sexta-feira, 19 de setembro de 2014

SOLIDARIEDADE MARCA SEMANA NA GRE AGRESTE MERIDIONAL


A GRE Agreste Meridional, através do Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS), em parceria com o Hemope desta mesorregião, está realizando desde o último dia 10 de setembro uma campanha de sensibilização e captação de doadores de sangue para o hemocentro. A ação culminou hoje semana passada com uma doação coletiva.

Para o objetivo de estimular a doação entre os servidores da Regional, o NAS utilizou uma estratégia diferenciada este ano. Foi realizada uma palestra informativa e peças visuais foram posicionadas nas salas e nos corredores da GRE. Além disto, a campanha solicitou aos servidores que, por diversos motivos, não possam ser doadores, sensibilizem um familiar ou amigo apto para ser doador e lhe representar na campanha. 



A parceria da GRE Agreste Meridional com o Hemope está apenas começando. “Em breve, a captação de novos doadores alcançará as escolas estaduais da região e esperamos que seja um grande movimento em prol da vida com o Projeto Doadores do Futuro, no qual, os alunos serão sensibilizados a serem os doadores do amanhã”, acrescenta Lorena Ramos, Assistente Social do NAS.

LUCIANA GENRO VEM AO RECIFE NO PRÓXIMO DIA 24 DE SETEMBRO

                                                                               Foto / Divulgação / Luciana Genro

A candidata a presidente da República pelo PSOL, Luciana Genro, fará na próxima quarta-feira (24) sua primeira visita a Pernambuco nesta campanha. A agenda no Recife inclui almoço para discutir as pautas feministas, caminhada na Boa Vista com os candidatos ao governo, Zé Gomes, e ao Senado, Albanise Pires, e sabatina na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
A primeira atividade começa às 12h30 e está sendo promovida pela candidatura de Albanise ao Senado. Durante o almoço, será discutida a agenda feminista em pauta no Congresso Nacional. A caminhada na Boa Vista, que reunirá ainda candidatos a deputado estadual e federal e militantes, está marcada para as 16h30, na Rua da Imperatriz. 
A sabatina na Unicap será às 19h, no auditório G2, e terá a mediação do cientista político e assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unicap, Prof. Dr. Thales Castro, e do presidente do DCE, Arison Fernandes.
Agenda da candidata a presidente
Luciana Genro (PSOL)

Quarta-feira
24 de setembro de 2014
12h30 - Almoço e debate, promovido pela candidatura de Albanise Pires ao Senado, sobre a agenda feminista em pauta no Congresso Nacional.
Local: Comitê PSOL/PE - Rua da Santa Cruz, 190 (em frente ao mercado da Boa Vista)

16h30 – Caminhada no bairro da Boa Vista
Local: Rua da Imperatriz

19h – Sabatina na Unicap
Local : Rua do Príncipe, 526, auditório G2 - Boa Vista, Recife 


Assessoria Zé Gomes

CANDIDATOS A GOVERNO DE PERNAMBUCO SÃO SABATINADOS EM BOATE GAY DO RECIFE

                                                                                               Foto / Luna Markman/ G1

O movimento gay Leões do Norte realizou uma sabatina com candidatos ao governo de Pernambuco, na noite desta sexta-feira (19), no Recife. O evento ocorreu na boate Metrópole, conhecida por organizar festas LGBTs, localizada no bairro da Boa Vista, no Centro da capital.

Estiveram presentes Jair Pedro (PSTU), Paulo Câmara (PSB) e Zé Gomes (PSOl). O candidato Armando Monteiro (PTB) foi convidado, mas não compareceu por estar cumprindo agenda de campanha no interior do estado. Vice na chapa de Armando, Paulo Rubem, esteve no local, mas a organização do evento vetou a participação dele.
O debate começou com a exibição de um filme que relatou as dificuldades enfrentadas pela população LGBT. As entrevistas foram feitas em várias cidades pernambucanas, desde julho deste ano.

