terça-feira, 7 de outubro de 2014

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE AS ELEIÇÕES DESTE ANO


QUEM É OBRIGADO A VOTAR?

O voto é obrigatório para todos os brasileiros com mais de 18 anos e menos de 70. Pessoas que nasceram em outro país, mas se naturalizaram como brasileiros, também são obrigadas a votar. Para quem tem entre 16 e 18 anos e para quem tem mais de 70, o voto é facultativo, assim como para os analfabetos.

Quem ainda não tirou o título de eleitor ou está com título cancelado poderá votar nestas eleições? Não. Para votar, é necessário ter tirado o título de eleitor ou ter regularizado a situação até o dia 7 de maio. Se sua região estiver contemplada pela biometria, é preciso ter cadastrado as digitais para identificação biométrica.

QUANDO O TÍTULO ELEITORAL É CASSADO?

O título de eleitor pode ser cancelado pela Justiça Eleitoral em algumas situações. Por exemplo, quando a pessoa deixa de votar e não justifica a ausência em três votações seguidas (a Justiça eleitoral considera cada turno como uma votação), quando há suspeita de duplicidade do título e quando o eleitor não comparece à revisão de eleitorado. Clique aqui para verificar a situação do seu título.

AINDA HÁ TEMPO PARA TRASNFERIR MEU TÍTULO DE CIDADE?

Não. O prazo para pedir transferência de domicílio eleitoral acabou em 7 de maio. Para votar nestas eleições, o eleitor que se mudou terá que comparecer à cidade onde está registrado seu título ou pedir o voto em trânsito nas cidades com mais de 200 mil eleitores.

HAVERÁ IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA EM TODAS AS CIDADES?

Não, a identificação do eleitor por meio das impressões digitais nas eleições de outubro será realizada em quase 800 municípios do país, entre eles 15 capitais. A identificação biométrica vai ser usada por aproximadamente 21 milhões brasileiros nas eleições de 2014, cerca de 15% do eleitorado brasileiro.

COMO FAÇO PARA SABER MEU LOCAL DE VOTAÇÃO?

O TSE oferece na página da internet a consulta dos locais onde cada eleitor votará. O endereço é este: http://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome. É necessário preencher o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe. Se persistir a dúvida, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral da região.

QUEM MORA NO EXTERIORTAMBÉM DEVE VOTAR?

O eleitor que morar fora e tiver o título eleitoral cadastrado no exterior é obrigado a votar para presidente da República, em postos nas embaixadas e consulados. Aqueles que moram no exterior, mas têm domicílio eleitoral no Brasil, devem justificar a ausência até um mês depois de retornar ao Brasil.

E QUEM ESTIVER VIAJANDO NO DIA DAS ELEIÇÕES?

Os eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação, seja em viagem no Brasil ou no exterior, podem pedir voto em trânsito se estiver em alguma cidade com mais de 200 mil eleitores ou devem justificar a ausência. Os cartórios eleitorais deixam à disposição dos eleitores os formulários de justificativa. O formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral também pode ser obtido no site do TSE (dois requerimentos: para o dia da eleição e depois da eleição). O prazo para justificativa é de até dois meses depois da votação. No caso de quem ainda estiver no exterior mesmo depois de decorridos os dois meses, o prazo para justificar passa a ser de um mês após o retorno ao Brasil.

QUAL A PUNIÇÃO PARA QUEM NÃO VOTAR E NÃO JUSTIFICAR?

Para quem perde o prazo da justificativa, a Justiça Eleitoral aplica uma multa, de aproximadamente R$ 3, mas pode ser multiplicada até por dez vezes, de acordo com decisão do juiz eleitoral. Quem deixar de votar e justificar por três votações seguidas (cada turno é considerado uma votação) tem o título de eleitor suspenso.

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS PARA QUEM TEM O TÍÍTULO SUSPENSO?

A pessoa fica impedida de assumir cargo público. Os empregados no serviço público não podem receber salário. Não é possível obter empréstimos em bancos mantidos pelo governo, tirar passaporte, carteira de identidade, nem renovar matrícula em estabelecimento público de ensino. Também não pode votar.

COMO FAZER PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO ELEITORAL?

