terça-feira, 9 de setembro de 2014

SETE DE SETEMBRO MARCADO POR FURTOS E DESORDEM EM GARANHUNS

                                                                  Imagem/Motocicleta alvo de furto

Recebemos inúmeros relatos de que neste sete de setembro pequenos e médios delitos foram praticados.

No dia que vivenciamos as comemorações da Independência do Brasil; temos na Avenida Santo Antônio o já tradicional desfile cívico com diversas escolas, colégios e agremiações. No tocante ao desfile, no sentido de programação e decorrer das passagens seguiram como o esperado. Paralelamente em ruas de intenso movimento foram acontecendo os furtos.

Especificamente na questão das motocicletas, quatro pessoas nos enviaram e-mail informando o ocorrido. O que chama mais atenção é que todas essas pessoas nos disseram que tiveram o cuidado de estacionar suas motos junto das barreiras formadas pela AMTT (Agência Municipal de Trânsito e Transporte) do município; aquelas que são responsáveis pelos desvios necessários do trânsito para esse dia, e que sempre contam com três ou quatro agentes da guarda. Em três dos quatro casos, houve o furto de retrovisores, e em todas aparentemente, a tentativa de furtar a moto, pois havia nelas indícios de início de arrombamento em seus cadeados de segurança.

“Deixei naquela área por ser, além de conveniente, “seguro”, afinal havia guardas municipais bem próximos. Eles que na teoria e na prática agora têm poder de Polícia concedido por lei, podem e devem evitar em sentido de ostensividade, assim como a polícia militar esses tipos de delitos”, afirma José Lopes, leitor de nosso blog.

O PARQUE RUBER VAN DER LINDEN:

No Parque Ruber Van der Linden, mais conhecido como Pau-pombo, já se tornou costume pós-desfile a reunião de um número significativo de pessoas que dispersam pra lá em razão de apresentação musical todos os anos. Como há a ingestão de bebidas alcoólicas em grande, e exagerada quantidade, isso implica em diversas agressões e delitos. Moradores daquela área também nos informaram que no decorrer da noite, mais precisamente no início da madrugada foram vistos movimentos de desordem e baderna; pessoas embriagadas lançando pedras e tijolos em algumas residências e comércios, além de elas mesmas se envolverem em discursões e brigas entre si.

OPINIÃO DO BLOG:

Assim foi o dia sete de setembro em Garanhuns, desfile de maneira geral um sucesso, em contrapartida nas imediações total falta de atenção por parte das autoridades na busca por evitar delitos e crimes de maior potencial. O que incomoda é a AMTT tão próximo a esses citados furtos não visualizar em nenhum caso e mediante isso impor ação contrária de repressão; então fica a dica: mais atenção...

Da redação;
Texto: Gidi Santos

FERNANDO HENRIQUE DA FH STUDIO’S RECEBE PRÊMIO DO CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO

                                                                                Imagem/Fernando Henrique

O empresário, administrador de empresas, Fernando Henrique Espiúca Xavier foi comunicado recentemente que figura entre os nomes indicados e que serão homenageados pelo Conselho Regional de Administração de Pernambuco. Tratasse de um renomado prêmio de nosso estado. Em entrevista ao nosso blog Fernando revela sua grata satisfação pela homenagem e o caminho percorrido até aqui por ele e por sua empresa de comunicação FH Stúdio’s.

BLOG: COMO SURGIU A FH S’TÚDIOS?
FERNANDO:

A FH Estúdios surgiu e hoje atua no mercado de Foto e Filmagem, além de serviços como cerimonial, iluminação cênica, videoclipes entre outros há 21 anos e contabiliza inúmeros trabalhos pelo município e região.

Eu comecei a trabalhar como freelance já na adolescência na cidade de Vitória, PE por ter familiares que Já atuavam com fotografia e acabei me apaixonando por essa atividade. Fiz cursos, me especializei e acabei trazendo para minha cidade tudo que aprendi nessas instruções.

Buscando sempre evoluir e profissionalizar foi que cursei em nível superior “Administração com ênfase em Turismo”, na AESGA que acabou por trazer mais bagagem e informação para nossa área. Fiz logo em seguida o curso de pós-graduação em “Gestão de Negócios”, também pela AESGA em Garanhuns.

Depois de vasta experiência acumulada surgiu então o interesse em oferecer, para pessoas leigas uma aprendizagem de como fotografar, através de curso de fotografia ministrado pela FH Stúdio’s..

