sexta-feira, 12 de setembro de 2014

CONHEÇA OS CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL RADICADOS EM GARANHUNS


Jovem, natural de Garanhuns, filiado ao SD, exerce seu segundo mandato de vereador, tendo militado por causas estudantis, autor de 126 projetos de lei encaminhados ao executivo no ano de 2013, filho do articulador político local Gerson de Souza, é visto como uma das pessoas que trazem a chamada “Nova Política” ao cenário atual.

Advogado por profissão reúne uma base, entre outros lugares, situada fortemente na Vila do Quartel em nossa cidade. Primeira vez que concorre a uma vaga de deputado estadual tem figurado nas cenas políticas mais importantes da região.


Advogado de profissão, 41 anos de idade, casado, filiado ao (PP) Partido Progressista, já tendo experiência em disputa eleitoral que ocorreu no ano de 2006, disputa pela segunda vez mandato eletivo.

Vem formando bases aliadas nos últimos anos, principalmente em Garanhuns. A expansão e ganho de espaço de sua candidatura se dá com planejamento, comprometimento e busca por incentivo, além de adeptos que se juntam a sua caminhada, paralelamente atraindo novos participantes. 


Vereador pelo município de Garanhuns por dois mandatos consecutivos, presidente da câmara de vereadores por uma ocasião, líder político dos evangélicos locais entre outros, apoiado pelo prefeito Izaías Régis, pleiteia pela primeira vez vaga na ALEPE.

Nascido na cidade de Caruaru, com ensino superior completo é apontado hoje como um dos mais fortes concorrentes. De fala modesta, porém de campanha abrangente move militantes e apoios importantes na cidade e região. Tem como base principal de sua campanha o apoio do prefeito Izaías e comunidade religiosa.


Nascido na cidade de Garanhuns no ano de 1967, professor de ensino médio, tendo concluído ensino superior, o professor Jailton apresenta seu nome pela primeira vez para uma vaga na assembleia estadual. Militante socialista acompanha os passos do PSOL em Garanhuns e região, ganhando força com ativistas e movimentando comunidade em geral com seu discurso.


Árduo combatente do executivo local, representante único da oposição de Garanhuns traz a força e voz da bancada que obtém mais correligionários nos dias atuais. Vereador por quatro mandatos consecutivos, presidente da câmara de vereadores por duas vezes é natural de Garanhuns e acolhe o apoio do ex-prefeito de Caetés, José Luiz Sampaio o “Zé da Luz”, majoritário em Garanhuns na eleição de 2010 quando disputou vaga para assembleia estadual.

Filiado a PPS desde 2005, viabilizou nos últimos dois anos como presidente da câmara recursos para o projeto e construção da nova câmara de vereadores de Garanhuns.

Da redação;
Texto: Gidi Santos

ÁLVARO PORTO GANHA ESPAÇO NO AGRESTE NA DISPUTA POR UMA VAGA DE DEPUTADO ESTADUAL

                                                                      Imagem/Facebook Divulgação

Um nome que tem recebido diversos apoios, e tem figurado bem em nossa cidade é o de Álvaro Porto (PTB). Prefeito de Canhotinho por duas oportunidades, elegendo seu candidato Felipe Porto (DEM) no pleito passado, e com aprovação significativa ao final de seu mandato, Álvaro tem, segundo informações de campanha, aproximadamente 20 cidades que caminham junto com ele nesse projeto ambicioso de chegar a ALEPE em 2015.
         
         Há informações de que tem sido bem difícil cumprir a agenda de campanha que está cada dia mais movimentada.  Em Garanhuns essa dificuldade tem se manifestado nas poucas vindas do candidato. Porém quando acontece é intenso o movimento de militantes, simpatizantes e outros que vão aos poucos se unindo e formando base com Álvaro.
         
         Por onde passa ele é cumprimentado e seguido. Adeptos a toda hora vêm para sua caminhada que segue a passos firmes no agreste meridional. Álvaro está filiado aos PTB e consequentemente a Armando Monteiro, que apoia João Paulo para o senado e Dilma para a presidência. É esperar para ver.
         
             Da redação;
   Texto: Gidi Santos

CANHOTINHO REALIZA 13ª MISSA DO VAQUEIRO ENTRE OS DIAS 13 E 14 DE SETEMBRO


A cidade de Canhotinho, no agreste pernambucano, realiza entre os dias 13 e 14 de setembro a 13ª Missa do Vaqueiro Correntino. No sábado 13 no Mucuri haverá a partir das 16h espaço para crianças em um parque de diversões, além de passeios que serão oferecidos em um pônei.