Basta procurar um cartório eleitoral e quitar os débitos. O prazo para regularizar a situação eleitoral a tempo de votar ainda nestas eleições era 7 de maio. Quem não regularizou o título até essa data, não poderá votar nestas eleições.

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VOTAR?

O eleitor deve levar para o dia da votação pelo menos um documento de identificação com foto. Serve carteira de motorista, carteira de identidade, carteira de trabalho ou passaporte. Levar o título de eleitor não é obrigatório. Mesmo com o título em mãos, o eleitor deve apresentar também o documento de identificação com foto.

QUAL SÃO OS DIAS E HORÁRIOS DA VOTAÇÃO?

O primeiro turno da eleição será no dia 5 de outubro e o segundo turno, no dia 26. Nos dois dias, a votação começa às 8h e termina às 17h no horário local. Quem já estiver na fila às 17h vai poder votar, mesmo se chegar à urna depois desse horário. 

O ELEITOR QUE NÃO VOTOU NEM JUSTIFICOU 
NO PRIMEIRO TURNO PODE VOTAR?

Sim. O eleitor pode votar normalmente no segundo turno, mesmo que não tenha votado no primeiro.

Fonte: Portal G1
Texto: G1 Caruaru
Imagem: Divulgação

MUTIRÃO DE EMISSÃO DE DOCUMENTOS CHEGA A CAETÉS E PESQUEIRA, NO AGRESTE


Caetés e Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, recebem a partir desta terça-feira (7) o programa Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural. Apesar do nome, os homens também terão acesso a serviços de emissão de primeira e segunda vias de Certidão de Nascimento e RG, primeira via do CPF e de declaração de aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Dap/Pronaf).

Durante as ações, haverá ainda acesso a informações sobre aposentadoria e agendamento de perícia, além de cadastramento no Programa Bolsa Família e inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), que tem o objetivo de identificar as famílias de baixa renda em cada localidade, a fim de incluí-las em programas sociais. Já na sala itinerante da cidadania, uma central trará serviços prestados pelo Instituto Nacional de colonização e Reforma Agrária (Incra). Em todos os serviços, devem ser atendidas cerca de 200 pessoas por dia, segundo a assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Fonte: Portal G1
Texto: G1 Caruaru
Imagem: Divulgação

POLÍCIA FEDERAL APREENDE MAIS DE 3,5 MIL PACOTES DE CIGARROS CONTRABANDEADOS EM PE

                                                                   Imagem / Cigarros apreendidos

Aproximadamente 3.508 pacotes de cigarros contrabandeados foram apreendidos pela Polícia Federal em Pesqueira, Agreste pernambucano, nesta segunda-feira (6). Também foram encontrados 500 pacotes de marcas nacionais, 72kg de fumo 'in natura', 37 pacotes de papel para cigarro e 140 isqueiros. O dono seria um homem de 27 anos, que foi preso juntamente a um idoso de 64, supostamente funcionário dele.

As ações ocorreram a partir de denúncia feita à Delegacia da PF em Caruaru. A caminhonete em que estavam os suspeitos seguia pela BR-232 quando foi abordada. Neste momento, "após solicitação dos federais, [eles] mostraram o interior do veículo onde havia diversas caixas contendo pacotes de cigarro e fumo 'in natura'", segundo a assessoria de imprensa da PF. Na sequência, os policiais os acompanharam até a casa do homem de 27 anos, onde encontraram os demais produtos.

Ainda de acordo com a assessoria, eles confessaram e foram autuados com base no artigo 334-A, parágrafo 1º, inciso IV do Código Penal, que trata sobre contrabando. O texto informa que este crime se configura pela importação ou exportação de mercadoria proibida e que existe a pena de dois a cinco anos de reclusão. Também informa que incorre na mesma pena quem "vende, expõe à venda, mantém em depósito ou, de qualquer forma, utiliza em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, mercadoria proibida pela lei brasileira". Eles foram encaminhados à Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru.