BLOG: COMO FUNCIONA O CURSO DE FOTOGRAFIA?
FERNANDO:

         O curso de Fotografia está a disposição do mercado; aos interessados desde meados de outubro do ano passado e neste mês completa exato um ano de funcionamento em sua décima sétima turma. A demanda cresce a cada mês, assim como cresce a qualidade. Ele é sempre realizado com um número específico de alunos.

A aprendizagem segue todas as configurações de câmera fotográfica que figuram no manual, trabalhando Isso, posicionamento de flash, velocidade, diafragma, fotometria, balanço de branco, profundidade de campo; e o que tange especificamente a fotografia profissional. Ao final do curso o aluno recebe certificado de Gestão Profissional em Fotografia, passando a partir de então a ser técnico em fotografia.

O curso tem duração de um mês e conta com nove aulas, sendo quatro teóricas e cinco práticas com dias de sua escolha sendo que um monitor acompanha o limite de dois alunos.

BLOG: A REPEITO DO PRÊMIO?
FERNANDO:

Eu estou verdadeiramente feliz e realizado, assim como toda minha empresa está. O prêmio na verdade é uma grande vitória para mim e para a cidade de Garanhuns.

É um prêmio de extrema referência no estado que oportunamente é oferecido para os empreendedores destaques, visando o reconhecimento por contribuir na construção, formação, capacitação, distribuição de renda e empreendedorismo aplicados em seus respectivos municípios.

Receber esse prêmio é ao mesmo tempo me realizar como profissional e evidenciar o potencial técnico humano que Garanhuns dispõe ao mercado.

Antes de finalizar Fernando ainda fez fala sobre uma possível e provável realização de workshop voltado inteiramente para iluminação que pretende realizar já no próximo mês de Outubro em Garanhuns.

Abaixo disponibilizamos vídeo onde os alunos da FH colocam em prática tudo que aprenderam na teoria. O vídeo é com a modelo Monique Alves e tem a produção é claro da marca FH Stúdio's.

Da redação;
Texto: Gidi Santos


BAR E RESTAURANTE DONA ANTÔNIA NÃO REALIZARÁ MAIS SHOWS A PARTIR DE SETEMBRO

                                                               Imagem/Restaurante Dona Antônia

O Bar e Restaurante Dona Antônia, localizado na Avenida Caruaru, que tem como proprietário o Fábio Alencar está passando por profundas e intensas modificações em seu quadro estrutural, além de ampliação de sua capacidade de prestar serviços alimentícios.

Esta semana repercutiu bastante nas redes sociais, o fato de através de nota emitida pelo próprio Fábio, informar sua condição de não mais abrigar shows de músicas de gêneros. Assim seguimos até o restaurante para buscar com mais detalhes esse comunicado.

Fomos recebidos nesta terça-feira por Alencar, que nos deu com mais afinco os detalhes dessas reformulações e mudanças.

BLOG: QUAIS AS MUDANÇAS QUE SERÃO REALIZADAS?
FÁBIO ALENCAR:

“Ocorre que a ideia atualmente é focar no que se pretende fazer com um restaurante, que é diretamente o serviço de alimentação em horários diversos do dia, a princípio Almoço e jantar, e em alguns e específicos casos até mesmo café da manhã. O local passará a abrigar, ao invés de shows musicais de antes, a partir de hoje, shows, encontros e movimentos do gênero religioso, numa percepção particular de não haver muito espaço cedido para estes grupos, que em sua ampla maioria são jovens e requerem um lugar nestes moldes”.

BLOG: QUAL A PRINCIPAL MUDANÇA?
FÁBIO ALENCAR:

A principal efetiva mudança acontece mais no pensamento e no contexto de seguimentos que trarei comigo e imprimirei ao meu estabelecimento. Sou Teólogo e Filósofo por formação, inclusive sendo filho de missionário, e tenho naturalmente censo atento e carregado no que se refere a dom para servir aos ordenamentos religiosos.

AS MUDANÇAS SÃO UMA QUESTÃO DE MARKETING?
FÁBIO ALENCAR:

Não São. O cunho é muito mais espiritual e particular, pois atravesso há bastante tempo um caminho de mudanças internas.

Não achei pertinente permanecer com ambiente que faz revenda de bebidas alcoólicas e disponibiliza espaço para os shows já mencionados, quando minha crença e fé requer que isso não seja seguido.

Já há oito meses não realizávamos shows sob nossa administração, o que acontecia era sempre a solicitação do espaço por terceiros que os realizavam visando os lucros obtidos por bilheteria.

