segunda-feira, 6 de outubro de 2014

GARANHUNS NÃO ELEGE NENHUM DEPUTADO; IZAÍAS ENFRAQUECIDO COM DERROTA DE ARMANDO TERÁ UMA ELEIÇÃO DIFÍCIL EM 2016


Apesar dos números não esconderem a grande condição para eleger e influenciar no Agreste e estado, para Câmara Federal ou Assembleia Legislativa, Garanhuns na prática assim não o fez. Com uma votação inexpressiva, os candidatos radicados aqui, não obtiveram cadeira na ALEPE e nem na Câmara Federal. Caruaru, cidade do agreste de Pernambuco elegeu no domingo (5), 3 deputados. Canhotinho 1, Arcoverde 3.

Garanhuns, a terra de Simôa, contabilizou uma campanha sem muito suporte e financiamento para seus radicados. Os candidatos estiveram nas ruas no período propício aos movimentos políticos, 90 dias, sempre, semelhantemente, de maneira bairrista. O número de aptos à votar era de 79.669, que seria suficiente para eleger, feito os cálculos proporcionais das coligações, 2 deputados estaduais e 1 deputado federal. Não foi o que ocorreu.

CENÁRIO POLÍTICO NA CIDADE DE CARUARU:
                                        Deputado Federal reeleito Wolney Queiroz (PDT)

Reeleito Deputado Federal Wolney Queiroz (PDT com 87.739 votos), reeleito Tony Gel deputado estadual (PMDB com 42.152 votos) e reeleita Raquel Lyra (PSB segunda mais votada com 80.879). Caruaru ainda poderia ter elegido Laura Gomes (PSB que obteve 34.427 votos), não fosse o os método de cálculo proporcional a que são submetidos os candidatos e suas coligações. Laura é esposa do atual vice-prefeito da cidade Jorge Gomes e tentava sua reeleição para ALEPE. Em 2010 os quatro foram eleitos.

CENÁRIO POLÍTICO NA CIDADE DE ARCOVERDE:
                          Eleito Deputado Federal por Pernambuco Zeca Cavalcanti (PTB)

Não menos importante e forte politicamente, leva à ALEPE Júlio Cavalcanti (PTB-reeleito com 47.685 votos) e Eduíno (PHS), atual vereador que obteve nesse pleito 30.115 votos. Como se não bastasse ainda cravou a eleição de Zeca Cavalcanti, maior líder daquela cidade que arrebatou nada menos que 97.057 votos. Zeca foi prefeito de Arcoverde por dois mandatos e elegeu a atual prefeita Madalena Brito.

CENÁRIO POLÍTICO NA CIDADE DE GARANHUNS:
Sivaldo Albino (PPS - a esquerda) foi candidato a uma vaga na ALEPE

Tivemos as candidaturas para deputado federal da advogada Dr.ª Claudomira Andrade do PRTB-obtendo 7.616 votos e do Engenheiro socialista Paulo Camelo do PSOL que obteve 4.436 votos.

Para deputado estadual contamos com cinco candidaturas; pela ordem crescente de número de votos: Wellington Carneiro (PP-1.167 votos), Professor Jailton (PSOL - 2.399 votos), Gersinho Filho (SD - 5.778 votos), Sivaldo Albino (PPS 13.310) e Zaqueu Naum Lins (PDT - 23.504 votos), este último apoiado pelo Prefeito Izaías Régis.

FALA GIDI SANTOS:

Gostaríamos sinceramente de iniciarmos nossa fala trazendo uma informação contrária a que trouxemos, mas como todos nós acompanhamos, e o TSE nos informou oficialmente: Garanhuns não elegeu nenhum deputado estadual, tão pouco federal.
         