“Nós conversamos com travestis, lésbicas, gays e surdos que estão fora do movimento, não são as lideranças, pessoas simples e comuns, para saber as reais necessidades. Percebemos que as maiores demandas são educação e emprego", explicou um dos membros da direção do Leões do Norte, Welington Medeiros.

Jair Pedro centrou o discurso na importância da aprovação imediata do projeto de lei da Câmara Federal n° 122, que criminaliza a homofobia no Brasil. "A nossa luta é nacional e, aqui no estado, a mesma coisa, porque, até hoje, quem está pagando muito com a violência é exatamente esse segmento LGBT. É uma média de 22, 24 assassinatos aqui em Pernambuco. Garantir de fato a segurança pública, o emprego para esse segmento e uma saúde pública específica", apontou.

Paulo Câmara destacou a inclusão de estudantes LGBT na rede pública de ensino. "As escolas públicas e técnicas e cursos de qualificação vão oferecer vagas para todos, independente da orientação sexual. Vamos orientar os docentes para que não haja nenhum tipo de preconceito. Vamos fazer uma política pública que seja transversal, que abranja várias estruturas do governo, com a visão única de combater qualquer tipo de homofobia", disse.

Zé Gomes também apoia a luta nacional pela criminalização da homofobia e reforçou a necessidade de fortalecer espaços de participação popular. "A gente precisa avançar na legislação estadual, mas colocar em prática o que já existe em legislação de políticas públicas. Também precisamos de estruturas da segurança pública que garantam o atendimento adequado ao segmento LBGT, com delegacias especializadas e interiorização e regionalização dos centros de referência", elencou.


         G1

MARINA SILVA CANCELA VINDA A PERNAMBUCO

                                                                                   Foto / Reprodução / Marina SIlva

A visita que a candidata à presidência da república pelo PSB, Marina Silva, faria a Pernambuco na próxima terça-feira (23) foi cancelada. A socialista participaria de atos políticos ao lado dos socialistas que disputam a chapa majoritária no estado. Marina Silva visitaria Caruaru e municípios da Região Metropolitana do Recife.

De acordo com a coordenação da campanha presidencial, a ex-ministra vai cumprir agenda no Rio Grande do Sul, provavelmente pela oscilação que apresentou nas últimas pesquisas no estado. Ela deve voltar a Pernambuco ainda no primeiro turno, mas sem data definida.


CBN

PESQUISA DATAFOLHA REVELA MARINA E DILMA TECNICAMENTE EMPATADAS NO SEGUNDO TURNO


Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (19) pelo jornal "Folha de S.Paulo" aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:

- Dilma Rousseff (PT): 37%
- Marina Silva (PSB): 30%
- Aécio Neves (PSDB): 17%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Zé Maria (PSTU): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo/nenhum: 6%
- Não sabe: 7%

* Cada um dos cinco indicados com 0% não atingiu, individualmente, 1% das intenções de voto. Somados, eles têm 1%.

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 10, Dilma tinha 36%, Marina, 33%, e Aécio, 15%.

Segundo o Datafolha, é a primeira vez que Dilma abre vantagem sobre Marina desde a entrada da candidata do PSB na disputa, em agosto, após a morte de Eduardo Campos. A vantagem da petista passou de 3 para 7 pontos.

SEGUNDO TURNO:

O levantamento divulgado nesta sexta indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, as candidatas aparecem empatadas tecnicamente. A candidata do PSB tem 46% e a do PT, 44%. Na semana passada, Marina, com 47%, e Dilma, com 43%, também estavam tecnicamente empatadas.
Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 49% a 39% (49% a 38% na semana anterior).

O instituto também fez uma simulação entre Marina e Aécio. O resultado foi 49% a 35% para a candidata do PSB (ante os 54% a 30% do último levantamento).

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

O Datafolha ouviu 5.340 eleitores em 265 municípios nos dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00665/2014.

