domingo, 21 de setembro de 2014

GARANHUNS CONTA DESDE SETEMBRO COM NOVA CLÍNICA DE PSICANÁLISE E HIPNOTERAPIA

                                                                                                             Foto / Selma Melo
                                                                   Dr. Gilberto Nunes

Surge em Garanhuns mais uma clínica com a finalidade de disponibilizar grandes profissionais nas áreas de Psicanálise e Hipnoterapia. A clínica fica localizada no "Beco do Bispo", Empresarial C. Aprígioo, nº 53, e conta com  profissionais em atendimento diário. O espaço é agradável, amplo e o usuário dispõe de sigilo e atendimento personalizados. Entre os profissionais está o Dr. Gilberto Nunes, Historiador, Assistente Social e estudioso no segmento humano há muito tempo, onde se destaca pelo compromisso social e humano trazendo para a clientela bastante credibilidade e confiabilidade, totalmente inquestionáveis. Gilberto atende todas as segundas-feiras a partir do meio dia e as quintas-feiras no horário noturno.

Crescer rápido não é amadurecer. No amadurecimento, na saúde emocional, somos capazes de retornar à memória corporal dos primeiros tempos, buscando acolhimento diante dos momentos de crise. A regressão positiva é o maior testemunho de um eu bem constituído. O tempo, para o inconsciente, não passa. Quando o eu se estrutura pelo atravessamento dos conflitos infantis, é possível ir e vir no tempo do inconsciente: torna-se possível resgatar-se para poder continuar. Saúde emocional não é ausência de conflitos. 

(Evelin Pestana, Casa Aberta - Página, Psicanálise, Arte e Educação - postagem trabalhada no Café com Freud, "Édipo, Eros e as armadilhas do amor", em 06/5, na Casa Aberta, SP).

ENTENDEDO O QUE É PSICANÁLISE:

A Psicanálise foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud, com o objetivo de tratar desequilíbrios psíquicos. Este corpo teórico foi responsável pela descoberta do inconsciente – antes já desbravado, porém em outro sentido, por Leibniz e Hegel -, e a partir de então passou a abordar este território desconhecido, na tentativa de mapeá-lo e de compreender seus mecanismos, originalmente conferindo-lhe uma realidade no plano psíquico. Esta disciplina visa também analisar o comportamento humano, decifrar a organização da mente e curar doenças carentes de causas orgânicas.

Freud foi inspirado pelo trabalho do fisiologista Josef Breuer, por seus trabalhos iniciais com a hipnose, que marcaram profundamente os métodos do psicanalista, embora mais tarde ele abandone essa terapêutica e a substitua pela livre associação. Ele também incorporou à sua teoria conhecimentos absorvidos de alguns filósofos, principalmente de Platão e Schopenhauer. Freud interessou-se desde o início por distúrbios emocionais que na época eram conhecidos como ‘histeria’, e empenhou-se para, através da Psicanálise, encontrar a cura para estes desajustes mentais. Desde então ele passou a utilizar a arte da cura pela fala, descobrindo assim o reino onde os desejos e as fantasias sexuais se perdem na mente humana, reprimidos, esquecidos, até emergirem na consciência sob a forma de sintomas indesejáveis, por uma razão qualquer – o Inconsciente.

Da redação;
Texto: Selma Melo
Edição: Gidi Santos

SIVALDO ALBINO MUITO PRÓXIMO DA ALEPE; CANDIDATO A PREFEITO EM 2016?

                                                                                            Foto / Divulgação Facebook

A política é realmente fascinante. Além-claro, de brilhantemente variável. Quando estamos no jogo, nos referindo a captar, entender, acompanhar, produzir e efetivamente transparecer os movimentos sinuosos que ela conduz o povo, fica mais evidente o quanto política está em todos os meios e aspectos da sociedade humana.

Ela deve ser entendida como ciência, porquê não? Afinal de contas, ela contabiliza, dá entendimento, dá sentimento social, urbano ou rural, mede condições, acolhe enfrentamentos, estrutura, da logística ao funcionamento de coisa obsoletas e afins.

Com seu próprio método ela agrega ou desagrega, visto opostos como em qualquer coisa que emana vida. Desta feita, não seria diferente em Garanhuns. Ela corrobora assim como em outros municípios movimento arrebatador, até mesmo naqueles que crucialmente e existencialmente nada pretendem produzir enquanto pessoas públicas.