          A três meses atrás, nós aqui no blog já dizíamos, com nosso olhar atento aos bastidores da política, dessa possível realidade. Todos nós saímos perdendo. Canhotinho, cidade da mesma mesorregião, tendo pouco mais 14 mil eleitores, desde a noite de domingo (5), conta com deputado estadual eleito, Álvaro Porto (PTB). Álvaro obteve 44.622 votos e ocupará cadeira na Assembleia Legislativa estadual a partir de 1º de Janeiro de 2015.

Definitivamente não há o que comemorar apesar de nosso prefeito Izaías achar que temos. Há de se repensar nas estruturas, viabilidade, arranjos, acordos, apoios além-claro dos nomes.

Em nosso município a avaliação que fazemos é que Izaías e Armando Monteiro saem desse pleito, inteiramente ou mais enfraquecidos do que quando entraram. Armando por não ter sido eleito Governador, apesar de “Lastro político” que o próprio tanto ressaltou e Izaías por não ter elegido seu deputado.

Há quem diga nos bastidores que Régis não desejava eleger seu deputado, inclusive Zaqueu em dado momento da campanha fez menção a essa especulação noticiada em portal de notícia local. José Luís Sampaio, o Zé da Luz, ex-prefeito de Caetés teria dito a Zaqueu Naum Lins que Izaías não tinha interesse em elegê-lo, queria tão somente figurar Zaqueu na cena de candidatura à deputado estadual para distribuir e redistribuir votos, fazendo com que seus “opositores” candidatos a vaga na ALEPE, Gersinho Filho, Sivaldo Albino, Professor Jailton e Wellington Carneiro não alcançassem números quantitativos suficientes para serem eleitos. Se a ideia de Izaías era realmente essa, deu certo.

2016 teremos eleições municipais. Antes mesmo da corrida, as especulações já acontecem nos bastidores e a mais ouvida é que a Frente Popular de Pernambuco, vitoriosa no pleito 2014 candidatando nome em Garanhuns para o executivo é grupo forte frente a Izaías, pois apesar do apoio incondicional de Régis à Armando, obtivemos pelos números um empate técnico em Garanhuns entre Paulo e Armando evidenciando assim o desgaste político do PTB, Armando e Izaías.

Votação para Governador de Pernambuco em Garanhuns:
Armando Monteiro (PTB) – 30.115 votos
Paulo Câmara (PSB) – 27.919 votos
----------------------------------------------------------------------------------------------
Da redação:
Texto: Gidi Santos
Imagens: Divulgação
Números eleitorais: TSE

CANDIDATO AO GOVERNO DE PERNAMBUCO PELO PSOL, ZÉ GOMES AGRADECE AOS PERNAMBUCANOS


Cumpri com grande entusiasmo a tarefa de ser o candidato do PSOL ao Governo de Pernambuco. Quero agradecer os votos, o apoio e aos que se dedicaram à campanha. Agradeço a todos que desejaram boa sorte, nos enviaram pensamentos positivos e dirigiram palavras de incentivo.

Nossa candidatura foi exitosa. Sem nossa firmeza e coragem, temas centrais para o debate político em Pernambuco não teriam feito parte do processo eleitoral: a denúncia do crescimento econômico que não traz desenvolvimento social para nosso povo; o fim da criminalização da pobreza e a desmilitarização da policia; a drenagem do orçamento do Estado pelas renúncias e incentivos fiscais; o apartheid na educação, que inviabiliza o futuro de parcela majoritária de nossa juventude; as relações promíscuas estabelecidas entre o Estado e empresas privadas através das OS's na saúde e das PPP's nas mais diversas áreas; o processo de fragilização da democracia em nosso estado, onde os espaços institucionais de participação popular e controle social são esvaziados e desrespeitados; a necessidade de uma reforma do sistema político, para que interesses privados não possam continuar a capturar a democracia como vimos nessas eleições.