Fonte: Portal G1
Texto: G1 Caruaru
Imagem: Divulgação/Polícia Federal

VESTIBULARA PARA CINCO CURSOS DA AESGA TEM INSCRIÇÕES ABERTAS PELA INTERNET


Estão abertas as inscrições para o vestibular 2015.1 da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). As vagas são para os cursos de graduação em Administração com Ênfase em Empreendedorismo, Direito, Secretariado Executivo Bilíngue e Engenharia Civil, além do Tecnológico de Administração Hospitalar. São oferecidas 400 vagas, de acordo com a coordenação do processo seletivo.

As inscrições custam R$ 100 e o preenchimento da ficha, assim como a geração do boleto, deve ser feito por meiodeste link até o dia 9 de novembro. Os cartões de inscrição precisam ser impressos no dia 20 do mesmo mês, também por esse site. No endereço, ainda estão disponíveis o edital e o manual do aluno com as normas para a participação. As provas estão marcadas para o dia 23, no prédio da Aesga.

PORTADORES DE DIPLOMA:

Também há vagas para portadores de diploma, transferidos e reintegrados. Nestes casos, as inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de outubro e as provas estão previstas para 4 de novembro. Fazem parte da Aesga a Faculdade de Ciências da Administração (Faga), a Faculdade de Direito de Garanhuns (FDG), a Faculdade de Ciências Aplicadas e Humanas de Caruaru (Fahug) e a Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns (Faceg). Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone (87) 3761-1596, ramal 216, ou no portal da instituição.

Fonte: Portal G1
Texto: G1 Caruaru
Imagem: Divulgação/Aesga

CHUVAS RECENTES TIRA DO COLAPSO AS CIDADES DE JUPI, JUCATI E O DISTRITO DE NEVES

                                                                                Imagem / Município Jucati

As chuvas trouxeram boas notícias para os moradores de Jupi, Jucati e do distrito de Neves, no Agreste Meridional. A Barragem de Santa Rita, que abastece essas localidades, captou água após cerca de dois anos em colapso. Atualmente, o manancial está com 70% de sua capacidade total. Enquanto a Compesa realiza ajustes na rede de distribuição, devido ao prolongado período em que as tubulações ficaram sem água, as duas cidades e o distrito estão recebendo água 24 horas por dia. Ao término desses ajustes, será implantado um calendário de abastecimento. A medida será necessária para que a barragem seja preservada, uma vez que o período de chuvas na região tem início no mês de maio.

Em 2012, a barragem entrou em colapso, após período de seca que atingiu a região. Como não podia mais abastecer via rede de distribuição, a companhia havia suspendido as cobranças e estava abastecendo via caminhão-pipa. Agora, os serviços voltaram à normalidade e a população voltou a receber água nas torneiras. 

AÇÃO - Para esclarecer dúvidas da população e realizar alguns serviços, a Compesa irá realizar uma ação em Jupi entre os dias 8 e 10 de outubro. O Carro de Atendimento Local (CAL) da companhia ficará na Rua General Dantas Barreto e oferecerá os mesmos serviços ofertados pelas lojas físicas, como emissão de segunda via de conta, inscrição na Tarifa Social e solicitação de conserto de vazamento. O atendimento será das 9h às 16h. Posteriormente, Jucati também receberá a mesma ação.

Fonte: Compesa
Texto: Compesa.com.br
Imagem: Arquivo/Blog

DE 7 A 11 DE OUTUBRO ARCOVERDE RECEBE O FESTIVAL “PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL”


Conhecida por ser a porta do Sertão e por sua contribuição para o cenário cultural pernambucano, Arcoverde é a próxima parada do Festival Pernambuco Nação Cultural, entre os dias 7 e 11 de outubro. Pelo terceiro ano, a terra do samba de coco recebe uma intensa programação artística com shows, espetáculos de dança e teatro, cultura popular, ações de literatura, cinema, entre outras linguagens. E como já é uma característica do FPNC, o público também pode participar de ações de Formação Cultural, como oficinas, workshops e palestras.

Celeiro de grandes artistas da música pernambucana, Arcoverde recebe o Palco Nação Cultural, na sexta (10) e sábado (11). A programação de shows reflete a importante contribuição musical da cidade para o estado de Pernambuco. Na sexta-feira, sobem ao palco as bandas Em Canto e Poesia, Fim de Feira e Quinteto Violado. A cantora cearense Amelinha encerra a noite com um show de grandes canções da MPB, eternizadas em sua marcante voz.

