornado comum em nosso município. O ministério Público através do promotor Domingos Sávio Pereira Agra analisa fatos semelhantes inerentes a empresa citada.

Recentemente o Ministério Público, através da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, resolveu converter em inquérito civil, o procedimento preparatório para apurar uma acusação feita por um usuário da Empresa de Transportes Coletivos São Cristóvão. De acordo com a denúncia, a referida empresa não estaria concedendo a gratuidade ( passe livre) a pessoas com mais de 65 anos com isso estaria desrespeitando o Estatuto do Idoso. 

Logo depois que essas informações são divulgadas é preciso corroborar num sentimento de cobrança ativista utilizando os meios e mecanismos certos para que a empresa em questão sensibilize, humanize e habilite seus profissionais para que situações assim não aconteçam. Não é de hoje que ouvimos pessoas de todas as faixas etárias fazendo reclamações sobre o transporte “público” em Garanhuns. A queixa é tão repetitiva que passa a ser considerada coisa normal, natural. A população sofre com o amontoado de pessoas, que circulam principalmente nos horários de pico. O número de ônibus disponibilizado é outro problema. Definitivamente isso não pode continuar. Em breve obteremos resultados sobre essas questões e traremos mais informações a respeito.

AQUI JORNALISMO VERDADE...

Da redação:
Texto: Gidi Santos
Imagens: Reprodução

BAIRRO DA BOA VISTA COM VIA ALAGADA: CARROS FICARAM PRESOS E REBOQUES FORAM ACIONADOS

    Foto / Centro Administrativo também alagado

Os moradores do bairro da Boa Vista trafegando sob pista sentido centro da cidade, que passa ao lado da 4ª Igreja Presbiteriana de Garanhuns tem muito a reclamar. É que a passagem está inteiramente comprometida. Em dias de chuva há um enorme alagamento, tornando inviável a passagem de pedestres e veículos naquela localidade.

Na manhã desta Quinta-feira (9) o problema se agravou, carros e motos encalharam durante muitos momentos. Houve casos que foi necessário o pedido de socorro a reboques para remoção destes veículos. Construções que cercam a passagem estão sendo comprometidas pelo acúmulo de água, além disso, a água acumulada acarreta na desvalorização de imóveis próximos, além de oferecer dano e risco eminente as estruturas de construção civil que são realizadas por lá.

Encontramos cavaletes posicionados nas duas arestas da via. Moradores nos informaram que foram colocados pela Secretaria de Obras do município. Tentamos contato com secretário Hélio Faustino, porém não obtivemos êxito.

Abaixo segue vídeo da via próximo a 4ª Igreja Presbiteriana de Garanhuns confira.

FALA GIDI SANTOS:     
        
        Esse problema foi trazido em primeira mão aqui pelo nosso blog, já em meados do mês de agosto. Lá atrás nós presenciamos a mesma situação, que aparentemente se apresenta como de fácil solução. Não me recordo quem, mas um Engenheiro, amigo particular, nos falou que um dreno é capaz de resolver.

Chamo atenção para a seguinte questão: todo bairro em Garanhuns que visitamos sofre com alguma problemática, que quase sempre, ou poucas vezes, encontram resolução através do executivo, via secretarias de competência. Nesse caso específico, seria Secretaria de Obras a intervir. O problema não foi resolvido, mas o rio do barqueiro das moedas de ouro está lá para ser navegado, não por ele, pelos que tem barquinho de papel.
         
          Da Redação;
         Texto: Gidi Santos
         Vídeo e Foto: Selma Melo

AÉCIO NEVES VEM A PERNAMBUCO NESTE FIM DE SEMANA EM BUSCA DE APOIOS


A primeira visita do candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves, ao estado vai ocorrer neste fim de semana. O tucano vem ao Recife neste sábado (11), onde visita Renata Campos, viúva do ex-governador Eduardo Campos, e cumpre agenda em Sirinhaém, município da Mata Sul. A cidade foi escolhida porque foi onde Marina Silva (PSB) recebeu a votação mais expressiva do estado, 74,1% dos votos. 

