quinta-feira, 25 de setembro de 2014

CONSELHO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL QUER AMPLIAR PRAZO DE PAGAMENTO PARA EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS DO APOSENTADO

                                                                                      Imagem / Reprodução Internet

O Conselho Nacional de Previdência Social aprovou hoje (25) resolução que recomenda ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) elevar de cinco para seis anos o prazo máximo para pagamento das operações de empréstimo e de cartão de crédito relativas a crédito consignado dos aposentado e pensionistas. Para que passe a valer, a medida ainda precisa ser regulamentada.

O secretário de Políticas de Previdência Social do governo federal, Benedito Adalberto Brunca, disse que a elevação do prazo para quitar o empréstimo tem o objetivo de aquecer a retomada do crédito. “Houve um debate em termos de governo, de medidas que pudessem aquecer a retomada do crédito, da oferta. No nosso caso, o sentimento foi da possibilidade de avançarmos um ano [na ampliação do prazo], mantendo necessariamente a mesma taxa de juros que o conselho atualmente fixa”, explicou.

O conselho fixa em 2,14% ao mês o teto da taxa de juros para o empréstimo e em 3,06% ao mês para o cartão consignado. Segundo Benedito Brunca, dos 25 milhões de beneficiários que reúnem as condições necessárias para obter crédito consignado, cerca de 55% deles utilizam esse recurso.

O secretário disse que o conselho optou por ampliar o prazo em 12 meses e não por um período maior por cautela. “Por conta do perfil do público, há necessidade de que a gente tome as cautelas necessárias para fazer esse estímulo dentro de um critério de maior controle de segurança”, explicou. Segundo Benedito Brunca, a expectativa é que a medida entre em vigor em breve.

A margem consignável, que é o valor máximo da renda a ser comprometida, não pode ultrapassar 30% do valor da aposentadoria ou pensão recebida pelo beneficiário.


Fonte/ Agência Brasil
          Imagem/ Reprodução

BANCÁRIOS EM GREVE A PARTIR DE TERÇA-FEIRA (30), PERNAMBUCO ESTÁ FORA


Sindicatos de bancários em ao menos 19 estados mais o Distrito Federal decidiram em assembleias realizadas nesta quinta-feira (26) entrar em greve a partir da próxima terça (30), com duração indeterminada, informou em comunicado a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Os sindicatos reivindicam reajuste salarial de 12,5% e melhorias nas condições de trabalho. Segundo a Contraf-CUT, os trabalhadores recusaram proposta de 7% de reajuste apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na última sexta-feira (19). Funcionários dos bancos públicos também rejeitaram as propostas feitas pelas instituições para as pautas de reivindicações específicas.

Os estados em que sindicatos decidiram aderir à greve foram, além do Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Pará, Roraima, Acre, Sergipe, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.

Fonte/ G1
          Imagem/ Reprodução

COMPESA TEM O SEGUNDO PROJETO MAIS IMPORTANTE PARA O BRASIL; O "PROGRAMA CIDADE SANEADA"


O Programa Cidade Saneada, parceria público-privada feita pelo Governo de Pernambuco através da Compesa, foi escolhido como o segundo empreendimento mais importante para o desenvolvimento do país. O levantamento, apresentado pela revista Exame, analisou 1.500 obras em andamento e previstas para os próximos anos no Brasil, e selecionou as 15 que deveriam ser tratadas com prioridade absoluta pela relevância que têm para o crescimento sustentável nacional. O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (24), no Rio de Janeiro, durante fórum promovido pela revista Exame. O Cidade Saneada está em execução há pouco mais de um ano e prevê um investimento de R$ 4,5 bilhões em obras de construção de novos sistemas de coleta e tratamento de esgoto e ampliação/recuperação dos sistemas existentes. A PPP do Saneamento irá contemplar 14 municípios da Região Metropolitana do Recife, além da cidade de Goiana, na Mata Norte, um projeto que está sendo tocado pela Compesa em parceria com a Odebrecht Ambiental.

Para selecionar os empreendimentos, foram indicados especialistas de cada setor envolvido, como os de saneamento, transportes e energia, e as macro-tendências mundiais que devem nortear os governos das maiores economias até o ano de 2030. Pesaram na escolha fatores como a necessidade de infraestrutura nos centros urbanos e o aumento da demanda por serviços públicos de melhor qualidade. Nas contas feitas pela consultoria, para tirar as 1.500 obras do papel, será preciso investir cerca de R$ 1 trilhão. Desse total, o país já investiu 28%. 