Cativa, se insinua, distrai, enaltece, mexe emocionalmente, e no seu encontramento direto escolhe quem virá se tornará líder e gestor de algo ou alguma coisa. Requer braço firme, a pressão é diária, não admite erros; não admite falhas. Se acontecer, seja maior, a longo e rasos passos se formará a grandeza de sua jornada.

A política no contexto geral é um grande ensinamento de como nós seres humanos, passamos de mortais a “imortais”, de comuns a grandes detentores de legados, é o que separa homem do que não pode ser medido: é o que move estático, quando em estado obsoleto.

                                                                          Foto / Divulgação Facebook

Sivaldo Rodrigues Albino é jovem, foi vereador por quatro oportunidades em Garanhuns, somou recursos para realização da obra que nos trouxe a nova sede da Câmara de Vereadores. Concorre pela segunda vez a uma vaga na Assembleia Legislativa do estado.

Progressista, formou e forma a cada dia base na cidade, com seu passado e recente histórico quando de sua imbatível oposição ao executivo local (diga-se de passagem, não é nada fácil ser oposição).

Sivaldo já demonstrou em diversas ocasiões que tipo de homem público é: o que vai para o debate, que não se esconde atrás de guia eleitoral, tem respaldo, articulação e desenvoltura política. Quanto mais pressionado mais ele expõe força e discernimento.

          PÓS-ELEIÇÃO 2014:

Imaginemos um cenário pós-eleições 2014, Sivaldo sagrando-se Deputado Estadual e Paulo Câmara Governador, junto a Zé da Luz, o grupo capitalizado FTB e demais apoios. Onde isso pode levar? A uma possível e evidente candidatura do progressista ao cargo de prefeito de Garanhuns. E quem duvida que ele possa chegar lá?

          FAZENDO AS CONTAS:

Façamos as contas, de uma maneira pragmática; a assessoria e coordenação da campanha de Albino acredita que ele precisa de pouco mais de 25 mil votos para ser eleito deputado estadual. Ele obteve pouco mais de 10 mil votos em sua última candidatura. Imaginemos que Zé da Luz consiga transferir todos os votos que obteve aqui para Sivaldo, 15 mil, com isso Albino seria novo deputado eleito, radicado em Garanhuns.
                                                                                                 Foto / Divulgação Facebook

Bom, essas não são contas que são calculadas facilmente. Ninguém transfere 100% de seus votos para um candidato que está apoiando, daí então toda a contribuição de outros apoios de campanha. Cidades circo-vizinhas engajadas, novas e antigas lideranças, expansão de seus correligionários etc. Albino conta hoje com 27 cidades lhe apoiando e abriu recentemente comitê em Canhotinho.

          FALA GIDI SANTOS:

O Fato é que se apresenta um grupo político em nossa cidade, que aparentemente pré-dispõe-se a fazer oposição ao PTB e Izaías, acreditamos que já na próxima eleição municipal em 2016, ano inclusive de Olímpiadas no Brasil. Assim acontecendo, o quadro democrático somente ganha, pois já está mais do que evidenciado que em governos que somam somente apoios, não se vê na prática a essência democrática e republicana sendo realizadas. 

          Não há de se dizer que: quando todos concordam o horizonte se apresenta da melhor forma, não é isso que a história política brasileira nos mostra no passado recente.

Outra coisa, cá entre nós, alguém duvida que essa força surja, movimente, vingue, e possa, no mínimo mexer com as “bases” atuais no município? Repercute agora e em 2016 como será?

Da redação;
Texto: Gidi Santos

EMPRESA BRAVO SEGURANÇA DECLARA APOIO A CANDIDATURA DE DR.ª CLAUDOMIRA ANDRADE

                                                                                         Foto / Divulgação Facebook 
                                 Centro Claudomira, a esquerda Robson, a direita Rubens

A Bravo Segurança, empresa genuinamente Garanhunense, dos irmãos Robson e Rubens, líder no mercado, declarou apoio incondicional a candidata a Deputa Federal Dr.ª Claudomira Andrade (PRP).

A empresa que atua na cidade e região a aproximadamente 4 anos tem vasta experiência na prática de monitoramento de domicílios e comércios com sistemas eletrônicos digitais de segurança, além de também atuar com serviço de última geração de rastreamento de veículos automotores.