Pela manhã, será realizado um ato público no Recife com lideranças políticas. Em seguida, Aécio almoça na casa de Renata Campos. Será um encontro reservado para, no máximo, 15 pessoas. À tarde, o candidato tucano segue para Sirinhaém. Lá, ele participará de uma caminhada e um comício.

O presidente do PSDB pernambucano, deputado federal Bruno Araújo, e o atual coordenador da campanha tucana no estado, prefeito Elias Gomes, fecharam os detalhes da agenda com o governador eleito Paulo Câmara (PSB) e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB). Bruno Araújo considera que, dada a importância do apoio do PSB a Aécio Neves, o governador eleito Paulo Câmara terá papel significativo no anúncio da agenda e, principalmente, na campanha. O governador eleito assumirá a coordenação da campanha de Aécio Neves no estado.

Fonte: Diário de Pernambuco
Texto: Diário-PE
Imagem: Marcos Fernandes

AÇÕES DO OUTUBRO ROSA CONTEMPLAM POPULAÇÃO NO PARQUE EUCLIDES DOURADO


Garanhuns segue na campanha de combate ao câncer de mama e colo do útero. O “Outubro Rosa” foi vivenciado na manhã do último dia (04) no Parque Euclides Dourado, localizado no bairro Heliópolis, com atividades de incentivo à prática de hábitos saudáveis. Todas as iniciativas foram gratuitas.

As academias Roseane Bruno, BioFit e Duo Academia, realizaram ações no local, como aulas de dança e treinamento funcional. Também foi oferecido ao público aferição de pressão arterial, feita pelos alunos do Centro de Ensino Técnico de Arcoverde (Ceta).

A estudante Mayara Silva, de 21 anos de idade, conta que adorou conferir todas as ações no parque. “Gostei muito das aulas de dança e das dicas que recebemos. Acho muito bacana esse tipo de iniciativa, principalmente porque está inserida em uma campanha tão importante como o Outubro Rosa”, comenta.

A Secretaria da Mulher de Garanhuns também esteve no local fornecendo informações sobre a violência contra a mulher, além de orientações sobre o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero. Ações de cuidados com a pele também foram realizadas.

Fonte: Secom-PMG
Texto: Samara Pontes
Imagem: Luanny Porto

CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DA CASA DAS BALAS DEVE INICIAR NESTE MÊS


O grupo Casa das Balas, formado por três empresas e existente no mercado, há mais de 19 anos, está instalando, em Garanhuns, o seu Centro de Distribuição (CD). O prédio, que será construído no bairro Severiano de Moraes Filho, na comunidade Cohab I, fica ao fundo do Centro Social Urbano (CSU). A Prefeitura de Garanhuns, após autorização da Câmara de Vereadores, foi a doadora do terreno, por meio da Lei nº 3908, do mês de junho de 2013.

Para o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis Neto, a área passa a ser mais valorizada e a geração de emprego é outro ponto positivo do Centro de Distribuição. “Estamos muito felizes com a transformação que Garanhuns vem passando. Já capacitamos mais de duas mil e quinhentas pessoas e estamos deixando nossa população preparada para trabalhar. Nosso compromisso com a geração de emprego continua”, destaca o gestor.

A expectativa é que o CD que tem o projeto do arquiteto Gláucio Brandão, gere 100 empregos diretos. Outros 100 empregos já são gerados pelo Grupo, totalizando, assim, 200 empregos na “Terra das Sete Colinas”. As obras de terraplanagem estão previstas para serem iniciadas ainda neste mês. A inauguração do empreendimento deverá acontecer no segundo semestre de 2015.

Fonte: Secom-PMG
Texto: Cloves Teodorico
Imagem: Grupo Casa das Balas

AÇÃO DE PREVENÇÃO DA DENGUE ORIENTOU MORADORES DA COMUNIDADE VÁRZEA


Foi realizada, na manhã do dia (03), pelas ruas da comunidade Várzea, no bairro Aloísio Pinto, uma passeata com apitaço e panfletagem porta a porta, orientando os moradores da comunidade sobre os cuidados para evitar o surto da dengue. A iniciativa encerrou a série de ações que foram realizadas durante toda a semana no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da comunidade.