CONTRATO DE FIDELIDADE E ESPAÇO PARA CRIANÇAS?
FÁBIO ALENCAR:

Para crianças teremos todo um cardápio especial. No tocante ao contrato de fidelidade com a cervejaria onde obtemos nossos produtos em comodato, recebemos a feliz e acertada decisão por parte da empresa de manter o contrato conosco, numa demonstração clara do quanto somos sérios no que nos propomos a fazer. O fato de não mais vendermos bebidas alcoólicas não foi suficiente para o rompimento desse contrato, sendo assim permaneceremos juntos a cervejaria.

Ao finalizar, Fábio deixou o convite para que, casais e famílias visitem o Restaurante e conheçam de perto o novo modelo do ambiente que pretende, sobretudo acolher e estimular atividades no convívio em família contando sempre com uma comida de qualidade.

Da redação:
Texto: Gidi Santos

PARCERIA ENTRE PERNAMBUCO E PETROBRÁS NO CENTRO DAS DENÚNCIAS DA REFINARIA

                                                                                   Foto/Hélia Scheppa/Jc Imagem

Prestes a iniciar sua operação oficial em novembro, a Refinaria Abreu e Lima (Rnest) está no centro das denúncias do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, envolvendo políticos brasileiros, entre eles o ex-governador Eduardo Campos. Em matéria publicada pelo jornal O Globo, Costa teria revelado concessão de vantagens financeiras, ampliação de prazos e supressão de compromissos assumidos por Pernambuco num acordo firmado com a petrolífera.
A Petrobras e o governo de Pernambuco firmaram acordo em agosto de 2008 para a construção de um pacote de cinco obras de infraestrutura para atender à Rnest. A lista inclui a construção de dois píeres petroleiros (R$ 366 milhões), de uma via expressa (R$ 450 milhões), o reforço dos cabeços (R$ 165 milhões), duplicação da PE-60 (R$ 90 milhões) e dragagem do canal de acesso (R$ 340 milhões), totalizando investimento de R$ 1,4 bilhão.
Do conjunto de obras, a dragagem do canal de acesso acabou provocando querela entre os governos estadual e federal. Os R$ 340 milhões não foram suficientes para concluir a obra e garantir profundidade para Suape receber petroleiros de grande porte. Com o calado atual, só é possível atracar embarcações médias, com até 90 mil toneladas de porte bruto (tpb). O volume é quase metade de um grande petroleiro de 150 mil tpb. Para concluir a obra, será necessário investimento de R$ 98,5 milhões.
A diretoria de Suape diz que em 2013 concluiu os cinco grupos de obras necessárias à operação da refinaria. “(...) a dragagem do canal de acesso do porto está com 98% de execução. O restante a ser dragado depende de nova licitação a ser realizada, ainda sem previsão. No entanto, a atual profundidade do canal permite a operação de petroleiros que atenderão a refinaria sem qualquer restrição”, diz o texto.

         Ne10

RODOVIÁRIOS DECIDEM NÃO FAZER MAIS PARALISAÇÕES NO GRANDE RECIFE A PARTIR DE AMANHÃ (10)


                                                                                       Foto/Divulgação Folha Uol

Reunidos em assembleia, na tarde desta terça-feira (9), motoristas, cobradores e fiscais de ônibus decidiram que não haverá uma nova paralisação da categoria. Por ora, os trabalhadores julgaram que devem esperar a publicação do acórdão que consolida a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) a respeito de reajustes de salário e de benefícios para avaliar a pertinência de um novo recurso judicial.
O encontro ratificou a decisão tomada na assembleia realizada durante a manhã. Nas duas ocasiões, a assessoria jurídica do sindicato da classe quis passar, para os profissionais, a mensagem de que o momento é de aglutinar forças e assimilar as conquistas. “Os reajustes não foram a decisão dos sonhos dos trabalhadores, mas estendemos que foi uma avanço em relação às campanhas salariais de outros anos. Continuaremos lutando pelas reivindicações da categoria, mas julgamos que esta etapa está vencida”, disse o advogado do sindicato, Ricardo Estêvão.
O principal ponto de insatisfação é relativo ao valor do auxílio-alimentação, que havia sido reajustado em 75,43% pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em julho deste ano, mas que acabou fixado em 10% em julgamento posterior do TST. O resultado foi divulgado na última segunda-feira (8) juntamente com o percentual de aumento salarial, definido também em 10%.