Robson, um dos proprietários relata que é essencial o apoio a um candidato da terra quando visualizada a carência do município por não ter um representante na Câmara Federal.

“A Doutora Claudomira é gente da gente, conhece nossas necessidades, vive nosso dia-dia e estará engajada em Brasília em prol de Garanhuns e região”, afirma Robson.

Além de conquistas na cidade a candidata do PRP vem captando diversos apoios por onde passa, reafirmando seu compromisso com questões sociais, crescendo sua base nas caminhadas.

O blog apurou que em pesquisas internas de intenção de voto, Claudomira figura muito bem e pode ser uma surpresa em 2014.

FALA GIDI SANTOS:

Tive o privilégio, e a grata satisfação de poder trabalhar por rápidos e bons dois anos nessa empresa que engrandece nossa cidade. Por lá fiz amigos. Contribui no que me coube, realizando um serviço de excelência e profissionalismo. Reconheço na Bravo, acima de tudo, um papel fundamental na geração de emprego e renda, além de força no tocante ao empreendedorismo.

Registro o dinamismo, coragem e determinação dos seus proprietários de contribuir direto e indiretamente para distribuição de renda, além-claro de promover substancialmente aprimoramento em tecnologias modernas, sendo pioneira e visionária empregando-as em Garanhuns. 

Da redação;
Texto: Gidi Santos

O MELHOR PAI DO MUNDO: ALFREDO REGIVALDO DOS SANTOS (REGI SANTOS)


Peço permissão aos leitores, admiradores e amigos, que seguem, estimulam, compartilham e são efetivamente assíduos do blog do Gidi Santos, cordialmente para abrir um parêntese, no dia de hoje 21 de setembro de 2014, data especial por ocasião do aniversário do meu maior símbolo de homem, de minha maior referência em vida, meu Pai: Alfredo Regivaldo dos Santos.

Natural do sítio Mimoso, Agreste de Pernambuco, trabalhou desde muito cedo e quando menino sonhava em trabalhar para seu estado, assim como muitas outras crianças de sua época. Obstinado, viria a conseguir sua entrada nos idos dos anos de 1980, quando prestando concurso público foi aprovado, nomeado, em seguida indo para exercício de função, permanecendo até hoje nos quadros efetivos de servidores do estado.

Hoje ao completar mais um ano de vida (58) ele revigora em mim a condição que assumi há anos atrás quando entrei para a prática Jornalística, de prestação de serviço público e contribuição social, papel que eu e ele desempenhamos, em atividades distintas, para nosso estado e país.

Fica a sensação de ser filho de um herói vivo, não desses de quadrinhos, desses materializados do dia corrido que vivemos. Nas ruas por mais de 30 anos, representando a família pernambucana na busca pela segurança e ordem social foi que seguiram os muitos dias de Trabalho de Alfredo. Pós-reforma continuou e continua a prestar serviço de maneira honrosa ao nosso estado.

Poder passar, até os dias de hoje momentos de intensa alegria com você foi a melhor e possível coisa que Deus pode me ofertar. Receber ensinamentos de um homem íntegro foi acima de tudo, acreditar no bem, comungar e compartilhá-lo dias afora. Poder ordenar e nortear, diante dos contextos, formando opinião da comunidade através de suas bases familiares é a maneira que tenho de reconhecer, agradecer e homenagear, senão o maior, o melhor Pai do mundo... Alfredo Regivaldo dos Santos.

Da Redação;
Texto: Gidi Santos

PAULO CÂMARA EXALTA PARTICIPAÇÃO POPULAR EM BRASÍLIA TEIMOSA

                                                                                      Foto / Laila Santana / Folha-PE

O candidato ao governo do Estado Paulo Câmara (PSB) reuniu boa parte da Frente Popular em caminhada no bairro de Brasília Teimosa, neste domingo (21). O grupo liderado pelo socialista exaltou a participação da população no ato político. O local é símbolo da gestão petista, por contas das obras feitas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no começo da administração do líder mor do PT, em 2003. Além do ex-secretário, estavam presentes o postulante ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB), o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e outros candidatos à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa do Estado (Alepe).

