terça-feira, 16 de setembro de 2014

JORNAL O MONITOR JÁ NAS BANCAS; CONFIRA OS DESTAQUES DA EDIÇÃO NÚMERO 166


OSMAN HOLANDA LANÇA MANIFESTO DE CRIAÇÃO DA ALAM (ACADEMIA ABERTA DE LETRAS E ARTES DO AGRESTE MERIDIONAL )


Osman Holanda, Jornalista, Poeta, psicanalista e diretor do grupo HC Comunicação é um idealista, devoto de “sonhos inacessíveis”, tais como dotar Garanhuns e região de um sistema de TV, projetar espaços, ações e iniciativas de cunho cultural relevantes. Em suma, Osman Holanda coloca sua mente criativa em prol do desenvolvimento cultural de Garanhuns e do Agreste Meridional, região onde nasceu, criou os filhos e lida ativamente.

A mais nova invenção (não cisma, projeto viável e valioso) é uma ACADEMIA, que reúna pessoas (de todas as idades e gerações) realmente envolvidas no processo cultural, que tragam em si algo novo, contribuição que enriqueça os mais diversos aspectos.

O Decisivo para as ideias de Osman é a necessidade que se tem de dar amplitude e abrangência para muitos e não somente para poucos, nunca se restringindo uma academia a pequenos grupos que voltam os pensamentos para si e grupelhos egoístas. Osman é favorável a uma academia ampla e sem porta, para nunca se fechar para sociedade.

“A ALAM (Academia Aberta de Letras e Artes do Agreste Meridional) não terá proprietários, nem expulsará ninguém de seu sagrado recinto, especialmente nunca destratará não acadêmicos, que mesmo, sem convite expresso, se digne a assistir a suas sessões” Afirma Osman.

O destaque mais importante fica por conta do encanto e da atração de muitos e muitas para integração de artes (teatro, música, pintura, escultura e arte popular em geral) à literatura. Dai ser uma academia de letras e artes.

Da redação;
Texto: O Monitor
Edição: Gidi Santos

MURILO GUN NA UNIVERSIDADE DA GOOGLE NA NASA

                                                                                                            Foto/Divulgação

Murilo Gun filho mais novo do editorialista Vital Corrêa de Araújo, que estuda na Universidade da Google, instalada na NASA, Vale do Silício, Califórnia, EUA, foi eleito orador da turma que conta hoje com 80 integrantes no curso que pretende impactar um bilhão de pessoas no mundo, abrindo tendências e tecnologias no campo da internet e derivados. Tecnologias prospectadas e ainda insuspeitadas abrangem as que se disponibilizarão até 2050.

O Centro de Educação Universidade da Google ou Singularity University adota uma didática e um currículo bastante singular. Focado em tecnologias avançadas, mesmo em 2014, capazes de inovações exponenciais, a Escola da Google se dedica ao estudo pormenorizado de robótica, biotecnologia, nanotecnologia, tudo para fazer frente e render os desafios globais mais contundentes, nas áreas vitais de pobreza, comida, segurança, meio ambiente, energia, água, educação e saúde.
                                                                              Foto/Entrada da Faculdade

Gun, ainda nesse último fim de semana participou com sua equipe do Start-up Weekend Singularyt onde sagraram-se vencedores. A equipe era formada por Gun, o empreendedor Francês Alex, o business Guy Austríaco Paul e a cientista Australiana Susan.

O Start-up Weekend é um formato de evento onde várias pessoas (empreendedores, designers, programadores...) se reúnem durante um final de semana para criar negócios. A Ideia é montar um time, fazer brainstorming de ideias, definir um projeto, pesquisar o mercado, ir para rua, testar a hipótese, criar um protótipo e fazer uma apresentação. Tudo Isso em 48 horas.

Apesar de não poder divulgar o projeto da equipe, por questões estabelecidas pela universidade, Gun demonstrou-se muito emocionado e feliz ao falar da conquista; “gostaria de agradecer muito ao meu time e dizer que o troféu é uma réplica do Óscar, mas com o rosto de Peter Diamandis, um dos fundadores da Singularyt, feito na impressora 3D daqui da SU”.

Da redação;
Texto: O Monitor
Edição: Gidi Santos

EM GARANHUNS EMPRESA SÃO CRISTÓVÃO EMITE CARTEIRAS DE GRATUIDADE PARA IDOSOS


Pessoas com mais de 65 anos amparadas por lei em âmbito Federal, através do estatuto do idoso tem direito a gratuidade junto ao transporte público. A consociada em Garanhuns, empresa de Coletivos São Cristóvão, cumprindo lei em vigor está emitindo uma carteira, que visa sobretudo, facilitar pessoas de idade mais avançada no tocante ao deslocamento por meio de coletivos.

Domingos Coelho Sá, Gerente Geral da empresa São Cristóvão nos informou que essa carteira visa uma facilitação ao acesso para o idoso; que não se trata da carteira ser o agente que produzirá o efeito de gratuidade; na verdade qualquer documento de identificação que comprove idade igual ou superior a 65 anos o condicionará a obter a entrada franca.

