sábado, 13 de setembro de 2014

IZAÍAS RÉGIS: “FAÇO POLÍTICA POR AMOR A GARANHUNS”

                                                                                         Imagem/Reprodução Internet

O prefeito Izaías Régis Neto (PTB), eleito no ano 2012 em Garanhuns, protagonizou na tarde deste Sábado (13) uma das frases mais emblemáticas em discurso realizado no largo do Colunata, centro da cidade. A frase aconteceu durante parte da manhã e adentrando a tarde no comício realizado pela Coligação Pernambuco Vai Mais Longe, que encabeça o Senador Licenciado Armando Monteiro como candidato a governador do estado.
         
         Não fosse a fala histórica do prefeito Izaías a tendência normal era se tratar a caminhada hoje realizada em Garanhuns, como histórica por reunir tamanhos grupos diferentes de classes distintas, a contar até mesmo com índios que vinheram da região agreste. De fato foi uma caminhada histórica.

Extraoficialmente a coligação Pernambuco Vai mais longe falou em 15 mil pessoas, vestidas de azul, massificando a força petebista política que traz sobre os ombros Armando Monteiro.
         
        Logo ao fim da caminhada, pós-discurso no largo do colunata, Izaías postou em uma rede social o momento trágico que ele e seus familiares foram acometidos, quando da morte de sua irmão Maria Rodrigues da Silva (Lili) na manhã deste mesmo sábado.

O que chamou atenção foi a disponibilidade que colocou Izaías nas ruas com seu, já antigo padrinho político, como se nada houvesse acontecido. Essa atitude repercutiu ainda mais do que a histórica caminhada política que vimos hoje. A demonstração de força e coragem estava estampada no semblante do homem que não abriu mão de colocar-se a disposição da cidade, mesmo quando, um ente querido e incomensurável partiu para outro plano.

Daí então, podemos entender a frase: “Por amor a Garanhuns”

A CAMINHADA E O COMÍCIO:

Diversas autoridades estiveram em Garanhuns, O senador Humberto Costa, o Deputado Federal Fernando Ferro, o Prefeito de Canhotinho Felipe Porto e seu candidato a deputado estadual Álvaro Porto, o ex-prefeito Silvino Andrade, Vereador Licenciado e candidato a uma vaga na ALEPE na coligação de Armando, Zaqueu Naum Lins, candidato a Deputado Federal por Pernambuco Jorge Corte Real entre muitos nomes marcaram presença.

Durante a caminhada algumas ruas foram necessariamente interditadas pela AMTT, porém alguns princípios de tumultos foram visualizados por nossa equipe, nada mais sério, que motivasse paralisação ou algo do tipo.

Depois da concentração realizada no comitê da Coligação Pernambuco Vai Mais Longe que fica na Avenida Rui Barbosa desde as 09h, a multidão seguiu destino ao centro passando por ruas e avenidas da cidade.

Com agendas extremamente ocupadas presenciamos discursos sucintos dos postulantes desse pleito. Armando, último a falar contabilizou seus apoios, referenciou um por um, explorou seu programa de governo para o estado e foi taxativo dizendo: “O Agreste nunca me faltou, não será agora que me faltará, saio hoje daqui com a certeza de vitória renovada, pois o número de pessoas que vi aqui se multiplicará no dia 5 de outubro”.

NOTA EMITIDA POR IZAÍAS:
         
          Recebemos na manhã de hoje o futuro Governador de Pernambuco, Armando Monteiro. Junto dele, o nosso Deputado Federal Jorge Corte Real, nosso Deputado Estadual Zaqueu e outros amigos de nossa aliança na região. Realizamos uma bela caminhada pelas principais ruas de Garanhuns, mas foi nessa mesma manhã que recebi uma dolorosa notícia, perdi uma de minhas irmãs.

Maria Rodrigues da Silva (Lili), era nossa irmã mais velha, morava em Terezinha, tinha 73 anos de idade. Foi uma manhã difícil, o rosto tinha que transparecer alegria, mas coração estava triste. Tivemos que seguir com os compromissos, devido ao ato envolver pessoas de outras cidades, mas não foi fácil.

Essa tarde estarei com toda a minha família em Terezinha para enterrarmos nossa querida irmã, que ela possa estar com Deus. Lili sofria há muitos anos com uma forte depressão, desde a morte de nossa mãe. Deus agora a chamou para que possa enfim descansar.

