quinta-feira, 11 de setembro de 2014

DENÚNCIA; SEXO EXPLÍCITO NO PARQUE EUCLIDES DOURADO EM GARANHUNS


Sexo explícito no Parque Euclides Dourado. Essa é a informação que recebemos de moradores.

“Não distante, sempre ouvimos um comentário, ou nós mesmos presenciamos atitudes suspeitas e previstas em lei como crime ou ato infracional, sendo realizados no parque. Na sua maioria, jovens de faixa etária que segue de 10 a 18 anos; e em alguns casos com maior ou menor idade que as citadas”, afirma Lucineide, moradora daquela área.

Adolescentes no geral utilizam o lugar como espaço para convívio e entretenimento familiar; proposta que visualizamos no parque. Skatistas, patinadores, vôlei, basquete, cooper, futebol entre muitas outras atividades encontramos por lá.

A polícia Militar, através do 9º BPM e sua cavalaria é sempre vista em sua ostensividade no parque, além do auxílio da AMTT e seus respectivos guardas. Entretanto, isso não parece ser suficiente para inibir ou coibir algumas práticas que acontecem no parque, pois é crescente o uso de bebidas alcoólicas, além de outros tipos de drogas nocivas por menores naquele local.

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê crime para os que revendem bebidas alcoólicas para crianças ou adolescentes menores de 18 anos, além efetivamente dos Conselhos Tutelares imporem a apreensão ao menor flagrado ingerindo bebida com conteúdo impróprio, aplicando a ele medidas socioeducativas.

Nesse sentido, as medidas de proteção podem ser conceituadas como "providências que visam salvaguardar qualquer criança ou adolescente cujos direitos tenham sido violados ou estejam ameaçados de violação.”

CÓDIGO PENAL E ESTUPRO DE VULNERÁVEL:

De acordo com a reformulação do Código Penal, em 2009, qualquer tipo de contato sexual com crianças e adolescentes até 14 anos promovido por maiores de idade, mesmo sem conjunção carnal, é considerado estupro com violência presumida e, portanto, qualificado como crime hediondo.

Entre as mudanças na legislação, destaca-se, as penas, que agora podem chegar a 15 anos de reclusão.

Já nos casos em que a relação sexual se dá entre dois menores de idade, em que o agente tenha até onze anos, não há de se falar nem em crime nem em ato infracional, pois ele é considerado criança pelo ECA.

Se o agente é maior de 12 anos, considerado adolescente a partir de então, poderá vir a sofrer medidas impostas pelo ECA no sentido socieducacional.

A recomendação para todos os casos é que seja encaminhada denúncia as autoridades competentes, Polícia Militar através do 190 e Conselho Tutelar de Garanhuns, que funciona na Rua Siqueira Campos n°49, Centro (Vizinho a antiga câmara de vereadores), Telefone: 3762-7056 - 8137-2394 Plantão.

         FALA GIDI SANTOS:

Há algum tempo, um colega, não me recordo quem, comentou ter visto um aluno de escola privada de Garanhuns, bebendo, e acreditem vocês, em ato sexual com uma moça de idade próxima a dele, e acreditem mais, durante o dia no parque Euclides Dourado... Inaceitável isso.

Continuando; foi acionado o conselho tutelar e polícia militar, que fizeram os procedimentos previstos, junto ao diretor e familiares desses adolescentes que foram ao local.

Evidentemente que alguém em sã consciência percebeu essa atitude imprópria e de pronto denunciou as autoridades. O fato é que nem sempre existe a figura da testemunha ocular, aquela que presencia e visualiza com seus próprios olhos. Nesses casos fica um pouco mais difícil elucidar algo dessa natureza. Sendo assim algo como câmeras de monitoramento, a exemplo das que são utilizadas pela SDS (Secretaria de Defesa Social) na capital seria uma questão a ser avaliada e discutida para serem implementadas em lugares dessa natureza. Fica a dica.

Da redação;
Texto: Gidi Santos

CONHEÇA O PERFIL DOS DOIS CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL RADICADOS EM GARANHUNS

         
Militante, segunda a própria, de causas para a defesa da mulher, advogada por profissão, palestrante em municípios circo-vizinhos assume pela primeira vez posição de postulante a uma vaga na câmara federal, já tendo concorrido em Garanhuns para o legislativo local no ano de 2012, porém não obtendo êxito.

Natural da cidade de Garanhuns tem sempre que oportuno circulado e movimentado questões de interesse público-político local. Apresenta de maneira pragmática uma base em construção, haja vista o resultado do último pleito em nosso município, onde ela figurou entre os candidatos mais expressivos quanto aos números apurados. Este ano Claudomira Andrade concorre com o número 4433.