A noite do sábado tem um perfil mais contemporâneo, ao mesmo tempo que reconhece as tradições que são fonte de inspiração dos artistas mais urbanos. O Samba de Coco Trupé de Arcoverde representa a raiz da música pernambucana. O anfitrião abre a noite para os shows igualmente aclamados de Lucas e Orquestra dos Prazeres e banda Café Preto (projeto novo do cantor Canibal, da banda Devotos, com novos parceiros). Para encerrar a noite, um encontro musical inédito em Pernambuco. Estreou com muito sucesso em São Paulo, e agora gera expectativas em todos os lugares onde é anunciado: Lirinha e Ângela Rô Rô. A parceria começou em 2011 quando Lira, que é de Arcoverde, estava produzindo seu primeiro disco solo após a saída da banda Cordel do Fogo Encantado.

OUTRAS LINGUAGENS:

Durante a semana, o FPNC tem atividades para público de várias faixas etárias. O Cine Rio Branco abre as portas para a Mostra do Cinema Pernambucano que, além de exibições gratuitas de filmes, vai levar para a cidade debates com diretores e produtores dos respectivos longas exibidos. Já o SESC Arcoverde, será palco das Artes Cênicas, com diversos espetáculos de teatro. A cidade recebe ainda ações de Literatura, Patrimônio e Cultura Popular. Haverá um Encontro de Bois, manifestação que representa uma das tradições populares mais fortes de Arcoverde, ao lado do samba de coco e dos reisados.

O Quilombo dos Bredos, localizado na cidade de Betânia, na região do Sertão do Moxotó, também receberá atividades do FPNC através da Coordenação para Populações Rurais e Povos Tradicionais. No local, acontecerão apresentações culturais de grupos que buscam fortalecer a tradição com um trabalho voltado para a arte como símbolo de resistência.

FORMAÇÃO CULTURAL:

Estão abertas, até a próxima terça-feira (7), as inscrições para ações de formação do Festival Pernambuco Nação Cultural – Sertão do Moxotó. Com programação contemplando as cidades de Arcoverde e Sertânia, além do Quilombo dos Bredos, na cidade de Betânia, serão realizadas 9 oficinas e 5 rodas de diálogos. O objetivo é fomentar e debater as tradições culturais da própria região.

Para se inscrever, o interessado deverá preencher o formulário presencialmente, no local indicado em cada uma das opções detalhadas abaixo. No Quilombo dos Bredos, as ações serão destinadas exclusivamente aos moradores da referida comunidade.

Entre os destaques voltados à produção cultural do Sertão do Moxotó, está a oficina de Xilogravura, que será ministrada pelo artista plástico e músico Cacau Arcoverde, e visa praticar técnicas básicas da impressão de xilogravuras, incluindo curiosidades históricas. E para quem adora ler e escrever, a dica é participar do Workshop de Criação Literária, que será realizado com o escritor Paulo Caldas, nos dias 10 e 11 de outubro, no SESC de Arcoverde. Além dessas, acontecem oficinas de grafite, fotografia, dança, entre outras.

O público pode acompanhar as novidades do FPNC Sertão do Moxotó pelo site www.cultura.pe.gov.br/nacaocultural

FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL
SERTÃO DO MOXOTÓ
07 A 11 DE OUTUBRO 2014

PROGRAMAÇÃO DE DIFUSÃO CULTURAL


SHOWS

PALCO NAÇÃO CULTURAL
Local: Praça Virgínia Guerra
Horário: 21h

Sexta-feira, 10/10
Em Canto e Poesia
Fim de Feira
Quinteto Violado
Amelinha

Sábado, 11/10
Samba de Coco Trupé de Arcoverde
Lucas e Orquestra dos Prazeres
Café Preto
Lirinha e Ângela Rô Rô

ARTES CÊNICAS

Quarta-feira, 08/10
[CIRCO] Cavaco e Sua Pulga Adestrada
Caravana Tapioca (Recife-PE)
Horário: 16h | Local: Associação Oásis do Manari (Manari-PE)