O PSOL sai vitorioso desse processo, por ter enfrentado o desafio de ser portador de uma pauta de um setor da sociedade que é bem maior do que o partido. Fortalecemos e tornamos públicas essas pautas e agora é o momento de mobilizar e agir por elas. Conseguimos concretizar um projeto coletivo, um projeto que contou com muitos braços e pernas em sua construção e realização - elegemos nosso primeiro parlamentar em Pernambuco. Edilson Silva irá cumprir, sem sombra de dúvidas, um papel central no processo político em nosso estado. No plano eleitoral sua atuação irá fortalecer nossas iniciativas, e com certeza sua atuação parlamentar será protagonista no processo eleitoral do Recife, em 2016.

Quero me desculpar, pela ausência, aos meus, aos que foram sacrificados em momentos em que apenas minha presença significaria muito, a esses me justifico: Estava lutando por um mundo melhor!

Faço um chamado para que lutemos. Hoje os 2 milhões de usuários do transporte coletivo continuaram a ter sua dignidade usurpada pelo consórcio Grande Recife e empresas de ônibus, a Conferência Estadual de Segurança Pública continuou a não ser convocada, o modelo de cidades excludentes continua sua construção, pessoas não conseguiram atendimento médico em suas cidades e se deslocaram para Recife, pacientes continuam sendo atendidos em macas e no chão dos hospitais, as famílias desalojadas para a Copa não receberam suas indenizações e Recife segue sendo a capital nacional do engarrafamentos, devido ao não respeito aos direitos urbanos da população. Por isso segurei lutando!

Encerro parabenizando os militantes do PSOL. Demonstramos que dentro do espectro partidário somos a iniciativa política com intenção, e na busca da capacidade, de externar as pautas de nosso tempo. Não somos o PT que não traiu suas bandeiras, como tentam apresentar alguns, somo um partido de nosso tempo, com as pautas contemporâneas absorvidas em nossa elaboração e sem ceder um milímetro nas bandeiras históricas da luta por um outro modelo de sociedade. Somos os socialistas de nosso tempo. Esse patrimônio foi construído por muitos, com muita abnegação e sacrifícios e assim seguirá. O PSOL segue mais forte, mais enraizado, com maior penetração na sociedade e longe da autoproclamação de ser a única expressão política de pautas tão necessárias para os nossos dias.

Deixo a reflexão: vale a pena flexibilizar e adaptar-se ao jogo para poder comemorar um vitória? Faço parte dos que não se rendem e não se adaptam, sou militante do PSOL!

Em breve, será publicada uma análise política da eleição e seus desdobramentos, como também um posicionamento sobre o 2º turno. Essas analises serão resultados de debates coletivos. Sempre nos expressamos como posição política coletiva e assim seguirá.

Zé Gomes
Militante do PSOL
Candidato ao governo de PE-PSOL nas eleições de 2014.
Recife, 06 de Outubro de 2014
Imagem: Folha de Pernambuco

RESULTADO FINAL PARA SENADOR DE PERNAMBUCO SEGUNDO TSE


RESULTADO FINAL PARA GOVERNADOR DE PERNAMBUCO SEGUNDO TSE


RESULTADO NO AGRESTE PARA O GOVERNO DE PERNAMBUCO CIDADES EM UM RAIO DE DISTÂNCIA MÉDIA DE 100 KM


CAETÉS: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Armando Monteiro: (PTB) 6.637 Votos – 63,81%
Paulo Câmara: (PSB) – 3.747 Votos – 36,03%
Zé Gomes (PSOL) – 8 Votos – 0,08%
Jair Pedro (PSTU) – 2 Votos – 0,02%
Miguel Anacleto (PCB) – 6 Votos 0,06%
Pantaleão (PCO) – 1 Votos – 0,01%

CAPOEIRAS: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Armando Monteiro: (PTB) 4.581 Votos – 54,52%
Paulo Câmara: (PSB) 3.806 Votos – 45,29%
Zé Gomes (PSOL) – 8 Votos – 0,10%
Jair Pedro (PSTU) – 5 Votos – 0,06%
Miguel Anacleto (PCB) – 2 Votos 0,02
Pantaleão (PCO) – 1 Votos – 0,01%