No domingo (14) teremos uma concentração em olho D’água com café da manhã. As 10h Desfile até a Igreja matriz, realizado pelos vaqueiros, 11h missa do vaqueiro no centro de Canhotinho e a partir das 13h shows com Forró Vumbora, Swing do Andinho e Gabriel Diniz, nesta que é uma das mais consolidadas festas do gênero de nossa região.

Será oferecido gratuitamente um churrasco para os que se dirigirem ao evento, além de camisas e bonés para os vaqueiros participantes da missa. A realização é da Associação dos vaqueiros de Canhotinho e o apoio e patrocínio ficam por conta da Prefeitura Municipal.

Da redação;
Texto: Gidi Santos

ESTUDANTES DE GARANHUNS PARTICIPAM DA 10ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA


Estudantes de 14 escolas da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns irão participar, amanhã (13), da segunda fase da 10ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). 262 estudantes fazem parte da competição estudantil. As provas serão realizadas no Erem João da Mata Amaral e na Escola José Brasileiro Vila Nova, a partir das 14h30 (Horário de Brasília). A lista com os nomes de todos os premiados dessa segunda fase, será divulgada no dia primeiro de dezembro.

Obmep 2014 - Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica e identificar jovens talentos, incentivando o ingresso dos mesmos nas áreas científicas e tecnológicas, são uns dos principais objetivos da competição. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e é destinada aos alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9° ano, e do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais.
        

Secom

CURSO SOBRE ESOCIAL SERÁ REALIZADO EM GARANHUNS


Será realizado em Garanhuns, no dia 20 de setembro, curso sobre eSocial. A iniciativa acontecerá na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Garanhuns – localizada na Praça João Pessoa, 32, Centro – das 08h às 17h. O curso é uma realização do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRC-PE), em parceria com o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Com o objetivo de orientar os participantes sobre o novo sistema eSocial, projeto do Governo Federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, servindo como ferramenta de controle para o cumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais por parte das empresas, o curso terá seu foco na estrutura, no processo de implantação de eSocial e na análise do layout. O momento vai contar com a palestra da advogada militante e consultora jurídica, Valéria Vieira.
Microempreendedores individuais, profissionais da área contábil, empresários e estudantes podem participar. As inscrições devem ser realizadas pelo site: www.crcpe.org.br e o investimento é de dois quilos de alimentos não perecíveis. Outras informações sobre o curso no site do CRC-PE.

Secom

PASTOR CLEITON COLLINS PROPÕEM LEI ESTADUAL DE ALERTA PARA VACINAÇÃO EM ADULTOS

                                                                                       Imagem/Pastor Cleiton Collins

A partir deste ano, Pernambuco passou a contar com a Semana de Vacinação de Adultos, com a entrada em vigor de lei instituindo o evento no calendário estadual. A data escolhida para início da semana é cinco de agosto, quando também se comemora o Dia de Homenagem à Saúde. A intenção da norma é estimular a promoção de debates e palestras sobre a importância da prevenção de diversas doenças. A lei foi baseada em projeto do deputado Pastor Cleiton Collins, do PP. 

Na justificativa da matéria, o parlamentar destaca que a vacinação pode conduzir a população a uma vida mais saudável. Ele salienta que o gasto com imunização contra doenças é muito inferior ao investimento em tratamentos médicos. Pastor Cleiton Collins também acredita que a medida ameniza problemas comuns à área da saúde, como a falta de hospitais e as filas de espera por atendimento. A proposta do deputado recebeu substitutivo da Comissão de Justiça. O colegiado procurou alterar minimamente o projeto original, apenas para adaptá-lo às normas constitucionais.

De acordo com o Ministério da Saúde, a partir dos 20 anos, quatro vacinas devem ser tomadas pelos adultos. A tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, a vacina dupla adulto contra a difteria e o tétano, além das doses contra a febre amarela e a hepatite B.


Rádio Alepe

EM LEVANTAMENTO DO DATAFOLHA CURSO DE MEDICINA DA UPE OBTÉM 1º LUGAR NO NORTE/NORDESTE E 11º NO BRASIL


O Datafolha, instituto de pesquisa pertencente ao grupo Folha, que edita o jornal Folha de São Paulo, divulgou, no último dia 08 de setembro, resultado de sua pesquisa denominada “Ranking Universitário Folha 2014” – RUF 2014.