Quinta-feira, 09/10
[CIRCO] Tradição Centenária
Circo Itinerante Alves (Jaboatão dos Guararapes-PE)
Horário: 16h | Local: Associação Oásis do Manari (Manari-PE)

Sexta-feira, 10/10
[TEATRO PARA INFÂNCIA E JUVENTUDE] Era Uma Vez Um Rio
Cênicas Cia. de Repertório (Recife-PE)
Horário: 16h | Local: Teatro Geraldo Barros (SESC Arcoverde)

Sábado, 11/10
[TEATRO PARA INFÂNCIA E JUVENTUDE] O Espelho da Lua
Tropa do Balacobaco (Arcoverde-PE)
Horário: 16h | Local: Área externa do SESC Arcoverde

AUDIOVISUAL

Mostra do Cinema Pernambucano
De 9 a 11 de outubro
Local: Cine Rio Branco
Av. Coronel Antônio Japiassu

Programação:

Quinta-feira, 09/10

19h - Eles Voltam | Dir. Marcelo Lordello
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 ANOS

21h- Era Uma Vez Eu, Verônica | Dir. Marcelo Gomes
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS
*Exibição seguida de debate com João Júnior (produtor do filme)

Sexta-feira, 10/09

19h- Plástico, Amor e Barulho | Dir. Renata Pinheiro
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS
*Exibição seguida de debate com Renata Pinheiro (diretora do filme)

21h- Tatuagem | Dir. Hilton Lacerda
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16
*Exibição seguida de debate com João Júnior (produtor do filme)

Sábado, 11/10

19h – Boa Sorte, meu amor |Dir. Daniel Aragão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS

21h – Febre do Rato | Dir. Cláudio Assis
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 ANOS
*Exibição seguida de debate com Cláudio Assis (diretor do filme)

CULTURA POPULAR

Sábado, 11/10
A partir das 15h
Local: Praça da Matriz, Caraíbas – Arcoverde
Trupe Pernas de Pau Brincando nas Alturas
Mamelungo Nova Geração
Reisado das Caraíbas
Orquestra Sertão (Ponto de Cultura)
Resgate Multicultural Manari Via Progresso (Ponto de Cultura)

Sábado, 11/10
A partir das 15h
Local: Ruas do centro de Arcoverde | Chegada: CECORA
Encontro de Bois

LITERATURA

Quinta-feira, 09/09
20h - Edição Especial do recital poético “Quintas de música com poesia”
Local: Budega da Poesia
Recital consolidado já em Recife com o poeta Allan Sales. Nesta edição teremos a participação dos poetas Clécio Rimas (Recife), Joy Carlu (Moreno), Alberone e Ícaro Tenório (Arcoverde) e também microfone aberto para participação do público presente.

Sexta-feira, 10/09
A Gente da Palavra
Os poetas Joy Carlu (Moreno), Edilza Vasconcelos e Ícaro Tenório (Arcoverde) visitam as casas das pessoas para declamar poemas.
10h às 12h | Local: Cohab I (Arcoverde)
15h às 17h | Local: São Miguel

PATRIMÔNIO

Jogo do Patrimônio
Quarta-feira, 08/09 | Das 14h às 17h
Local: EREM Senador Vitorino Freire (Arcoverde-PE)
Atividade que possibilita um estímulo a novas percepções sobre o patrimônio cultural do Estado a fim despertar uma preocupação para com a preservação dos bens culturais.

Caminhada do Patrimônio
Quinta-feira, 09/09 | Das 09h às 12h
Local: EREM Senador Vitorino Freire (Arcoverde-PE)
Atividade que exercita o olhar crítico do aluno para o Patrimônio Cultural de sua cidade, através de exercícios de percepção, registro e interpretação, enriquecendo seu aprendizado ao unir cotidiano e práticas educativas.