Da redação;
Texto: Gidi Santos















GUSTAVO LIMA CONFIRMADO NA FESTA DO LEITE EM ITAÍBA DIA 29 DE SETEMBRO


A cidade de Itaíba, no Agreste Pernambucano, distante 122 km de Garanhuns, realiza todos os anos a já consolidada e tradicional “Festa do Leite”, que promove a vocação daquele município em ser o maior produtor de leite no estado. Itaíba é conhecida por ser a Capital do Leite, e o município do Vale do Ipanema constitui um polo na atividade econômica daquela região, que estará em festa no fim do mês.

Acontecendo sempre no final de setembro, a Festa do Leite tem repercussão e atenção nacional da mídia, coisa que não será diferente esse ano. A grade de programação oficial ainda não foi adiantada pela prefeitura municipal, entretanto, confirmado através de site e assessoria, já podemos falar da presença confirmada do Mineiro, sucesso no país e por onde passa, já com carreira internacional, cantor, músico e compositor, Nivaldo Batista Lima, ou para muitos, simplesmente, Gustavo Lima. Ele estará em Itaíba abrilhantando o evento no dia 29 de setembro.

Nós estaremos na cidade dia 29 e traremos tudo que aconteceu por lá nesses dias festivos que a cidade vivenciará em mais um ano. Durante a semana manteremos contato com a prefeitura de Itaíba e traremos em primeira mão toda a programação do evento.

Da redação;
Blog do Gidi Santos

OAB - SUBSECCIONAL GARANHUNS INAUGURA NOVA SEDE NO BAIRRO HELIÓPOLIS

                                                                                               Imagem/Dr. Paulo Couto

A OAB, Ordem dos Advogados do Brasil - Subseccional Garanhuns – inaugurou na última sexta-feira (12) nova sede em nosso município. Trata-se da Casa Urbano Vitalino, localizada na Rua Euclides Dourado, 498, Heliópolis. O evento de inauguração realizado pela ordem atraiu diversas autoridades e pessoas do ramo e atividade jurídica de nossa cidade e região.

O presidente da OAB - Subseccional Garanhuns, Dr. Paulo Couto Soares falou durante a semana de sua grata satisfação em disponibilizar nova sede com tamanha qualidade e amplitude de espaço. Advogados de um modo geral terão espaço que unirá a prática de estudos, trabalhos e pesquisas referente ao direito.

FALA GIDI SANTOS:


A OAB a tempos já merecia uma nova sede. Bom que isso aconteceu, pois é imprescindível espaço, estrutura e logística para o funcionamento de uma entidade como ela. O espaço em que a OAB funcionava anteriormente já estava efetivamente ultrapassado. À todos que fazem parte dela os nossos votos de sucesso em âmbito geral.

          Da redação;
Blog do Gidi Santos

PERNAMBUCO RECEBE XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA ENTRE 17 E 19 DE SETEMBRO

                                                                                       Imagem/Reprodução Internet

O XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação acontece, entre os dias 17 e 19 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento, que tem o intuito de reunir profissionais da área e demais interessados para debater a relação entre educação, tecnologia e novas dinâmicas de mercado, já conta com pouco mais de quatro mil inscrições e será aberto oficialmente às 17h da próxima quarta-feira (17) com uma cerimônia de apresentação no Chevrolet Hall. A programação do encontro com foco no uso da tecnologia a serviço do ensino será realizada no teatro Guararapes do Centro de Convenções, a partir do dia 18 (quinta-feira), e terá transmissão em tempo real nos teatros Tabocas e Beberibe.

No horário das 8h15 às 12h da próxima quinta-feira, oito minicursos, que irão ocorrer simultaneamente, serão ofertados aos inscritos. Ainda pela manhã, quem for ao Congresso poderá conferir uma programação de palestras com temas como empreendedorismo social e técnicas de didática. Em seguida, no turno da tarde, seis conferências, entre elas “Aprendizagem em tempos de web”, e outros nove minicursos serão realizados.

No dia 19 (sexta-feira), data de encerramento do evento, a programação contará com dez palestras pela manhã e duas conferências, intituladas “A Escola e os Desafios Contemporâneos” e “Os professores e a sua Formação – um tempo novo”, à tarde.