Muito respeitado em Garanhuns, engenheiro de profissão, ex-servidor do banco do Brasil, ex-líder estudantil, tem vasta experiência na corrida eleitoral em nosso município, tendo concorrido por vezes ao executivo local e a mandato para câmara federal. É detentor do projeto que visa trazer um teleférico para nossa cidade e traz discurso socialista.

O candidato apresenta as propostas de estatização da AESGA por uma universidade federal ou a UPE. A criação da CODEVAM (Companhia de Desenvolvimento do Vale do Rio Mundáu), funcionamento da FAMEG, coibir as cobranças abusivas na Taxa de Iluminação Pública em Garanhuns entre outros.

No apoio de capital financeiro para sua campanha incorre a pouca contribuição. É tido como homem sério, honesto e agregador. Admirado por muitos deve obter apoios no decorrer do pleito. Este ano Paulo concorre com o número 5055.

Amanhã traremos um breve histórico dos candidatos que concorrem a uma cadeira na ALEPE e consequentemente a vaga de Deputado Estadual.

Da redação;
Texto: Gidi Santos

VIVA ZUMBI ACONTECERÁ ENTRE OS DIAS 15 E 16 DE NOVEMBRO EM GARANHUNS


“VIVA ZUMBI Palmares” é um evento esportivo-cultural idealizado pelo Sr. Rodrigo Pedrosa de Freitas, professor de capoeira e educação física, que tem como o objetivo principal o despertar da consciência critica dos deveres e direitos dos que se declaram negros, através de cursos, palestras, vivências e das manifestações culturais oriundas de África e Brasil.

O evento se realiza todos os anos no mês de novembro na cidade de Maceió e União dos Palmares-AL, desde 2009. Este ano em especial em sua 6° edição, se realizará em intercâmbio com as cidades pernambucanas de Garanhuns, Canhotinho e Paranatama.

O VIVA ZUMBI Contará com diversos ministrantes dos estados de Alagoas e Pernambuco, entre eles o renomado mestre de capoeira da cidade de Olinda-PE que mora a mais de 10 anos na cidade de Estuttgart, Alemanha, mestre Dedé. O mesmo irá ministrar curso de aperfeiçoamento técnico de capoeira, onde abordará as novas tendências que já são rotineiras na Europa, trazendo-as para os nossos participantes.

Estão confirmadas as presenças do Idealizador do evento, professor Rodrigo Arapuá que realizará uma vivência de puxada de rede (manifestação cultural que aborda a rotina dos pescadores), bem como a do Denis Angola, professor de capoeira e dança que ministrará curso abordando o tema: “As influências Africanas na sociedade atual”.

A pedagoga e capoeirista, Yasmin Rodrigues se fará presente também para ministrar uma palestra abordando o tema: “As possíveis abordagens pedagógicas aplicadas no ensino da capoeira”. Sem falar nas rodas de canto, samba de roda, maculelê e muita capoeira que acontecerá por lá.

O Evento tem a realização da Escola Brasil Capoeira, a supervisão do fundador da escola, mestre Neném será realizado entre os dias 15 e 16 de novembro.

Da redação;
         Texto: Gidi Santos

DATAFOLHA PARA O SENADO: JOÃO PAULO TEM 34% E FERNANDO BEZERRA COELHO, 25%

                                                                                                       Imagem/Divulgação

A terceira pesquisa Datafolha sobre a disputa para o Senado, divulgada nesta quinta-feira (11), aponta que o candidato da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, João Paulo (PT), variou negativamente um ponto percentual, mas lidera a disputa com 34% das intenções de voto. Na segunda posição aparece o postulante da Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), que oscilou positivamente em um ponto e está com 25%.

Na terceira posição aparece a candidata do PSTU, Simone Fontana, que manteve o percentual do levantamento anterior e está com 2%. Já a postulante do PSOL, Albanise, pontou com 1%, mesmo percentual de Oxis (PCB). Brancos e nulos somam 15% e indecisos atingem 23%.

A pesquisa foi realizada nos dias 8 e 9 de setembro, e foram ouvidas 1.211 pessoas de 43 municípios do Estado. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número PE-00023/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00584/2014.