ESPONTÂNEA:

Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao entrevistado em quem ele pretende votar, sem apresentar a lista de candidatos), os resultados são os seguintes:

- Dilma Rousseff: 30%
- Marina Silva: 24%
- Aécio Neves: 12%
- Outras respostas: 1%
- Em branco/nulo/nenhum: 6%
- Não sabe: 26%


G1

GOVERNO ESTÁ "CHOCADO" E VAI APURAR ERROS DO IBGE, AFIRMA MINISTRA

                                                                                               Foto / Felipe Matoso/ G1
                                                        Ministra do Planejamento: Miriam Belchior

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou nesta sexta-feira (19) que o governo ficou "chocado" com os erros admitidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e informou que serão criadas duas comissões – uma para avaliar a consistência da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (Pnad) e outra para encontrar as razões da falha e identificar os eventuais responsáveis.

O IBGE anunciou na quinta (18) que a desigualdade de renda proveniente do trabalho aumentou, mas nesta sexta informou que diminuiu. O índice de desigualdade anunciado para 2013 era 0,498 – o número correto, segundo o instituto, é 0,495. O equívoco afetou diversos índices divulgados, como analfabetismo e o índice de Gini, que calcula o nível de desigualdade no país. O valor desse índice varia de zero (a perfeita igualdade) até um (a desigualdade máxima).

“O governo está chocado com esse erro cometido pelo IBGE. Como disse a presidente do IBGE, é um erro gravíssimo e em razão disso o governo decidiu constituir uma comissão de especialistas independentes para avaliar a consistência da Pnad e constituir uma comissão de sindicância para encontrar as razões do erro e, eventualmente, as responsabilidades funcionais do porquê isso aconteceu”, disse a ministra no início da noite em Brasília.

A ministra informou que não há prazo para a conclusão dos trabalhos e que as comissões serão compostas por representantes de quatro ministérios (Planejamento, Justiça, Casa Civil e Controladoria-Geral da União).

Questionada sobre como ficará a reputação do IBGE após a divulgação dos erros, Miriam Belchior afirmou que o governo tenta entender o que aconteceu e disse que não é possível antecipar juízo de valor sobre as responsabilidades.


G1

FOO FIGHTERS ANUNCIA QUATRO SHOWS NO BRASIL EM JANEIRO DE 2015

                                                                                             Foto / Andrew Cowie/AFP
                               Músico Dave Grohl, Líder do Foo Fighters

O Foo Fighters vai fazer quatro shows no Brasil em janeiro de 2015, informou nesta sexta-feira (19) a produtora Time 4 Fun. A banda liderada por Dave Grohl passa por Porto Alegre (21/01), São Paulo (23/01), Rio (25/01) e Belo Horizonte (28/01). Ainda não há informações o local das apresentações ou valor dos ingressos. A pré-venda estará disponível para cadastrados no site oficial da turnê (clique aqui). A última passagem do Foo Fighters pelo Brasil foi no Lollapalooza de 2013. Antes, havia tocado no no Rock in Rio 2001.

O grupo vem ao Brasil para divulgar seu oitavo álbum de estúdio, "Sonic Highway", que sai em 10 de novembro. O disco celebra os 20 anos de carreira da banda e chega às lojas em paralelo ao lançamento de uma série documental dirigida por Grohl para emissora HBO. O filme registra o processo de gravação do novo CD e tem gravação de cada faixa, registradas em cidades americanas.

Apesar de buscar um viés mais experimental à série, essa não é a primeira experiência de Grohl na direção de um documentário. Ele assina também o aclamado "Sound City" (2013), premiado com um Grammy. A série do Foo Fighters na HBO estreará nas vésperas do 20º aniversário da banda, formada em Seattle no ano de 1994 por Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana, após a morte de Kurt Cobain (1967-1994).

Taylor Hawkings, Nate Mendel, Chris Shiflett e Pat Smear compõem o restante do grupo, que, após o sucesso do disco "Wasting light" (2011), optou por um período de descanso. A banda também tocará em Santiago, no Chile (15/01); Buenos Aires, na Argentina (18/01); e por fim Bogotá, na Colômbia (31/01).