Além do Programa Cidade Saneada, outra obra do setor de saneamento aparece entre as 15 mais importantes. Trata-se do Tratamento e Abastecimento de Água São Lourenço, na Grande São Paulo, tocada pela Sabesp e que ficou em 4º lugar. Assim como o Cidade Saneada tocado pela Compesa, também é uma parceria público-privada. “Ficamos muito satisfeitos de ter a nossa PPP sendo reconhecida como uma das mais importantes para o país. Pela sua complexidade, tem sido referência no setor de saneamento, que precisa de um choque de gestão e de novos modelos de financiamento para resolver o grave déficit existente no país”, declarou Roberto Tavares, presidente da Compesa.

O Programa Cidade Saneada, em vigor desde julho de 2013, pretende dotar, em 12 anos, as cidades da RMR e Goiana com 90% de cobertura e 100% de tratamento de esgoto, beneficiando mais de 3,7 milhões de pessoas.

Fonte / Compesa
          Imagem / Reprodução

UPE ESCOLHE NOVO REITOR E VICE NESTA TERÇA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO; VOTAÇÃO SERÁ EM ÚNICO TURNO

                                                                                               Imagem / Assessoria UPE

Na próxima terça-feira (30), a comunidade acadêmica da Universidade de Pernambuco (UPE) vai escolher seu novo reitor e vice-reitor, para o quadriênio 2015-2018. A votação acontece em todas as unidades de ensino e também nos hospitais que compõem a instituição, no horário das 7h às 21h.

A votação será realizada num único turno. Concorrem  aos cargos de reitor e vice, respectivamente, os professores Emanuel Dias e Pedro Alcântara; Belmiro Cavalcanti e Mauro Barros; e Pedro Falcão e Maria do Socorro Cavalcanti. O voto será manifestado diretamente nas urnas através de cédula única, impressa com os nomes dos candidatos a reitor e vice, posicionados através de sorteio.

O reitor e o vice serão eleitos entre os membros da carreira do magistério superior em efetivo exercício na UPE, pelos professores, servidores técnicos-administrativos e estudantes, sob regime de voto direto e secreto, obedecidos os princípios da proporcionalidade e da paridade.

No dia 02 de outubro, o resultado será divulgado pela comissão eleitoral, no site da UPE. Será considerada eleita a chapa que obtiver o maior índice de votos. A homologação do resultado eleitoral pelo Consun será no dia 31 de outubro deste ano. O atual reitorado dos professores Carlos Calado (reitor) e Rivaldo Mendes (vice) termina em 31 de dezembro.
                                                                                           Imagem / UPE Recife


SERVIDORES FAZEM PROTESTO:

      Servidores da Universidade de Pernambuco (UPE) realizaram um ato de protesto na manhã desta quinta-feira (25) no Recife para pedir reajuste salarial e melhores condições de trabalho para a categoria. A mobilização partiu de três dianteiras.

Os servidores formaram grupos que se concentraram na frente das três unidades de saúde que compõem o complexo hospitalar da universidade: o Hospital Osvaldo Cruz, o Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco e o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros.

Os manifestantes saíram em passeata até a reitoria da instituição onde se reuniram com o reitor em exercício. Os servidores pedem ainda a conclusão da UTI materna e a CME da maternidade.

Fonte / UPE/CBN
          Imagens: UPE/CBN

100% GRATUITO E A DISTÂNCIA; CURSO DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS AINDA COM INSCRIÇÕES ABERTAS


As inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas foram prorrogadas para até o dia 30 de setembro. Totalmente gratuito e ministrado a distância, o curso é ofertado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual).

Para se inscrever, os interessados devem acessar os formulários eletrônicos e editais disponíveis na página www.pse.virtual.ufc.br. Preferencialmente, a escola deve indicar o número mínimo de cinco educadores para a realização do curso. Porém, já é permitida a inscrição de um único membro ou um número inferior a cinco educadores, desde que haja, primeiramente, o cadastramento da escola.

O objetivo do aperfeiçoamento é contribuir para que cada escola pública exerça a promoção da saúde e o fortalecimento da prevenção ao uso de drogas como política pública no contexto educativo.