Folha - PE

SENAI REALIZARÁ PALESTRA NA FEIRA INTERNACIONAL DE MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO (FICONS)


O segmento da Construção Civil prepara-se para uma dos mais importantes eventos da área, a IX Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção (Ficons), que acontece de 16 a 20 de setembro, entre as 16h e 22h, no Centro de Convenções, no Recife. O SENAI participará da feira, onde estará divulgando seu portfólio de serviços e promovendo palestras no stand compartilhado com o Sesi.
As palestras serão ministradas por profissionais da Escola Técnicas SENAI Água Fria. Alunos da Unidade também apresentarão seus trabalhos de conclusão de curso voltados para a Construção Civil. Na programação de atividades também há espaço para as empresas Sika e Quartzolit, que abordarão os temas impermeabilização de lajes, coberturas e calhas, e aditivos para argamassa e concreto, respectivamente.
Representantes da academia tratarão a cerâmica vermelha (UFRPE) e cerâmica artística (UFPE); e o engenheiro do SENAI João Ricardo falará sobre o controle tecnológico do concreto. As palestras acontecerão no stand do SENAI a partir das 17h30, durante todos os dias de feira.

Senai - PE

JORNALISTA EX-APRESENTADOR DENNY OLIVEIRA PRESO EM CAMPINA GRANDE-PB

                                                                                   Imagem/Reprodução Facebook

A Polícia Civil de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (11), que o ex-apresentador de TV Denny Oliveira foi preso. De acordo com informações da Secretaria-Executiva de Ressocialização (Seres), ele deu entrada, por volta das 17h30, no Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel). Segundo a polícia, mais detalhes sobre a prisão dele, que ocorreu em outro estado, serão divulgados durante uma coletiva para a imprensa, marcada para esta sexta-feira (12).

Denny foi condenado ainda em 2011, a 15 anos de reclusão, acusado de estupro e atentado violento ao pudor contra quatro adolescentes. Na época, houve o julgamento da apelação interposta pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e os desembargadores, por maioria de votos, aumentaram a pena do apresentador para 24 anos e 07 meses de reclusão. No entanto,  julgamento de apelação em 2º Grau que aumentava a pena foi anulado devido à ausência de intimação do seu advogado Rodrigo Almendra, permanecendo a pena de 15 anos.


Folha - PE

CARIMBÓ É RECONHECIDO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL

                                                                                              Foto/Gustavo Serrate/Minc

Manifestação cultural típica do estado do Pará e da Região Amazônica, o carimbó (dança de origem indígena) foi reconhecido hoje (11) como patrimônio cultural imaterial do Brasil, em votação unânime do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. A dança, executada ao som de instrumentos artesanais, por mulheres com saias rodadas e floridas e homens com camisas coloridas, passa a ter maior apoio do Estado para preservar a tradição.O pedido de inscrição do carimbó no Livro de Registro das Formas de Expressão foi feito por diferentes grupos, e entre 2008 e 2013 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) conduziu o processo e acompanhou as pesquisas para identificação do carimbó em diversas regiões do Pará.

A presidenta do Iphan, Jurema Machado, explicou que o registro do carimbó como patrimônio cultural do Brasil amplia a visibilidade pública sobre este bem imaterial. “Significa o reconhecimento de uma tradição e prática cultural", segundo ela, e "o Estado, junto com os detetores desta prática, é agora um parceiro na manutenção, na salvaguarda e na vitalidade deste bem”.

O carimbó, com seus instrumentos, dança e música, é resultado da fusão de influências das culturas indígena e negra. Além da parte cultural, uma característica importante do carimbó é a forma de organização e reprodução social que reúne carimbozeiros nas atividades do dia a dia e celebrações religiosas.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, encontrava-se em Belém, e de lá acompanhou, por meio de videoconferência, a votação do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Na presença de dançarinas e grupos de carimbó, a ministra destacou que, com o reconhecimento, o carimbó passa a ser patrimônio perene. “Quando se tem uma expressão cultural deste porte, e não há chancela do Estado, ela tende a desaparecer ao longo dos anos”, explicou.


Agência Brasil

APESAR DAS CHUVAS AGÊNCIA PERNAMBUCANA DE ÁGUAS E CLIMAS FALA EM ESTIAGEM; ENTENDA

                                                                                                        Imagem/Divulgação

Dados da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) indicam elevação nos índices de chuva esperados para o Agreste neste mês. Nos oito primeiros dias, choveu 12,12 mm em Caruaru. O número representa 54% da meta prevista para todo o mês, que é de 22,6 mm.

Outras municípios do Agreste também ultrapassaram, neste período, a quantidade de chuva esperada para todo o mês. Em Belo Jardim, do dia primeiro até a última segunda-feira (8), choveu 11,5 mm, 57% da média prevista para o mês, que é de 20 mm. Em Garanhuns, a média histórica é de 36 milímetros, mas já choveu 31,1 mm, o que significa 86% do índice aguardado. Santa Cruz do Capibaribe já registra dez milímetros, quando a média histórica é de 7,5 mm, o que representa 33% a mais. Em São Caetano a Apac registrou 79% das chuvas, com 15 mm nesses primeiros dias do mês. A média na cidade é de 19 mm.