Folha - PE

ARMANDO MONTEIRO COBRA ESCLARECIMENTOS SOBRE AVIÃO QUE VITIMOU EDUARDO CAMPOS

                                                                                                        Foto/Renan Holanda

O candidato do PTB ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro, convocou jornalistas nesta terça-feira (9), na Zona Norte do Recife, para cobrar do seu adversário na disputa eleitoral, Paulo Câmara, do PSB, explicações sobre denúncias veiculadas na imprensa com relação ao jato Cessna que vitimou o ex-governador Eduardo Campos no mês passado. De acordo com o petebista, a Frente Popular, coligação encabeçada por Câmara, tenta atribuir à oposição a responsabilidade pela denúncia dos fatos.

Monteiro convocou a imprensa para endereçar três questionamentos ao adversário. São eles: a concessão de incentivo fiscal à Bandeirantes Pneus, que estaria envolvida na compra do avião; se Paulo Câmara sabia quem era o dono da aeronave quando supostamente voou nela para dar entrevista a uma rádio local; e o fato de empresas fantasmas estarem associadas na compra e no pagamento de despesas do jato.

"Esses fatos foram todos eles trazidos, e nós temos a cronologia, pela imprensa nacional. (...) Ele [Câmara] precisa trazer esclarecimentos cabais à sociedade de Pernambuco no interesse do processo eleitoral que aí está colocado", pontuou o senador licenciado. As declarações são dadas no momento em que o candidato do PSB começa a despontar nas pesquisas de intenção de voto. Na mais recente delas, divulgada pelo Datafolha no último dia 4, os dois postulantes aparecem empatados com 36%. "Não há nenhuma relação entre um fato e o outro", justificou Monteiro quando questionado se o evento desta terça tinha relação com o crescimento do adversário.

As declarações foram dadas no auditório do comitê do petebista, no bairro dos Aflitos. Os candidatos da chapa ao Senado, João Paulo (PT), e a vice, Paulo Rubem (PDT), também participaram do evento, assim como o senador Humberto Costa (PT). Candidatos da coligação a outros cargos e militantes ainda marcaram presença no local.

Perguntado se pretende fazer questionamentos formais também ao governo estadual, já que a concessão de incentivos fiscais em questão aconteceu quando Paulo Câmara era secretário, Monteiro foi direto: “A meu ver, a responsabilidade sobre esses fatos diz respeito sobre quem, à época, era secretário da Fazenda”, afirmou o candidato do PTB, isentando o atual governador João Lyra Neto de qualquer culpa.

Em nota, o PSB informou que "os fatos citados pelo candidato já tiveram ampla cobertura da imprensa nacional e foram publicamente esclarecidos, na forma da lei, pela direção do Partido Socialista Brasileiro, que acompanha diligentemente todos os aspectos envolvendo não apenas o uso da aeronave, como também as causas do acidente que vitimou tragicamente o nosso saudoso Eduardo Campos".

ESCLARECIMENTOS:

A assessoria de imprensa do governo de Pernambuco já havia se posicionado sobre o assunto no dia 28 de agosto. Através de nota, explicou que os benefícios concedidos à Bandeirantes foram dados, via decreto, por meio do Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Prodepe) em 2004 e 2006, durante as gestões de Jarbas Vasconcelos e Mendonça Filho. Em 2011, foi solicitada e concedida a renovação do decreto relativo ao ano de 2004, agora com validade até 2018.


         G1

GUILHERME UCHÔA DEFENDE PL DE PROMOÇÃO PARA OFICIAIS DA PM DE PERNAMBUCO

                                                                             Imagem/Deputado Gulherme Uchoa

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, fez um apelo, nesta terça (nove de setembro), à Comissão de Justiça, para que seja votada emenda de sua autoria ao projeto de lei do Poder Executivo sobre a promoção de oficiais da ativa da Polícia Militar. Uchoa afirmou que, além de ser constitucional, a matéria não acarreta aumento de despesas para o Estado. 
O parlamentar destacou a importância do projeto para os militares e reafirmou a necessidade de corrigir distorções. Atualmente, a promoção aos postos de major, tenente-coronel e coronel obedece à regra de três vagas por merecimento e uma por antiguidade. Uchoa propôs uma nova requalificação, com uma vaga por merecimento e uma por antiguidade. Já a proposta do Governo prevê duas vagas por merecimento e uma por antiguidade. 
O presidente da Alepe ressaltou, ainda, que a matéria em andamento não pode mais receber emenda parlamentar. 
Ainda nessa terça, policiais militares participaram da reunião da Comissão de Justiça, mas o projeto não entrou na pauta. Em seguida, eles acompanharam a reunião plenária no auditório da Casa.