VENTUROSA: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Paulo Câmara: (PSB) 4.381 Votos – 53,71%
Armando Monteiro: (PTB) 3.754 Votos – 46,02%
Zé Gomes (PSOL) – 18 Votos – 0,22%
Jair Pedro (PSTU) – 2 Votos – 0,02%
Miguel Anacleto (PCB) – 1 Votos 0,01%
Pantaleão (PCO) – 1 Votos – 0,01%

PEDRA: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Paulo Câmara: (PSB) 5.828  Votos – 55,04%
Armando Monteiro: (PTB) 3.754 Votos – 46,02%
Zé Gomes (PSOL) – 13 Votos – 0,12%
Jair Pedro (PSTU) – 7 Votos – 0,07%
Pantaleão (PCO) – 3 Votos – 0,03%
Miguel Anacleto (PCB) – 1 Votos 0,01%

ARCOVERDE: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Paulo Câmara: (PSB) 21.303  Votos – 67,71%
Armando Monteiro: (PTB) 9.999 Votos – 31.78%
Zé Gomes (PSOL) – 121 Votos – 0,38%
Miguel Anacleto (PCB) – 16 Votos 0,05%
Jair Pedro (PSTU) – 13 Votos – 0,04%
Pantaleão (PCO) – 10 Votos – 0,03%

SÃO JOÃO: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Armando Monteiro: (PTB) 5.827 Votos – 55,39%
Paulo Câmara: (PSB) 4.672  Votos – 44,41%
Zé Gomes (PSOL) – 11 Votos – 0,10%
Miguel Anacleto (PCB) – 5 Votos 0,05%
Jair Pedro (PSTU) – 4 Votos – 0,04%
Pantaleão (PCO) – 1Votos – 0,01%

ANGELIM: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Armando Monteiro: (PTB) 3.198 Votos – 64,83%
Paulo Câmara: (PSB)1.720 Votos – 34,87%
Zé Gomes (PSOL) – 8 Votos – 0,16%
Jair Pedro (PSTU) – 4 Votos – 0,08%
Miguel Anacleto (PCB) – 3 Votos 0,06
Pantaleão (PCO) – 0 Votos – 0,00%

CANHOTINHO: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Armando Monteiro: (PTB) 3.198 Votos – 64,83%
Paulo Câmara: (PSB)1.720 Votos – 34,87%
Zé Gomes (PSOL) – 8 Votos – 0,16%
Jair Pedro (PSTU) – 4 Votos – 0,08%
Miguel Anacleto (PCB) – 3 Votos 0,06
Pantaleão (PCO) – 0 Votos – 0,00%

QUIPAPÁ: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Paulo Câmara: (PSB ) 6.284 Votos – 69,76%
Armando Monteiro: (PTB) 2.710 Votos – 30,08%
Zé Gomes (PSOL) – 8 Votos – 0,09%
Miguel Anacleto (PCB) – 3 Votos 0,03%
Jair Pedro (PSTU) – 2 Votos – 0,02%
Pantaleão (PCO) – 1 Votos – 0,01%

JAQUEIRA: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Paulo Câmara: (PSB ) 4.456 Votos – 87,05%
Armando Monteiro: (PTB) 656 Votos – 12,82%
Zé Gomes (PSOL) – 7 Votos – 0,14%
Miguel Anacleto (PCB) – 0 Votos 0,00%
Jair Pedro (PSTU) – 0 Votos – 0,00%
Pantaleão (PCO) – 0 Votos – 0,00%

CATENDE: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Paulo Câmara: (PSB ) 9.986 Votos – 68,40%
Armando Monteiro: (PTB) 4.523 Votos – 30,98%
Zé Gomes (PSOL) – 76 Votos – 0,52%
Jair Pedro (PSTU) – 8 Votos – 0,05%
Pantaleão (PCO) – 4 Votos – 0,03%
Miguel Anacleto (PCB) – 3 Votos 0,02%