G1

FUNDARPE DIVULGA NOVOS ARES PARA COQUETEL MOLOTOV EM 2014

                                                                                                           Foto / Divulgação

O festival No Ar: Coquetel Molotov chega à sua 11ª edição repaginado e de casa nova. A Coudelaria Souza Leão, na Várzea, um amplo ambiente ao ar livre, é que vai abrigar a jornada musical desse ano, marcada para o próximo dia 11 de outubro. Antes disso, uma programação extensa, que começa dia 27 de setembro e inclui Passeio Ecológico, a Mostra Play The Movie, shows da prévia, além de workshops e debates. Entre os destaques musicais, nomes como Russian Red (Espanha), La Femme (França), Flora Matos (DF), Phill Veras (MA), entre outros. Pernambucanos também figuram na grade: Karina Buhr, DJ Dolores, Graxa, Rua, The Trumps e Guilherme de Paula se apresentam. O Som na Rural, projeto de Rogê de Renor, também marcará presença no festival. O festival No Ar: Coquetel Molotov tem patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco/Fundarpe e da Empetur.

A mudança de local que acontece neste ano reflete uma renovação natural do evento, que vem ganhando outras dimensões e contornos nos últimos anos. Saindo do ambiente de teatros fechados, o Coquetel Molotov segue agora para um espaço ao ar livre. “Era um desejo de renovação mesmo. Estamos fechando um ciclo depois de 10 anos de festival. Agora é Coquetel Molotov ano 1 novamente“, explicou Ana Garcia, uma das produtoras do festival. A programação começa, justamente, com o Passeio Ecológico, no Jardim Botânico do Recife, no dia 27 de setembro. A atividade é promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A proposta é levar o Coquetel Molotov para além da programação de shows, mostras de cinema e debates, e inseri-lo em conceitos que dialoguem com questões contemporâneas, como a cultura da sustentabilidade e as artes integradas.


Cultura - PE

KÁTIA TEIXEIRA, CACAU E MARACATUDO FAZEM SHOW NESTE SÁBADO EM ARCOVERDE

                                                                                                       Foto / Mariá Zabote

A cantora e pesquisadora da cultura popular brasileira, Kátya Teixeira, promove neste sábado (20), em Arcoverde, mais uma edição do Projeto Dandô – o Circuito da Música Dércio Marque. O show, que começa a partir das 21h, será realizado no Ponto de Cultura Orquestra Sertão, tendo como anfitrião artístico da cidade o músico Cacau Arcoverde, além da participação especial do grupo Maracatudo.

Com duração de aproximadamente 1h30, a apresentação interativa entre os três artistas também incluirá um bate-papo com a plateia. A realização do Projeto Dandô está acontecendo desde setembro do ano passado, envolvendo artistas que já possuem reconhecimento do público e buscam ampliar sua projeção nacional. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

                                                                                                           Foto / Divulgação

Cultura - PE

PERNAMBUCO TEM A MENOR TAXA DE ABANDONO ESCOLAR NO BRASIL

                                                                                                   Foto / Divulgação SEE

Pernambuco tem hoje a rede estadual de ensino mais atrativa do Brasil. É o que confirmam os dados do Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep). A instituição aponta Pernambuco como sendo o Estado da federação com o menor índice de abandono escolar em 2013 para as escolas estaduais do ensino médio: 5,20%.

"Em 2007, quando Eduardo Campos assumiu o Governo do Estado, Pernambuco tinha a segunda pior colocação nesse mesmo ranking, com 24% de taxa de abandono escolar. Hoje, sete anos depois, o Estado alcança a melhor posição. Isso representa mais um dado significativo para a nossa educação, que é um compromisso fundamental de nossa gestão desde 2007. Esse avanço é mais um reflexo dessa luta incansável, mas que nos deixa muito felizes e animados com o que virá pela frente", comemorou o governador João Lyra Neto.