Rádio Alepe

REGULAMENTAÇÃO DO NOVO SUPER SIMPLES É PUBLICADA, MAS SÓ VALERÁ EM 2015

                                                                                                         Imagem/Divulgação

A primeira parte da regulamentação do novo Supersimples (Lei Complementar 147/2014) foi publicada, nesta segunda-feira (8), no Diário Oficial da União. A partir de 1º de janeiro de 2015, mais de 140 setores econômicos poderão se beneficiar de uma nova forma de tributação, baseada no faturamento. A adesão será possível para empresas com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. O restante da regulamentação deverá ser publicada no DOU até dezembro.
Todo o setor de serviços, bem como a indústria e o comércio atacadista de refrigerantes, será acolhido pelo Supersimples. Até então, a opção por esta forma de tributação só havia sido dada ao comércio varejista. Com a mudança, atividades como fisioterapia, corretagem de seguros, odontologia, psicologia, auditoria, jornalismo e publicidade também poderão desfrutar do sistema, que reduz a taxação e simplifica o processo de recolhimento de tributos.
As alíquotas a serem aplicadas vão variar de 16,93% a 22,45%. A expectativa é de que o Supersimples alcance mais de 450 mil empreendimentos e gere uma economia de tributos de até 40%, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A LC 147/2014 também admite um teto maior de faturamento para incentivar a exportação entre as empresas de pequeno porte. Assim, serão incluídos empreendimentos com renda bruta anual de R$ 7,2 milhões, desde que R$ 3,6 milhões tenham sido obtidos no mercado interno e R$ 3,6 milhões em exportações de mercadorias e serviços.
A nova regulamentação do Supersimples havia sido sancionada, com vetos, pela presidente da República, Dilma Rousseff, em agosto. A iniciativa altera a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (LC 123/2006) e, além de ampliar o rol de atividades beneficiadas pela simplificação tributária, reduz a burocracia na criação e no fechamento de empreendimentos e elimina distorções tarifárias nestes segmentos econômicos.

Agência Senado

COMEÇA A VALER DECRETO DO SENADO QUE LIBERA A VENDA DOS INIBIDORES DE APETITE

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA RECEBERÁ O MAIOR REPASSE VINDO DO PAC EM 2015

                                                                                                  Imagem/Divulgação

Dos seis eixos que compõem o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o programa Minha Casa, Minha Vida é o que vai receber maior volume de recursos no ano que vem. É o que prevê a proposta orçamentária para 2015 (LOA – PLN 13/14) enviada pelo governo ao Congresso Nacional. Conforme o projeto, o programa habitacional terá R$ 19,3 bilhões para o próximo ano, 23% (R$ 3,5 bi) a mais que o previsto para 2014.
No total, o orçamento de 2015 reserva R$ 64,9 bilhões para o PAC, um crescimento de R$ 1,7 bilhão em relação a 2014. Dentro desse pacote de investimentos, o eixo Transportes vem em segundo lugar na lista de prioridades do Executivo. Rodovias, ferrovias, aeroportos, portos e hidrovias devem ter R$ 17,5 bilhões, queda de 7% em relação ao ano passado. Conforme o governo, a redução se deve ao plano de concessões à iniciativa privada em curso.
Ao transporte ferroviário, devem ser destinados R$ 2,5 bilhões. Parte desse dinheiro deve ser usada na Ferrovia Norte-Sul e na Ferrovia da Integração Oeste-Leste, cujas obras estão atrasadas. Para o modal aeroportuário, são R$ 2,4 bilhões, que devem ir principalmente para ampliações e melhorias dos aeroportos regionais.
PROTEÇÃO E DEFESA:
Em 2015, além dos seis eixos temáticos, a área de defesa também receberá recursos do PAC: serão R$ 5,4 bilhões. Entre os planos do Executivo está a aquisição de nove helicópteros franceses de médio porte, a compra de blindados Guarani e o desenvolvimento da aeronave de transporte militar KC-X pela Embraer em parceria com o Ministério da Defesa.
Cerca de R$ 1 bilhão dever ser usado na aquisição de parte dos 36 caças suecos Gripen, para substituir os antigos e já desativados franceses Mirages. A transação foi fechada pelo Brasil no fim do ano passado ao custo total de cerca de R$ 10 bilhões, a serem pagos até 2023.
O Programa de Desenvolvimento de Submarinos, da Marinha, e o Sistema Integrado de Fronteiras, do Exército, também devem ser beneficiados, conforme a proposta orçamentária de 2015.
Integram ainda o PAC os eixos Água e Luz para Todos, Energia, Cidade Melhor e Comunidade Cidadã. Este último engloba ações nas áreas de educação, saúde, cultura e esporte.

Câmara Notícias