Folha - PE

DONOS DO AVIÃO QUE VITIMOU CAMPOS PAGARÃO INDENIZAÇÃO

                                                                                           Imagem/Reprodução Internet

Uma família que teve sua casa atingida pelo avião que caiu há um mês no bairro do Boqueirão, em Santos, provocando a morte do ex-presidenciável Eduardo Campos (PSB) e de mais seis pessoas, estão próximas de entrar em acordo com os donos do jato PR-AFA Cessna, modelo 560 XL, para receber indenização de reparação patrimonial. Os valores não foram revelados, mas de acordo com o advogado Marcelo Marsaioli, pode-se dizer que ele estaria 90% acertado entre as partes.

Segundo Marsaioli, o laudo de vistoria feito nos imóveis apresenta todos os valores e será utilizado como base do acordo que será assinado nos próximos dias. Ele explicou que a partir da assinatura dos documentos os proprietários vão se livrar do processo judicial da seguradora com os donos do avião. As vítimas foram procuradas recentemente pelos advogados dos empresários João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho e Apolo Santana Viana, que teriam comprado o jato da AF Empreendimentos.

Filha da idosa proprietária da casa 111 da Rua Alexandre Herculano, Claudete Fuji, disse que, no momento, o mais importante é recuperar a estrutura do imóvel, que foi bastante atingido. Ela disse que só no telhado foram gastos mais de R$ 20 mil e a preocupação agora é de que a casa venha a ser invadida. "Queremos, o quanto antes, que a nossa vida volte à rotina", afirmou.

A tragédia que matou sete pessoas, entre elas o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), quatro assessores e os dois pilotos, completa um mês neste sábado, 13. Na ocasião, o ex-presidenciável havia decolado do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao Guarujá. Como o tempo estava muito ruim, a aeronave não conseguiu aterrissar. Foi então que o piloto arremeteu, mas dois minutos depois o jato caiu no bairro do Boqueirão, em Santos. Treze imóveis foram atingidos. Desses, dez permaneceram interditados por alguns dias e dois permanecem fechados por não apresentarem condições de serem ocupados.


Folha - PE

TV JORNAL REALIZA DEBATE COM CANDIDATOS A GOVERNADOR DE PERNAMBUCO NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

                                                                                                      Imagem/Reprodução

Está chegando a data do debate da TV Jornal com os candidatos ao Governo de Pernambuco cujos partidos têm representatividade no Congresso Nacional. O encontro será na próxima terça-feira (16), às 22h15. A apresentadora Graça Araújo mediará o encontro, que será dividido em cinco blocos. Neles, os telespectadores terão a oportunidade de conhecer um pouco mais das propostas e dos programas de governo dos candidatos Paulo Câmara (PSB), da Frente Popular; Armando Monteiro (PTB), da coligação Pernambuco Vai Mais Longe; e José Gomes (PSOL), da coligação Mobilização Por Poder Popular.

As regras do debate já estão definidas. Nos cinco blocos, os três candidatos responderão perguntas dos adversários, dos telespectadores e de jornalistas da TV Jornal, do Jornal do Commercio e do portal NE10. O debate começa logo após o Programa do Ratinho.

No primeiro e quarto blocos, candidato pergunta a candidato. No terceiro bloco, os candidatos vão responder a perguntas de jornalistas do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). Os jornalistas participantes são o editor de Política do Jornal do Commercio (JC), Gilvandro Filho, o repórter especial da TV Jornal Antônio Martins e uma das editoras do portal NE10, Inês Calado.

No segundo e quinto blocos, os candidatos vão responder a perguntas de temas livres de telespectadores previamente selecionadas pela produção e comentar respostas dos outros candidatos, os quais fazerão uma réplica ao comentário. Ao final do quinto bloco, cada candidato vai ter um minuto para fazer as considerações finais em ordem definida por sorteio ao vivo.

Em todos os blocos, os temas são livres e cada pergunta terá duração máxima de 30 segundos, enquanto cada resposta pode durar até dois minutos. As réplicas e tréplicas têm duração máxima de um minuto, com exceção do bloco dos jornalistas, que não terá réplica mas um complemento da pergunta, com duração máxima de 30 segundos.