Ao todo, são 10 mil vagas abertas para os estados do Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí. As vagas são destinadas a gestores, professores e demais atores escolares, mas também há vagas para reserva social, que inclui agentes sociais, como integrantes do Conselho Escolar, gestor ou técnico das secretarias estaduais e municipais de Educação, profissional do sistema de justiça e integrante do Conselho Tutelar, entre outros.

O curso tem carga horária de 180h, sendo 120h referentes aos módulos teóricos e orientações para desenvolvimento do projeto e as demais 60h para a elaboração do projeto e implementação de ações preventivas no contexto escolar.
Mais informações em www.pse.virtual.ufc.br.

         
         Fonte / Educação - PE
         Imagem / Educação - PE

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO DE CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS 2014

                                                                                                     Imagem / Divulgação

Até o dia 6 de novembro, estão abertas as inscrições para o Edital do Prêmio de Culturas Afro-Brasileiras 2014, que classificará 60 iniciativas culturais, distribuídas nas categorias Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, além de ações de Coletivos Culturais Negros. O prêmio é uma realização da Fundação Cultural Palmares, em parceria com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura (SCDC/MINC).

Podem participar ações, projetos ou atividades que proporcionam a valorização e a preservação das tradições afro-brasileiras, de acordo com a categoria que o interessado (Pessoa Física) ou a entidade social (Pessoa Jurídica) pretende concorrer. A inscrição pode ser feita via postal, onde o proponente deverá enviar todos os documentos constantes no EDITAL devidamente preenchidos e assinados. Pela internet, também é possível fazer a inscrição, conforme as orientações específicas para esta opção, disponíveis no MANUAL.

As premiações, que estão divididas de acordo com as categorias, possuem o valor bruto de R$ 40 mil reais para cada um dos 60 finalistas. A avaliação de cada ação participante será realizada através de uma comissão, a qual estará composta por representantes do Ministério da Cultura, da Fundação Cultural Palmares e estudiosos com a reconhecida competência para julgarem as atividades inseridas nas categorias específicas da premiação.

O resultado preliminar de cada etapa do Prêmio de Culturas Afro-Brasileiras 2014, além de outras informações referente à classificação, serão divulgados no decorrer do processo avaliativo, pelo site: www.palmares.gov.br


Fonte / Cultura - PE
          Imagem / Reprodução

FILMES DE PERNAMBUCO OBTÉM 15 PRÊMIOS NO FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO


Um Viva ao Cinema Pernambucano! Em mais uma edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Pernambuco foi destaque. Os filmes Brasil S/A, Ventos de Agosto, Loja de Répteis e Sem Coração (todos incentivados pelo Funcultura), receberam um total de 15 prêmios.

Confira a lista dos pernambucanos premiados:

FILMES DE LONGA-METRAGEM:

Melhor direção – Marcelo Pedroso, por Brasil S/A
Melhor atriz – Dandara de Morais, por Ventos de Agosto
Melhor roteiro – Marcelo Pedroso, por Brasil S/A
Melhor fotografia– Gabriel Mascaro, por Ventos de Agosto
Melhor trilha sonora – Mateus Alves, por Brasil S/A
Melhor som – Pablo Lamar, por Brasil S/A
Melhor montagem – Daniel Bandeira, por Brasil S/A

FILMES DE CURTA-METRAGEM:

Melhor filme – Sem coração, de Nara Normande e Tião
Melhor direção – Nara Normande e Tião, por Sem coração
Melhor fotografia – Beto Martins, por Loja de répteis
Melhor direção de arte – Juliano Dornelles, por Loja de répteis
Melhor trilha sonora – Piero Bianchi, Vinícius Nunes e Mateus Alves, por Loja de répteis
Melhor montagem – Nara Normande e Tião, por Sem coração

PRÊMIO CANAL BRASIL:
Sem coração, de Nara Normande e Tião

PRÊMIO VAGALUME:
Melhor filme de longa-metragem: Ventos de Agosto, de Gabriel Mascaro



                                Filme Ventos de Agosto - Gabriel Mascaro
                                    Filme Loja de Répteis - Pedro Severien
                                      Filme Brasil S/A - Marcelo Pedroso
                               Filme Sem Coração - Nara Normande e Tião


      Fonte / Cultura - PE
      Imagens / Cultura - PE