Esta semana, grupos de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Várzea, em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Saúde, receberam palestras, oficinas e dinâmicas sobre os perigos da dengue e sua prevenção. “As crianças aprenderam sobre os perigos da contaminação, de como evitar a doença por meio de iniciativas que impeçam a proliferação do mosquito e também os mesmos produziram, através das oficinas e dinâmicas feitas em sala de aula, armadilhas para o mosquito transmissor, cartazes e medalhinhas”, disse a coordenadora.

Jozineide Vieira também ressaltou a importância da participação desses jovens em uma iniciativa como essa. “Eles serviram agora como exemplo em suas casas e multiplicadores dessas boas práticas. Ficamos muito felizes com o resultado. Agradecemos em especial a toda a comunidade que se envolveu e nos recebeu com muita alegria”, finaliza a coordenadora.

Fonte: Secom-PMG
Texto: Samara Pontes
Imagem: Divulgação

OUTUBRO ROSA: CAMINHADA DE CONSCIENTIZAÇÃO ACONTECE SEXTA-FEIRA (10)


Em comemoração ao Dia Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, será realizada, nesta sexta-feira (10), uma caminhada de conscientização. A ação terá como tema “Outubro Rosa: Prevenção é a Melhor Solução”. A concentração será às 9h, na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem), localizada na rua Ernesto Dourado, no bairro Heliópolis, e seguirá até o Largo do Colunata, no centro da cidade.

A secretária da Mulher de Garanhuns, Eliane Vilar, fala que essas ações são fundamentais para a conscientização da população sobre temáticas referentes à mulher. “Através delas podemos, juntos, fazer uma reflexão sobre a mudança de comportamento em relação ao combate ao câncer de mama e o alerta para a criminalização da violência contra a mulher”, completa.

A caminhada, que faz parte do Outubro Rosa, campanha de combate ao câncer de mama e colo do útero, contará com alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem), Unidade Acadêmica da Universidade Federal Rural de Garanhuns (UFRPE/UAG), outras instituições educacionais, além da Secretaria de Saúde e Secretaria da Mulher. O encerramento da caminhada, no Largo do Colunata, contará com orientações sobre o câncer de mama e direitos da mulher.

Fonte: Secom-PMG
Texto: Ruthe Santana
Imagem: Divulgação

CADASTRAMENTO DE MOTORISTAS DE TRANSPORTE ALTERNATIVO TERMINA SEXTA-FEIRA (10)


Termina na próxima sexta-feira (10) o prazo para o cadastramento de motoristas de transporte alternativo, em Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco. Os profissionais devem procurar a sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), localizada na rua Treze de Maio, nº 34, sala 1, sempre das 8h às 14h. A iniciativa, que conta com a parceria da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visa a melhoria no trabalho desempenhado pela categoria.

Garanhuns é o município polo de outros 25 municípios e a categoria tem grande participação na circulação das pessoas pelo comércio. Uma das principais ideias da Prefeitura de Garanhuns é contribuir com a formalização dos motoristas, criando, ainda, uma legislação que possa regulamentar a atividade no âmbito de Garanhuns, acabando com a figura de clandestinidade.

De acordo com os dados repassados pela equipe de cadastramento, até o momento, aproximadamente 50% do total de motoristas procuraram se cadastrar. Em 2012, o cadastro totalizou 560 motoristas que fazem linhas intermunicipais. Atualmente é a Empresa Pernambucana de Transportes Intermunicipais (EPTI) a responsável pela regulamentação do transporte alternativo. Este ano, o cadastro abrange os motoristas que atuam nos distritos de Garanhuns.

Fonte: Secom-PMG
Texto: Cloves Teodorico
Imagem: Divulgação

AUTOGESTÃO EMOCIONAL FOI TEMA DE PALESTRA NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO


Em alusão ao Dia da Secretária, celebrado no último dia 30 de setembro, foi realizado na tarde de hoje (08), no auditório da Secretaria de Educação e Esportes (Seduce), uma palestra com o tema “Autogestão emocional, autoestima e qualidade de vida”. O momento foi conduzido pelo psicanalista e especialista em Gestão de Pessoas, Gilson Tavares, e foi destinado aos secretários, auxiliares e assistentes administrativos de todas as escolas da Rede Municipal de Garanhuns e da Seduce.