Ne10

TSE IMPUGNA TRÊS CANDIDATURAS PARA DEPUTADO ESTADUAL EM PERNAMBUCO

                                                                                                      Imagem/Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta sexta-feira (12), que três candidaturas ao cargo de deputado estadual foram indeferidas em Pernambuco. Cinara da Silva Vieira Couto (PT), José Luiz da Silva (PSOL) e Josué Martins da Silva (PSL) não estão mais na lista dos políticos que podem se eleger, por problemas na documentação exigida pela legislação eleitoral.

Os indeferimentos dos pedidos de registro de candidatura foram propostos pela Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco (PRE-PE), contra os registros previamente concedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral no estado (TRE-PE).

No caso de José Luiz da Silva (PSOL), ele não apresentou todos os documentos necessários. Apesar da notificação, não entregou certidões da Justiça Federal, da Justiça Estadual e comprovante de escolaridade. O então candidato chegou a recorrer da decisão, mas fora do prazo.

Já Cinara da Silva Vieira Couto (PT) e Josué Martins da Silva (PSL) não comprovaram devidamente a filiação partidária, o que deveria ser feito por meio do cadastro eleitoral. Os dois apresentaram apenas um ofício expedido por seus respectivos partidos, o que, no entendimento do TSE, “não é suficiente para provar o vínculo do candidato com a agremiação”.
Mantida

Nesta sexta, o TSE manteve o registro de candidatura de Glauria Maria Costa Leite (PTB) ao cargo de deputado federal, por entender que o comprovante de pedido de registro de candidatura da eleição anterior atestaria sua regular filiação partidária.


G1

O BRASIL E SUAS NOTAS DE 1 UM REAL; TIRADAS DE CIRCULAÇÃO

                                                                                                         Imagem/Reprodução

O Brasil tem em circulação quase 150 milhões de notas de R$ 1, apesar de a Casa da Moeda ter deixado de produzir as cédulas em 2005. No fim daquele ano, havia em circulação mais de 583 milhões dessas notas. Entretanto, nos últimos anos, o número dessas cédulas não baixou muito. No fim de 2013, havia 149,374 milhões, contra 149,279 milhões no início deste mês, de acordo com dados do Banco Central (BC).

A explicação para o símbolo do Plano Real ainda estar em circulação é que muita gente guarda as cédulas por acreditar que dá sorte ou simplesmente esquecem as notas. E há ainda aqueles que colecionam cédulas de R$ 1 consideradas raras, que podem valer mais que seu valor de face.

As cédulas de R$ 1 deixaram ser produzidas devido ao custo elevado e ao rápido desgaste. Por isso, o BC optou por lançar moedas em substituição às notas. Mas as cédulas ainda podem ser usadas no comércio e são substituídas progressivamente por moedas pelo BC.

O diretor de Divulgação da Sociedade Numismática Brasileira, Bernardo Marin Neto, diz que as notas que não circularam pelo país e tem menor tiragem podem custar bem mais do que o valor de face. No catálogo de colecionadores, uma nota de R$ 1, de 1996, assinada pelos então ministro da Fazenda, Pedro Malan, e pelo presidente do Banco Central (BC), Gustavo Loyola, custa R$ 195.

“O critério para definir esse valor é a raridade da nota. Esses valores são do catálogo, mas elas podem ser vendidas por mais”, disse Marin Neto. Outras cédulas de R$ 1 consideradas menos raras podem valer R$ 6, desde que estejam em perfeito estado de conservação.

Marin Neto explica que, quanto menor a quantidade de cédulas emitidas com nomes de ministros, mais as notas podem valer. Acrescentou que as últimas notas de real emitidas com os nomes do ministro da Fazenda Guido Mantega e do presidente do BC Alexandre Tombini poderão ter um valor a mais para os colecionadores, quando eles deixarem o governo. “Se [a presidenta] Dilma [Rousseff] não se reeleger, as últimas notas do Mantega e Tombini serão valiosas. Se Dilma permanecer, mas trocar os ministros, também vão valer mais”, disse.

O tesoureiro da Associação Filatélica e Numismática de Brasília, Cleber Coimbra, conta que tem interesse pelas notas de R$ 1 desde o lançamento, em 1994. Coimbra disse que já teve centenas de notas de R$ 1 em casa, mas foi roubado. Atualmente, ele ainda tem algumas guardadas, além de cédulas de outros valores. “Coleciono notas há 60 anos. E já fui o maior exportador de dinheiro brasileiro fora de circulação”, disse.