Dentre 183 cursos de medicina pesquisados, o curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM/UPE), está classificado na posição décima primeira, significando que apenas dez cursos de medicina são melhores que o nosso no Brasil. Somos o melhor classificado no Norte e Nordeste do país.

Em Pernambuco tem-se a seguinte classificação para os cursos de medicina: 1º lugar FCM/UPE (11º nacional); 2º lugar UFPE (26º nacional); 3º lugar FPS (51º nacional); 4º lugar UNIVASF (107º nacional); 5º Lugar UNINASSU (121º nacional). Chama atenção que entre os trinta primeiros colocados nenhum curso é de instituição privada.

Bom! Muito boa a nossa “performance” no cenário nacional. Isso representa um acúmulo de anos de trabalho de direções anteriores e, especialmente da Gestão Marcelo/Maria Helena e de sua equipe. Destaca-se também a parceria com o Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UPE), responsável pelos três primeiros períodos da formação dos nossos estudantes. E, ainda, dos nossos três hospitais: Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM) e o Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (PROCAPE) e daRede SUS Escola do Município de Recife e do Estado de Pernambuco e do apoio da direção da UPE.

Representa muito! Significa o esforço do nosso corpo acadêmico, dos nossos professores, alunos e servidores técnicos administrativos e inúmeros colaboradores.

Todos aqueles que se sentem responsáveis por essa conquista merecem dessa atual gestão o reconhecimento do trabalho desenvolvido e o mais sincero agradecimento e um forte abraço de parabéns em nome da nossa equipe.

Luiz Oscar Cardoso Ferreira
Diretor da FCM/UPE

FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL COM MACIEL MELO E MARCELO JENECI NO FIM DE SEMANA EM TAQUARITINGA DO NORTE

                                                                                                     Imagem/ Eric Gomes

Teatro, dança, circo, cinema e oficinas culturais. Essas são algumas das atividades que o Festival Pernambuco Nação Cultural trouxe para Taquaritinga da Norte, Agreste do Estado, em uma edição especial da Festa das Dálias. Durante o próximo fim de semana, essas ações serão intensificadas e a cidade ainda recebe o Palco Nação Cultural, com uma programação que valoriza a música tradicional e a contemporânea.

Na primeira noite de shows, a sexta-feira (12/09), sobem ao palco artistas que se destacam no cenário musical pernambucano. Uma das atrações é Maciel Melo, considerado uma referência do forró. Na ocasião, o cantor e compositor traz para a cidade um show repleto de sucessos do estilo. Além dele, tem também apresentações do forrozeiro Israel Filho, Diego Cabral e Marrom Brasileiro.

Já na segunda noite de shows, o sábado (13/09), mais nomes locais e um tempero da música nacional compõem a grade. Neste dia sobem ao palco os cantores Allexa, Geraldo Maia e Almério, que despontam no cenário da música pernambucana. Por fim, o artista Marcelo Jeneci, natural de São Paulo e uma das atuais revelações da MPB, fará uma apresentação no Palco Nação Cultural repleta de sucessos de sua carreira.


Cultura - PE

FIEPE PROMOVERÁ DEBATE ELEITORAL COM CANDIDATOS A GOVERNADOR DE PERNAMBUCO SEGUNDA (15)


Os candidatos ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro Neto e Paulo Câmara, participam na próxima segunda-feira (15) do Diálogo da Indústria, um evento promovido pela FIEPE - em sua sede - que visa estabelecer um canal de discussão com o empresariado local. Na oportunidade serão apresentadas e debatidas propostas de ambos para a indústria e outras questões referentes ao desenvolvimento econômico do Estado. Os empresários poderão fazer perguntas e proposições aos candidatos, que terão igual tempo de exposição.

Durante o Diálogo da Indústria, a FIEPE também apresentará a proposta de política industrial para Pernambuco. O documento está embasado por estudos e pesquisas detalhados feitos junto ao empresariado pernambucano. Nele são tratados assuntos como infraestrutura, empreendedorismo, inovação e qualificação profissional, com direcionamentos e sugestões para incentivar e fortalecer o ambiente de negócios do Estado. Após o debate, Armando Monteiro e Paulo Câmara concederão entrevista coletiva.