As pessoas interessadas já podem se dirigir ao prédio Matrix Center no centro da cidade, andar subsolo onde poderão realizar o procedimento necessário, em seguida obtendo a carteira. O documento RG (registro geral) é requerido para efeito de identificação, e o próprio solicitante deve comparecer ao local. O atendimento ocorre de segundas as sextas-feiras sempre das 09h até às 16h.
         
          Da redação;
Texto: Gidi Santos

PRÁTICA DE CRIME DE ESTELIONATO É RECORRENTE NA REGIÃO AGRESTE DE PERNAMBUCO


Tem se tornado comum cobranças serem comunicadas mediante envio de e-mails para os devedores. Até mesmo pelo advindo da internet e de seus mais variados e infinitos mecanismos digitais de obtenção de alcance e propagação de serviços.
         
        As empresas terceirizadas que atuam nas cobranças frente às pessoas, dia após dia seguem comunicando, através desse meio. Porém é recorrente a prática abusiva e criminosa de estelionato, previsto pelo código penal brasileiro, sendo impressa as pessoas, de classes e dívidas distintas em nossa região, e porque não dizer no país.
         
        Pensando nisso, passamos então a promover uma prestação de serviço público quando da informação dessa, insistente, prática criminosa.

COMO ACONTECE?

         A pessoa geralmente recebe um e-mail que consta de muitas informações a respeito de dívida em nome desta, que a partir de então foi protestada em cartório, havendo uma “cobrança judicial”.

Além disso, o devedor recebe, acompanhando o e-mail uma possibilidade de acordo entre as duas partes interessadas, para que seja solucionada a dívida. Valores astronômicos que podem variar muito são informados. Você tem, segundo os e-mails a possibilidade de divisão destes, mediante um pagamento que “evidenciaria” uma entrada nessa, que é tratada como “negociação ou renegociação”.

Cuidado, isso nada mais é de que uma prática criminosa e deve ser denunciada o mais rápido possível. Isso é tratado como estelionato e afins, previsto no artigo 171 do código penal brasileiro, que leva a pessoa praticante a cumprir pena de 1 até 5 anos. Como se não bastasse, vírus são frequentemente trazidos por essas mensagens.

Antes de efetuar qualquer pagamento faça todas e possíveis buscas por informações, nos mais diversos órgãos. Por exemplo; entidades bancárias, cartórios de registros, tribunais de justiça, CDL local, até que cessem todas as formas de pesquisa para comprovação da dívida nós não recomendamos o pagamento.

Sendo assim não siga orientações e recomendações antes de elucidar toda e qualquer dúvida sobre a dívida tratada com você por esses emails.

Da redação;
Texto: Gidi Santos

GARANHUNS REALIZA AÇÕES EDUCATIVAS NA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO


Com a temática principal “Cidade para as pessoas: Proteção e prioridade ao pedestre”, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) realizará, a partir da próxima quinta-feira (18), uma série de atividades educativas em referência à Semana Nacional do Trânsito (SNT). Palestras em escolas e blitz educativas em vias estratégicas estão no cronograma. As ações seguem até o dia 25 deste mês.

De acordo com a gerente de Educação para o Trânsito, Aurineri Monteiro, o objetivo da execução da campanha é conscientizar a sociedade para colaborar na formação de um ambiente favorável à valorização da vida. “São as posturas que dizem muito e fazem a diferença na sociedade. Todo o Brasil estará empenhado, a partir desta semana, em ações nesse sentido. Tenho certeza que os garanhuenses estarão conosco, mais uma vez”, reforça a pedagoga integrante da AMSTT, que coordena a programação. 

        O site da prefeitura de Garanhuns traz toda programação que acontecerá na semana nacional do trânsito em nossa cidade; www.garanhuns.pe.gov.br

Secom

GARANHUNS REALIZOU AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE LOA 2015

                                                                                                    Foto/Paulo Almeida

As audiências públicas sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA), referente ao ano de 2015, foram realizadas no início desse mês, em Garanhuns. A primeira foi realizada no dia 10, no salão paroquial da Igreja São Sebastião, no bairro Boa Vista. No dia 11, foi a segunda audiência, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no centro da cidade. O terceiro encontro foi realizado ontem (15), na escola José Ferreira Sobrinho, localizada no distrito de São Pedro. Todas as audiências foram abertas ao público.

A LOA é uma lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece despesas e receitas para serem realizadas no ano seguinte. O secretário de Planejando, Fernando Nunes, falou sobre os encontros. “Foi de fundamental importância a participação de servidores, representantes de instituições e da sociedade em geral. É preciso desenvolver essa consciência de que participação da sociedade nesse tipo de discurso é muito importante, porquanto representa a consolidação da participação das pessoas e a formatação do orçamento”, comentou.