“É a maior caminhada que eu já presenciei aqui desde 2006. Encontrei um sentimento bom nas pessoas. Sentimento que as pessoas querem de continuar a forma governar que Eduardo (Campos) implantou aqui. Encontrei bons sentimentos, energia positiva. Senti que minha candidatura está sintonizada com os sentimentos de cada um”, relatou Paulo Câmara, em entrevista à imprensa, logo depois da caminhada.

No seu discurso, o socialista voltou a criticar os seus principais concorrentes ao pleito. “Nossos adversários estão desesperados. Agora vamos fazer 14 dias de boa política”, disse o candidato, em referência aos dias que faltam para o pleito.

Apesar de ser um reduto do PT, poucos materiais dos candidatos da coligação Pernambuco Vai Mais Longe estavam espalhados pelo bairro. Até na orla do local, onde foram retiradas as palafitas na época do governo de Lula, a maioria das peças de campanha eram da Frente Popular.  Pouco lembrava a vinda da comitiva nacional petista e de seus aliados no Estado ainda no começo deste mês, quando foi realizado um ato político em prol das postulações de Armando Monteiro Neto (PTB) ao Governo do Estado e da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).

Folha - PE

PARADA DA DIVERSIDADE; 600 MIL PESSOAS EM BOA VIAGEM AFIRMAM OS ORGANIZADORES

                                                                                                               Foto / JC Online

Tomando a Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, a 13ª Parada da Diversidade reuniu, neste domingo (21), milhares de pessoas. Com o tema “Onde houver ódio, que eu leve o amor”, transexuais, gays, lésbicas e simpatizantes reforçam a luta contra a homofobia. A manifestação seguiu até às 17h, quando a marcha colorida e animada chegou à frente da Padaria Boa Viagem, num trajeto de quase quatro quilômetros, segundo guardas municipais.

A festa organizada pelo Fórum LGBT de Pernambuco começou no Parque Dona Lindu. A concentração, iniciada às 9h da manhã,  teve como atrações shows das bandas Takitá, que tem a vocalista transexual Paulinha Delícia, e Santa Clara. Ainda no palco do parque, houve um espetáculo de balé infantil e discursos pró criminalização da homofobia. O ator Sérgio Mambert, ex-diretor do Ministério da Cultura, também foi homenageado, pelo apoio à diversidade. Está no Recife participando da campanha de Armando Monteiro a governador do Estado e deu uma passada na Praia de Boa Viagem para reforçar a luta do Fórum LGBT.

                                                                              Foto / Marina Mahmood / Folha-PE

Fantasiados ou não, os manifestantes cantaram, dançaram e defenderam em discurso ou faixas os seus direitos. Houve homenagens ao Papa Francisco, que é contra a interferência da Igreja na vida dos homossexuais, e críticas às bancadas evangélicas nas casas legislativas, que tentam barrar a criminalização da homofobia. Uma bandeira de mais de 15 metros de comprimento, com as cores do arco-íris, abriu a parada.

A Parada da Diversidade contou com o desfile de 12 trios elétricos com várias atrações. Cada um dos trios representou as seguintes denominações: Grupo Gay Leões do Norte; CECH - Centro estadual de combate a Homofobia – Sec. Direitos Humanos de PE; Boate Metrópole; Instituto PAPAI; Fórum LGBT (garantindo as falas de ordem política); Banda Balada e Beijo com Serginho; Instituto José Ricardo e Grupo Mães pela Igualdade; Prefeitura – DST/AIDS; Amigos LGBT; Coletivo de Lésbicas; Boate The Birdcage – Olinda; e, pela primeira vez, o trio da ONG Amotrans. Neste último, o tema foi Anos 60 e o som ficou a cargo do Dj Toninho Pride.
                                                                                               Foto / JC Online

A organização falou em 600 mil pessoas na Parada da Diversidade. "A quantidade de público não é o mais importante. A realização é o mais positivo. Reforça a nossa luta contra o preconceito e a defesa da criminalização da homofobia", ressalta Tiago Rocha, da coordenação do Fórum LGBT de Pernambuco. 

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) realizou um esquema especial de trânsito para agilizar a circulação dos ônibus que passaram pela área. Para auxiliar no monitoramento das vias e dar suporte aos motoristas, duzentos e dez agentes da CTTU cobriram a região. Os bloqueios foram retirados conforme a passagem do desfile.