JUCATI: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Paulo Câmara: (PSB ) 2.978 Votos – 57,24%
Armando Monteiro: (PTB) 2.217 Votos – 42,,61%
Zé Gomes (PSOL) – 5 Votos – 0,10%
Jair Pedro (PSTU) – 2 Votos – 0,04%
Miguel Anacleto (PCB) – 1 Votos 0,02%
Pantaleão (PCO) – 0 Votos – 0,00%

JUPI: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Paulo Câmara: (PSB ) 4.068 Votos – 62,28%
Armando Monteiro: (PTB) 2.436 Votos – 37,,29%
Zé Gomes (PSOL) – 21 Votos – 0,32%
Pantaleão (PCO) – 3 Votos – 0,05%
Miguel Anacleto (PCB) – 2 Votos 0,03%
Jair Pedro (PSTU) – 2 Votos – 0,03%

LAJEDO: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Paulo Câmara: (PSB ) 13.542 Votos – 77,31%
Armando Monteiro: (PTB) 3.928 Votos – 22,42%
Zé Gomes (PSOL) – 39 Votos – 0,22%
Pantaleão (PCO) – 4 Votos – 0,02%
Miguel Anacleto (PCB) – 2 Votos 0,01%
Jair Pedro (PSTU) – 2 Votos – 0,01%

CACHOEIRINHA: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Paulo Câmara: (PSB ) 5.250 Votos – 58,63%
Armando Monteiro: (PTB) 3.695 Votos – 41,26%
Zé Gomes (PSOL) – 7 Votos – 0,08%
Miguel Anacleto (PCB) – 2 Votos 0,02%
Jair Pedro (PSTU) – 1 Votos – 0,01%
Pantaleão (PCO) – 0 Votos – 0,00%

SÃO CAITANO: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Paulo Câmara: (PSB ) 11.348 Votos – 64,53%
Armando Monteiro: (PTB) 6.194 Votos – 35,22%
Zé Gomes (PSOL) – 35 Votos – 0,20%
Pantaleão (PCO) – 4 Votos – 0,02%
Miguel Anacleto (PCB) – 2 Votos 0,01%
Jair Pedro (PSTU) – 2 Votos – 0,01%

CARUARU: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Paulo Câmara: (PSB ) 111.415 Votos – 76,92%
Armando Monteiro: (PTB) 32.613 Votos – 22,52%
Zé Gomes (PSOL) – 602 Votos – 0,42%
Jair Pedro (PSTU) – 96 Votos – 0,07%
Miguel Anacleto (PCB) – 81 Votos 0,06%
Pantaleão (PCO) – 38 Votos – 0,03%

PARANATAMA: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Armando Monteiro: (PTB) 2.916 Votos – 53,06%
Paulo Câmara: (PSB) – 2.569 Votos – 46,74%
Zé Gomes (PSOL) – 6 Votos – 0,11%
Miguel Anacleto (PCB) – 3 Votos 0,05%
Jair Pedro (PSTU) – 1 Votos – 0,02%
Pantaleão (PCO) – 1 Votos – 0,02%

SALOÁ: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Armando Monteiro: (PTB) 3.824 Votos – 54,29%
Paulo Câmara: (PSB) – 3.206 Votos – 45,51%
Zé Gomes (PSOL) – 12 Votos – 0,17%
Miguel Anacleto (PCB) – 1 Votos 0,01%
Jair Pedro (PSTU) – 1 Votos – 0,01%
Pantaleão (PCO) – 0 Votos – 0,00%

BREJÃO: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Armando Monteiro: (PTB) 3.824 Votos – 54,29%
Paulo Câmara: (PSB) – 3.206 Votos – 45,51%
Zé Gomes (PSOL) – 3 Votos – 0,05%
Jair Pedro (PSTU) – 2 Votos – 0,02%
Pantaleão (PCO) – 2 Votos – 0,03%
Miguel Anacleto (PCB) – 1 Votos 0,02%