Cerca de 100 profissionais participaram. O momento teve como objetivo gerar uma reflexão sobre as competências comportamentais e emocionais necessárias a profissão e que fazem a diferença na busca da realização pessoal. Diversos temas foram desenvolvidos na palestra, entre eles, “Comunicação intrapessoal e comunicação interpessoal”; “Importância do autoconhecimento”; “Inteligência emocional”, “O estresse nas relações interpessoais” e outros.


A secretária de Educação, Janecélia Marins, esteve presente e falou sobre a importância de levar esse tipo de reflexão aos profissionais. “O Dia da Secretária foi comemorado na semana passada e como as escolas já realizam atividades internas nesse dia, resolvemos reservar um dia dessa semana para comemorar junto com eles a data. Essa foi uma forma da Secretaria homenagear esses profissionais que tanto se empenham no dia-a-dia escolar, e, ao mesmo tempo, fazer com que os mesmos reflitam sobre seus trabalhos e a autoestima que precisa ser adquirida para poderem realizá-los”, pontuou Janecélia.

Fonte: Secom-PMG
Texto e Fotos: Samara Pontes

ARCOVERDE RECEBE 1ª MOSTRA DO CINEMA PERNAMBUCANO


Durante a programação do Festival Pernambuco Nação Cultural - Sertão do Moxotó, acontece de 9 a 11 de outubro, na cidade de Arcoverde, a Mostra do Cinema Pernambucano. Seis produções do Estado serão exibidas no Cine Rio Branco, considerado um dos mais antigos cinemas em atividade na América Latina, em duas sessões, às 19h e às 21h. Longas-metragens premiados como “Era Uma Vez Eu, Verônica”, de Marcelo Gomes; “Tatuagem”, de Hilton Lacerda; e “Febre do Rato”, de Cláudio Assis, são algumas das opções que o público poderá conferir gratuitamente.

Para assistir a um dos filmes, a retirada do ingresso deve ser feita no dia da exibição, com duas horas antes de cada sessão. Ao final das exibições, serão realizados debates com a participação de produtores e diretores dos filmes exibidos, entre eles João Júnior (produtor de “Era Uma Vez Eu, Verônica” e “Tatuagem”), Renata Pinheiro (diretora de “Amor, Plástico e Barulho”), Daniel Aragão (diretor de “Boa Sorte Meu Amor”) e Cláudio Assis (diretor de “Febre do Rato”).

Os filmes selecionados para a mostra são um recorte da recente produção de longas-metragens produzidos em Pernambuco, com o incentivo do Governo do Estado por meio dos editais do Funcultura. As obras têm participado de muitos festivais de cinema, conquistando boas críticas e prêmios.

Confira abaixo a programação da Mostra de Cinema Pernambucano durante o FPNC Sertão do Moxotó:

Quinta-feira, 09/10
19h – Eles Voltam | Dir. Marcelo Lordello
Classificação indicativa: 12 anos
*Exibição seguida de debate com Renata Pinheiro (diretora do filme)
----------------------------------------------
Quinta-feira, 09/10
21h – Era Uma Vez Eu, Verônica | Dir. Marcelo Gomes
Classificação indicativa: 16 anos
*Exibição seguida de debate com João Júnior (produtor do filme)
-------------------------------------------
Sexta-feira, 10/09
19h – Amor, Plástico e Barulho | Dir. Renata Pinheiro
Classificação indicativa: 14 anos
*Exibição seguida de debate com Daniel Aragão (diretor do filme)
 -------------------------------------------
Sábado, 11/10
19h – Boa Sorte, Meu Amor |Dir. Daniel Aragão
Classificação indicativa: 14 anos
*Exibição seguida de debate com Daniel Aragão (diretor do filme)
 -------------------------------------------
Sábado, 11/10
21h – Febre do Rato | Dir. Cláudio Assis
Classificação indicativa: 18 anos
*Exibição seguida de debate com Cláudio Assis (diretor do filme)

Fonte: Culltura – PE
Texto: Culltura – PE
Imagem: Divulgação