Contudo, a precipitação não teria fluência para acumular em mananciais. “As chuvas, além de terem pouca intensidade, são absorvidas pelo solo, já que estamos no período seco do ano”, afirma o agrônomo Fábio César, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). E, segundo explica o meteorologista Vinícius Gomes, da Apac, “essas chuvas do fim de semana foram causadas por um canal de umidade proveniente de oceano. Isso não quer dizer que vamos continuar a ter esse tipo de chuva”.

Devido à estiagem, as culturas de feijão e milho foram as mais prejudicadas. “Eu plantei 4kg de feijão esperando colher de quatro a cinco sacos e colhi 30kg. O milho foi perda total. Plantei na faixa de 10kg esperando colher de 10 a 20 sacos de 60kg, mas só temos a palha para os bichos comerem”, lamenta o agricultor Genésio de Amorim.


G1

RELATÓRIO DE ASSASSINATOS DE CRIANÇAS DA UNICEF REVELA BRASIL EM 6º NO RANKING MUNDIAL


O Brasil é o sexto país do mundo no ranking de homicídios de crianças e adolescentes de zero até 19 anos de idade. Os dados, divulgados na semana passada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), são de 2012 e abrangem 190 países, onde morreram assassinadas 95 mil crianças. Destas, 11 mil eram brasileiras. Em números absolutos, o Brasil ficou apenas atrás da Nigéria, que teve 13 mil mortos nessa faixa etária.

Na opinião da presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, deputada Liliam Sá (Pros-RJ), a violência contra essa faixa etária é um problema cultural no Brasil a ser combatido com políticas públicas.

Segundo a parlamentar, o País deu um passo grande contra a violência com a Lei da Palmada (Lei 13.010/14), que entrou em vigor no final de junho. "É uma lei que faz com que a escola tenha um papel fundamental na denúncia. E quando o pai ou a mãe é violento com a criança, vai passar a fazer tratamento psicológico", disse a deputada.
A Lei da Palmada (que, ao ser aprovada, ganhou o nome de Lei Menino Bernardo) também determina que os pais que agredirem os filhos recebam orientação e advertência.

DIREITOS FUNDAMENTAIS:

O presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal, Herbert Alencar, afirmou que o Poder Legislativo tem cumprido seu papel de elaborar leis para coibir a violência. Para ele, no entanto, é preciso punir a administração pública pela falta do cumprimento dos direitos fundamentais.

"Quando penalizarmos os gestores que são negligentes, principalmente na questão da criança e do adolescente, trazendo punições mais severas, eu acredito que teremos uma condição política e social diferenciada", afirmou.

Segundo o documento do Unicef, o Brasil registrou 17 homicídios por 100 mil habitantes até os 19 anos de idade. O primeiro lugar do ranking é El Salvador, com 27 mortos por 100 mil. Os outros quatro países mais violentos do que o Brasil são Guatemala, Venezuela, Haiti e Lesoto.

         Para o Unicef, entre as razões para o grande número de homicídios de jovens no Brasil estão o aumento da desigualdade, o acesso a armas de fogo, o alto consumo de drogas e o crescimento da população jovem.

         
          Agência Câmara

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE ABRE INSCRIÇÕES; HÁ VAGAS PARA GARANHUNS


Estão abertas as inscrições para o preenchimento de 298 vagas em cursos gratuitos oferecidos pelo Senac através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). As capacitações acontecerão no Recife, Chã de Alegria, Garanhuns, Glória de Goitá e Petrolina. Os interessados devem fazer a inscrição através do link no site do Senac até o próximo dia 16. No mesmo link está disponível o edital,  com a relação de documentos, requisitos básicos, entre outras informações necessárias para participar do processo.

As oportunidades são curso de para Operador de Computador, Auxiliar Administrativo, Monitor de Recreação, Auxiliar de Secretaria Escolar, Costureiro, Maquiador, Garçom, Recepcionista, Depilador e Bartender. O resultado será divulgado no dia 17/9. As matrículas já acontecem no dia 17 e 18 para os alunos de Garanhuns, e entre os dias 17 e 19 para os demais municípios. 

O PSG é destinado a pessoas de baixa renda, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores - empregados ou desempregados, priorizando aqueles que satisfazem as duas condições: aluno e trabalhador.

Inscrições: até o dia 16 de setembro.
Mais informações: no site do Senac e pelo 0800 081 1688


         Senac - PE