POVOS TRADICIONAIS

Encontro de Povos Tradicionais
Sábado, 11/10 | A partir das 15h
Local: São Caetano Social Clube - Betânia

Banda de Pífano Saberes da Minha Terra (Quilombo Buenos Aires)
Grupo de Dança Pérola Negra (Quilombo Buenos Aires)
Grupo de Jovem Nazaro Kambiwá (Povo Kambiwá)
Coco das Abelhas (Quilombo Abelha)
Grupo de Coco Origens do Ororubá (Povo Xucuru)
Grupo Filho da Jurema do Povo Tuxá
Grupo de Dança Ilu Ayê (Quilombos de Betânia)

Exposição Afro-Moderna
Expositor: Zé Pau
De 07 a 11 de outubro | Das 9h às 19h
Local: Clube Social de São Caetano (Betânia)

PROGRAMAÇÃO DE FORMAÇÃO CULTURAL

OFICINA DE XILOGRAVURA

Facilitador: Cacau Arcoverde
De 07 a 10 de outubro | Das 14h às 18h
Local de realização: Ponto de Cultura Orquestra Sertão – CECORA
Inscrições: FUNASE Arcoverde


OFICINA DE ARTE SANTERIA

Facilitador: Manoel Cordeiro e Marcelo Souza
De 7 a 10 de outubro | Das 8h às 12h
Local de realização: Ponto de Cultura Orquestra Sertão – CECORA
Inscrições: Secretaria de Educação Municipal de Arcoverde

OFICINA DE CARTONARIA
Facilitador: Meca Moreno
Data: 11 de outubro | Das 9h às 17h
Local: Sertânia

JOGOS E BRINCADEIRAS
Facilitadora: Damiana Julia
Período: de 07 a 09 de outubro
Horário: das 14h às 18h
Local: Quilombo dos Bredos (Zona Rural de Betânia)

OFICINA DE FOTOGRAFIA
Facilitadora: Clarissa Dutra
Data: 11 de outubro | Das 14h às 18h
Local: SESC de Arcoverde – 2ª Sala de Cultura
Inscrições: SESC de Arcoverde

OFICINA DE GRAFITE
Facilitador: Diego Acioli
De 7 a 10 de outubro | Das 14h às 18h
Local: Escola de Referência do Ensino Médio Carlos Rios

Inscrições: Na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Arcoverde

OFICINA DE DANÇA AFRO
Facilitadora: Cintia
Data: 7 a 11 de outubro | Das 9h às 16h
Local: Quilombo Sítio São Caetano

OFICINA DE GASTRONOMIA
Facilitadoras: Mulheres do Quilombo de Betânia
Data: 7 a 11 de outubro | Das 9h às 12h
Local: Quilombo dos Bredos (Zona Rural de Betânia)

BATE PAPO SOBRE A LEI DO AUDIOVISUAL

Facilitadores: Carla Francine e Mauro Lira
Data: 11 de outubro | Das 14h às 18h
Local: ACA - Associação Comercial de Arcoverde (localizada no andar superior da Câmara de Vereadores)
Inscrições: ACA - Associação Comercial de Arcoverde 

PALESTRA: DESINGN THINKING PARA INOVAÇÃO SÓCIO CULTURAL
Facilitadores: Bruno Brasileiro e Arthur Braga
Data: 08 e 09 de outubro | Das 14h às 18h
Local: ACA - Associação Comercial de Arcoverde (no andar superior da Câmara de Vereadores)
Inscrições: ACA - Associação Comercial de Arcoverde

RODA DE DIÁLOGO: TERRITÓRIO E LEGISLAÇÃO QUILOMBOLA
Facilitador: Antônio Criolo
Período: de 07 a 08 de outubro | Das 14h às 18h
Local: Quilombo dos Bredos (Zona Rural de Betânia)

RODA DE DIÁLOGO: EDUCAÇÃO NOS TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS - DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Facilitadora: Márcia Quilombola
Data: 8 de outubro | Das 9h às 17h
Local: Quilombo dos Bredos (Zona Rural de Betânia)


CINE DEBATE SOBRE CIDADANIA

Facilitação: Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa
Data: 10 de outubro | Das 14h às 16h30
Local: Centro de Atenção ao Idoso


WORKSHOP: CRIAÇÃO LITERÁRIA

Facilitador: Paulo Caldas
Turma 01: 10 de outubro | Das 14h às 18h
Turma 02: 11 de outubro | 14h às 18h
Local de realização: Laboratório de Literatura do SESC de Arcoverde
Inscrições: SESC de Arcoverde

Fonte: Fundarpe
Texto: Fundarpe
Imagem: Divulgação