TEREZINHA: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Paulo Câmara: (PSB) – 2.150 Votos – 55,86%
Armando Monteiro: (PTB) 1.696 Votos – 44,06%
Zé Gomes (PSOL) – 1 Votos – 0,03%
Miguel Anacleto (PCB) – 1 Votos 0,03%
Pantaleão (PCO) – 1 Votos – 0,03%
Jair Pedro (PSTU) – 0 Votos – 0,00%

BOM CONSELHO: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Paulo Câmara: (PSB) – 9.915 Votos – 52,06%
Armando Monteiro: (PTB) 9.101 Votos – 47,78%
Zé Gomes (PSOL) – 17 Votos – 0,09%
Miguel Anacleto (PCB) – 5 Votos 0,03%
Pantaleão (PCO) – 4 Votos – 0,02%
Jair Pedro (PSTU) – 4 Votos – 0,02%

CORRENTES: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Paulo Câmara: (PSB) – 3.820 Votos – 53,26%
Armando Monteiro: (PTB) 3.340 Votos – 46,57%
Zé Gomes (PSOL) – 9 Votos – 0,13%
Jair Pedro (PSTU) – 2 Votos – 0,03%
Miguel Anacleto (PCB) – 1 Votos 0,01%
Pantaleão (PCO) – 0 Votos – 0,00%

PALMERINA: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Paulo Câmara: (PSB) – 2.014 Votos – 50,99%
Armando Monteiro: (PTB) 1.927 Votos – 48,78%
Zé Gomes (PSOL) – 6 Votos – 0,15%
Miguel Anacleto (PCB) – 2 Votos 0,05%
Pantaleão (PCO) – 1 Votos – 0,03%
Jair Pedro (PSTU) – 0 Votos – 0,00%

LAGOA DO OURO: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Armando Monteiro: (PTB) 4.107 Votos – 61,54%
Paulo Câmara: (PSB) – 2.557 Votos – 38,31%
Zé Gomes (PSOL) – 7 Votos – 0,10%
Jair Pedro (PSTU) – 2 Votos – 0,03%
Miguel Anacleto (PCB) – 1 Votos 0,01%
Pantaleão (PCO) – 0 Votos – 0,00%

ÁGUAS BELAS: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Armando Monteiro: (PTB) 10.988 Votos – 60,33%
Paulo Câmara: (PSB) – 7.179 Votos – 39,42%
Zé Gomes (PSOL) – 7 Votos – 0,10%
Jair Pedro (PSTU) – 2 Votos – 0,03%
Miguel Anacleto (PCB) – 1 Votos 0,01%
Pantaleão (PCO) – 0 Votos – 0,00%

ITAÍBA: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Armando Monteiro: (PTB) 4.107 Votos – 61,54%
Paulo Câmara: (PSB) – 2.557 Votos – 38,31%
Zé Gomes (PSOL) – 29 Votos – 0,16%
Jair Pedro (PSTU) – 7 Votos – 0,04%
Miguel Anacleto (PCB) – 6 Votos 0,03%
Pantaleão (PCO) – 3 Votos – 0,02%

CALÇADO: 100% DA APURAÇÃO CONCLUÍDA
Paulo Câmara: (PSB) 2.932 Votos – 60,03%
Armando Monteiro: (PTB) 1.945 Votos – 39,82%
Zé Gomes (PSOL) – 7 Votos – 0,14%
Jair Pedro (PSTU) – 0 Votos – 0,00%
Miguel Anacleto (PCB) – 0 Votos 0,00
Pantaleão (PCO) – 0 Votos – 0,00%

          Da redação;
Texto: Gidi Santos
Imagem: Divulgação        
Fonte: Justiça Eleitoral/TSE

PERNAMBUCO E SEUS 49 DEPUTADOS ESTADUAIS E 25 DEPUTADOS FEDERAIS; COLIGAÇÃO DE PAULO TERÁ A MAIOR BANCADA NA ALEPE (26)


A Frente popular de Pernambuco, composta por 21 partidos, elegeu no domingo (5) de outubro, com uma vitória histórica e expressiva 26 deputados estaduais, 19 deputados federais, 1 senador (Fernando Bezerra Coelho) e o governador do estado (Paulo Câmara). Com isso no estado a Frente Popular será governo e terá maioria na bancada da ALEPE (Assembleia Legislativa de Pernambuco).