Secom

INSTITUTO RICARDO BRENNAND FIGURA ENTRE OS MELHORES DO MUNDO

                                                                                                           Foto/Divulgação

O Instituto Ricardo Brennand (IRB) foi avaliado como 17º melhor do mundo, segundo uma premiação do site de viagens TripAdvisor, segundo anunciado pelo jornal Estadão. O ponto turístico é obrigatório para quem visita o Recife e chegou a ficar acima do Louvre, em Paris, que é um dos mais famosos do mundo, na avaliação do site, e foi o melhor da América Latina. O Inhotim, em Minas Gerais, ficou na 23ª posição mundial. A lista do Travellers' Choice Museus 2014 é feita com base na avaliação de 280 milhões de usuários mensais do site. Ao todo, 509 museus foram avaliados. O Instituto comemora os 12 anos e celebra o número de dois milhões de visitantes, alcançado este mês.

Folha - PE

PRIMEIRA FESTA LITERÁRIA DE CARUARU TERÁ ZIRALDO, PALAVRA CANTADA E NERISVALDO

                                                                                                      Foto/Gabriel Barreira

Será realizado entre os dias 22 e 27 de setembro o Carulit - Caruaru Literário, a primeira festa literária deste munícipio do Agreste pernambucano. A programação conta com a participação do cartunista Ziraldo e da Palavra Cantada, além de autores como Alessandra Roscoe, Tino Freitas, Guga Murray e o poeta repentista Nerisvaldo Alves. O evento também terá contações de história e bate-papos.

Ziraldo desenhou o Sapinho Aru, o mascote do Carulit.  “Conta a lenda que a aparição do Aru em qualquer plantação, a colheita será farta, ou seja, a plantação vai prosperar, dessa forma, o Aru dá sorte, por isso, criei um sapinho intelectual, com óculos de aro, para ser a mascote do Carulit”, explicou Ziraldo, por meio da assessoria da prefeitura.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Juventude, Ciência e Tecnologia. De acordo com a assessoria de imprensa, o objetivo é reunir leitores, autores, educadores e artistas para a formação de um público com o hábito da leitura. Mais informações podem ser encontradas no site de divulgação do evento: www.carulit.com.br


G1

CANDIDATO DO PSOL EM PERNAMBUCO LANÇA PLANO DE GOVERNO

                                                                               Foto/Luna Markman

O candidato a governador de Pernambuco pelo PSOL, Zé Gomes, lançou, nesta segunda-feira (15), o programa de governo da coligação Mobilização pelo Poder Popular (PSOL-PMN). O ato foi realizado na sede do comitê, por volta das 19h30.

"Esse programa foi construído a muitíssimas mãos e teclados. A gente se propôs a romper aquela lógica de apresentar um programa de governo já pronto para a população. Sabemos que ele [o programa] tem lacunas, mas que serão preenchidas em debates com a sociedade", disse Zé Gomes.

O documento divulgado pelo candidato se preocupa em reforçar instâncias de participação popular para serem legítimas na elaboração e cogestão dos serviços públicos. Assim, propõe, por exemplo, dar caráter deliberativo ao Conselho Estadual das Cidades, formar conselhos escolares comunitários e conselhos regionalizados de desenvolvimento, além de instalar o Conselho Estadual de Segurança Pública e o de Políticas Públicas de Juventude de Pernambuco.

Na área de desenvolvimento social e crescimento econômico, o programa rejeita o modelo de atração de indústria por meio de renúncia e incentivos fiscais e propõe tornar Pernambuco atraente para novas empresas por oferecer mão de obra qualificada, infraestrutura adequada e ambientalmente planejada.

No campo do funcionalismo público estão listados concursos públicos, diminuição dos cargos de confiança e nomeação de funcionários concursados para as chefias, e escuta de todas as categorias sobre os Planos de Cargos e Carreiras, entre outros pontos.

Para a saúde, o programa quer o fim de organizações sociais na administração de hospitais e UPAs, concursos públicos para encerrar contratos temporários, recuperação dos hospitais-escola da Universidade de Pernambuco e fortalecimento da saúde preventiva.
No setor da educação, a coligação estabelece salários iguais para todos os profissionais, fim da diferença entre escolas de “referências” e as outras da rede estadual, organização dos conselhos escolares comunitários e fortalecimento do ensino técnico.

O programa também firma a convocação imediata da Conferência Estadual de Segurança Pública, para fazer um balanço e reorganização do Pacto Pela Vida, projeto da atual gestão estadual para reduzir o número de homicídios.

Implementação de integração eletrônica para os ônibus, fim do sistema de terminais integrados, investimento no transporte por trilhos e passe livre para a juventude, sem subsídio ou isenção às empresas do setor, são ideias para o setor de transporte e mobilidade urbana.

A democratização da mídia também é tema do programa, que absorveu pontos de reivindicação do Fórum Pernambucano de Comunicação, como apoio às televisões, rádios e outros meios públicos, fortalecimento da Empresa Pernambucana de Comunicação e instauração do Conselho Estadual de Comunicação.


G1