Ne10

ARMANDO CRITICA PREFEITOS DA FRENTE POPULAR

                                                                                                      Foto / Jedson Nobre

Em carreata realizada pelos municípios de Olinda e Paulista, neste domingo (21), o candidato ao governo do Estado pela coligação Pernambuco Vai Mais Longe, Armando Monteiro Neto (PTB), criticou a situação da infraestrutura das cidades vizinhas ao Recife. Segundo ele, apesar da quantidade significativa de recursos, poucas intervenções são feitas na região. As cidades são administradas por prefeitos da Frente Popular.

“A gente vê ali em Jardim Atlântico (bairro de Olinda) e outras áreas totalmente abandonadas. Aquela área do canal. O que a gente verifica é muita desatenção do poder público municipal”, relatou o Armando, numa crítica ao prefeito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB).

A capital pernambucana também não ficou de fora das criticas do petebista.  “Nós também estamos vendo no Recife problemas de limpeza urbana, áreas que onde a prédio com mato na porta. Há tanta obra nova e se descuida inteiramente do que já existe”, relatou.

O ato político teve cinco horas de duração e contou com a presença do senador Humberto Costa e de candidatos à Câmara Federal e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Por conta da duração da carreata, o evento político que seria realizado no bairro do Recife, na tarde deste domingo, acabou sendo cancelado.


Folha - PE

RENATA CAMPOS ESTARÁ NO GUIA ELEITORAL DE PAULO CÂMARA ESSA SEMANA

                                                                                               Foto / Clemilson Campos

O candidato ao governo do Estado pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), deve utilizar a imagem da mulher de Eduardo Campos, Renata Campos, nos últimos programas eleitorais. Faltando apenas cinco vinculações para irem ao guia nos próximos dias, o depoimento de Renata servirá para reforçar a ligação entre o ex-governador e Câmara.

Renata Campos deve aparecer no programa da Frente Popular ainda está semana. O guia eleitoral será exibido até o próximo dia 2 de outubro, três dias antes do pleito. Ela gravou a sua participação na propaganda no último sábado (20).

Depois da morte de Eduardo Campos no último mês de agosto, Renata Campos virou uma das peças-chaves para a campanha de Paulo Câmara. A comoção com o acidente que vitimou o líder do PSB acabou acelerando a vinculação da imagem de Câmara e Eduardo.

          Os filhos do ex-governador também estão comparecendo em atos políticos da Frente Popular. Vale lembrar que eles já marcavam presença em eventos da aliança antes mesmo da morte do líder do PSB.  João Campos, o filho mais velho da família, é o que está mais engajado na campanha. Ele já esteve presente em vários atos da base aliada.

Folha - PE

DILMA NEGA SUCATEAMENTO DO IBGE

                                                                            Foto / Divulgação / Presidente Dilma

A presidenta Dilma Rousseff disse neste domingo (21) que não vê “problemas de gestão” no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nem sucateamento da instituição. Na última sexta-feira (19), o instituto admitiu que errou ao divulgar dado da Pesquisa Nacional sobre Amostra de Domicílios (Pnad), segundo o qual a desigualdade social tinha voltado a crescer no Brasil e divulgou novo número, que mostra leve queda do indicador do ano passado para cá.

Em entrevista coletiva no Palácio da Alvorada, a presidenta disse que o número de funcionários do IBGE subiu 7% entre o governo do ex-presidente Lula e o dela e ressaltou que o conselho diretor do instituto é formado por seus próprios funcionários, sem ingerência governamental. Segundo Dilma, foram criadas duas comissões para apurar a divulgação dos números errados. Uma, de “especialistas independentes, investigará se o padrão técnico da pesquisa foi cumprido” e outra, de sindicância do próprio governo, vai apurar responsabilidades. Os resultados devem ser divulgados em 30 dias.

Sobre a declaração da presidenta do instituto, Wasmália Bivar, de que não se sente confortável no cargo depois dos erros, a presidenta disse que se trata de uma questão pessoal e que não irá julgar antes das apurações. “Até agora, não vi nenhum problema de gestão. Eles têm um problema, sim, de querer fazer simultaneamente várias pesquisas. Tem hora que querem fazer de um jeito, tem hora que querem fazer de outro. Agora, o governo não escolheu a data de divulgação, nós ficamos sabendo junto com vocês [imprensa], na mesma hora.”


Folha - PE