O resultado final das eleições de Pernambuco foi anunciado às 23h18 pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), saiu vencedor com 3.009.087 (68,08%). O postulante da coligação Pernambuco vai Mais Longe, Armando Monteiro Neto (PTB) obteve 1.373.237 (31,07%). Ou seja, uma vantagem de 1.635.850.

Ao contrário do que as pesquisas mostravam, o resultado final estabeleceu vitória de Paulo Câmara já no primeiro turno. Já no caso da vaga para o senado houve o que os socialistas vinham repetidamente dizendo “as pesquisas não estavam refletindo a verdade das ruas”. Fernando Bezerra sempre aparecia em segundo colocado, porém a Frente Popular acreditava e possuía números de pesquisa para consumo interno que davam conta da provável eleição de Bezerra Coelho, coisa que veio a acontecer.

A eleição deste ano, no que se refere a assembleia legislativa e câmara Federal, foi conservadora. Nomes já bem conhecidos dos Pernambucos garantiram vaga para novo mandato. Houve renovação, entretanto o número foi relativamente menor do que o esperado pelos números de pesquisas das coligações e especialistas.

Com 100% das urnas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a lista dos 49 deputados estaduais eleitos em Pernambuco. Com 216.874 votos (4,71%), Pastor Cleiton Collins (PP) é o estadual mais votado do estado.  Já para a Câmara Federal o primeiro lugar em números quantitativos de votos foi o candidato Eduardo da Fonte (PP) que obteve o número significativo de 283.567 votos.

Confira abaixo a lista com nomes e números oficiais divulgados pela Justiça Eleitoral de Pernambuco


DEPUTADOS ETADUAIS ELEITOS E SUAS COLIGAÇÕES:

Frente Popular de Pernambuco: 26 deputados
1. Presbitero Adalto Santos (PSB) – 158.874 votos
2. Raquel Lyra (PSB) – 80.879 votos
3. André Ferreira (PMDB) – 74.448 votos
4. Simone Santana (PSB) – 73.178 votos
5. Joaquim Lira (PSD) – 67.584 votos – 67.584votos
6. Rodrigo Novaes (PSD) – 64.456 votos
7. Alberto Feitosa (PR) - 62.332 votos
8. Nilton Mota (PSB) - 60.787 votos
9. Lucas Ramos (PSB) – 58.515 votos
10. Waldemar Borges (PSB) – 57.539 votos
11. Miguel Coelho (PSB) – 55.172 votos
12. Francismar (PSB) – 53.015 votos
13. Eriberto Medeiros (PTC) – 52.559
14. Lula Cabral (PSB) – 50.886
15. Henrique Queiroz (PR) – 50.882 votos
16. Vinícius Labanca (PSB) – 49.450 votos
17. Clodoaldo Magalhães (PSB) – 48.729
18. Claudiano Filho (PSDB) - 48.459 votos
19. Aluísio Lessa (PSB) – 48.162 - votos
20. Priscila Krause (DEM) – 47.882 - votos
21. Aglailson Júnior (PSB) – 44.781 - votos
22. Diogo Moraes (PSB) – 44.562 votos
23. Rogério Leão (PR) – 44.145 votos
24. Ângelo Ferreira (PSB) – 42.640 votos
25. Tony Geal (PMDB) – 42.152 votos
26. Ricardo Costa (PMDB) – 41.140 votos
-------------------------------------------------------------------------------------
Pernambuco vai mais longe: 12 deputados
1. Guilherme Uchôa (PDT) – 69.785 votos
2. Silvio Costa Filho (PTB) – 67.791
3. Odacy Amorim (PT) – 61.772 votos
4. Manoel Santos (PT) – 55.310 votos
5. Bispo Ossesio Silva (PRB) – 49.993 votos
6. Júlio Cavalcanti (PTB) – 47.685
7. Álvaro Porto (PTB) – 44.622
8. José Humberto Cavalcanti (PTB) – 43.603
9. Romário (PTB) – 42.115
10. Pedro Serafim Neto (PDT) – 41.405 votos
11. Teresa Leitão (PT) – 38.470 votos
12. Augusto César (PTB) – 37.410 votos
-------------------------------------------------------------------------------------
Pernambuco que eu quero: 5 deputados
1. Pastor Cleiton Collins (PP) – 216.874 votos
2. Zé Maurício (PP) – 27.815
3. Dr. Valdi (PP) – 25.550 votos
4. Everaldo Cabral (PP) – 20.062 votos
5. Soldado Joel da Harpa (PROS) – 19.794
-------------------------------------------------------------------------------------
Frente pela redução da carga tributária: 2 deputados
1. Socorro Pimentel (PSL) – 42.101 votos
2. Eduíno (PHS) – 30.115 votos
-------------------------------------------------------------------------------------
Unidos pela redução da carga tributária: 2 deputados
1. Beto Accioly (SD) – 24.840 votos
2. Professor Lupércio (SD) – 24.739 votos
-------------------------------------------------------------------------------------
Mobilização por poder popular: 1 deputado
1. Edilson Silva (PSOL) – 30.435
-------------------------------------------------------------------------------------
Unidos pela redução dos impostos: 1 deputado
1. João Eudes (PRP) – 27.660 votos
-------------------------------------------------------------------------------------


DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS E SUAS COLIGAÇÕES:

Frente Popular de Pernambuco: 18 deputados
1º - Eduardo da Fonte (PP) - 283.567 votos
2º - Pastor Eurico (PSB) - 233.762 votos
3º - Jarbas (PMDB) - 227.470 votos
4º - Felipe Carreras(PSB) - 187.348 votos
5º - Anderson Ferreira (PR) - 150.565 votos
6º - Daniel Coelho (PSDB) - 138.825
7º - Bruno Araújo (PSDB)- 131.768 votos
8º - João Fernando Coutinho (PSB) - 120.059 votos
9º - Sebastião Oliveira (PR) - 115.926 votos
10º - Danilo Cabral (PSB) - 113.588 votos
11º - Fernando Filho (PSB) - 112.684 votos
12º - Tadeu Alencar (PSB) - 102.669
13º - Gonzaga Patriota (PSB) - 101.452 votos
14º - Andre de Paula (PSD) - 100.875 votos
15º - Marinaldo Rosendo (PSB) - 97.380 votos
16º - Betinho (PSDB) - 97.269 votos
17º - Mendonça Filho (DEM) - 88.250 votos
18º - Luciana Santos (PC do B) - 85.053 votos
-------------------------------------------------------------------------------------
Pernambuco vai mais longe: 6 deputados
Silvio Costa (PSC) - 103.461 votos
Adalberto Cavalcanti (PTB) - 99.912 votos
Zeca Cavalcanti (PTB) - 97.057 votos
Ricardo Teobaldo (PTB) - 92.262 votos
Wolney Queiroz (PDT) - 86.739 votos
Jorge Côrte Real (PTB) - 86.023 votos
-------------------------------------------------------------------------------------
Juntos pelo imposto único: 1 deputado
Kaio Maniçoba (PHS) - 28.585 votos
-------------------------------------------------------------------------------------
Da redação:
Texto: Gidi Santos
Imagens: Divulgação / Aluísio Moreira