Senai - PE

DETRAN-PE E MPF INTENSIFICAM FISCALIZAÇÃO DE TRANSPORTE ESCOLAR NO ESTADO

                                                                                                           Imagem/Divulgação

A partir do dia 16 de setembro, a Operação Trânsito Seguro, do DETRAN-PE, intensificará a fiscalização do Transporte Escolar no Estado de Pernambuco. As ações de fiscalização serão realizadas em parceria com membros do Ministério Público Federal e contarão com apoio de outros órgãos como Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

O DETRAN ficará responsável pela notificação de infratores, remoção de veículos e recolhimento de documentos nas áreas que estiverem sob sua jurisdição. Cada equipe de fiscalização do DETRAN, composta de 8 agentes, atuará duas vezes por semana em dois polos:

Polo Caruaru – composto por Caruaru e 31 cidades próximas
Polo Garanhuns/Arcoverde – Abrangendo 40 cidades do Agreste
Polo Setentrional e Sertão do Estado.

Importância da Municipalização - O DETRAN-PE orienta os municípios ainda não integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) a realizarem esse processo, o que pode ser feito com auxílio e orientação do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN-PE). Ao ingressar no SNT, o município pode criar seu próprio órgão de trânsito, bem como definir políticas públicas de trânsito, podendo, por exemplo, tornar mais rigorosa a punição para o transporte escolar realizado de forma irregular. Foi o que aconteceu com o Recife, onde o Transporte Escolar, atualmente, é referência no Estado.

Para saber os requisitos e procedimentos para integrarem-se ao SNT, as prefeituras municipais devem entrar em contato com o CETRAN, pelo telefone: 3184.8860. O endereço do CETRAN é Estrada das Ubaias, 758, salas 111 e 112, Casa Forte (Recife).

Vistoria de Escolares – No início de cada semestre, os veículos de Transporte Escolar precisam realizar vistoria obrigatória, como determina o artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Essa vistoria é oferecida gratuitamente pelo DETRAN tanto na Região Metropolitana quanto no Interior do Estado.


Detran - PE

ZÉ GOMES AFIRMA EM DEBATE QUE INCENTIVO DE EMPRESAS PARA CAMPANHAS É PORTA PARA CORRUPÇÃO

                                                                                                        Imagem/Divulgação

O candidato do PSOL a governador, Zé Gomes, anunciou, nesta sexta-feira (12/9), durante debate em Caruaru, que seu governo fará uma auditoria independente nos incentivos e renúncias fiscais concedidos pelo Estado nos últimos anos. Segundo ele, estes benefícios, somados à possibilidade de campanhas milionárias serem financiadas por grandes empresas, é um fator que contribui para a corrupção. O candidato do PSB, Paulo Câmara, não compareceu ao evento, que foi transmitido por oito rádios, do Litoral ao Sertão, e deixou a cadeira vazia.

A afirmação de Gomes foi feita durante debate promovido pela Rádio Cultura do Nordeste e Jornal Extra de Pernambuco, em resposta a Armando Monteiro. O candidato do PTB perguntou sobre o benefício concedido pelo Poder Executivo a uma empresa que teria participado da compra do jato usado por Eduardo Campos. Há uma semana o PSOL entrou com representação no Ministério Público Eleitoral para apurar se houve irregularidade em benefício de Câmara.

Em pergunta ao candidato Armando Monteiro, Gomes revelou a diferença do próprio petebista com relação ao seu vice, Paulo Rubem (PDT). Na quarta-feira, em debate na Universidade Católica, Rubem defendeu a descriminalização da maconha. Nesta sexta, Armando se posicionou contra.

A ausência de Paulo Câmara foi lamentada por Carlos Tanouss, diretor de jornalismo do jornal Extra, e criticada pelos dois candidatos. 

“A ausência dele demonstra a falta de interesse em debater com a população de Pernambuco, e defender o atual modelo político e econômico. O interesse dele é apenas em peças de marketing. Esta prática não tem nada a ver com a nova política que ele propaga. O debate está marcado desde o dia 15 de julho, não há justificativa”, afirmou Gomes.

O candidato do PSOL ressaltou a situação de precariedade na Saúde do Estado, que ficou evidente em casos recentes como a queda de parte do teto do Hospital Getúlio Vargas, no Recife, a falta de especialistas no Hospital do Agreste, em Caruaru, e as paralisações por salários atrasados em unidades administradas por Organizações Sociais (OS’s).  Gomes defendeu o resgate do caráter público da saúde, com o fim de contratos com entidades privadas para administrar unidades médicas.


Da Assessoria Zé Gomes