O governador ressaltou a série de boas notícias na área da educação no mês de setembro. “No último dia 5, o Inep já havia divulgado o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), revelando que Pernambuco bateu todas as metas do Ministério da Educação (MEC) nos três níveis de ensino. No Ensino Médio, o Estado se destacou com o maior crescimento percentual dentre todos os estados, saltando da 16ª posição para a 4ª colocação no ranking nacional do Ensino Médio, antecipando inclusive a meta proposta para 2015. Portanto, hoje foi mais uma vitória”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

O Modelo de Gestão do Governo do Estado de Pernambuco se consolida definitivamente no âmbito da Secretaria de Educação a partir das contribuições do Pacto pela Educação, política lançada em 2011, voltada para a qualidade da educação, com foco na melhoria do ensino, das aprendizagens dos estudantes e dos ambientes pedagógicos.

Segundo o secretário de Educação e Esportes, Ricardo Dantas, programas como o Ganhe o Mundo, P3D, Robótica, Professor Autor e Tablets/PC usados como ferramentas pedagógicas tornaram a sala de aula mais atrativa, além de investimentos na infraestrutura física das escolas que também colaboraram decisivamente para esse excelente resultado. "A partir do Pacto pela Educação, o compromisso e dedicação dos professores do Estado de Pernambuco puderam ser mais bem direcionados ao atendimento das necessidades dos nossos estudantes", disse o secretário.

          Isso demonstra que, com um ambiente propício à convivência, aprendizagem e cidadania, a taxa de abandono torna-se cada vez menor, motivando os estudantes a continuar na escola e concluir o ano letivo. Vale ressaltar, também, que Pernambuco é o Estado que oferece a maior média de hora-aula para os estudantes do Ensino Médio do País.

         
           Blog Gov. - PE

ESTELIONATO EM CURSO NA ELEIÇÃO PARA O SENADO ?

                                                                                                    Foto/ Albanise Pires

Os eleitores pernambucanos estão vivendo uma situação inusitada nesta eleição para o Senado. Os candidatos das duas maiores coligações, Fernando Bezerra Coelho (PSB) e João Paulo (PT), que detêm mais tempo de TV e Rádio e mais recursos para inundar as ruas com suas campanhas, estão divulgando ações e promessas que não são essencialmente atribuições de um senador. 

Enquanto o primeiro se apresenta não raro usando um capacete e em meio a obras, o segundo apresenta como mote de campanha os supostos feitos de sua gestão como prefeito do Recife. Não entram no debate desses candidatos os grandes temas do Senado, que estão pautados pela sociedade, como a reforma política, tributária, questões dos direitos humanos e outros que exigem atualização normativa ou mesmo nova legislação.

O mais grave nisto tudo, porém, é o que se desenha na campanha de João Paulo. Além de “se esquecer” de que é um parlamentar, escondendo dos eleitores seu inexpressivo mandato de deputado federal, o candidato do PT atua com o indisfarçável objetivo de fazer da campanha para o Senado um trampolim para uma futura campanha à Prefeitura do Recife em 2016.

Essa situação pode constituir-se como um estelionato eleitoral em curso, pois em se elegendo e disputando a Prefeitura do Recife, João Paulo poderá deixar para o povo pernambucano um de seus suplentes como senador, por nada menos do que seis anos. E alguém sabe quem são os suplentes de João Paulo?

Foi para evitar manobras como esta que o povo foi às ruas em junho de 2013, exigindo uma reforma política capaz de garantir mais transparência e coerências aos representantes da vontade popular.

Nossa candidatura está atenta a estas e outras questões e se dispõe a enfrentar tais manobras e contribuir para prevenir e corrigir vícios que podem se mostrar insanáveis no futuro. Por isso, trazemos aos eleitores e à sociedade pernambucana uma sugestão, que pode ser encarada como um desafio ao candidato João Paulo: que ele assine um documento público se comprometendo que, em vencendo esta eleição para o Senado, exercerá seu mandato na íntegra, não o abandonando no meio do caminho e assim afastando a hipótese do estelionato que aparenta estar em curso.

Transparência nas ações dos candidatos é o mínimo que se exige num processo eleitoral. Se João Paulo quer ser senador pelo Estado de Pernambuco, que realize este simples gesto. A boa política agradece.

Da redação;
Texto: Albanise Pires
Candidata: Senado pelo Psol