Agência Brasil

PROCURADORIA DENUNCIA EIKE BATISTA POR MANIPULAÇÃO DO MERCADO DE CAPITAIS

                                                                                                      Imagem/Eike Batista

A Procuradoria da República no Rio de Janeiro denunciou o empresário Eike Batista pelos crimes de manipulação do mercado de capitais e uso indevido de informações privilegiadas. Segundo a procuradoria, o empresário simulou a injeção de US$ 1 bilhão em uma de suas empresas. A pena para os crimes pode chegar a 13 anos de prisão. Para garantir indenização pelos prejuízos causados, a procuradoria pede o bloqueio de bens e ativos financeiros de Eike até o limite de R$ 1,5 bilhão.

Segundo os procuradores responsáveis pela denúncia, Eike tinha conhecimento prévio de que os campos de exploração de petróleo Tubarão Tigre, Tubarão Gato e Tubarão Areia não teriam a prospecção que justificasse alta no preço das ações de uma de suas empresas. Além disso, Eike teve lucro indevido de R$ 125 milhões com base em informações privilegiadas, segundo a denúncia. A denúncia será julgada pela 3ª Vara Criminal da Justiça Federal no Rio.


Agência Brasil

UM MÊS APÓS MORTE, VIÚVA RENATA E FILHOS FAZEM HOMENAGEM A EDUARDO CAMPOS

                                                                                    Imagem/Folha de Pernambuco

A viúva Renata e os cinco filhos de Eduardo Campos assinam uma carta postada no perfil do Facebook do ex-governador de Pernambuco na tarde deste sábado (13), data que marca um mês da morte dele. O político e outras seis pessoas morreram em um acidente aéreo ocorrido em Santos, litoral de São Paulo. Um missa foi celebrada, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Praça de Casa Forte, Zona Norte do Recife.  A igreja tem capacidade para 400 pessoas.

A carta começa lembrando versos do poeta Mário Quintana - "As pessoas não se precisam, elas se completam. Não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida" - que Campos citava para Renata. O relacionamento começou quando ela tinha 13 anos e ele, 15.

Renata segue afirmando que a perda foi irreparável, mas que o Brasil ganhou um exemplo. Também comenta que orações, mensagens de apoio, manifestações de respeito e admiração deram força para a família suportar essa dor.

VEJA A CARTA NA ÍNTEGRA:

"Dudu, um dia você me presenteou com esses versos: 'As pessoas não se precisam, elas se completam. Não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida'. Parece que Mário Quintana sabia direitinho tudo que vivemos desde que começamos nossa vida juntos, eu com 13 anos e você, 15.

Há um mês, nossos filhos perderam um maravilhoso pai e eu, o melhor marido. Hoje sentimos saudade de seu sorriso generoso, seu abraço carinhoso, da alegria da sua presença. Sentimos falta de lhe ver chegar em casa, muitas vezes acompanhado de amigos, contando histórias e procurando saber das novidades da vida de cada um. Sentimos falta dos conselhos e da postura sempre firme para resolver as coisas e escolher os caminhos, afinal, como você bem nos ensinou "não podemos dar intimidade a problemas, temos que resolvê-los". Nossa perda é irreparável, mas o Brasil ganhou um exemplo.

De todos os lugares, vieram orações, mensagens de apoio, manifestações de respeito e admiração. Somos gratos por todas. Foi do amor, da solidariedade e da fé que extraímos força para suportar essa dor.

O Brasil lhe descobriu e chora conosco sua perda. E está sendo belo, Dudu, ver que você se tornou aquilo que acreditava. Você se transformou em seus ideais. Sua vontade de melhorar a vida das pessoas, sua luta e sua resistência se transformaram em coragem pra mudar. O homem se tornou ideia. E, como diz aquela frase de Victor Hugo que você tanto gostava 'não há nada mais poderoso do que uma ideia cujo tempo chegou'.

Pode ficar tranquilo. Sua bandeira é agora a bandeira de todos os brasileiros. Seu amor e sua dedicação são nossa maior herança. Não, não vamos desistir do Brasil. Estaremos sempre juntinhos no amor, nos sonhos e na fé.
Com muito amor e saudade,

Renata, Maria Eduarda, João, Pedro, Zé e Miguel.


G1